É a corveta NPR "João Roby" (F487) e o navio hidrográfico NRP "D. Carlos I" (A522). Chegaram dia 23 e partiram hoje (dia 27). A "João Roby" atracou hoje no Porto Santo para uma escala técnica.
Ao largo do porto encontra-se fundeado desde 25 do presente o MV "2nd Lt. John P. Bobo" (T-AK 3008) do "Military Sealift Command" da Marinha dos Estados Unidos, em escala técnica até 8 de Dezembro..
Bom dia,
A presença da corveta deve-se a sua participação no ZARCO 06, que recorre ao largo de Porto Santo.
O D. Carlos I, está a colaborar de forma activa nos trabalhos necessários para a extensão da Plataforma Continental de Portugal para 350 milhas.
Agora um desabafo........
Para além das proibições que considero excessivas ( proibida a navegação num raio de 200 mts, nem com um caiaque......não vá o AJJ abordar o navio e armar-se até aos dentes para impor a 4ª República ), constou-me que as tripulações desses navios auxiliares da US Navy não são bem vistas pelos comerciantes da marina do Funchal....parece que os moços não sabem conter-se na bebida, arranjando confusão com os locais, com os turistas e mesmo entre eles e são "adeptos do calote" aos mais incautos.
A proibição é devida por questões de segurança dada a carga considerada "perigosa" que o navio transporta!
Também não é por acaso que o navio nunca entra sequer na barra do cais da Pontinha! Limitando-se a mudar de posição ao longo da baía do Funchal.
Quanto aos marujos, esteja descansado que os agentes da Polícia marítima que se encontram de piquete na marina e no cais, tratam sempre de "retribuir as visitas" de um modo muito lusitano!
Cumprimentos