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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Tikuna em Outubro 10, 2024, 09:39:33 pm »
Não nos esqueçamos que os EUA forneceram vários ST a países do oriente médio em conflito.
Quem pagou a conta dos A-29 do Afeganistão foram os EUA. Conflito de pouca intensidade aquele, não é? E uma selva gigantesca.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Última mensagem por saabGripen em Outubro 10, 2024, 09:27:31 pm »
 Concurso no acinGov:

AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE INSTRUÇÃO ELEMENTAR

https://www.acingov.pt/acingovprod/2/zonaPublica/zona_publica_c/indexProcedimentos

Procurar "Força Aerea"


6 - OBJETO DO CONTRATO
Número de referência interna: DEP 5024011782
Descrição: AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE INSTRUÇÃO ELEMENTAR
Opções: Não
Tipo de Contrato Principal: Aquisição de Bens Móveis
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34711110
Preço base s/IVA: 7.317.073,17 EU


10 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
Prazo de execução do contrato: 70 MESES
Previsão de renovações: Não


13 - CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO
Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante:
URL para Apresentação: https://www.acingov.pt
Admissibilidade da apresentação de propostas variantes: Não autorizado
Prazo para apresentação das propostas: 04-11-2024



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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por P44 em Outubro 10, 2024, 08:51:25 pm »
E não esquecer que atualmente nenhuma das Meko navega sequer!!!
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Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: Vídeos (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por Get_It em Outubro 10, 2024, 08:49:50 pm »

Pitch Black 2024 - An Airbus original documentary (10 de Outubro de 2024)

Cumprimentos,
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Indústrias de Defesa / Re: AIRBUS
« Última mensagem por Get_It em Outubro 10, 2024, 08:48:49 pm »

Pitch Black 2024 - An Airbus original documentary

Cumprimentos,
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Força Aérea Portuguesa / Re: Primeiro avião português (2025)
« Última mensagem por saabGripen em Outubro 10, 2024, 08:02:59 pm »
Notícias que deverão sair no EXPRESSO daqui a duas ou três semanas...

https://eco.sapo.pt/2024/10/10/ponte-de-sor-disputa-producao-do-primeiro-aviao-hibrido-de-passageiros/

1)
Suecos:
Ponte de Sor quer fazer “aterrar” no aeródromo do concelho a produção do primeiro avião híbrido de passageiros do mundo, desenvolvido pela sueca Heart Aerospace. A empresa confirma que o município alentejano é uma das localizações em estudo. Investimento daria ainda maior projeção ao cluster aeronáutico, que passou de 30 postos de trabalho para 447 numa década.

2)
CEiiA:
...a Aero.Next Portugal, que inclui a produção do primeiro avião português, o LUS 222...
A linha de montagem será localizada no aeródromo de Ponte de Sor. “O projeto da fábrica está praticamente pronto. Propõem-se a entregar na Câmara dentro de meses e o espaço no aeródromo já está reservado“

3)
TEKEVER ARX:
Outro produto que faz parte da agenda mobilizadora é um drone de grandes dimensões, com 12 metros de envergadura de asas, que será produzido pela Tekever.
“Quando começar a ser produzido será necessária uma nova linha, muito mais gente, quase uma nova fábrica”, antecipa, contabilizando a criação de 160 postos de trabalho para apenas um turno.

4)
RADAR:
Pelo concelho de Ponte de Sor passam ainda duas agendas da área espacial. A Neuraspace, uma empresa de monitorização de lixo espacial com recurso a inteligência artificial sedeada em Coimbra, pretende instalar no aeródromo um radar de grandes dimensões, “que ocupa quase o tamanho de um campo de futebol”.

5)
...


