ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: LM em Novembro 11, 2020, 10:24:41 am
-
Porque nada anima como a possibilidade de novos meios... :mrgreen:
Despacho n.º 10950/2020 (https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/147933317/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=147815340)
Considerando que o Exército Português tem por missão principal participar, de forma integrada, na defesa militar da República, nos termos do disposto na Constituição e na lei, sendo fundamentalmente vocacionado para a geração, preparação e sustentação de forças da componente operacional do sistema de forças;
Considerando que a frota de viaturas táticas médias em uso no Exército se encontra particularmente envelhecida o que origina uma elevada taxa de avarias e consequentemente elevados custos de manutenção, levando a que muitas vezes aquelas viaturas não estejam disponíveis para o empenhamento na atividade operacional do Exército;
Considerando que, para a edificação das várias capacidades previstas na Lei de Programação Militar, foi identificada a necessidade de aquisição daquelas viaturas, de modo a equipar os elementos da componente operacional do sistema de forças (ECOSF) com viaturas fiáveis e adequadas ao cumprimento da Missão do Exército;
Considerando que a Lei de Programação Militar, aprovada pela Lei Orgânica n.º 2/2019, de 17 de junho, contempla verbas para a aquisição das viaturas identificadas na Capacidade Forças Médias, Capacidade Informação e Vigilância de Objetivos e Reconhecimento Terrestre, Capacidade Proteção e Sobrevivência da Força Terrestre, Capacidade Sustentação Logística da Força Terrestre e Capacidade Apoio Militar de Emergência;
Considerando que as viaturas a adquirir possuem requisitos militares muito exigentes, principalmente relacionados com a proteção balística e com a proteção contraminas e Improvised Explosive Device (IED);
Considerando que a tipologia das viaturas a adquirir está prevista na «Lista de produtos relacionados com a defesa», constante do anexo i à Lei n.º 37/2011, de 22 de junho, na sua redação atual, na categoria «ML6 Veículos terrestes e seus componentes, Outros veículos terrestres e seus componentes, [...]»;
Considerando que o procedimento aquisitivo pode ser desenvolvido pela NATO Support and Procurement Agency (NSPA), nos termos do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, que estabelece a disciplina jurídica aplicável à contratação pública nos domínios da defesa e da segurança, configurando-se assim a referida aquisição como contratação excluída;
Autorizar a aquisição das viaturas táticas médias, constantes da proposta n.º B0054/2020, do Comando da Logística do Exército, bem como a respetiva despesa até ao montante máximo de 19 631 000,00 (euro) (dezanove milhões seiscentos e trinta e um mil euros), a financiar através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar, inscritas na Capacidade Forças Médias, na Capacidade Informação e Vigilância de Objetivos e Reconhecimento Terrestre, na Capacidade Proteção e Sobrevivência da Força Terrestre, Capacidade Sustentação Logística da Força Terrestre e Capacidade Apoio Militar de Emergência,
Coloco de novo a questão - esquecendo possibilidades de preços / FMS (e de um arsenal talvez mais completo), o LATV tem assim tantas diferenças do ST5...? Pode ser considerado uma "classe de peso" acima, sendo que a diferença é entre "Viatura Tática Média Blindada" (a concurso) e os ST5 ( Viatura Tática Ligeira Blindada)?
Não, não tem, nem possui nenhuma diferença significativa em relação ao ST5.
https://en.wikipedia.org/wiki/Oshkosh_L-ATV
Deveria e poderia ter sido adquirido ?
Poderia, se o fosse antes do ST5, e optássemos apenas pelo LATV, agora usar 80 Milhões para adquirir 250 LATV quando temos 139 ST5, e, com os mesmos 80 milhões se pode reforçar com mais de 180 ST5, a frota actual de vamtac???
É uma má decisão/aquisição !
-
Não me parece que estes seja o concurso para aquisição dos LATV, pois refere aquisição das viaturas táticas médias e não viaturas blindadas médias/ligeiras.
No entanto se o for, então a verba é menos de 25% da anunciada anteriormente para o referido lote de 250 Viaturas.
Autorizar a aquisição das viaturas táticas médias, constantes da proposta n.º B0054/2020, do Comando da Logística do Exército, bem como a respetiva despesa até ao montante máximo de 19 631 000,00 (euro) (dezanove milhões seiscentos e trinta e um mil euros), a financiar através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar, inscritas na Capacidade Forças Médias,
na Capacidade Informação e Vigilância de Objetivos e Reconhecimento Terrestre,
na Capacidade Proteção e Sobrevivência da Força Terrestre,
na Capacidade Sustentação Logística da Força Terrestre e
na Capacidade Apoio Militar de Emergência,
Abraços
-
Considerando que a frota de viaturas táticas médias em uso no Exército se encontra particularmente envelhecida o que origina uma elevada taxa de avarias e consequentemente elevados custos de manutenção, levando a que muitas vezes aquelas viaturas não estejam disponíveis para o empenhamento na atividade operacional do Exército;
Tendo em conta esta frase, não será para o substituir veículos como os Unimogs e Ivecos? Resta a questão, que veículo será adquirido face aos requisitos "protecção balística e contra minhas e IED".
-
Alguém sabe as quantidades a serem adquiridas de cada versão? Eu já soube, mas agora já não consigo recordar-me.
