Boas,
Tenho acompanhado esta discussão com muito interesse.
Percebo que o papatango perca a paciencia e use argumentos um pouco "fortes", eu se calhar não tinha tanta paciencia.
Este assunto interessa-me desde a minha primeira viágem a Espanha, a sério (comprar caramelos e pequeno turismo não contam).
Então foi assim:
Em Barcelona, onde passei mais tempo, encontrei um grupo de Madrilenos, entre os quais duas estudantes de história numa Universidade de Madrid e um grupo de Catalães entre os quais havia uma da ilha Maiorca. Numa noite resolvi juntar todos....foi discussão até ao ultimo dia.
No meio disto tudo, estava um Portugues, que tentava acalmar as hostes e só dizia: Calma, calma, estamos todos na UE que sentido têm estas discussões? O que eu fui dizer, a de Maiorca (digamos, que muito minha amiga) dizia que eu era estupido porque como Portugues devia compreender mais que ninguem a situação de Maiorca!! Sempre muito apoiada pelas Catalãs. Quando a apresentei a um amigo Holandes fez birra por a ter apresentado como Espanhola!? Nunca mais foi a mesma!!!
Pude ter outros exemplos como no L'Ovella Negra, um bar em Barcelona no bairro gótico, onde iamos beber uns copos(Alguem conhece, ainda existe?). Uma noite depois de bem bebido e como já nos conheciamos a todos, disse ao barmen que a cerveja espanhola era boa...Levei com o tipo a noite toda... No es espanhola es catalã (ficou f..).
Uns anos mais tarde, conheci a minha esposa, que viveu 4 anos em Victória, no País Basco. E voltei a dar de caras com esta situação.
Mais tarde, fui visitar uns amigos de família em Barcelona. Um dos membros da família, já muito idoso é cego, aproveitei logo para fazer as perguntas que me incomodavam. Fiquei a saber que tinha lutado contra Franco e que tinha ficado cego num bombardeamento, a civis, em Barcelona, quando voltava a casa. Explicou-me que este sentimento estava outra vez a surgir nos jovens e que nas gerações anteriores foram suprimidos por Franco.
Grande homem, com cultura imensa, falámos durante um dia inteiro e à noite foi-nos mostrar a fonte luminosa na Plaça Espanya, episódio que me emociona muito.
Conclusão:
Apaixonei-me por Espanha e todas as culturas dentro.(especialmente a Catalã e Las chicas
).
Fiquei com a ideia que nenhum jovem se considera Espanhol, só mesmo os Madrilenos (isto generalizando como é obvio).
Atravessamos um periodo de relativa estabilidade económica. Quando houver uma grande alteração, estas diferenças vão-se notar muito mais. Não só em Espanha mas noutros países. Penso que em Portugal tudo será mais pacífico.
Cump.
P.S. É claro, que as Estudantes de História tinham uma visão muito própria, sobre os acontecimentos entre os nossos países, mas para minha admiração, tinham tambem uma mente muito aberta e tinhamos saudáveis discussões.