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Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Abril 25, 2024, 07:27:14 pm »
Acho que já descobri porque é que o Navpol não desaparece. No primeiro slide ele aparece como pertencendo aos serviços centrais e não estritamente à Marinha. É um navio pago com dinheiro da Marinha mas tbm com dinheiro de outros (exército?).

Na prática o navio "beneficia" todos os ramos, e por isso "conta" como capacidade conjunta. Mas na realidade, da mesma forma que já acontece com as aeronaves de transporte da FAP, como os KC colocados também na dita alínea, este beneficio inter-ramos é algo limitado, e no fim os custos de operação e manutenção são alocados ao ramo que os opera. De resto, o pagamento vem do Estado, logo não faz diferença em que alínea estão, sem ser por politiquices.

Seguindo a mesma lógica que coloca esse meio nas capacidades conjuntas, então os F-16 também têm que ser lá colocados, já que são o único meio nacional que permite contestar o espaço aéreo, impedindo que seja totalmente controlado por um adversário, o que permite que os restantes ramos realizem as suas missões. Sem os F-16, a Marinha e o Exército são meros alvos para target practice.

A LPM é em grande parte uma fantochada, e a alínea das capacidades conjuntas é absurda quando engloba meios que serão inteiramente operados por um ramo específico. Faz sentido é ter lá cibersegurança, EMGFA e coisas similares, eventualmente um comando conjunto de helicópteros.
Até porque disto, depreende-se que os restantes investimentos, não beneficiam mais nenhum ramo sem ser o próprio onde está alocado.


De resto, para mim, o LPD está completamente obsoleto, e não passa de uma megalomania para chefias que estão paradas nos anos 80/90. Além disto, a síndrome do 8 ou 80 mantém-se. De um lado chefias que querem um LPD clássico, completamente obsoleto, do outro um CEMA que só pensa numa frota de pequenos porta-drones, enquanto que a solução certa, passa por ter navios que se encontram a meio dos dois conceitos: LHD porta-drones.
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Portugal / Re: Energias Renováveis
« Última mensagem por Lusitano89 em Abril 25, 2024, 07:24:07 pm »
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Visitante123 em Abril 25, 2024, 07:22:26 pm »
Que simpáticos. Puseram um cobertorzinho no Arpão porque as águas são mais frias. Islandeses bem.
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por P44 em Abril 25, 2024, 07:09:25 pm »


The Portuguese Navy is currently visiting Nuuk with the submarine ARPÃO. After a short port stay, the submarine will carry out practice sailing in Greenlandic waters with the support of the inspection vessel Ejnar Mikkelsen. The exercise is expected to be completed in mid-May.

https://twitter.com/forsvaretdk/status/1783462234837983689
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Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por Lusitano89 em Abril 25, 2024, 06:57:16 pm »
Fabricantes europeus de automóveis elétricos lutam para recuperar o atraso em relação à China


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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Abril 25, 2024, 06:50:43 pm »
Que palhaçada. E na FAP não há vozes que se oponham a aquisições tão absurdas? É que ninguém sabe para onde é que se vai fazer CAS com STs, e existem inúmeras esquadras na FAP a precisarem de verba.

"Não há verba para modernizar os Merlin", mas para um supérfluo 6º KC, já se arranjam pelo menos 100 milhões.
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por P44 em Abril 25, 2024, 06:46:06 pm »
Detido vice-ministro russo acusado de ter recebido subornos na reconstrução de Mariupol



O que ele terá feito ao Putin?

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/russia-ordena-arresto-de-bens-patrimonio-e-contas-bancarias-do-vice-ministro-da-defesa/

Só sabemos que brevemente terá um encontro escaldante com uma janela
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Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 25, 2024, 06:43:55 pm »
Corre o rumor de que o MDN, através do seu gabinete, terá informado esta semana as chefias dos 3 ramos que "ninguém está acima do detentor da pasta", ou seja, dele próprio...

A razão e/ou necessidade para esta suposta declaração ter sido enviada aos ramos permanece desconhecida.

Rumor confirmado, com o motivo apontado pelo CG.
Ninguém quer assinar o cheque dos 5,5 mil ME.
Cps, 
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 25, 2024, 06:41:10 pm »
https://expresso.pt/internacional/brasil/2024-04-24-brasil-pede-acoes-concretas-apos-declaracao-de-marcelo-sobre-reparacoes-por-crimes-da-era-colonial-41e06859

Com as afirmações anteontem à noite do louco desbocado do infelizmente nosso Comandante Supremo, vamos agora ter mesmo de engolir os Super Tucano e o 6º KC-390, não vamos? ::)

É certo, 6º KC e 10 a 12 A-29.
Havendo já vozes na oposição, que concordam com o PR e acham que parte do investimento em Defesa, deveria ser direcionado para compensações.
Cps,.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 25, 2024, 06:39:31 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Boa tarde,
Como tenho vindo a dizer nos últimos 3 anos:

OBJETIVO FAP

-20 F-16V- (PA I)

-20 F-35A Lightning II, a sedear em Ovar

As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Cps,
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