Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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LM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1110 em: Junho 09, 2021, 06:33:12 pm »
Citar
Material e serviços a fornecer pelo Estado, designadamente os equipamentos e sistemas «SEWACO» — Sensors Weapons and Communications a integrar nos navios, o apoio logístico à construção, bem como o acompanhamento e fiscalização das construções, e a prestação de serviços de gestão, até ao montante máximo de € 69 000 000

Este valor não é algo "reduzido"...?

Esta publicação é estabelecer o orçamento disponivel e "delegar" na  idD — Portugal Defence,  S.A. o processo (escolher fabricante, etc)?

É bem superior ao da 1ª e 2ª serie.

Citar
a aquisição de dois sistemas Medusa MK4/B Fire Control System (FCS) e dois sistemas artilharia 30 mm ATK RC MARLIN-WS, com os respetivos sobressalentes, ferramentas, manuais, formação e instalação a bordo, para equipar os NPO 3 e 4, a realizar através da NATO Support and Procurement Agency (NSPA), até ao montante máximo de 6 500 000,00 (euro) (seis milhões e quinhentos mil euros)

Mas o valor não é só para o armamento, é também para sensores, comunicações (e fiscalização); e um radar "militar" e, se houver milagre, capacidade ELINT & COMINT ... vai custar dinheiro.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1111 em: Junho 09, 2021, 06:44:17 pm »
Relativamente aos NPO, os próximos serão de 3º geração, com várias melhorias a vários níveis, pois o atual design tem mais de 20 anos.
Uma ideia do que poderão ser:
http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/TKMS1.jpg

o que quer dizer por terceira geração ????
É por serem construidos depois dos dois primeiros pares, ou por serem assim tão mais evoluídos que os que foram construìdos há mais de dez anos  ???
O design tem bem mais que vinte anos, se não vejamos......

“O caso do Navio Patrulha Oceânico (NPO) é paradigmático (…)
Anos 70 – reconhecida, pelo menos informalmente, a necessidade de plataformas específicas, concebidas para a execução de modo económico das tarefas de serviço público;
Anos 80 – criado o GAPO “grupo do anteprojecto do patrulha oceânico”;
Outubro 1991- é aprovado o conceito de emprego e os objectivos operacionais do NPO;
Julho de 1997 – é criado o GTPAT, “grupo de trabalho do patrulha oceânico” que elaborou o “Requisito Formal de Necessidade”, os “Objectivos Operacionais” e os “Requisitos Operacionais”;
Novembro de 1998 – promulgado o POA 5 (Requisitos Operacionais do Navio Patrulha Oceânico); criado um grupo de trabalho com elementos do Estado-Maior da Armada, Direcção de Navios e Arsenal do Alfeite, para iniciar a elaboração do anteprojecto;
Dezembro de 1999 – elaborado na Direcção de Navios a “especificação técnica”;
Março de 2000 – apresentado pelo Chefe do Estado-maior da Armada ao Ministro da Defesa Nacional um programa de aquisição de 10+2 NPO’s;
Janeiro de 2001 – publicado o despacho conjunto 15/2001 (Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa Nacional, Ministro das Finanças, Ministro da Economia, Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território)
Março de 2001 – apresentada uma consulta formal aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo;
Julho de 2001 – Os ENVC apresentam uma proposta para discussão;
Outubro 2001 – iniciam-se as negociações Marinha/ENVC;
Setembro de 2002 – concluem-se as negociações chegando a Marinha/MDN a acordo com os ENVC;
15OUT2002 – assinatura do contrato de construção de dois NPO’s pelo Primeiro-ministro em Viana do Castelo;
19DEZ2002 – obtido o visto do Tribunal de Contas. O contrato entrou em vigor no dia seguinte.
JUL2005 – data aprazada para entrega do primeiro NPO”.
Como é sabido o primeiro navio foi definitivamente entregue em 2011.


https://www.operacional.pt/uma-manha-no-%E2%80%9Cviana-do-castelo%E2%80%9D-i/

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 09, 2021, 06:47:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1112 em: Junho 09, 2021, 06:53:51 pm »
E os 69 milhões incluem a fiscalização do projecto. Por isso é ainda menos dinheiro para equipamento.

