Acho sempre engraçado quando dão à China uma vitória garantida. Só importa o número de navios e mísseis anti-navio, e todas as outras variáveis são para esquecer? Esqueceu-se dos submarinos de ataque? Dos B-1 capazes de levar 24 LRASM cada um? A juntar à possível integração dos mesmos em B-52 e P-8? Isto sem sequer colocar em risco os meios de superfície americanos. E deve ser uma questão de tempo até a integração do míssil ser alargada a mais aeronaves, como F-16 e F-15, fora o desenvolvimento de mísseis hipersónicos, e por aí fora.
E quando se fala em aliados, as coisas ficam ainda mais negras para a China. A Rússia dificilmente se envolve, tem mais a ganhar se ficar de fora e deixar os outros destruírem-se mutuamente, no máximo vendiam armas e munições, facturando com a guerra e prolongando-a. Se a Rússia entrasse, corria o risco de se partir ao meio, com conflito no Pacífico e iniciando conflito na Europa. O Paquistão poder-se-ia juntar à China, mas será que compensa as consequências de ficar contra os americanos, que apoiariam a Índia? Resta Irão e Coreia do Norte, os dois aliados mais "prováveis". Se a CdN entra, a do Sul também, o que abre caminho para os americanos usarem as suas bases não só contra o Norte, como contra a China. Se o Irão entra, puxa Israel e outros países da região para o conflito. Isto pode tornar-se o caos e completamente imprevisível.
Acho que a China cometerá um grande erro se tentar invadir Taiwan de alguma maneira, um dos objetivos declarado é tornarem-se o player nº1 a nível mundial até 20xx, se pré Trumph achava isso possível, agora acho cada vez mais improvável. Pois todo o mundo Ocidental está a começar a encontrar alternativas há China (produção). E se a China invadir Taiwan acho que pode esquecer todo e qualquer apoio (a sua posição de player 1º a nível mundial) que tenha de Países "neutros", e vai haver Guerra (pois EUA tem lá tropas) que fará as exportações da China caírem a pique, e se eles não exportam não tem crescimento nem dinheiro. E o seu sistema corrupto não nem forma de se sustentar levando a uma implosão do regime.
A China já cometeu o erro de virar meio mundo contra si com a sua política expansionista. A invasão de Taiwan seria apenas a machadada final. Só lhes resta rezar que ninguém além de Taiwan dê uma resposta militar à dita invasão. Muita gente se esquece também que Taiwan, militarmente, não é como Portugal. Têm uma força militar bastante numerosa e poderosa, não é um país que se invade numa semana. Tanto quanto sabemos, o ataque a Taiwan poderá resultar na perda de 5 a 10% da força naval chinesa, uma boa parte da sua capacidade anfíbia e muitos militares.