Ameaça Global - O Império em Cheque

  • 0 Respostas
  • 2217 Visualizações
*

cmsg94

  • 4
  • +0/-0
Ameaça Global - O Império em Cheque
« em: Maio 25, 2008, 11:25:37 pm »

O mais recente lançamento do General Loureiro dos Santos, Ameaça Global - O Império em cheque, reúne os artigos que o autor publicou na imprensa diária, num total de 63 crónicas, sobre a guerra do Iraque, desde que começaram a surgir rumores da invasão pelos Estados Unidos da América, em 2002, percorrendo todas as fases do conflito até aos dias de hoje, o sexto ano de guerra. O General Loureiro dos Santos escreve na introdução:
Citar
"Nos textos que fui publicando à medida que as operações decorriam, preocupava-me especialmente com a explicação dos acontecimentos mais significativos, à luz dos princípios da estratégia e, por vezes, da táctica, e tentava prever o devir do conflito e lances futuros.
Nem sempre acertei nas previsões, como o leitor facilmente verificará, mas, de modo geral, foi possível delinear grandes tendências que, com o tempo, se foram confirmando."

A obra foi apresentada no dia 01 de Abril de 2008, no Instituto de Estudos Superiores Militares  (IESM), pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Dr. Luís Amado e pelo Tenente-General Abel Cabral Couto. Durante a apresentação, Luís Amado referiu:

Citar
"O autor dos textos, que é um admirador confesso dos Estados Unidos e das suas tropas, sobretudo as terrestres, escreve sobre o período de preparação antes da entrada no Iraque, estuda as estratégias utilizadas e reconhece o atoleiro em que a situação se tornou..."
"...apesar da prosa seca, por vezes mesmo árida, enquanto procede à análise dos erros políticos, militares e operacionais, o general deixa transparecer estados de alma que vão da suspeição ao desencanto e à verdadeira decepção."


Iniciei agora a sua leitura, no entanto não tenho dúvidas de que se trata de mais uma obra-prima do General Loureiro dos Santos.

César Garcia, Baioneta