Modernização dos Lynx Mk95A

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #375 em: Junho 03, 2024, 06:17:56 pm »
Vamos imaginar que a ideia da vinda do Wildcat tinha bastante peso e que seria para se concretizar. Realisticamente, especialmente em custos de aquisição, como seria a possibilidade de aproveitar para adquirir mais um X número de AW159 para a dita missão de evacuação e as missões de suporte aéreo e reconhecimento armado?

Pondo de lado qualquer questão de probabilidade, e se está ou não em cogitação.
Não seria possível. Uma coisa seria adquirir uma mão cheia deles, para ASW/ASuW, com um desconto com compensação pelo desaire do MLU dos Lynx, outra seria adquirir uma quantidade adicional de Lynx Wildcat (outros 5 pelo menos), para todas essas missões mencionadas, algo que facilmente nos custaria uns 250 milhões.

Isto está muito longe do orçamento disponível para os helis de evacuação, sendo que estes Lynx Wildcat também têm as suas limitações, nomeadamente a sua capacidade de transporte.

Agora, precisamos sim de ter uma solução para os Lynx, seja sob a forma de uns Wildcat novos com desconto, seja transitando para outro modelo com capacidade ASW e obtendo compensação da Leonardo noutro tipo de equipamento.
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #376 em: Junho 03, 2024, 06:24:24 pm »
Atenção que o rumor que menciona o Wildcat é só isso mesmo, um rumor. Um rumor ao qual não dou muito crédito, para te ser sincero. É mais fácil ficarmos sem helicópteros embarcados e passarem apenas a ser drones nos hangares das fragatas, que partires para a aquisição de alguns Wildcat navais.
Sim, percebi que era rumor e daqueles rumores, e concordo em pleno com tudo o resto. No passado até cheguei a comentar aqui que os Lynx ainda iam ser os primeiros e últimos helicópteros operados pela Marinha. A aposta e concentração nos drones está a ser de tal modo que acho mais provável esse caminho do que adquirir o Wildcat.

No entanto, visto que tão cedo não vai existir nada de concreto nesta novela toda e que se tem vindo a comentar a uniformização/standardização da frota de helicópteros com base na família do Blackhawk, coloco a questão de num universo alternativo em que a compra do AW159 tem mais apoio político e das chefias se aproveitar para copiar um bocado aquilo que os ingleses fizeram.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Sawit

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #377 em: Junho 03, 2024, 08:32:50 pm »
Boa Tarde,

A aeronave em questão aterrou no NRP D. Francisco de Almeida que se encontra em MNB Devonport, Plymouth



O que tinha dito?

Citar
No dia 28/05 o Super Lynx Mk.95A da 🇵🇹Marinha saiu de 🇵🇹Montijo Air Base, vez vários stops, e no dia 30/05 desapareceu por 🇬🇧Plymouth, destino final ? ou será 🇬🇧Yeovil?

Westland Super Lynx Mk.95A "🇵🇹PON05" #497CC0 (19205)

 
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mafets

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #378 em: Junho 04, 2024, 10:49:57 am »
Podem sempre adquirir os Lynx alemães e respectivos spares, como a FAP fez com o P3.  :-P

https://www.seaforces.org/marint/German-Navy/Aviation/Sea-Lynx-Mk88A.htm

Citar
Super Lynx Mk.88A (also called Sea Lynx Mk.88A in German Navy)
Upgraded export version for the German Navy with Gem 42 engines, under-nose radome with 360° traverse radar and FLIR above nose. Seven new build helicopters plus conversion of 17 Mk.88s.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #379 em: Junho 04, 2024, 10:59:11 am »
Poder podiam, mas não era a mesma coisa  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #380 em: Junho 04, 2024, 11:21:04 am »
Boa Tarde,

A aeronave em questão aterrou no NRP D. Francisco de Almeida que se encontra em MNB Devonport, Plymouth
Afinal estávamos a ser mesmo más línguas.

Podem sempre adquirir os Lynx alemães e respectivos spares, como a FAP fez com o P3.  :-P
Na altura da notícia da compra dos P-3 alemães cheguei a comentar isso: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=8147.msg411118;topicseen#msg411118. Mas vide o(s) post(s) do CJ na página anterior: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13504.msg439355#msg439355.

Mas voltando à carga e ao "tema" híbrido da modernização/substituição dos Lynx:

Com base nos exercícios nos últimos anos da operação dos Lynx alemães nas nossas fragatas e até a recente operação dos MH-60 da USN em navios franceses, temos sempre outra opção: desistir da modernização dos Lynx e retirar-los de serviço e avançar de imediato para a compra de Seahawk/NH-90.

