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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Pescador em Outubro 11, 2024, 07:56:07 pm »Às vezes mais valia as pessoas estarem caladas, em vez de especularem. Qualquer navio passa, em média, entre 30 e 40% da sua vida em períodos de manutenção mais ou menos prolongados, daí a regra geral ser adquirir o triplo dos navios que se pretende ter a navegar a cada instante… 1/3 está a navegar, 1/3 em prontidão ou treino e 1/3 em manutenção. Quando a missão é vital e não pode haver margem para erro, adquirem-se quatro navios para cada navio a navegar; por exemplo, é isso que se faz com os SSBN. Os Ingleses e os Franceses têm 4 para garantir que está sempre um a navegar, mesmo em caso de imprevistos. E, além disso, é essa também a razão porque o CEMA quer quatro submarinos…
Nada, mas nada do que se sabe, indica que o Tridente esteja inoperacional ou seja “vaca” de longo prazo para o Arpão. É normal navios em manutenção servirem temporariamente de “vacas” para os operacionais, todas as Marinhas fazem isso. Os dois navios tiveram os seus MLU e a explicação mais plausível é que o Tridente esteja a passar por um período de manutenção normal. A não ser que alguém tenha confirmação que o Tridente está em processo de desativação, era melhor que não andassem a especular e a dizer mal só porque sim…
Eu vou especular;
Eu especulo que nestes últimos... digamos dois anos... digamos... desde um pouco antes de o Gouveia e Melo lançar a ideia de comprar mais dois Subs, os dois que temos têm feito ... digmos ... mais horas no mar que o habitual.
É que o homem tem jeito para estas coisas.
Lança a ideia e faz tudo para os submarinos dele aparecerem nas notícias.
E lança o boato de trocar a presidência por mais dois...
Claro que precisam de manutenção.
Mas um está em missão neste momento.
Muitos gostariam que o CEMFA tivesse tanto jeito para vender o F-35.
Só que o coitado não tem.
Hoje ainda assisti ao live-streaming da apresentação da FAP no Air Summit.
Lá foi repetida a mesma rábula de que temos que comprar F-35, sendo que a justificação é ... que temos que comprar o F-35.
Agora, o que é mais provável a médio prazo?
- 20 F-35 ou 2 submarinos adicionais?
saabGipen
a especular
E a rabula rasca de termos de comprar a treta dos Tucanitos versão 5 3/4?
E a outra rabula que queriam engendrar de comprar os Gripen?
Isso até era mais novelas da Globo
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Outubro 11, 2024, 07:52:59 pm »Então e malta dos "Foguetes e das canas", aka, "Liga dos Amigos das festarolas do corte de chapas e das moedinhas", não aparece aqui a comentar essas coisas? Ainda estão a comemorar...
Saudações
P.S. Não estará em manutenção?
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/6288-2024-867844547CitarConsiderando a necessidade de aquisição de sobressalentes destinados às manutenções planeadas nos compressores de ar do NRP Álvares Cabral, NRP D. Francisco de Almeida, NRP António Enes e NRP Tridente;
Se formos ver as datas, o Arpão atrasa uns meses a duração do seu MLU( alguma peça que não pagaram logo e não veio a tempo). Mas depois do Arpão, deveria ir o Tridente, que não foi imediatamente, pois começa a guerra da Ucrânia e alegaram algo sobre ter de haver mais disponibilidades de meios. Afinal se fossem 3 ou 4 , a questão não se colocava.
Mas se o o Tridente entretanto até foi para MLU e, calculando um período de tempo aproximado ao do Arpão, teria terminado no ano passado ou no inicio deste ano.
Então e a seguir vai para manutenção? A sério que fez o MLU como o Arpão ou foi só para manutenção, adiando o MLU?
É essa a questão só. Mas não é uma questão leve
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por saabGripen em Outubro 11, 2024, 07:48:22 pm »Às vezes mais valia as pessoas estarem caladas, em vez de especularem. Qualquer navio passa, em média, entre 30 e 40% da sua vida em períodos de manutenção mais ou menos prolongados, daí a regra geral ser adquirir o triplo dos navios que se pretende ter a navegar a cada instante… 1/3 está a navegar, 1/3 em prontidão ou treino e 1/3 em manutenção. Quando a missão é vital e não pode haver margem para erro, adquirem-se quatro navios para cada navio a navegar; por exemplo, é isso que se faz com os SSBN. Os Ingleses e os Franceses têm 4 para garantir que está sempre um a navegar, mesmo em caso de imprevistos. E, além disso, é essa também a razão porque o CEMA quer quatro submarinos…
Nada, mas nada do que se sabe, indica que o Tridente esteja inoperacional ou seja “vaca” de longo prazo para o Arpão. É normal navios em manutenção servirem temporariamente de “vacas” para os operacionais, todas as Marinhas fazem isso. Os dois navios tiveram os seus MLU e a explicação mais plausível é que o Tridente esteja a passar por um período de manutenção normal. A não ser que alguém tenha confirmação que o Tridente está em processo de desativação, era melhor que não andassem a especular e a dizer mal só porque sim…
Eu vou especular;
Eu especulo que nestes últimos... digamos dois anos... digamos... desde um pouco antes de o Gouveia e Melo lançar a ideia de comprar mais dois Subs, os dois que temos têm feito ... digmos ... mais horas no mar que o habitual.
É que o homem tem jeito para estas coisas.
Lança a ideia e faz tudo para os submarinos dele aparecerem nas notícias.
E lança o boato de trocar a presidência por mais dois...
Claro que precisam de manutenção.
Mas um está em missão neste momento.
Muitos gostariam que o CEMFA tivesse tanto jeito para vender o F-35.
Só que o coitado não tem.
Hoje ainda assisti ao live-streaming da apresentação da FAP no Air Summit.
