Mas qual neutralidade... neutralidade é do século passado, existe uma posiçao official e uma outra não oficial! Quem nao vê isso é cego!
Peço desculpa e com todo o meu respeito... o senhor esta altamente enganado... para você criticar = odio ... grande erro!
Quanto a emigraçao é uma percentagem bastante baixa e a varias razoes para emigrar... o nosso modo de vida nao é brevetado ao que eu saiba... e todos os povos têm direito e procuram estabilidade, prosporidade e segurança. Estes três valores foram frequentemente construídos nos nossos países à custa da insegurança nos países deles. Muito das riquesas occidentais vêm dos paises pobres, colonisados e explorados pelas naçoes occidentais. Mas enfim...
Quanto aos amigos da Russia(CSTO) estam todos no terreno, como voluntarios, com as forças armada Russas, nao officialmente mas estam là, como estao la tambem soldados da NATO a combater para a Ucrania. Mais uma vez, a Ucrania é uma guerra que nao diz o seu nome mas é uma guerra NATO-Russia... e mais uma vez, quem nao vê isso é cego bis!
Pronto está bem, vai tudo a correr ajudar a China, caso esta arme guerra no seu quintal. É preciso ser-se mesmo cego.

Criticar = ódio? Uma das poucas pessoas aqui que tem realmente ódio por algo ou alguém, é a sua pessoa. É só ver que critica tudo o que é Ocidente, e venera tudo o que é Oriente. Se o mundo fosse assim tão preto e branco...
O seu problema, é que acha que só os países do Ocidente é que colonizaram outros países. Mas entre a China, Rússia, Japão e muitos outros, o que não faltam são impérios e invasões ao longo da história. Mas a malta delusional, acha que só o Ocidente é que o fez, tal como os delusionais acham que foi o Ocidente que "inventou" a escravatura, algo que já era praticado no antigo Egipto.
O mais engraçado, é que muitos dos países descolonizados, se calhar preferiam estar debaixo da asa dos seus colonizadores, em vez de estarem entregues a governantes que nada mais são que abutres à caça de todo o dinheiro e poder que conseguem meter mão.
E para si o que são soldados NATO? Combatentes que por acaso têm nacionalidade de um país da NATO? Ex-militares que se voluntariaram a combater pela Ucrânia? Bom, seja qual for a resposta, existem militares russos a combater contra a Rússia na Ucrânia. Podemos então dizer que este conflito é Rússia-Rússia? A NATO não está metida ao barulho. Se tivesse, não ia intervir com meias medidas, isto é, com algumas dezenas ou centenas de militares na reserva. As milícias/legiões estrangeiras são uma minoria.
1. Você confunde imperialismo e interesses estrategicos! A Russia nao é o Luxemburgo!
2. E Portugal, nao teve escaramuças nas selvagens com Espanha? Acontece em varios paises e na India/China nao foi devido aos governos mas sim a ordems dadas por militares frustrados.
3. Mongolia, China, Coreia do Norte, Cazaquistão, Azerbaijão. Algums mais amigos que outros, mas nao a claramente problemas e inimizade entre eles.
Alguém falou do Luxemburgo?
Oh sim, o que mais se vê, são portugueses e espanhóis a matarem-se por um pedaço de território. Comparar micro-tensões ou incidentes pontuais entre dois países, com confrontos entre forças militares dos quais resultam mortos e feridos, tem tudo a ver. Já a construção de vilas por parte da China nas zonas contestadas, também deve ser ordens de militares frustrados. "Só quem é cego é que não vê".
Epá, para tudo! A MONGÓLIA? CAZAQUISTÃO? UZBEQUISTÃO? AZERBAIJÃO? Com potências dessas, melhor o Ocidente levantar já a bandeira branca!!!!! Mas o que o senhor se esquece, é que lá porque têm boas relações com a China de uma forma ou de outra, não significa que vão meter-se em trabalhos no momento em que a China armar guerra.
O único e verdadeiro aliado de valor que a China terá, é a Rússia. E mesmo assim isso é só agora, depois da invasão da Ucrânia. Se invertêssemos a ordem dos acontecimentos, e a China invadisse Taiwan primeiro, a Rússia piava de fininho, porque até ganhava mais com uma derrota da China, ou a ver a China e EUA a confrontarem-se.