Se aquele orçamento incluir o armamento, não dará para grande coisa, dá para a Marlin e pouco mais. Também se pode dar o caso de se repetir o episódio do Sines e do Setúbal, ou seja, navios ao serviço, e armamento nem vê-lo.

Intrigante e interessante :

Por outro lado, existe a necessidade de dotar os novos navios com capacidades multifunções que lhes acrescentem flexibilidade de emprego operacional e que permitam contribuir e dar resposta a missões no extremo superior do espetro de empenhamentos, com particular realce para a guerra de minas, a vigilância submarina, a projeção de força e a recolha de informações operacionais.

Essas capacidades acrescidas permitirão empregar esses NPO no quadro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, através da possível participação no âmbito da segurança coletiva, viabilizando também o empenhamento destes meios navais no contexto da Organização das Nações Unidas e da UE, em missões de segurança marítima e em operações de paz.


Essa de recolha de informações operacionais será o quê ???
Vou-me rir com apenas 69 milhões para armamento e sensores de seis NPO's, vão ficar mesmo bem apetrechados para tantas missões, talqual os Kualitas civis. :bang:

Isto é mesmo ridículo, o segundo par de NPO's está ao serviço há mais de dois anos sem o armamento principal, que estava orçado em cerca de oito milhões, rpt apenas oito milhões, e esta gentinha vem agora dizer que os futuros seis navios vão ser pau para toda a obra !!
Só acredita quem quer, mas que andam mesmo a gozar com o pagode e a brincar com a  Defesa Nacional lá isso andam, e já há muitas décadas !!

Abraços
« Última modificação: Junho 09, 2021, 07:02:00 pm por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1113 em: Junho 09, 2021, 07:21:16 pm »
E os 69 milhões incluem a fiscalização do projecto. Por isso é ainda menos dinheiro para equipamento.

Se aquele orçamento incluir o armamento, não dará para grande coisa, dá para a Marlin e pouco mais. Também se pode dar o caso de se repetir o episódio do Sines e do Setúbal, ou seja, navios ao serviço, e armamento nem vê-lo.

Intrigante e interessante :

Por outro lado, existe a necessidade de dotar os novos navios com capacidades multifunções que lhes acrescentem flexibilidade de emprego operacional e que permitam contribuir e dar resposta a missões no extremo superior do espetro de empenhamentos, com particular realce para a guerra de minas, a vigilância submarina, a projeção de força e a recolha de informações operacionais.

Essas capacidades acrescidas permitirão empregar esses NPO no quadro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, através da possível participação no âmbito da segurança coletiva, viabilizando também o empenhamento destes meios navais no contexto da Organização das Nações Unidas e da UE, em missões de segurança marítima e em operações de paz.


Essa de recolha de informações operacionais será o quê ???
Vou-me rir com apenas 69 milhões para armamento e sensores de seis NPO's, vão ficar mesmo bem apetrechados para tantas missões, talqual os Kualitas civis. :bang:

Isto é mesmo ridículo, o segundo par de NPO's está ao serviço há mais de dois anos sem o armamento principal, que estava orçado em cerca de oito milhões, rpt apenas oito milhões, e esta gentinha vem agora dizer que os futuros seis navios vão ser pau para toda a obra !!
Só acredita quem quer, mas que andam mesmo a gozar com o pagode e a brincar com a  Defesa Nacional lá isso andam, e já há muitas décadas !!

