Missão militar portuguesa na RCA

  • 1190 Respostas
  • 290027 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #601 em: Maio 29, 2019, 12:42:35 pm »
https://www.dn.pt/poder/interior/disturbios-psiquiatricos-e-disciplina-exercito-tira-dois-militares-da-republica-centro-africana-10942513.html

Já li algures num jornal que houve alguns os militares das anterior FND que estavam a receber apoio psicológico em Portugal já depois de terem regressado. O stress pós-traumatico é complicado mesmo para os que são preparados.

Encontrei o link:
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/24-set-2018/interior/militares-deve-haver-psicologos-em-permanencia-nas-missoes-externas-9892692.html
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #602 em: Maio 29, 2019, 07:46:27 pm »
Boa noite . Parece que o grupo 3R já entregou 3 elementos que comandaram a vintena de militantes responsáveis pelo massacre desta semana . O governo e a Minusca tinham dado 72 horas ao grupo para entregar os responsáveis e desmantelar as barreiras que mantém nas estradas das zonas que controla obrigando quem transita a pagar portagem . Essa tem sido uma das principais fontes de financiamento dos vários grupos no país . A Minusca enviou mais reforços para a zona , mas sem especificar a nacionalidade das tropas . Como em Alindao no final do ano passado quando morreram mais de cem pessoas , em Paoua tudo começou com o homicídio de um membro da comunidade peul , ou papel em português , a que se seguiram represálias do grupo 3R ligado a essa etnia  , como a UPC . O último balanço aponta para mais de 50 mortos . Num país onde as instituições do estado são frágeis e as armas abundam , qualquer conflito é resolvido  à lei da bala .
Entretanto o nosso CEMGFA em Tancos no dia dos paraquedistas confirmou o envio de mais duas pandurs .
Ainda hoje no Burkina Faso houve mais um atentado contra uma igreja  , o quarto em menos de um mês . O ministro dos negócios estrangeiros desse país , há menos de 15 dias na sede da ONU , tinha apelado a uma coligação internacional semelhante às do Afeganistão e Iraque para lutar contra o terrorismo na região . As forças locais muitas vezes não têm a capacidade suficiente , os capacetes azuis esses têm um mandato muito defensivo e passivo , e os cerca de 4500 militares franceses são manifestamente poucos para uma zona que se estende por vários países , apesar do excelente trabalho que têm feito . Não sei se muitos  europeus já tomaram consciência que existe um potencial barril de pólvora às portas da Europa . Desde o Magreb até alguns países  subsaharianos , passando pela zona do Sahel , isto está muito complicado .
Um abraço .

A nossa FND já foi deslocada para Bocaranga
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

smg

  • Membro
  • *
  • 162
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +90/-3
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #603 em: Maio 29, 2019, 07:55:56 pm »
Boa tarde .É verdade caro Lancero  , segundo a agência Lusa a força portuguesa foi mandada para a zona de Bocaranga , bastião do grupo 3R , juntamente com contingentes do Bangladesh , dos Camarões e as FACA  , apoiados por helicópteros do Paquistão e do Senegal . A operação pretende manter a segurança das populações na zona  e controlar a actuação do grupo 3R responsável pela matança de 54 pessoas . As duas pandurs suplementares provavelmente não vão chegar a tempo .
Um abraço .
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #604 em: Junho 13, 2019, 07:24:34 pm »
https://observador.pt/2019/06/13/militar-portugues-ferido-com-gravidade-em-acidente-na-republica-centro-africana/

Citar
Um acidente de viação causou ferimentos graves nas duas pernas a um militar português que está a ser assistido pela equipa de médicos da Força Aérea.

A informação consta num comunicado publicado no site do Estado-Maior das Forças Armadas.

“Durante a tarde de hoje [quinta-feira], um soldado do Exército português pertencente à força de reação rápida portuguesa em missão na República Centro-Africana, ao serviço das Nações Unidas, sofreu um traumatismo grave nas duas pernas, na sequência de um acidente de viação”, lê-se no comunicado, que acrescenta que “a família do militar já foi informada”.

