Uiiii que grande confusao vai aqui no que é woke. Woke é uma forma de activismo disfarçado de progresso social na luta contra a descriminaçao negativa de raças, sexo e identidade sexual, mas que na prática apenas promove a descriminaçao positiva destas, em deterimento de factos cientificos, históricos e socio-economicos.
Mas ...
Parece realmente haver alguma confusão, eu não fiz confusão nenhuma e não chamei os anti-vaxers de Wooke, mas sim de ANTI-woke.
O que pretendi mostrar é que as posições extremadas da extrema-direita, especialmente americana, não são uma resposta a nenhum movimento Woke mas são isso sim, decorrentes do extremismo religioso que se vem a agravar desde a década de 1960.
Essas posições extremistas que hoje são cavalos de batalha do pessoal que se diz anti-woke são posições muito antigas e que no caso dos anti-vaxers vêm de seitas religiosas, no caso das Testemunhas de Jeová, têm origem na década de 1930.O criacionismo e as teorias a ele relacionadas, recebeu um grande impulso com o tele-evangelismo na década de 1960 e depois expandiu-se com o boom da televisão por cabo.
O que eu afirmo é que, não há nenhuma reação por parte dos extremistas à direita contra os extremismos da "esquerda woke" porque o que temos é a utilização destas posições da esquerda woke para servirem de cavalo de batalha para os movimentos evangélicos.
Quando muito , olhando para a linha do tempo, seria o contrário.Há um exagero absurdo, e um empolar da realidade que foi utilizado pela extrema direita religiosa nos Estados Unidos e que acabou por se expandir.
Vemos o caso do Brasil com o Partido Liberal, que tem as suas origens no PRONA (google "meu nome é Enéas" para ver de onde vem o anti-wokismo no Brasil).
Até em Portugal vemos estes extremistas a pedir a criação da Bancada Evangélica.
Nos Estados Unidos censuram-se livros, perseguem-se professores, e há pais que insistem (como já descrevi há meses atrás) em colocar os filhos em escolas onde se nega a teoria da Evolução das espécies.
Há um movimento "Wooke" ao contrário, vamos chamar-lhe anti-woke. Eles são os dois perniciosos, mas o movimento anti-woke, chegou ao poder no mais poderoso país do mundo.
Chegaram ao poder, às cavalitas do que evidentemente é um aproveitamento de excessos da extrema-esquerda.
Eu já critiquei esses excessos, porque se f
ica com a impressão de que essa extrema esquerda quer mudar as leis da natureza na Assembleia da República.De tudo isto, o que sobra são os escritos de ideólogos defensores das ditaduras, em que afirmam que a melhor forma de destruir a Liberdade e a Democracia, é abusar dela de todas as formas. Colocar, pais contra filhos, trabalhadores contra patrões, trabalhadores contra trabalhadores, negros contra brancos,
enfim, colocar todos contra todos.
Exemplo disso é o apoio do Putin à independência da Catalunha (nada podia ser mais contrário à ideias russas) o objetivo não é que a Catalunha se torne independente, o objetivo é criar instabilidade politica.
E estamos a cair nisto como patinhos...Chega ao ponto de haver gente, como vemos neste mesmo fórum, a
criticar os factos e a verdade e a dizer que a verdade é politicamente correcta, dando a clara impressão de que é preferível viver na mentira porque quem prefere a verdade, está com a cabeça debaixo da areia.
Ao ponto a que isto chegou ...
O sistema de liberdades em que vivemos é frágil e o que estamos a ver com a guerra entre fanáticos dos extremos não é novo.No fim, o que os chamados anti-woke pretendem e de forma cada vez mais descarada, é o fim da democracia e da liberdade.
Na américa já há apelos a que a Constituição seja substituida pela Biblia como documento fundamental. Estes apelos vêm das seitas religiosas que defendem o creacionismo.E nós, alegremente ficamos muito preocupados com o estilo de vida dos maricas, quando estamos perante um ataque cerrado à nossa própria liberdade.