Ingresso na PSP

  • 429 Respostas
  • 197067 Visualizações
*

CP919

  • Membro
  • *
  • 49
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +3/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #390 em: Dezembro 31, 2020, 10:56:37 pm »
O subsidio de risco é muito bonito na teoria.

Tendo em conta que não foram falados valores, pelo menos em público, ainda nem podemos teorizar sobre ser bonito ou não, certo?

Alguém sabe que distintivo (parece ser um brevet atravessado por uma espada) é aquele que o Diretor da PSP tem à esquerda do seu uniforme na zona peitoral?

Eu penso que se pode teorizar a partir do momento que sabemos que é um subsídio e como tal tem as suas nuances. Relembro que os polícias já têm vários subsídios criados e que são sobrepostos ao rendimento base.

Quando ao distintivo é do GOE.

Obrigado pela resposta!

Então és contra este subsidio ou consideras que é insuficiente?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na PSP
« Responder #391 em: Janeiro 01, 2021, 02:29:41 am »
Colega e Amigo CP919,

Sou, serei e morrerei um policia idealista, aquele idealismo próprio de um instruendo de EPP e que não consigo nem preciso de lhe explicar o que é porque acredito que de alguma forma todos dele somos imbuídos enquanto frequentamos essa casa. Certo que com o tempo esse se vai diluindo, para uns com toda a naturalidade, para outros pela dureza das circunstancias, mas orgulho-me de o manter vivo.

Dito isto, posso dizer-lhe agora que por principio sou contra qualquer tipo de subsidio, prefiro um vencimento decente. Mas é claro, isso é uma utopia, e com todo o pragmatismo tenho de os aceitar como única forma de vermos a nossa folha salarial um pouco mais composta.

Sobre os prémios salariais atribuídos aos elementos das unidades especiais, compreendo-os (recebi-os durante quase toda a minha vida profissional) mas também ai há uma injustiça para com o pessoal do serviço policial geral. Não só porque são eles que vão “a todas” em primeiro lugar, muitas das vezes sem fazerem a mínima ideia do que vão encontrar (porque quem os lá manda, a central rádio, também não sabe), como muitas vezes não são pessoas equipadas e dotadas dos conhecimentos, tarimba e perícias técnicas e físicas adequadas e recomendadas para essas situações - mas atenção, não é por culpa delas.
Acresce que tenho muito poucas duvidas de que o somatório dos perigos, uns pequenos e outros nem tanto, enfrentados por um policia comum ao longo da vida ultrapassam largamente os enfrentados pelo pessoal das forças especiais.

No entanto, também ai acho que é legitimo pagar mais, não tanto pelo que fazem, mas para tornar aquilo atractivo e cativante para os melhores. E convém nunca perder de vista que o que é exigido àqueles homens vai muito para além do que é comummente racional, objectiva e humanamente exigível a um policia.

Portanto, como o mundo e a vida nunca serão como mais desejaríamos e sonhamos, que se lixe, venham lá então os subsídios.
Porém, penso que os riscos da profissão deveriam ser cobertos pelo vencimento, somos uma profissão de risco - daí que me custe engolir mais essa designação.
Mas porra, há policias de outros ministérios que o recebem, o que me baralha o discurso e confunde o raciocínio. :D

Desculpa, espero ter-me feito entender. Se não o fiz, desculpa, é do sono.
Abraço e feliz ano novo.
« Última modificação: Janeiro 01, 2021, 02:42:31 am por Trafaria »
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CP919

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Ingresso na PSP
« Responder #392 em: Janeiro 01, 2021, 02:16:25 pm »
Sobre os prémios salariais atribuídos aos elementos das unidades especiais, compreendo-os (recebi-os durante quase toda a minha vida profissional) mas também ai há uma injustiça para com o pessoal do serviço policial geral. Não só porque são eles que vão “a todas” em primeiro lugar, muitas das vezes sem fazerem a mínima ideia do que vão encontrar (porque quem os lá manda, a central rádio, também não sabe), como muitas vezes não são pessoas equipadas e dotadas dos conhecimentos, tarimba e perícias técnicas e físicas adequadas e recomendadas para essas situações - mas atenção, não é por culpa delas.
Acresce que tenho muito poucas duvidas de que o somatório dos perigos, uns pequenos e outros nem tanto, enfrentados por um policia comum ao longo da vida ultrapassam largamente os enfrentados pelo pessoal das forças especiais.

