Rui Ochôa mostra presença quinhentista portuguesa no Mundo
O fotógrafo Rui Ochôa procurou captar e transmitir a forte presença portuguesa em África, Ásia ou Amesterdão que mostra num álbum que será apresentado segunda-feira em Lisboa.
Em declarações à Lusa, Ochôa afirmou que o álbum - «Portugal, tão longe» - é o «corolário» de sete anos de viagens por locais onde estiveram os portugueses nos séculos XV e XVI.
«Este álbum é corolário de sete anos de viagens a acompanhar técnicos da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1999 e 2006, em que se percorreu locais onde há património português», disse o fotógrafo. A sinagoga portuguesa de Amesterdão, Arzila e Safim, em Marrocos, S. João Baptista de Ajudá, no Benim, Mombaça, no Quénia, a Ilha de Ormuz no Sul do Irão, Goa, Sri Lanka ou Malaca, são alguns dos lugares fotografados.
«Eu tinha um dupla missão. Por um lado a parte técnica, fotografar o monumento como ele é, de cima, de baixo, este ou aquele pormenor, e depois a vertente mais jornalista que é o que eu sou», explicou.«Nas minhas fotografias tive sempre esse cuidado, que tem a ver com os afectos e é uma característica minha: há sempre pessoas nas minhas fotografias.
Em cerca de 90% das cerca de 200 fotografias do livro há uma presença portuguesa, é uma coisa muito típica em mim», disse.
Entre os monumentos portugueses dos séculos XV e XVI figura a Igreja do Santo Rosário em Dacca, construída pelos frades agostinhos portugueses.Percorrer estes locais emocionou o fotógrafo, que gostava, «entre muitas coisas», de ser historiador. «Várias vezes senti um grande orgulho de ser português.
Não só pela presença portuguesa que nestes sítios continua a ser muito forte, até nas populações», observou Ochôa, citando o exemplo de Malaca.«Num bairro de pescadores, de malaios, que nem sabem se calhar onde é Portugal, choram ao ouvir o hino de Portugal e eu ouvi cantarem o fado de Coimbra, com sotaque mas cantaram», recordou.Segundo o fotógrafo, «a presença portuguesa é muito forte» jogando-se ainda o chinquilho e outros jogos tradicionais portugueses.
Lusa