Abraços

São só palavras bonitas para associar os NPO aos projectos PESCO.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1114 em: Junho 09, 2021, 07:53:20 pm »
Relativamente aos NPO, os próximos serão de 3º geração, com várias melhorias a vários níveis, pois o atual design tem mais de 20 anos.
Uma ideia do que poderão ser:
http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/TKMS1.jpg

o que quer dizer por terceira geração ????
É por serem construidos depois dos dois primeiros pares, ou por serem assim tão mais evoluídos que os que foram construìdos há mais de dez anos  ???
O design tem bem mais que vinte anos, se não vejamos......

“O caso do Navio Patrulha Oceânico (NPO) é paradigmático (…)
Anos 70 – reconhecida, pelo menos informalmente, a necessidade de plataformas específicas, concebidas para a execução de modo económico das tarefas de serviço público;
Anos 80 – criado o GAPO “grupo do anteprojecto do patrulha oceânico”;
Outubro 1991- é aprovado o conceito de emprego e os objectivos operacionais do NPO;
Julho de 1997 – é criado o GTPAT, “grupo de trabalho do patrulha oceânico” que elaborou o “Requisito Formal de Necessidade”, os “Objectivos Operacionais” e os “Requisitos Operacionais”;
Novembro de 1998 – promulgado o POA 5 (Requisitos Operacionais do Navio Patrulha Oceânico); criado um grupo de trabalho com elementos do Estado-Maior da Armada, Direcção de Navios e Arsenal do Alfeite, para iniciar a elaboração do anteprojecto;
Dezembro de 1999 – elaborado na Direcção de Navios a “especificação técnica”;
Março de 2000 – apresentado pelo Chefe do Estado-maior da Armada ao Ministro da Defesa Nacional um programa de aquisição de 10+2 NPO’s;
Janeiro de 2001 – publicado o despacho conjunto 15/2001 (Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa Nacional, Ministro das Finanças, Ministro da Economia, Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território)
Março de 2001 – apresentada uma consulta formal aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo;
Julho de 2001 – Os ENVC apresentam uma proposta para discussão;
Outubro 2001 – iniciam-se as negociações Marinha/ENVC;
Setembro de 2002 – concluem-se as negociações chegando a Marinha/MDN a acordo com os ENVC;
15OUT2002 – assinatura do contrato de construção de dois NPO’s pelo Primeiro-ministro em Viana do Castelo;
19DEZ2002 – obtido o visto do Tribunal de Contas. O contrato entrou em vigor no dia seguinte.
JUL2005 – data aprazada para entrega do primeiro NPO”.
Como é sabido o primeiro navio foi definitivamente entregue em 2011.


https://www.operacional.pt/uma-manha-no-%E2%80%9Cviana-do-castelo%E2%80%9D-i/

Cumprimentos

É o retrato fiel, de como são levadas a sério as questões de soberania e defesa nacional, pelos nossos sucessivos governos.
Cps,
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1115 em: Junho 09, 2021, 08:12:29 pm »
Relativamente aos NPO, os próximos serão de 3º geração, com várias melhorias a vários níveis, pois o atual design tem mais de 20 anos.
Uma ideia do que poderão ser:
http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/TKMS1.jpg

o que quer dizer por terceira geração ????
É por serem construidos depois dos dois primeiros pares, ou por serem assim tão mais evoluídos que os que foram construìdos há mais de dez anos  ???
O design tem bem mais que vinte anos, se não vejamos......