O acidente aconteceu enquanto os militares faziam um “trajeto logistico” junto à região de Bouar, situada a 350 quilómetros a noroeste da capital do país. Houve um despiste e isso levou ao capotamento de uma das viaturas táticas ligeiras blindadas HMMWV, vulgarmente conhecidas por “Humvee”.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #605 em: Junho 13, 2019, 07:26:51 pm »
Rally Vinho da RCA? Independentemente das causas do acidente, as melhoras rápidas para o militar.  :Soldado2:
Talent de ne rien faire
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #606 em: Junho 13, 2019, 10:11:56 pm »
Rally Vinho da RCA? Independentemente das causas do acidente, as melhoras rápidas para o militar.  :Soldado2:
Rally Vinho da RCA? Independentemente das causas do acidente, as melhoras rápidas para o militar.  :Soldado2:

Foi evacuado de heli, estava disponível, o nosso Mdn, e chefias vão pensar " para que comprar helis de ejaculação precoce, se os outros países os tem lá ? "

Esses 53 milhoes já vão tapar algum buraco nalgum banco.

As melhoras ao soldado!

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, jorgeshot1, Stalker79, MATRA

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20596
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #607 em: Junho 14, 2019, 05:33:16 pm »
Amputadas pernas de militar acidentado na República Centro-Africana


O soldado português que sofreu um grave acidente de viação na República Centro Africana foi submetido a uma amputação das duas pernas, revela o Estado-Maior-General das Forças Armadas.

No acidente, o soldado Comando sofreu um traumatismo craniano sem perda de conhecimento e traumatismo grave dos membros inferiores, tendo sido transferido de helicóptero para o hospital militar das Nações Unidas, em Bangui, onde foi operado de urgência, para "controlo de danos", revela um comunicado.

Durante a cirurgia, foi "verificada a necessidade e efetuada uma amputação bilateral dos membros inferiores". O militar foi depois transportado para Portugal num Falcon, tendo dado entrada, esta sexta-feira, "no serviço de urgência do Hospital das Forças Armadas, em Lisboa", pelas 14.45 horas.


 :arrow:  https://www.jn.pt/nacional/interior/militar-que-sofreu-acidente-na-republica-centro-africana-foi-amputado-11011244.html?fbclid=IwAR3ANYaL2hcJCK-5FgUX_Ao0wVavTsPKPspEE0g4Y3yK99_dWmVvMC0pDx4
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #608 em: Junho 15, 2019, 10:54:59 am »



Citação de: Mario Elson
O momento não é de alegria nem de propaganda. Pelo contrário, é de sofrimento, de consternação e dor.

Nós, militares, somos vezes sem conta chamados de parasitas da sociedade, sorvedouros de dinheiro público, preguiçosos. Vezes sem conta só se lembram de nós quando precisam de nós. Mas, independentemente do que julgam e dos que nos julgam, cumprimos sempre a Missão, e bem. "Missão dada é missão cumprida" "...mesmo com o sacrifício da própria vida." É a nossa condição militar.

Exatamente há 1 ano atrás estava eu na República Centro Africana, um dos países mais violentos do mundo. Num país onde a vida é pouco mais que zero e onde falta tudo. Lá longe de tudo, da família, do conforto, de casa, só nos temos a nós. Somos pai, mãe, irmão, padrinho, marido, somos o que tivermos que ser. E em nossas casas temos quem sofre em dobro, muitas vezes sem notícias, muitas vezes à espera do pior, muitas vezes com o coração nas mãos. E muitos dos que estão de fora disto tudo, no conforto das suas vidas mundanas estão mais preocupados com o que ganhamos numa missão (como se não estivéssemos a trabalhar) do que com o risco que corremos.

Ontem um camarada nosso, um soldado dos Comandos, sofreu um acidente. Deste infortúnio resultou a amputação das duas pernas ao nosso camarada. Um jovem na casa dos 20 anos, com a vida toda pela frente. Sim eu sei que ele não foi obrigado a ir para lá. Mas é dos nossos, e estava a servir Portugal. Custa-me enquanto militar, enquanto cidadão, enquanto Português, ouvir as barbaridades que se disseram deste caso, as barbaridades que se comenta, as comparações que se fazem.

Eu só espero que Portugal e nomeadamente o Governo, actue como tem que atuar. Que este militar não venha a passar dificuldades futuramente.
Que não seja esquecido!
Um jovem com uma vida pela frente.

Sabemos bem o que tem acontecido com outros casos ( bombeiros, policias, etc...). Profissionais passaram e continuam a passar por momentos de aflição, dor e não lhes é dado qualquer reconhecimento e muito menos o apoio que necessitam, provavelmente para toda a vida! Se há reformas vitalicias para quem não as merece, tem de existir para estes Heróis!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #609 em: Junho 15, 2019, 12:16:57 pm »
Marcelo Rebelo de Sousa visita militar ferido na RCA e manifesta “total solidariedade”

O Presidente da República visitou o militar português ferido na República Centro-Africana (RCA)e que está internado no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, manifestando a sua "total solidariedade".

