General Loureiro dos Santos alerta p/ desespero de militares

  • 207 Respostas
  • 58651 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
(sem assunto)
« Responder #135 em: Novembro 07, 2008, 12:14:01 am »
Citação de: "Trafaria"
Nao, nao contradisse...
Procurei fazer uma gracinha; mas como nao tenho graça nenhuma saiu-me mal. O costume!  :lol: .
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #136 em: Novembro 07, 2008, 01:56:03 am »
trafaria um juiz desembargador equivale a um coronel ou a u posto dentro da diplomacia, pois são pertencentes a corpos especias do estado ligados aos diversos ramos de soberania, que são executiva (governo e diplomatas), judicial (juizes e pessoal judicial) e defesa (militares), ou seja o CEMGFA a nivel de equiparação com o governo equivale ao 1º ministro (nunca te perguntastes porque é que o exercito não foi para o Iraque, foi porque acima do CEMGFA só existe o Presidente da Republica, o governo não influencia em nada os militares (só se for de maioria absoluta) a não ser a nivel da gestão orçamental, pois o resto depende do parlamento).


 por isso é a comparação normalmente utilizada, e comparares um militar ou um policia (que pode ser colocado em funções administrativas, mas não é essa a sua funçao) com um gajo que esta no guiche do ministério das finanças para mim que ja me lixei de mais maneiras que me gostasse de recordar, é extremamente ofensivo.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #137 em: Novembro 07, 2008, 01:12:15 pm »
Não coloco em causa o que diz, aliás tenho a mesma ideia que tentou explicar, no entanto, que eu saiba existe uma estrutura clara na organização do estado.
1º Presidente da Republca
2º Presidente da Assembleia da República
3º Primeiro ministro
...........

Cada orgão tem poderes próprios que devem ser respeitados mas a cadeia existe.
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #138 em: Novembro 07, 2008, 01:41:05 pm »
para as forças armadas é:
 1º Presidente da republica
 2º CEMGFA
 3º CEM de cada ramo

o governo influencia as forças armadas (através das propostas de lei ao parlamento (que infelizmente tambem abrange a nomeação dos CEM e do CEMGFA, politizando assim o generalato das forças armadas e aumentado o seu poder sobre as mesmas)) e da gestão dos recursos financeiros), mas não entra na cadeia herarquica
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #139 em: Novembro 07, 2008, 01:48:29 pm »
em portugal o poder executivo, não manda nem na justiça, nem nas Forças armadas, mas tem a responsabilidade de gerir os dinheiros das mesmas e propor leis que influenciam os mesmos (e rectificar e fazer cumprir as mesmas).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #140 em: Novembro 07, 2008, 02:02:38 pm »
Citação de: "tyr"
para as forças armadas é:
 1º Presidente da republica
 2º CEMGFA
 3º CEM de cada ramo

o governo influencia as forças armadas (através das propostas de lei ao parlamento (que infelizmente tambem abrange a nomeação dos CEM e do CEMGFA, politizando assim o generalato das forças armadas e aumentado o seu poder sobre as mesmas)) e da gestão dos recursos financeiros), mas não entra na cadeia herarquica

Não sei se será bem assim, nomeadamente em tempo de paz

Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA)
Lei n.º 111/91, de 29 de Agosto –
(Alterada pela Lei n.º 18/95, de 13JUL)

Citar
Artigo 1.°
Integração das Forças Armadas na administração do Estado

1 - As Forças Armadas obedecem aos órgãos de soberania competentes, nos termos da Constituição e da lei, e inserem-se na administração directa do Estado, através do Ministério da Defesa Nacional.
2 - Os órgãos do Estado directamente responsáveis pela defesa nacional e pelas Forças Armadas são os seguintes:
a) Presidente da República;
b) Assembleia da República;
c) Governo
;
d) Conselho Superior de Defesa Nacional;
e) Conselho Superior Militar.
3 - O Ministro da Defesa Nacional é politicamente responsável pela elaboração e execução da componente militar da política de defesa nacional. pela administração das Forças Armadas e resultados do seu emprego.

(...)

Artigo 6.°
Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas

1- O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas é o principal Conselheiro militar do Ministro da Defesa Nacional e o chefe hiérarquico das Forças Armadas.
2 - O Chefe do Estado – Maior - General das Forças Armadas responde em permanência perante o Governo através do Ministro da Defesa Nacional, pela prontidão disponibilidade, sustentação e emprego das forças e meios que constituem a componente operacional do sistema de forças.


 :arrow: http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... Afinal.pdf
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #141 em: Novembro 07, 2008, 02:49:47 pm »
sim o que dizes é verdade, mas a cadeia herarquica é a que mencionei, isso é uma estrutura paralela para defenir a politica de defesa (basicamente gestão de como se gerem os dinheiros das forças armadas e as leis que as regem).

Eu como militar não devo obediencia nenhuma a nenhum ministro, tal como um juiz não esta de modo nenhum dependente do governo (a não ser nos mesmos moldes).

Claro que como certos cargos são de nomeação politica, a influencia do governo nas Forças armadas (e sobre alguns juizes que suerem ir longe) aumenta drásticamente.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
(sem assunto)
« Responder #142 em: Novembro 07, 2008, 04:21:46 pm »
Citação de: "tyr"
sim o que dizes é verdade, mas a cadeia herarquica é a que mencionei, isso é uma estrutura paralela para defenir a politica de defesa (basicamente gestão de como se gerem os dinheiros das forças armadas e as leis que as regem).


