Pequeno (longo) post do que me parece ser a situação radar no Exército no momento
Tudo efetivamente na base de revistas, visto que é infelizmente das únicas formas de encontrar estas coisas
AN/PPS-5B: radar dos anos 70, ainda com alguma tecnologia dos anos 50
Em serviço no Exército desde 1992 ou desde 1994 (fontes meio que divergem)
Em QO estão presentes 8-12
4 no Esquadrão de Reconhecimento (ERec) da Brigada Mecanizada (BrigMec), montados no M113
4 no ERec da Brigada de Reação Rápida (BRR), montados nas VBL
Possívelmente outros 4 na Secção de Vigilância de Campo de Batalha (SecVCB) do Batalhão de Infantaria Mecanizado da BrigMec
Quanto ao número de radares existentes, infelizmente ainda não encontrei nada sobre isso
(Imagens de 2010, Os Esquadrões de Reconhecimento em Missões de Reconhecimento da NATO RESPONSE FORCE e dos BATTLEGROUPS)
RATAC-S: radar que entrou ao serviço em 1992, com dois comprados à Alemanha
Em QO são necessários 3 para o Pelotão de Radares de Alvos Móveis da Companhia de Sistemas de Vigilância (CSV), do Agrupamento ISTAR, BRR
Dos dois, um é está neste Pelotão, o outro é usado para formação de pessoal na manutenção
Poderá até ser caso para dizer que são precisos 4 radares
Nota de destaque para a última frase
Ratac-S é o que está no chão
P-STAR, em serviço desde 2003, tudo aponta para que existam apenas 3 radares deste tipo
Em QO são necessários 12 radares....ou 14, vamos por partes:
2 para o Pelotão Radar da 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea (BAAA) do Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAA), Brigada de Intervenção
Esta BAAA apenas tem um radar
2 para o Pelotão Radar da 2ª BAAA do GAAA
Esta BAAA também apenas tem um radar
2 para a Secção Radar do PelAAA do Regimento de Guarnição Nº2 (Açores) e RG3 (Madeira), ou seja 4 no total para as ilhas, sendo que não existe nenhum em serviço em ambos
A dúvida surge na BAAA da BrigMec
Segundo a Revista Atoleiros de 2021, o Pelotão Radar tem 2 Secções de radar de aviso local (sendo estes o P-STAR)
Eu assumiria isto como 2 radares P-STAR, no entanto segundo um artigo da Revista de Artilharia de 2020, este Pelotão tem na verdade 4 P-STAR
Pessoalmente estou mais inclinado para serem apenas 2 radares, mas de qualquer forma a BAAA da BrigMec não tem nenhum radar P-STAR disponível
Sobre o P-STAR, também dizer que manutenção já só pode ser feita através da Turquia, pela NSPA tipicamente
AN/TQP-36 Firefinder: 12 em QO, apenas 2(?) em serviço. Comprados em 2003 e recebidos em 2005, versão AN/TQP-36v(
4 para cada BIMec (R) da Brigada de Intervenção, SecVCB, 8 no total portanto
4 para o Pelotão Radar de Alvos Móveis da CSV
BOR-A 550: 4 em QO, 4 existentes, montados nos Pandur REC, em serviço no Grupo de Reconhecimento
Radares de Vigilância: 4-8 (mais uma vez surge uma dúvida com as fontes)
Não consigo dizer o tipo de radar que são, porque nunca foram comprados, o importante é que em QO estão preconizados radares com um alcance superior a 50km
Na BAAA da BrigMec estão preconizados 2 ou 4, mais uma vez as duas revistas a entrarem em conflito
Na 1ªBAAA do GAAA, estão 2 radars
E na 2ªBAAA do GAAA, ou estão 0...ou 2, mais uma vez o mesmo artigo da Revista de Artilharia de 2020 coloca 2 radares nesta unidade, mas outro artigo de 2017, não coloca qualquer radar
Portanto temos uma necessidade mínima de 43 radares de diversas tipologias
No entanto APENAS 11 mais uma quantidade desconhecida de AN/PPS-5B disponíveis e em serviço
Uma última nota
No Comando das Companhias/Esquadrões de Atiradores, Reconhecimento ou Apoio ao Combate está preconizado em QO um "Sistema, Sensor Remoto de VCB"
No entanto parece-me que tal coisa não existe em nenhuma unidade
2017:
QO da BAAA/BrigMec:
CSV, 2020:
Acho que está tudo
Fontes:
Revista da Cavalaria, Nº0, 2002
Revista de Artilharia Nº1037-1039, 2012
Atoleiros, Nº35, 2021
Revista de Artilharia Nº1142-1144, 2020
Revista de Artilharia Nº1061-1063, 2014
Revista de Artilharia Nº1103-1105, 2017