“O caso do Navio Patrulha Oceânico (NPO) é paradigmático (…)
Anos 70 – reconhecida, pelo menos informalmente, a necessidade de plataformas específicas, concebidas para a execução de modo económico das tarefas de serviço público;
Anos 80 – criado o GAPO “grupo do anteprojecto do patrulha oceânico”;
Outubro 1991- é aprovado o conceito de emprego e os objectivos operacionais do NPO;
Julho de 1997 – é criado o GTPAT, “grupo de trabalho do patrulha oceânico” que elaborou o “Requisito Formal de Necessidade”, os “Objectivos Operacionais” e os “Requisitos Operacionais”;
Novembro de 1998 – promulgado o POA 5 (Requisitos Operacionais do Navio Patrulha Oceânico); criado um grupo de trabalho com elementos do Estado-Maior da Armada, Direcção de Navios e Arsenal do Alfeite, para iniciar a elaboração do anteprojecto;
Dezembro de 1999 – elaborado na Direcção de Navios a “especificação técnica”;
Março de 2000 – apresentado pelo Chefe do Estado-maior da Armada ao Ministro da Defesa Nacional um programa de aquisição de 10+2 NPO’s;
Janeiro de 2001 – publicado o despacho conjunto 15/2001 (Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa Nacional, Ministro das Finanças, Ministro da Economia, Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território)
Março de 2001 – apresentada uma consulta formal aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo;
Julho de 2001 – Os ENVC apresentam uma proposta para discussão;
Outubro 2001 – iniciam-se as negociações Marinha/ENVC;
Setembro de 2002 – concluem-se as negociações chegando a Marinha/MDN a acordo com os ENVC;
15OUT2002 – assinatura do contrato de construção de dois NPO’s pelo Primeiro-ministro em Viana do Castelo;
19DEZ2002 – obtido o visto do Tribunal de Contas. O contrato entrou em vigor no dia seguinte.
JUL2005 – data aprazada para entrega do primeiro NPO”.
Como é sabido o primeiro navio foi definitivamente entregue em 2011.


https://www.operacional.pt/uma-manha-no-%E2%80%9Cviana-do-castelo%E2%80%9D-i/

Cumprimentos

É o retrato fiel, de como são levadas a sério as questões de soberania e defesa nacional, pelos nossos sucessivos governos.
Cps,

Não só dos DesGovernos, as altas chefias Militares, tem a sua quota de culpa nesta situação !!!!!

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« Responder #1116 em: Junho 09, 2021, 08:17:24 pm »
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Anos 70 – reconhecida, pelo menos informalmente, a necessidade de plataformas específicas, concebidas para a execução de modo económico das tarefas de serviço público;
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Julho de 1997 – é criado o GTPAT, “grupo de trabalho do patrulha oceânico” que elaborou o “Requisito Formal de Necessidade”, os “Objectivos Operacionais” e os “Requisitos Operacionais”;
Novembro de 1998 – promulgado o POA 5 (Requisitos Operacionais do Navio Patrulha Oceânico); criado um grupo de trabalho com elementos do Estado-Maior da Armada, Direcção de Navios e Arsenal do Alfeite, para iniciar a elaboração do anteprojecto;
Dezembro de 1999 – elaborado na Direcção de Navios a “especificação técnica”;
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É o retrato fiel, de como são levadas a sério as questões de soberania e defesa nacional, pelos nossos sucessivos governos.
Cps,

Não só dos DesGovernos, as altas chefias Militares, tem a sua quota de culpa nesta situação !!!!!