Faz lembrar o cartoon (que não encontro), que tem um Soldado tipo Rambo, todo inchado, equipado e grande forma, com o emblema "operações especiais", depois aparece um, Soldado magricela, com olheiras, a farda rasgada, etc, e o emblema "operações normais".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria

*

CP919

  • Membro
  • *
  • 49
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +3/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #393 em: Janeiro 01, 2021, 05:54:19 pm »
Colega e Amigo CP919,

Sou, serei e morrerei um policia idealista, aquele idealismo próprio de um instruendo de EPP e que não consigo nem preciso de lhe explicar o que é porque acredito que de alguma forma todos dele somos imbuídos enquanto frequentamos essa casa. Certo que com o tempo esse se vai diluindo, para uns com toda a naturalidade, para outros pela dureza das circunstancias, mas orgulho-me de o manter vivo.

Dito isto, posso dizer-lhe agora que por principio sou contra qualquer tipo de subsidio, prefiro um vencimento decente. Mas é claro, isso é uma utopia, e com todo o pragmatismo tenho de os aceitar como única forma de vermos a nossa folha salarial um pouco mais composta.

Sobre os prémios salariais atribuídos aos elementos das unidades especiais, compreendo-os (recebi-os durante quase toda a minha vida profissional) mas também ai há uma injustiça para com o pessoal do serviço policial geral. Não só porque são eles que vão “a todas” em primeiro lugar, muitas das vezes sem fazerem a mínima ideia do que vão encontrar (porque quem os lá manda, a central rádio, também não sabe), como muitas vezes não são pessoas equipadas e dotadas dos conhecimentos, tarimba e perícias técnicas e físicas adequadas e recomendadas para essas situações - mas atenção, não é por culpa delas.
Acresce que tenho muito poucas duvidas de que o somatório dos perigos, uns pequenos e outros nem tanto, enfrentados por um policia comum ao longo da vida ultrapassam largamente os enfrentados pelo pessoal das forças especiais.

No entanto, também ai acho que é legitimo pagar mais, não tanto pelo que fazem, mas para tornar aquilo atractivo e cativante para os melhores. E convém nunca perder de vista que o que é exigido àqueles homens vai muito para além do que é comummente racional, objectiva e humanamente exigível a um policia.

Portanto, como o mundo e a vida nunca serão como mais desejaríamos e sonhamos, que se lixe, venham lá então os subsídios.
Porém, penso que os riscos da profissão deveriam ser cobertos pelo vencimento, somos uma profissão de risco - daí que me custe engolir mais essa designação.
Mas porra, há policias de outros ministérios que o recebem, o que me baralha o discurso e confunde o raciocínio. :D

Desculpa, espero ter-me feito entender. Se não o fiz, desculpa, é do sono.
Abraço e feliz ano novo.

Excelente. Obrigado pela resposta e pelo teu precioso contributo! Fiquei completamente esclarecido. Haverá alguma esperança que com o aumento do salário minimo possam dar uma olhadela aos vencimentos base da PSP que cada vez mais se aproximam do SM?

Um bom ano novo a todos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na PSP
« Responder #394 em: Janeiro 01, 2021, 06:52:23 pm »
Duvido. Já houve tempos em que se entrava na polícia a ganhar dois ordenados mínimos. Depois foi sempre, sempre, a encurtar a distancia que ía entre o nosso vencimento e esse ordenado. Não prevejo, nada me aponta nesse sentido, que essa tendência se inverta.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CP919

*

CP919

  • Membro
  • *
  • 49
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +3/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #395 em: Fevereiro 01, 2021, 05:22:32 pm »
Alguém me consegue dizer se um agente provisório tem o direito ao subsidio de alimentação?

Pergunto pois vamos estar nos próximos meses em regime de e-learning a partir de casa.