Exacto, e isso acontece mesmo dentro das Forças Armadas, por exemplo uma esquadra de aeronaves da Força Aérea a nivel operacional (missões que a esquadra com os seus meios humanos e material tem que cumprir) é:
Comando Operacional da Força Aérea
Comando da Base Aérea x
Grupo Operacional
Esquadra 000

A nível logistico (gestão da aeronave colocada na esquadra) é:
Comando Logistico e Administrativo da Força Aérea
Direcção de Material Aeronautico
Repartição da aeronave
Esquadra 000
Esquadrilha de Manutenção

PS: geralmente é assim em todas as aeronaves menos no F-16 pois as suas esquadras não possuem esquadrilhas de manutenção, mas sim uma esquadra de manutenção "independente" que apoia as duas esquadras do F-16.
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #143 em: Novembro 07, 2008, 06:43:02 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citação de: "Primy"
Um professor passa dias sem dormir no combate ás chamas???Um professor passa 5 dias debaixo de chuva em exercicios no mato sem falar com a familia nem a saber se estão bem,um Professor está sujeito a ser deslocado para o outro lado do mundo numa missão???AH mas o professor teve nas recepçãos ao Caloiro,a beber que nem um Leão e a fazer greves por causa das propinas e depois fazem porque não sei o que mais querem,mas eles como tantos outros são uns coitados e vamos ser solidários,e o Militar desde 74 calado e sujeito ao que o Governo que quer,quando chegam ao limite do abismo e falam,são tudo de mau,anti-povo,traidores,etc,etc,etc,sim senhora,então se o povo não é com os Militares,porque razão deve os Militares serem com o Povo???Ou os Militares só são bons para o Povo quando deles precisam  :wink:
Há pessoas que deveriam ser proibidas de abrir a boca (de teclar) ....

Olhando pasmado para a parvalheira que me parece serem as actuais FAs apetece-me é dizer que o pessoal que cumpriu o Serviço Militar Obrigatório (e nao foi de borla, pagou por isso) merece um monumento a cada esquina e em cada rua.


Garantidamente de mim não me vais ouvir (teclar) em relação ao que sei por experiência com alguém que está informado pelo Correio da Manhã,e eu também fiz o obrigatório,e era melhor tratado que agora.

Cumprimentos.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5963
(sem assunto)
« Responder #144 em: Novembro 07, 2008, 07:20:10 pm »
Algum dos presentes têm a amabilidade de colocar aqui o texto do Juramento de Fidelidade Militar   ys7x9
Potius mori quam foedari
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #145 em: Novembro 07, 2008, 08:12:36 pm »
Tanta barbaridade junta... jasus!!!!!  :lol:
::..Trafaria..::
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5963
(sem assunto)
« Responder #146 em: Novembro 07, 2008, 08:25:00 pm »
Entretanto encontrei, não sei é se está actualizado  :!:

É que eu quero libertar-me da ideia de que estão a ser mais papistas que o papa :wink:
Potius mori quam foedari
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18174
  • Recebeu: 5483 vez(es)
  • Enviou: 5843 vez(es)
  • +7119/-9506
(sem assunto)
« Responder #147 em: Novembro 08, 2008, 10:48:04 am »
Citação de: "Primy"
Um professor passa dias sem dormir no combate ás chamas???Um professor passa 5 dias debaixo de chuva em exercicios no mato sem falar com a familia nem a saber se estão bem,um Professor está sujeito a ser deslocado para o outro lado do mundo numa missão???AH mas o professor teve nas recepçãos ao Caloiro,a beber que nem um Leão e a fazer greves por causa das propinas e depois fazem porque não sei o que mais querem,mas eles como tantos outros são uns coitados e vamos ser solidários,e o Militar desde 74 calado e sujeito ao que o Governo que quer,quando chegam ao limite do abismo e falam,são tudo de mau,anti-povo,traidores,etc,etc,etc,sim senhora,então se o povo não é com os Militares,porque razão deve os Militares serem com o Povo???Ou os Militares só são bons para o Povo quando deles precisam  :wink:


por isso é que a educação neste país está cada vez melhor....louvado sejas oh magalhães...mas enfim, antes ler certas barbaridades que ser cego
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #148 em: Novembro 08, 2008, 11:52:27 am »
ricardo nunes, se um militar detecta que o próprio governo esta a por em causa não só o prestigio (através de propaganda dizendo que são uma cambada de previligiados), mas tambem a viabilidade das forças armadas (existe cada vez mais trabalho (o pessoal que é que nunca foi militar ou que o foi há mais de dois anos nem sonha, então os que o foram há mais de 7 ou 8 não fazem a minima ideia), mas cada vez menos pessoal e meios (menos pessoal pois o pessoal farta se de ser escravo prefere ir para a vida civil (ou em alguns casos perdem amor à camisóla e vão trabalhar menos por mais dinheiro) a falta dos meios poe em causa a capacidade das forças armadas cmprirem as suas missões, sobretudo as de apoio à população civil)).
diz me que ele (o militar) não tem que fazer algo?
esse algo não é um golpe de estado, mas sim chamar a atenção para que existe um problema que já é grave, mas que em pouco tempo pode ditar o fim das operações de busca e salvamento na nossa ZEE (pois se para militares não há dinheiro, muito menos para civis que recebem muito vezes mais), o reforço dos bombeiros quando estes não têm capacidade, reconstrução de infraestruturas pós catástrofe, etc... não falando das obrigações nacionais a nivel NATO ou a defesa da soberania nacional daqui a umas decadas quando a CEE implodir.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #149 em: Novembro 08, 2008, 12:13:16 pm »
Quantos militares são precisos para desenroscar uma lampada?  :lol:

(não, nao contando com os que a vão enroscar!)
::..Trafaria..::