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Força Aérea Portuguesa / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por goncalobmartins em Outubro 10, 2024, 08:02:52 pm »
Showcasing NATO’s air power during exercise Ramstein Flag 24

https://www.nato.int/cps/en/natohq/photos_229406.htm
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Força Aérea Portuguesa / Re: UAVs na FAP
« Última mensagem por saabGripen em Outubro 10, 2024, 07:47:21 pm »
                           UAVs NÃO na FAP, nem no Exército nem na Marinha


Defence Security Events
TEKEVER advances drone sonobuoy launching tech
Posted 23 September 2024

https://www.adsadvance.co.uk/tekever-advances-drone-sonobuoy-launching-tech.html

TEKEVER has unveiled groundbreaking drone technologies at the REPMUS 2024 military exercise, marking the first time an unmanned aerial vehicle (UAV) of its type has deployed sonobuoys.

TEKEVER showcased several other technological advances at REPMUS, including:

•   Integration of Thales' Spy-C Platform with Atlas: TEKEVER’s geospatial platform, Atlas, was integrated with Thales' Spy-C system, enabling seamless bidirectional communication and data sharing. This integration supports joint operations, ensuring smooth data flow, position updates, and real-time video streaming between platforms.
•   IMSAR SAR Integration: The addition of IMSAR’s radar capabilities enhances the AR5’s operational range and surveillance quality, providing unmatched situational awareness for both land and maritime missions.

Ricardo Mendes, CEO of TEKEVER, said: "We are actively engaging with several NATO and partner nations, exploring new opportunities to bring these advanced capabilities to broader defence sectors."


Para mim, o mais interessante é a integração do software de controlo de drones da Tekever ser integrado com o Sistema de Comando e Controlo da THALES.
É porque faz alguma coisa que o da THALES não faz.


Thales:
https://thedefensepost.com/2022/04/22/thales-spyranger-drone-airworthiness/

Thales Spy’Ranger 330 Drone Obtains Airworthiness Certification

Developed by French aerospace firm Thales, the Spy’Ranger 330 is designed to perform intelligence, surveillance, and reconnaissance missions...
...Key components of the system include a multi-sensor high-definition optronics payload, secure high-speed datalink, a high-performance imaging system, and the Spy’C command-and-control system.



Sugiro irem ao Facebook da TEKEVER.
Encontrarão lá uma notícia da participação da TEKEVER no Portugal Air Summit.
Nessa notícia está um cartaz.
No cartaz está a representação mais "reveladora" que já vi do ARX.

NOTA:
Falou-se que seria o Drone "grande"... mas parece que não vai ser "grande".
Terá o ARX sido "BIMBYficado"?
                                        ;D

https://www.facebook.com/tekever?locale=pt_PT


Afinal vai ser grande.
E provavelmente apresentado nos próximos dias.

https://www.facebook.com/tekever/?locale=pt_PT
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Força Aérea Brasileira / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por Vitor Santos em Outubro 10, 2024, 07:10:13 pm »
CRUZEX 2024 Exercício multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira reúne 16 países e mais de 50 aeronaves


Citar
O Exercício Cruzeiro do Sul 2024 será realizado na Base Aérea de Natal (BANT) entre os dias 3 e 15 de novembro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. Esta edição reúne 16 países e cerca de 50 aeronaves.

Participam com esquadrões de voo em território brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; com pessoal para realizar tarefas espaciais e cibernéticas: Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru; e como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.


O exercício organizado pela FAB permite que os militares treinem o combate aéreo em operações combinadas. Dessa forma, diferentes nações atuam em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes. Trata-se de uma operação aérea multinacional comandada pela FAB desde 2002.

Conforme o Diretor da CRUZEX 2024, que também é o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, o objetivo do exercício é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as nações participantes, compartilhando uma experiência comum nos cenários de Composite Air Operations (COMAO) e Missões de Guerra Convencional, incluindo Espaço e Operações Cibernéticas.

“A realização de mais uma edição do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina visa a fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores. É uma oportunidade, tanto para os militares da FAB como dos outros 15 países participantes, de agregar conhecimentos possibilitando experiências em cenários de ação conjunta”, ressalta o Oficial-General.


