Mais uma vez os alemães estão encostados à parede. Sem o mel russo barato e de boa qualidade, a indústria pesada alemã vai de vela.
Em paz ou em guerra, nós precisamos ( sobretudo os alemães) de "espaço vital" (Lebensraum) a leste , esta expressão foi inventada pelos alemães em finais do século XIX e largamente usada como slogan durante o regime nacional-socialista.
Há argumentações que fazem rir ...
Portanto, o espaço vital dos alemães é a razão de os russos terem começado uma guerra, e os alemães, para vincar os seus objetivos imperialistas, reduzem o número de tanques de 4.000 para 300, desarmam-se de forma absoluta e mesmo absurda...
Devem ter uma arma secreta, porque com as armas que possuem vai demorar um tempinho ...
Desde que o comercio continue, ninguém se preocupa com o regime politico. Por isso toda a gente negoceia alegremente com a China e compra alegramente petroleo a regimes da idade média, na região do Golfo Pérsico.
O objetivo dos europeus, ATÉ À EXAUSTÃO, foi o de mostrar aos russos que queriam continuar a fazer negócios e que não tinham nenhum objetivo militar, razão pela qual, praticamente destruiram as suas forças armadas.
Ninguém vai para a guerra por recursos, quando é possível continuar a fazer negócios mesmo que os preços sejam altos. O preço de uma matéria prima alta, é sempre aceitável se a opção for a guerra.
Os ingleses iniciaram a guerra do Ópio, porque introduziram o produto na China, dado que a China por diversas vezes informou a Inglaterra de que não queria comprar nada aos ingleses, porque tinha tudo o que precisava. Os chineses só queriam prata e a inglaterra não tinha muita. MEsmo assim durante muito tempo, a Inglaterra não foi para a guerra, porque era preferível manter o status quo, que entrar em aventuras militares.
As guerras por recursos, só existem, quando não há nenhuma possibilidade de o comércio continuar a fluir. No caso da Russia, foram dadas aos russos todas as condições e mais algumas, para que o comércio fluisse. Os russos aproveitaram, com os oligarcas a tomar posições de relevo em alguns negócios na Europa, especialmente na área da energia.
Ninguém inicia uma guerra pelo controlo dos recursos, mesmo que os preços sejam altos, porque mesmo preços altos são mais baratos que uma guerra.É sempre uma questão de dinheiro, e neste caso, o acesso aos produtos russos por parte dos europeus era quase total (o que naturalmente favoreceu os russos e colocou a Europa na sua dependência)