Supercomputador Deucalion teve um investimento de 20 milhões de euros e já está disponível à investigaçãoO Deucalion vai ser inaugurado hoje na Universidade do Minho e passa a estar disponível à comunidade académica, empresas e administração pública. O supercomputador teve um investimento de 20 milhões de euros.A partir de hoje, o Deucalion passa a estar disponível à comunidade académica, empresas e administração pública. Trata-se de um supercomputador petascale, capaz de executar um desempenho máximo de 10 Petaflops, ou seja, 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.
O Deucalion vai permitir acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em domínios como a IA, medicina personalizada, design de fármacos e novos materiais, observação da Terra e dos oceanos, combate às alterações climáticas e fogos, criação de smart cities, ordenamento do território, mobilidade de veículos autónomos, entre outras áreas.
Veja na galeria imagens do Deucalion:



https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/supercomputador-deucalion-teve-um-investimento-de-20-milhoes-de-euros-e-ja-esta-disponivel-a-investigacao#&gid=1&pid=19