Isto mesmo não tendo fragatas capazes de os embarcar. Entretanto, até a compra de novas fragatas (cough, cough), fazemos um exchange de meios de asa-rotativa. Embarcamos os nossos SH/MH-60/NH-90 em fragatas NATO e outro membro embarca um helicóptero da classe dos Lynx nas nossas fragatas. Além disso, vamos mantendo a escola de aviação naval e fazendo ASW com helicópteros a partir de terra.

Isto, claro, se a Marinha quiser ter helicópteros para mais do que andar a passear Almirantes.
Nesse caso, melhor ainda. :mrgreen: Bastava pedir um par de AW109s como indemnização pelo cancelamento do contrato de modernização.



Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #381 em: Junho 04, 2024, 11:35:41 am »
Boa Tarde,

A aeronave em questão aterrou no NRP D. Francisco de Almeida que se encontra em MNB Devonport, Plymouth
Afinal estávamos a ser mesmo más línguas.

A culpa é do Nélson. :mrgreen: :P

(Se bem que o problema de fundo - o que se passará ao certo com os 2 restantes Mk.95A - permaneça por explicar/entender devidamente).
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #382 em: Junho 04, 2024, 11:57:46 am »
Boa Tarde,

A aeronave em questão aterrou no NRP D. Francisco de Almeida que se encontra em MNB Devonport, Plymouth
Afinal estávamos a ser mesmo más línguas.

Podem sempre adquirir os Lynx alemães e respectivos spares, como a FAP fez com o P3.  :-P
Na altura da notícia da compra dos P-3 alemães cheguei a comentar isso: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=8147.msg411118;topicseen#msg411118. Mas vide o(s) post(s) do CJ na página anterior: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13504.msg439355#msg439355.

Mas voltando à carga e ao "tema" híbrido da modernização/substituição dos Lynx:

Com base nos exercícios nos últimos anos da operação dos Lynx alemães nas nossas fragatas e até a recente operação dos MH-60 da USN em navios franceses, temos sempre outra opção: desistir da modernização dos Lynx e retirar-los de serviço e avançar de imediato para a compra de Seahawk/NH-90.

Isto mesmo não tendo fragatas capazes de os embarcar. Entretanto, até a compra de novas fragatas (cough, cough), fazemos um exchange de meios de asa-rotativa. Embarcamos os nossos SH/MH-60/NH-90 em fragatas NATO e outro membro embarca um helicóptero da classe dos Lynx nas nossas fragatas. Além disso, vamos mantendo a escola de aviação naval e fazendo ASW com helicópteros a partir de terra.

Isto, claro, se a Marinha quiser ter helicópteros para mais do que andar a passear Almirantes.
Nesse caso, melhor ainda. :mrgreen: Bastava pedir um par de AW109s como indemnização pelo cancelamento do contrato de modernização.



Cumprimentos,

"A aeronave em questão aterrou no NRP D. Francisco de Almeida que se encontra em MNB Devonport, Plymouth[/quote]
Afinal estávamos a ser mesmo más línguas."

Más línguas" que no Face da Marinha  e no outro das FA nos posts sobre as duas Fragatas em missão, bem que expuseram repetidamente esse assunto de Fragatas andarem sem helicópteros.
Tiveram vergonha
 

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Drecas

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #383 em: Junho 06, 2024, 11:27:29 pm »


Isto, claro, se a Marinha quiser ter helicópteros para mais do que andar a passear Almirantes.
Nesse caso, melhor ainda. :mrgreen: Bastava pedir um par de AW109s como indemnização pelo cancelamento do contrato de modernização.



Cumprimentos,

Não é 109, mas este até já está pronto para o light and fast  :mrgreen:

« Última modificação: Junho 06, 2024, 11:27:44 pm por Drecas »
 
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mafets

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #384 em: Junho 07, 2024, 11:13:56 am »
Citar
Afinal estávamos a ser mesmo más línguas.

Más línguas o catano. Só o gasto de "Gasoil" até terras de sua majestade... :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. E eu que gosto tanto do 109.  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #385 em: Junho 07, 2024, 11:37:48 am »
Alguém sabe pq não foi logo na fragata?

Não havia fita isoladora? :mrgreen:
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #386 em: Junho 07, 2024, 02:23:30 pm »
Alguém sabe pq não foi logo na fragata?

Não havia fita isoladora? :mrgreen:

Entanto se bem calha alguém lhes fez um manguito e tiveram de mandar um com vergonha.
Imagino que munições tenham levado ou vão pedir? E adega ia bem?