Lá foi repetida a mesma rábula de que temos que comprar F-35, sendo que a justificação é ... que temos que comprar o F-35.
Agora, o que é mais provável a médio prazo?
- 20 F-35 ou 2 submarinos adicionais?
saabGipen
a especular
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Pescador em Outubro 11, 2024, 07:42:30 pm »Às vezes mais valia as pessoas estarem caladas, em vez de especularem. Qualquer navio passa, em média, entre 30 e 40% da sua vida em períodos de manutenção mais ou menos prolongados, daí a regra geral ser adquirir o triplo dos navios que se pretende ter a navegar a cada instante… 1/3 está a navegar, 1/3 em prontidão ou treino e 1/3 em manutenção. Quando a missão é vital e não pode haver margem para erro, adquirem-se quatro navios para cada navio a navegar; por exemplo, é isso que se faz com os SSBN. Os Ingleses e os Franceses têm 4 para garantir que está sempre um a navegar, mesmo em caso de imprevistos. E, além disso, é essa também a razão porque o CEMA quer quatro submarinos…
Nada, mas nada do que se sabe, indica que o Tridente esteja inoperacional ou seja “vaca” de longo prazo para o Arpão. É normal navios em manutenção servirem temporariamente de “vacas” para os operacionais, todas as Marinhas fazem isso. Os dois navios tiveram os seus MLU e a explicação mais plausível é que o Tridente esteja a passar por um período de manutenção normal. A não ser que alguém tenha confirmação que o Tridente está em processo de desativação, era melhor que não andassem a especular e a dizer mal só porque sim…
Não reparei em grande especulação.
Foi verdade que o MLU atrasou. Depois do Arpão que também atrasou a duração do MLU o Tridente não foi logo, alegando algo com a necessidade de prontidão.
Se fez o MLU entretanto, melhor. Mas se fez MLU porque vai logo a seguir para manutenção? Passou quanto tempo desde o suposto MLU? 1 ano? meses?
Ninguém falou de vacas, Isso é "normal" nas FA por incúria na aplicação de verbas de manutenção. Acontece ter estado 2/ 3 da frota de Merlin parados, mais de metade da de C295, das 5 fragatas 4 delas estiveram durante meses imobilizadas e, dos 5 lynx muito tempo todos fora de serviço.
Isso é normal onde?
Alguma vez adega ficou assim tão desfalcada?
Normal normal seria outra coisa. Ou seja, o planeamento e cumprimento de prazos
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Força Aérea Portuguesa / Re: Primeiro avião português (2025)
« Última mensagem por saabGripen em Outubro 11, 2024, 07:28:29 pm »Citação de: JohnM
TEKEVER ARX:
Outro produto que faz parte da agenda mobilizadora é um drone de grandes dimensões, com 12 metros de envergadura de asas, que será produzido pela Tekever.
“Quando começar a ser produzido será necessária uma nova linha, muito mais gente, quase uma nova fábrica”, antecipa, contabilizando a criação de 160 postos de trabalho para apenas um turno.
Como a minha família é toda de Ponte de Sôr e ainda temos a casa dos meus avós maternos numa aldeia vizinha, espero sempre que tudo corra pelo melhor, lol… passei umas infância e adolescência muito felizes em Ponte de Sôr 😊
Ab
Estou a planear lá ir para assistir à apresentação do ARX, já com um PMD de 600kgs, uma autonomia de 24+ hrs e um payload de 150 kgs a Tekever está a entrar no mercado dos drones de um patamar bem superior.
Abraços
Não me parece que vai ver o ARX.
Apenas uma asa (ver novamente o Facebook deles).
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Mundo / Re: Mobilidade
« Última mensagem por Lusitano89 em Outubro 11, 2024, 07:14:11 pm »Transportes públicos: qual é a melhor e a pior cidade?
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Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: ALX Super Tucano
« Última mensagem por Lusitano89 em Outubro 11, 2024, 06:24:22 pm »30
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por JohnM em Outubro 11, 2024, 03:56:22 pm »Às vezes mais valia as pessoas estarem caladas, em vez de especularem. Qualquer navio passa, em média, entre 30 e 40% da sua vida em períodos de manutenção mais ou menos prolongados, daí a regra geral ser adquirir o triplo dos navios que se pretende ter a navegar a cada instante… 1/3 está a navegar, 1/3 em prontidão ou treino e 1/3 em manutenção. Quando a missão é vital e não pode haver margem para erro, adquirem-se quatro navios para cada navio a navegar; por exemplo, é isso que se faz com os SSBN. Os Ingleses e os Franceses têm 4 para garantir que está sempre um a navegar, mesmo em caso de imprevistos. E, além disso, é essa também a razão porque o CEMA quer quatro submarinos…
Nada, mas nada do que se sabe, indica que o Tridente esteja inoperacional ou seja “vaca” de longo prazo para o Arpão. É normal navios em manutenção servirem temporariamente de “vacas” para os operacionais, todas as Marinhas fazem isso. Os dois navios tiveram os seus MLU e a explicação mais plausível é que o Tridente esteja a passar por um período de manutenção normal. A não ser que alguém tenha confirmação que o Tridente está em processo de desativação, era melhor que não andassem a especular e a dizer mal só porque sim…
Nada, mas nada do que se sabe, indica que o Tridente esteja inoperacional ou seja “vaca” de longo prazo para o Arpão. É normal navios em manutenção servirem temporariamente de “vacas” para os operacionais, todas as Marinhas fazem isso. Os dois navios tiveram os seus MLU e a explicação mais plausível é que o Tridente esteja a passar por um período de manutenção normal. A não ser que alguém tenha confirmação que o Tridente está em processo de desativação, era melhor que não andassem a especular e a dizer mal só porque sim…