Eu ainda não percebi essa comparação com a Dinamarca, eles têm metade da nossa população e a mesma têm bastante mais dinheiro que a nossa.
O que é que há para comparar?
Eles têm milhões de cidadãos espalhados pelos quatro cantos do mundo? Não!
Se não têm, não têm nem metade das obrigações que as nossas Forças Armadas têm, nem têm que gastar milhões numa altura de austeridade a mandarem navios para áfrica por causa de mais um golpe de estado/assassinato/etc.
Tenho que ver se arranjo o jornal para ver melhor o tal artigo, mas no fundo a comparação era a nivel do que queremos conseguir fazer com as FA, e do que é que temos que ter para o conseguir, não tem propriamente a ver com termos os mesmos equipamentos que eles (era bom era

), ao que parece a Dinamarca é o que tem as capacidades mais parecidas com o que pretendemos ter, aquilo que eu já tinha dito, ter capacidade de colocar em missões 2 Fragatas, 2 Batalhões, 6 F-16, 1 C-130, etc, os outros paises não são tão parecidos a Bélgica na parte maritima não tem quase nada, a Grécia tem umas FA gigantes mas estáticas, a Holanda é demais eles tem Apaches, Chinnoks, LPDs, e meteram para ai uns 1000 e tal gajos no Afeganistão.
É claro que se formos ver as FA da Dinamarca mais proximamente, temos diferenças claro, nós temos mais "infantaria ligeira", Pára-quedistas, Comandos, etc, eles tem mais "Infantaria Mecanizada" CV90, essas coisas, nós temos submarinos, temos P-3s, temos Fuzileiros, eles não, mas na parte quantitativa, nº de navios, nº de aeronaves, nº de Batalhões, devemos ser muito parecidos.
Claro que toda esta comparação com a Dinamarca que o jornal faz, nunca diz que devemos deixar de ter forças mecanizadas, alias a Dinamarca tem e boas.