Obrigado!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na PSP
« Responder #396 em: Fevereiro 02, 2021, 12:07:20 am »
Não sei, mas faz todo o sentido que o recebem.
::..Trafaria..::
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso na PSP
« Responder #397 em: Março 12, 2021, 10:20:41 am »
Aviso n.º 4567/2021 159220164
Administração Interna - Polícia de Segurança Pública - Direção Nacional
Procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento para a admissão ao Curso de Formação de Agentes (CFA), destinado ao ingresso na carreira de agentes de polícia e da Banda de Música da Polícia de Segurança Pública (PSP)

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/159220164/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=159220149

(PS: Futuros candidatos, escusam de me enviar mensagens privadas que eu não sei nada acerca dos concursos para as forças e serviços de segurança. Limito-me a publicar o que vai sendo publicado em Diário da República.)
 

*

newham

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #398 em: Março 17, 2021, 04:31:50 pm »
Boa tarde Malta,

Enviei candidatura para a Psp e queria começar a preparar-me não só fisicamente mas também tentar perceber quais os conhecimentos que podia já ter em consideração. Mas não consigo encontrar nenhuma informação do que devo estudar online. Alguém me consegue dar umas dicas? Obrigado
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na PSP
« Responder #399 em: Março 18, 2021, 05:00:48 am »
Vai ao site da PSP, encontrarás por lá umas dicas.
A prova de conhecimentos é de cultura geral, de pouco ou nada te vale ir agora estudar... mas há matérias que saem sempre, como as instituições europeias, carta das nações unidas, declaração universal dos direitos do homem, etc...
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: newham

*

newham

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #400 em: Março 18, 2021, 09:07:22 pm »
Vai ao site da PSP, encontrarás por lá umas dicas.
A prova de conhecimentos é de cultura geral, de pouco ou nada te vale ir agora estudar... mas há matérias que saem sempre, como as instituições europeias, carta das nações unidas, declaração universal dos direitos do homem, etc...

Obrigado pelas dicas, vou fazer uma pesquisa. Já agora, necessito de enviar um documento comprovativo dos deveres militares. Será a copia da cédula militar ou tenho de pedir outro documento?
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso na PSP
« Responder #401 em: Março 18, 2021, 10:56:38 pm »
Vai ao site da PSP, encontrarás por lá umas dicas.
A prova de conhecimentos é de cultura geral, de pouco ou nada te vale ir agora estudar... mas há matérias que saem sempre, como as instituições europeias, carta das nações unidas, declaração universal dos direitos do homem, etc...

Obrigado pelas dicas, vou fazer uma pesquisa. Já agora, necessito de enviar um documento comprovativo dos deveres militares. Será a copia da cédula militar ou tenho de pedir outro documento?

Sim. Lá deve constar se compareceu no DDN.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

row098

  • Membro
  • *
  • 3
  • +1/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #402 em: Março 19, 2021, 02:30:25 am »
Boas,

Estou a concorrer à PSP e de momento estou como arguido num processo penal que já se arrasta há 4 anos pois o magistrado entrou de baixa e assim ficou durante mais de um ano, o que causou um atraso enorme em vários processos e nomeadamente no meu.

A minha pergunta é, alguém conhece quem já tenha conseguido entrar na PSP numa situação idêntica?

Obrigado!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na PSP
« Responder #403 em: Março 19, 2021, 11:47:32 pm »
Não tenho resposta para isso. Mas em principio, e até sentença transitada, todos temos direito à presunção de inocência (e por maioria de razão numa instituição que tem por primeira missão a defesa do estado de direito)...

Com certeza que o direito e os regulamentos gerais de acesso à FP e especificamente à PSP deverão prever essa situação, mas desconheço.

Pergunta a uma qualquer pessoa ligada ao um departamento de recursos humanos da administração publica. Eu arriscava um telefonema para a Direcção Nacional. Podes crer que são acessíveis e disponíveis.
::..Trafaria..::
 

*

row098

  • Membro
  • *
  • 3
  • +1/-0
Re: Ingresso na PSP
« Responder #404 em: Março 19, 2021, 11:51:43 pm »
Não tenho resposta para isso. Mas em principio, e até sentença transitada, todos temos direito à presunção de inocência (e por maioria de razão numa instituição que tem por primeira missão a defesa do estado de direito)...

Com certeza que o direito e os regulamentos gerais de acesso à FP e especificamente à PSP deverão prever essa situação, mas desconheço.

Pergunta a uma qualquer pessoa ligada ao um departamento de recursos humanos da administração publica. Eu arriscava um telefonema para a Direcção Nacional. Podes crer que são acessíveis e disponíveis.


Vou fazer isso mesmo.
Obrigado pela resposta!