As situações de obsolescência de material são reportadas a quem de direito, que por norma ficam a espera de melhores dias (leia-se financiamento), o normal por terras Lusas....
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1117 em: Junho 09, 2021, 08:30:39 pm »
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É por serem construidos depois dos dois primeiros pares, ou por serem assim tão mais evoluídos que os que foram construìdos há mais de dez anos  ???
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“O caso do Navio Patrulha Oceânico (NPO) é paradigmático (…)
Anos 70 – reconhecida, pelo menos informalmente, a necessidade de plataformas específicas, concebidas para a execução de modo económico das tarefas de serviço público;
Anos 80 – criado o GAPO “grupo do anteprojecto do patrulha oceânico”;
Outubro 1991- é aprovado o conceito de emprego e os objectivos operacionais do NPO;
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Novembro de 1998 – promulgado o POA 5 (Requisitos Operacionais do Navio Patrulha Oceânico); criado um grupo de trabalho com elementos do Estado-Maior da Armada, Direcção de Navios e Arsenal do Alfeite, para iniciar a elaboração do anteprojecto;
Dezembro de 1999 – elaborado na Direcção de Navios a “especificação técnica”;
Março de 2000 – apresentado pelo Chefe do Estado-maior da Armada ao Ministro da Defesa Nacional um programa de aquisição de 10+2 NPO’s;
Janeiro de 2001 – publicado o despacho conjunto 15/2001 (Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa Nacional, Ministro das Finanças, Ministro da Economia, Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território)
Março de 2001 – apresentada uma consulta formal aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo;
Julho de 2001 – Os ENVC apresentam uma proposta para discussão;
Outubro 2001 – iniciam-se as negociações Marinha/ENVC;
Setembro de 2002 – concluem-se as negociações chegando a Marinha/MDN a acordo com os ENVC;
15OUT2002 – assinatura do contrato de construção de dois NPO’s pelo Primeiro-ministro em Viana do Castelo;
19DEZ2002 – obtido o visto do Tribunal de Contas. O contrato entrou em vigor no dia seguinte.
JUL2005 – data aprazada para entrega do primeiro NPO”.
Como é sabido o primeiro navio foi definitivamente entregue em 2011.


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É o retrato fiel, de como são levadas a sério as questões de soberania e defesa nacional, pelos nossos sucessivos governos.
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Não só dos DesGovernos, as altas chefias Militares, tem a sua quota de culpa nesta situação !!!!!

As situações de obsolescência de material são reportadas a quem de direito, que por norma ficam a espera de melhores dias (leia-se financiamento), o normal por terras Lusas....
Cps,

Eu nem me vou dar ao trabalho de responder a isso porque iria demorar muito tempo a elencar os exemplos mais gritantes de cativações e alocações verbas avultadas a departamentos e serviços que não justificam tais alocações.
O actual Orçamento de Defesa tem, bem explicitos esses exemplos basta ler algumas páginas do documento, para se chegar a essa conclusão, e fico-me por aqui......com este de 2020 :

Portugal announces 2020 defence budget
Victor Barreira, Istanbul - Jane's Defence Weekly
19 December 2019

The Portuguese government released the country’s budget bill on 16 December, which includes EUR2,445.7 million (USD2,721.2 million) for defence, a 23.1% increase from EUR1,987.4 million in 2019.

EUR564.2 million will go to the army, EUR447.1 million to the air force, EUR485.8 million to the navy, and EUR142 million to the general staff. In addition, EUR315 million was allocated for procurement, EUR7.6 million for technical co-operation, EUR13.5 million for research, and EUR60 million for foreign military operations.

Among the aims of the 2020 defence budget is to prepare the armed forces for the next decade and to boost the defence industry through co-operative programmes, including the EU’s Permanent Structured Cooperation (PESCO) in defence and the European Defence Fund.

https://www.janes.com/article/93309/portugal-announces-2020-defence-budget

Tenho algumas perguntas a fazer se alguém quiser ou souber responder agradecia.

O orçamento da defesa para 2020 é de 2.445,7 Milhões ???
2.445,7 Milhões só ?????

Mas se o PM afirmou que o Orçamento da defesa estaria bem acima dos 1,5%, 2.445,7 Milhões representam o quê do nosso PIB de 2019 ???
O PIB de 2018 foi de 201.000 Milhões o de 2019 será que chegou aos 207.000 Milhões ??
Se chegou então os 2.445,7 milhões representam 1,16%, rpt 1,16% do PIB quando o sr Costa afirmou o que afirmou sobre o aumento da despesa com a Defesa Nacional !!

Mesmo estes 1,16% do PIB, se estiver correcto nas minhas contas, se fossem integralmente utilizados na DN não era mau , mas a realidade é que nem estes 2.445 milhões serão aplicados na Dita Defesa Nacional.

