A malta está com as prioridades todas trocadas…. Para piorar as lideranças ocidentais, minadas de tonhos que subiram na vida usando "soft skills" não têm a mínima capacidade de tomar as decisões que se impõem.
Neste momento já não se trata de confinar o vírus, essa janela de tempo já foi. Ficamos a dormir na formatura e não aprendemos nada com os chineses, coreanos e afins.
Agora é tentar abrandar o mesmo ao máximo para que não entupa de uma vez todo o sistema. Os números não mentem. A taxa de mortalidade nos casos resolvidos até ao momento é de 9% e no total de casos activos a taxa de internados em UCI é de 6%. Embora eu acredite que os números serão bastante mais baixos porque creio que haverá muita gente que terá sintomas ligeiros, recuperará e nem sequer será sinalizada, também acredito (e isto é uma estimativa minha portanto vale o que vale) que em caso de rotura do sistema a taxa de mortalidade nos casos assinalados ficará acima dos 15%.
Quando sairmos disto, porque vamos sair, o mundo como o conhecemos e como o projectávamos terá desaparecido. Isto não é i fim do mundo, mas é certamente o fim desta Era.
Pedir dinheiro para o futebol….. Inacreditável. No meio desta tempestade virem pedir dinheiro para a bola…… Fdx…..
Se projectarmos que 1,4 milhões de portugueses serão infectados (de acordo com a Graça Freitas), então com uma taxa de mortalidade igual à da China de 3,9% como a China tem actualmente (e eu não acredito nos números chineses) teremos mais de 54mil mortos. Mas numa situação do colapso do SNS uma taxa acima dos 9% é bem possível e teremos mais de 125mil mortos. E isto é se a DGS acertasse.
Se, tal como a Merkel disse, 60 a 70% da nossa população for infectada, e sabendo que 14% dos casos apresentam sintomas e precisam de ser internados, então estamos a falar do SNS ter de suportar entre 920mil e 1,07 milhões de portugueses internados. Em média 5% dos infectados necessitarão de ventilação artificial o que significa entre 330mil e 385mil portugueses necessitarão de ventiladores. Em Portugal existem 1142 ventiladores. Por muitos ventiladores que comprem à pressa nunca terão um número suficiente de máquinas para fazer face a esta catástrofe.
O que se está a pensar fazer agora, deveria ter sido feito há um mês. Não se preparou nada. Não houve formação nenhuma. Não houve aumentos de stock. Permitiu-se que os chineses em Janeiro limpassem por completo os stocks de máscaras e álcool cá em Portugal. E por causa disso, muitos médicos e enfermeiros que estão na linha da frente estão a ficar contaminados e muitos já estão internados. E atenção!!! Estes profissionais de saúde que estão agora a adoecer são, muitas vezes, aqueles que têm mais experiência em cuidados intensivos!
O Covid-19 estima-se que fique por cá até se obter uma vacina ou um anti-viríco eficazes. Estão-se a acelarar ensaios clínicos e até a queimar algumas etapas para densenvolver medicamentos que podem vir ou não a ser eficazes. O Remdesivir parece prometedor, a vacina pode levar mais de um ano a desenvolver, apesar de aqui e ali irmos recebendo excelentes notícias acerca do seu desenvolvimento. No entanto já vi tantas notícias semelhantes anteriormente relativamente a outras vacinas que nunca deram em nada. Portanto podemos ter de aguentar durante meses com o caos criado pelo vírus. Por menos que isto já ruiram civilizações inteiras.
Mantenham-se seguros! Evitem sair de casa, e se puderem não deixem sair de casa os vossos familiares.
Em minha casa fica tudo em quarentena, e eu, como tenho de me expor para trabalhar de qualquer maneira, sou o único que faz compras. Em casa assumimos sempre que estou contaminado e faço um isolamento. Durmo num quarto separado, tenho uma casa de banho só para mim, e assim que chego a casa tiro a roupa e ponho para lavar, e a seguir tomo um duche. Tudo sem entrar em contacto com a minha família. E depois só tenho contacto com ela com máscara. É a formula que achei para continuar a trabalhar sem pôr em risco a minha família.