Dinâmica do treinamento

A CRUZEX introduzirá um novo elemento em suas operações em 2024: o domínio cibernético. Reconhecido como o exercício militar mais significativo da região, nesta edição, o CRUZEX apresentará o CRUZEX CYBER, um exercício cibernético simulado que expandirá os domínios de treinamento ao integrar operações cibernéticas com operações aéreas. Com o objetivo de aumentar a consciência situacional diante dos desafios de conflitos modernos, o CRUZEX CYBER empregará um formato Capture The Flag (CTF) para testar e melhorar a segurança de sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais.

Durante os 13 dias de exercício, o foco será o treinamento e a prontidão dos Esquadrões de Voo. Além disso, haverá missões de treinamento como varredura; escolta; inteligência, vigilância e reconhecimento; ataque; patrulha aérea de combate, reabastecimento em voo, entre outros.

Aeronaves


Dos países participantes com aeronaves, o Brasil estará presente com os caças F-39 Gripen, F-5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil (MB); a Argentina, com IA-63 Pampa e KC-130H; o Chile com o KC-135 e F-16; a Colômbia com KC-767; os Estados Unidos com F-15 e KC-46 (767); Paraguai com AT-27 e C-212; Peru com KT-1P e KC-130; e Portugal com KC-390.

Histórico do CRUZEX

A CRUZEX I foi realizada em 2002 a partir de Canoas (RS) e reuniu três países: Brasil, Argentina e França. O Chile participou como observador.

A CRUZEX II ocorreu a partir de Natal (RN) dois anos depois, em 2004, e reuniu quatro países: Argentina, Brasil, França e Venezuela. África do Sul, Peru e Uruguai foram observadores.

Em 2006, a CRUZEX III foi realizada a partir de Anápolis (GO) e contou com a participação de sete países: Argentina, Brasil, Chile, França, Peru, Uruguai e Venezuela.

A CRUZEX IV foi realizada em 2008, a partir de Natal (RN) e participaram cinco países: Brasil, Chile, França, Uruguai e Venezuela. Como observadores estiveram presentes outros sete países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Grã-Bretanha, Peru e Paraguai.

Em 2010 a CRUZEX V, realizada em Natal (RN), reuniu cinco países participantes (Brasil, Argentina, Chile, França e Estados Unidos) e outros seis como observadores (Bolívia, Equador, Canadá, Inglaterra, Colômbia e Paraguai).

Em 2012 o exercício foi dedicado exclusivamente à área de Comando e Controle (CRUZEX C2) e também ocorreu em Natal (RN), quando reuniu 12 países: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Peru, Suécia, Uruguai e Venezuela. Portugal participou como observador.

Em 2013 aconteceu a CRUZEX VI, com participações do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Estiveram presentes as aeronaves do Brasil (F-5EM/FM, F-2000 Mirage, R/A-1 Falcão, A-29 Super Tucano, K/C- 130H Hércules, E-99, SC-105 Amazonas, H-1H Iroquois, H-60 BlackHawk, H-34 Super Puma e AH-2 Sabre). Outros países: Caças F-16 Fighting Falcon e A-37 Dragonfly. Os treinamentos aconteceram na Base Aérea de Natal (RN) e na Base Aérea de Recife (PE).

A mais recente edição ocorreu há seis anos, em 2018, em Natal (RN). A CRUZEX VII reuniu aeronaves e militares do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai participaram com militares e aeronaves; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela.

Está agendado, exclusivamente, para o dia 4 de novembro o Media Day. Neste dia também ocorrerá o Media Flight, no qual está previsto a presença de profissionais a bordo das aeronaves da FAB KC-390 Millennium e C-105 Amazonas. Importante salientar que, em razão das restrições de segurança de voo, o número de vagas nas aeronaves é limitado, e os profissionais selecionados serão informados posteriormente pela comunicação da Cruzex 2024.

FONTE: Cecomsaer
 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/cruzex-2024-exercicio-multinacional-organizado-pela-forca-aerea-brasileira-reune-16-paises-e-mais-de-50-aeronaves
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