Se somarmos as parcelas das diversas despesas dos Ramos e afins chegamos ao valor de 2.035 milhões ou seja ficam a faltar mais de 400 milhões, que não sabemos para onde irão.
Mas por outro lado……

https://www.dn.pt/poder/meta-de-2-do-pib-em-2024-implica-gastar-mais-de-4-mil-milhoes-anuais-em-defesa-9574390.html

Segundo estimativas divulgadas terça-feira pela NATO, Portugal destinou 1,24% do PIB - 2 398 milhões de euros - na Defesa em 2017. Esses valores subirão este ano para 1,36% do PIB - mais 330 milhões de euros, para 2 728 milhões.

Note-se que cada décima do PIB será maior a cada novo ano, à luz das previsões do FMI sobre o crescimento da economia portuguesa: 3,4% do PIB em 2019 (para 207,6 mil milhões de euros), 3,2% em 2020 (214,3 mil milhões) e 2,9% em cada um dos três anos seguintes (atingindo os 233,6 mil milhões em 2023) - pelo que o orçamento da Defesa em 2024 ultrapassará os 4 mil milhões de euros.

… o que prova que os valores que internamente são anunciados/publicados não coincidem com os que são divulgados externamente, onde está a verdade ???
se os 1,36% do PIB de 2019, 207.600 milhões fossem verdade e reais, a Defesa teria 2.823 milhões, só mais 380 milhões que o orçamento alocado á defesa para 2020.
Mais comentários para quê ????
São os artistas da Má-Língua no seu melhor !!

Abraços
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1118 em: Junho 09, 2021, 09:41:20 pm »
Meko OPV´s pago para ver  :)

Coloca na Meko OPV o mesmo radar e o mesmo armamento do NPO 2000....

Qual a diferença? Chapa quinada?

Um navio é uma plataforma,  não se define por um design bonito. Define-se pelo equipamento que podes instalar nele:  €€€€

Com este orçamento vão fazer .. uma festa........ :bang:

A mim não me enganam!
 
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« Responder #1119 em: Junho 09, 2021, 10:35:57 pm »
Meko OPV´s pago para ver  :)

Coloca na Meko OPV o mesmo radar e o mesmo armamento do NPO 2000....

Qual a diferença? Chapa quinada?

Um navio é uma plataforma,  não se define por um design bonito. Define-se pelo equipamento que podes instalar nele:  €€€€

Com este orçamento vão fazer .. uma festa........ :bang:

A mim não me enganam!

Não se trata de enganar ou não, serão plataformas com algumas alterações ao design (3ª geração), e com novas valências, já faladas por aqui. É o conceito "Low-High", materializado pelos novos OPV e no futuro pelas FFG, de nova geração.
Como é óbvio, não iremos ter uma classe Holland, mas os navios servirão os objetivos mínimos, aportando algum valor a embrionária industria naval...
Houvesse outras vontades, e poder-se-iam criar parcerias internacionais interessantes no âmbito da construção naval, mas certas mentes são muito "quadradas"...
Quem nos governa, não pode esquecer que o nosso espaço marítimo de interesse é gigantesco, e manter a soberania/vigilância nesses espaços é do profundo interesse nacional, não deixando que outros ocupem os espaços vazios, sendo esses outros, "amigos" e "aliados" assim como potências em ascensão, como seja a China e o crescente poder naval russo.
O atlântico será uma sala de visitas interessante nos próximos anos/décadas, até os nossos "amigos" iranianos por cá andam, em trânsito para a Venezuela.
Cps,
 
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dc

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1120 em: Junho 09, 2021, 11:43:55 pm »
Meko OPV´s pago para ver  :)

Coloca na Meko OPV o mesmo radar e o mesmo armamento do NPO 2000....

Qual a diferença? Chapa quinada?

Um navio é uma plataforma,  não se define por um design bonito. Define-se pelo equipamento que podes instalar nele:  €€€€

Com este orçamento vão fazer .. uma festa........ :bang:

A mim não me enganam!