 :arrow: https://observador.pt/2019/06/15/marcelo-rebelo-de-sousa-visita-militar-ferido-na-rca-e-manifesta-total-solidariedade/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #610 em: Junho 15, 2019, 05:06:44 pm »
Não me parece que tenha sorte, com azar daqui a um ano ainda não recebeu qualquer indemnização ou ajuda monetária.

Não sei se já está resolvido mas a família do militar que morreu no Mali, 1 ano depois ainda não tinha recebido a "pensão de sangue" apenas por questões burocráticas, acho que ainda não tinham chegado a conclusão oficial se o militar tinha morrido em serviço ou não.

Triste este país que nem dos que se sacrificam por ele cuida.

Ps: nunca fui militar, e secalhar é por isso, mas acho uma parvoíce a frase do missão dada é missão cumprida, especialmente quando não existe meios adequados e não está em causa a pátria
« Última modificação: Junho 15, 2019, 05:09:19 pm por asalves »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #611 em: Junho 15, 2019, 05:44:59 pm »
Ps: nunca fui militar, e secalhar é por isso, mas acho uma parvoíce a frase do missão dada é missão cumprida, especialmente quando não existe meios adequados e não está em causa a pátria

É exactamente por isso, porque garanto-te que essa frase é a realidade. Dê por onde der.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #612 em: Junho 16, 2019, 04:00:47 am »
Ps: nunca fui militar, e secalhar é por isso, mas acho uma parvoíce a frase do missão dada é missão cumprida, especialmente quando não existe meios adequados e não está em causa a pátria

Está sempre em causa a Pátria. Estes militares servem no Exército de Portugal e realizam as missões que os políticos eleitos pelo povo português determinam. Isto nem é bem uma resposta para ti, eu entendo o sentido da tua frase, é mais sobre uma série de comentários que vou ouvindo e lendo sobre estas missões e os militares que nelas servem, que são de uma javardice e mesquinhez atroz.

É engraçado que quando há notícias de catástrofes, guerras e afins nos confins do mundo lá vem a indignação que ninguém faz nada por aquela gente, quando se faz é porque é por interesse e deviam deixar os pobrezinhos em paz (salvo seja...), quando não há nada a ganhar é porque são mercenários e só querem mamar do Estado e nós não temos nada a ver com aquilo e deviam era ficar em casa, se morrem ou ficam feridos ninguém os mandou ir para lá...
Ser membro de organizações internacionais também envolve deveres e obrigações, um conceito curioso eu sei, muitas das vezes cumpridas justamente pelos militares nestas missões. Isto é muito bonito querer expansões de plataformas continentais e que os outros respeitem os nossos interesses mas no mundo real essas coisas não são dadas de mão beijada. E falando em Pátria, não vivemos sozinhos e alheios ao mundo nem somos invulneráveis aos problemas de outras partes. Estes conflitos são pasto para radicalizações e extremismos e fonte de refugiados e migrantes, que depois vêm para a Europa e ninguém gosta.
« Última modificação: Junho 16, 2019, 04:10:39 am por Clausewitz »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning, HSMW

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #613 em: Junho 17, 2019, 10:06:00 am »
Ps: nunca fui militar, e secalhar é por isso, mas acho uma parvoíce a frase do missão dada é missão cumprida, especialmente quando não existe meios adequados e não está em causa a pátria

Está sempre em causa a Pátria. Estes militares servem no Exército de Portugal e realizam as missões que os políticos eleitos pelo povo português determinam. Isto nem é bem uma resposta para ti, eu entendo o sentido da tua frase, é mais sobre uma série de comentários que vou ouvindo e lendo sobre estas missões e os militares que nelas servem, que são de uma javardice e mesquinhez atroz.

É engraçado que quando há notícias de catástrofes, guerras e afins nos confins do mundo lá vem a indignação que ninguém faz nada por aquela gente, quando se faz é porque é por interesse e deviam deixar os pobrezinhos em paz (salvo seja...), quando não há nada a ganhar é porque são mercenários e só querem mamar do Estado e nós não temos nada a ver com aquilo e deviam era ficar em casa, se morrem ou ficam feridos ninguém os mandou ir para lá...
Ser membro de organizações internacionais também envolve deveres e obrigações, um conceito curioso eu sei, muitas das vezes cumpridas justamente pelos militares nestas missões. Isto é muito bonito querer expansões de plataformas continentais e que os outros respeitem os nossos interesses mas no mundo real essas coisas não são dadas de mão beijada. E falando em Pátria, não vivemos sozinhos e alheios ao mundo nem somos invulneráveis aos problemas de outras partes. Estes conflitos são pasto para radicalizações e extremismos e fonte de refugiados e migrantes, que depois vêm para a Europa e ninguém gosta.

