🛥 NRP S Gabriel, A5206 🇵🇹 1981 ..poucos sabem , só alguns viram, 1991 A última viagem que o S. Gabriel fez, acabou na Costa da Caparica, para os lados da Fonte da Telha, (eu na) J. Roby, (F487), vínhamos de Portimão, onde tirei umas fotos com uma máquina de rolo ainda, e em trânsito, para Lisboa, recebemos comms, a dizer que o Petroleiro tinha "perdido " a Máquina, estávamos para os lados de Sines, e toca a acelerar, com um malagueiro de uns seis metros, ou mais, alto lá com ele, , O Cte. da Roby, Luis Germano dos Santos Galaio, (dos melhores que eu tive, enquanto embarcado) , aproximou-se, eu a tirar fotos, com a máquina de rolo, umas vezes o S.Gabriel estava no quarto andar, outras na sub,sub cave, a Castilho, andava também por ali acho que em SAR, e passámos cabos de massa, ...rebentaram todos, e eu a tirar fotos, depois foram buscar, uns de aço, e os esticões, que o cabo dava, para puxar o navio, para evitar que se aproximasse da praia, quase viravam a corveta, e, eu a tirar fotos, ..afastámo-nos, não conseguíamos puxá-lo, o S. Gabriel, largou o ferro, de EB, que felizmente unhou, aí a uns cem metros da praia, (a guarnição, estava , com os coletes envergados, contaram-me depois,), e fez com que o navio, rodasse, e ficasse com a popa, virada para a praia, largou o outro ferro, (e evitou-se, o que teria sido a maior contaminação das águas portuguesas), .Passado umas horas apareceu um rebocador que de vez em quando desaparecia nas ondas do mar, e alguém apostou em como o conseguia tirar, eu dizia que não , ....ok...perdi uma caixa de cervejas , .. Chegados a Lisboa, e logo nesse dia fui ao fotógrafo, para me revelar as fotos, e que tivesse muito cuidado, pois seriam as fotos da minha vida, . ok.. abriu a máquina e disse-me que não tinha rolo, ok...esqueci-me de mudar o rolo em Portimão, .sem mais comentários... O S. Gabriel foi para o Portinho da Costa e depois para a Base Naval do Alfeite e não voltou a navegar.