A grande vantagem de um projecto novo, seria a inclusão do hangar, pois seria a única diferença palpável no design base. Mas mesmo assim nem helicópteros há para as fragatas, quanto mais para os NPOs. Seria mais uma capacidade subaproveitada, como é norma.
De resto, é o que digo, entre gastar dinheiro extra num novo projecto, todo xpto, ou pegar no NPO, e usar esse dinheiro para melhorias de sensores e armamento, preferia o segundo. No fim de contas, enviar um OPV tipo Holland, sem armamento, sem radar, sem EO, e com hangar vazio, vale o mesmo que enviar o Setúbal.
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1121 em: Junho 09, 2021, 11:54:39 pm »
Meko OPV´s pago para ver  :)

Coloca na Meko OPV o mesmo radar e o mesmo armamento do NPO 2000....

Qual a diferença? Chapa quinada?

Um navio é uma plataforma,  não se define por um design bonito. Define-se pelo equipamento que podes instalar nele:  €€€€

Com este orçamento vão fazer .. uma festa........ :bang:

A mim não me enganam!
........ No fim de contas, enviar um OPV tipo Holland, sem armamento, sem radar, sem EO, e com hangar vazio, vale o mesmo que enviar o Setúbal.

Agora disse tudo.
:G-beer2:
 
 

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ICE 1A+

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1122 em: Junho 10, 2021, 02:01:05 pm »
Tirando o véu:

 A capacidade ASW deve ser esta:

 

 É um sonar passivo rebocável,    novo, que ainda estava em testes .
foi  instalado num NPO2000 para ser testado durante um exercício NATO.

 
Citar
SEA's anti-submarine warfare solution triumphs in Portuguese NATO trial


SEA has successfully completed sea trials of its innovative Anti-Submarine Warfare (ASW) System with the Portuguese Navy
 
The KraitSense™ low-profile passive sonar system detected tracked and classified a submarine whilst deployed from a Portuguese Navy offshore patrol vessel (OPV).

SEA’s KraitSense installed onto a Portuguese OPV in just two days at the dockside. To enable the effective analysis of the ASW environment, SEA’s sonar analysis and integrated maritime awareness software (provided by OSI) was also installed to provide a fully integrated solution fully integrated with the vessel’s other data systems.

Peter added, “The trial was also an opportunity for SEA to test a new long tow cable to help reduce the impact of engine noise that is generated by smaller vessels. We’re pleased to say that this was extremely successful, further demonstrating that KraitSense provides a cost-effective ASW solution for navies of all sizes.”




 
« Última modificação: Junho 10, 2021, 02:18:06 pm por ICE 1A+ »
 
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typhonman

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1123 em: Junho 10, 2021, 02:15:26 pm »
Tirando o véu:

 A capacidade ASW deve ser esta:

 

 É um sonar passivo rebocável,    novo que ainda estava em testes .
foi  instalado num NPO2000 para ser testado durante um exercício NATO.

Totalmente modular foi instalado em  dois dias. 
Durante o exercício o  NPO2000  foi capaz de detectar seguir e identificar um submarino diesel/elétrico.


 
Citar



 

Muito bem, deteta o submarino e depois o que lhe faz, nada ? ... LOL
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1124 em: Junho 10, 2021, 02:21:23 pm »
Tirando o véu:

 A capacidade ASW deve ser esta:

 

 É um sonar passivo rebocável,    novo que ainda estava em testes .
foi  instalado num NPO2000 para ser testado durante um exercício NATO.

Totalmente modular foi instalado em  dois dias. 
Durante o exercício o  NPO2000  foi capaz de detectar seguir e identificar um submarino diesel/elétrico.


 
Citar



 

Muito bem, deteta o submarino e depois o que lhe faz, nada ? ... LOL


:nice: :nice: :nice: :nice: :nice:
Eu não sei de nada!
Telefona para o navio ao lado?