Agora que as potências ocidentais fizeram saber o que realmente é o SWIFT (uma das armas do arsenal Ocidental) , é muito provável que se verifique um êxodo maciço para a versão chinesa. A maioria das pessoas até agora nem ouviu falar do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), mas esta crise vai torná-lo muito mais importante.
Os países excluídos, alvo de sanções ou de embargos terão pela primeira vez uma alternativa.
Rússia, China, Irão, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a Síria, serão provavelmente os primeiros membros VIP. Muitos países africanos e latino-americanos seguirão.
Um clube de democracias portanto 
E já reparou que as reservas da Rússia e da China estão expressos em dólares e euros? Acha que os clientes chineses pagam em renminbi?
Dê uma vista de olhos: https://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_exchange_market
Eu sei que o caro Legionario defende o Putin, mas acredite que ele perdeu em toda a linha quando invadiu a Ucrãnia.
Pense desta forma, em que moedas são vendidos os barris de petróleo? E o gás? E já agora quem é que o compra?
Uma coisa é certa, nenhum bem é comercializado no mundo é rublos ou renminbi (como moeda de referência)!!!!!
Amigo Viajante, isso é provocação 
O Putin prova-nos que a Humanidade ainda não parou de produzir Atila's ou Hanibal's. Estas criaturas provocam um certo fascínio, foram eles que mudaram o rumo da História, são eles os protagonistas de livros e de filmes, mas eu não votaria por eles 
Esqueceu de referir o ouro , russos, chineses e indianos têm acumulado muito metal amarelo, porque será ?.
Já agora para apoiar o outro prato da balança, estou a pensar lançar uma petição para que os nossos amigos americanos nos devolvam as toneladas de ouro que nos roubaram nos anos 90, o caro Viajante lembra-se bem do tópico que animámos os dois aqui há uns tempos, certo ? 
A Bloomberg diz que brevemente teremos um concorrente ao dólar como moeda de transações internacionais, eu acredito 100%.
P.S. continuo a pensar que uma aproximação da UE à Rússia é interessante, mas digo bem : à Rússia não o seu atual governo. O Putine, com esta guerra, perdeu para mim todo o seu encanto.

Já há uma 2ª moeda mundial, com quase 1/3 das reservas mundiais, o Euro

É verdade, mas repare que o ouro sempre foi uma reserva estratégica que sobe quando há alguma crise ou guerra no mundo!
Quando lançar a petição eu assino logo!
O problema do ouro é a flutuação do preço, se reparar o euro e o dólar têem sido muito mais estáveis, também porque o mundo inteiro está a usar estas moedas como reserva dos seus países, o que torna ambas quase inatacáveis!
Mas é verdade, o ouro em caso de aflição tem sempre valor, ao contrário das folhas de papel com a assinatura fotocopiada da Lagarde.
Eu próprio estou a pensar reforçar mais

Eu também não tenho dúvidas de que a Rússia mais cedo ou mais tarde terá de ter boas relações com o resto da Europa, mas nunca enquanto este ditador estiver no poder!
E o problema é que o mesmo só cai de podre ou com uma dor de barriga por algum chá "mais forte"!
Estive para animar mais o tópico do ouro nacional, especialmente na série em falta de 1807 até à 1ª Guerra Mundial, para perceber o que aconteceu a tanta tonelada de ouro que desapareceu dos nossos cofres!!!!!
Abraço!