Sim eu concordo consigo principalmente em quase todas as missões da NATO/ONU pois temos de fazer a nossa parte.

Pensado melhor também concordo e percebo, a frase quando aplicada aos homens que andam no mato, agora não percebo que as altas chefias ou as chefias desses homens a sigam totalmente, pois para mim esses são os primeiros responsáveis pelos homens e mulheres que estão na primeira linha da defesa dos nossos interesses.

Uma coisa é a guerra do ultramar em que era demasiado grande para nós e não tínhamos capacidade de responder da melhor forma e com os melhores meios possíveis, ai percebo que tem que se cumprir missão com os meios que existem, outra coisa é o que aconteceu acho que na 1º FND na RCA em que já faltava meios e peças de manutenção dos veículos mas estava tudo bem. Teve que ser um gajo com tomates na RCA a ignorar as chefias intermédias e para diretamente com com o topo, que teve a decência de ir ao terreno in loco ver os problemas e passados umas semanas já estavam a voar toneladas de material para a RCA.

Resumindo, acho que certas missões de não há material ou condições para realizar a missão a missão dada não devia ser aceite. (eu sei que isto é uma alta insubordinação e a condição de militar não é compatível, mas ...)
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20596
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #614 em: Junho 18, 2019, 12:10:55 am »
Militar português ferido na República Centro-Africana apresenta "evolução favorável do quadro clínico"


O militar ficou ferido na quinta-feira à tarde na sequência do despiste e capotamento de uma viatura.

O militar português ferido na República Centro-Africana (RCA) e que sofreu a amputação dos membros inferiores apresenta uma "evolução favorável do seu quadro clínico", anunciou esta segunda-feira o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

"O soldado Aliu Camará, vítima de um trágico acidente de viação na República Centro-Africana no passado dia 13 de junho, apresenta uma evolução favorável do seu quadro clínico, prosseguindo internado no Hospital das Forças Armadas", refere o EMGFA, numa mensagem divulgada na rede social Facebook.Segundo o EMGFA, o militar está a ser acompanhado por uma "equipa médica multidisciplinar".

Um militar português ficou ferido na quinta-feira à tarde na RCA, na sequência do despiste e capotamento de uma viatura, quando as tropas nacionais realizavam um trajeto logístico junto à região de Bouar, situada a 350 quilómetros a noroeste da capital do país.

Este militar sofreu um "traumatismo craniano sem perda de conhecimento" e um "traumatismo grave dos membros inferiores" que obrigou a "amputação bilateral.

A operação de transporte de Bangui para Lisboa foi realizada "aos primeiros alvores" de sexta-feira, numa aeronave Falcon da Força Aérea, com acompanhamento médico a bordo, com cerca de seis horas de duração.

Está também em curso um "processo de averiguações deste acidente em serviço, para apuramento das causas que levaram ao despiste da viatura".

No final de maio, os militares portugueses em missão da Organização das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA, na sigla em inglês) foram enviados para a região de Bocaranga, onde mais de 50 pessoas foram mortas por um grupo armado.

A projeção dos militares visa a realização de uma operação conjunta com forças de capacetes azuis do Bangladesh, dos Camarões e das Forças Armadas Centro-africanas, contando igualmente com o apoio de helicópteros do Senegal e do Paquistão, para estabilizar a paz na região de Bocaranga, situada a noroeste do país, junto à fronteira com o Chade e com os Camarões.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017, no quadro da MINUSCA, cujo 2.º comandante é o major-general do Exército Marco Serronha.Portugal integra a MINUSCA, com a 5.ª Força Nacional Destacada, que tem a função de Força de Reação Rápida, e lidera a Missão Europeia de Treino Militar-República Centro-Africana (EUMT-RCA), que é comandada pelo brigadeiro-general Hermínio Teodoro Maio.


 :arrow:  https://sicnoticias.pt/pais/2019-06-17-Militar-portugues-ferido-na-Republica-Centro-Africana-apresenta-evolucao-favoravel-do-quadro-clinico?fbclid=IwAR1llV7kE2IA2gECP_Z3OGrV9X3zCxLckJ_qQ81X0M9awA16MK0P5ZNi0Xs