-
Não me parece que estes seja o concurso para aquisição dos LATV, pois refere aquisição das viaturas táticas médias e não viaturas blindadas médias/ligeiras.
No entanto se o for, então a verba é menos de 25% da anunciada anteriormente para o referido lote de 250 Viaturas.
Autorizar a aquisição das viaturas táticas médias, constantes da proposta n.º B0054/2020, do Comando da Logística do Exército, bem como a respetiva despesa até ao montante máximo de 19 631 000,00 (euro) (dezanove milhões seiscentos e trinta e um mil euros), a financiar através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar, inscritas na Capacidade Forças Médias,
na Capacidade Informação e Vigilância de Objetivos e Reconhecimento Terrestre,
na Capacidade Proteção e Sobrevivência da Força Terrestre,
na Capacidade Sustentação Logística da Força Terrestre e
na Capacidade Apoio Militar de Emergência,
Abraços
Finalmente uma boa noticia, para a logistica e claramente é para substituir os UNImogs e ivecos.
us-army-medium-tactical-vehicles
(https://cdn.athlonoutdoors.com/wp-content/uploads/sites/8/2014/02/us-army-medium-tactical-vehicles.jpg)
-
Vá lá. Já estava mais que na altura, tanto as Ivecos como os Unimogs já estão pelas ruas da amargura.
Agora falta ver o que virá e em que numeros. O orçamento não é grande coisa....
:-P
-
Para o FMTV, da Oshkosh, a Wikipedia menciona o seguinte:
A USD378 million contract was awarded to Oshkosh in 2016 that covers 1,543 FMTVs for Cameroon, Iraq, and Somalia.
O que dá aproximadamente 245 mil dólares por veículo. Certamente que o valor unitário varia consoante a versão. Mas já deve dar para ter uma ideia, sendo que o nosso orçamento daria para cerca de 80.
-
Trocar Unimog velhos por Unimog novos (rejuvenescer a frota unimog) blindados e não blindados:
(https://i.pinimg.com/originals/cf/3a/b7/cf3ab7d77a8bcce4057db51ad14cd493.jpg)
E o link do catalogo de defesa da mercedes:
https://mbs.mercedes-benz.com/fileadmin/user_upload/Documents/Defence/MB_Defence-Brochure-2020_screen_DS.pdf (https://mbs.mercedes-benz.com/fileadmin/user_upload/Documents/Defence/MB_Defence-Brochure-2020_screen_DS.pdf)
E porque não, se os Lituanos os compraram, de modelo anterior, quanto a mim estes MB unimog de 5 Tons, seriam uma optima escolha !!
Army of Lithuania takes delivery of 110 Unimog U5000 light trucks
On September 26, 2019, the Lithuanian Armed Forces accepted 110 Unimog U5000 trucks of 5t payload manufactured by Germany’s Daimler AG as it is updating its truck fleet with vehicles of the same make as there already are in the fleet.
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/921/uLS2mt.png) (https://imageshack.com/i/pluLS2mtp)
The new Unimog U5000 of Lithuanian army. (Picture source Lithuania MoD)
The trucks are delivered on the basis of a contract signed back in 2015 though continuing successful cooperation of the Ministry of National Defence and the NATO Support and Procurement Agency (NSPA). 88 such trucks have already been delivered to the Lithuanian Armed Forces; the contract covers the acquisition of the total of 340 new Unimog trucks.
“The NSPA collects demand applications from all NATO allies and is able to carry out acquisitions in bulk which cuts the price of one unit significantly,” Director of the Defence Materiel Agency under the Ministry of National Defence Sigitas Dzekunskas said.
Head of the Daimler AG truck project Dr Martin R. Maier underscored at the handover ceremony the reliability of the trucks and their exceptionally long service life.
The contract between the Lithuanian Armed Forces and the Daimler AG German manufacturer foresees logistical support in the first 15 years of operation, specialized tools and testing equipment, and other guarantees. The value of the contract in total is EUR 70 million.
The 110 have been delivered to the Lithuanian Armed Forces on the basis of the contract on the Unimog truck acquisition between the Defence Materiel Agency under the MoD and the NATO Support and Procurement Agency updated in 2018.
Daimler AG is committed to delivering the remaining 142 trucks in 2020-2021.
The new tactical 5-ton trucks will be assigned to the Lithuanian Land Force and other units to supplement equipment fleets of the same technical characteristics that Lithuanian troops are well familiar with.
A truck is one of the most common vehicles in the military that is in great demand. This type of vehicle is used for completion of soldiers’ tasks, logistical support, personnel transportation.
http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=42&page=19
Abraços
-
Qualquer uma das opções é viável (entre outras). Resta perceber onde vão buscar a protecção contra minas e IED e se é uma característica para toda a frota, ou apenas parte dela.
-
Se tivermos uma surpresa como tivemos com as Vamtac ST5...vai ser engraçado. Sabemos que as viaturas é de um país da OTAN, de resto é um grande mistério. Quando sair os primeiros documentos da NSPA acerca das características das viaturas já poderemos especular um pouco mais.
-
Ou então escolhem-se as viaturas tácticas médias... e depois liga-se para a Denel para saber se pode ser adaptadas para cabines Casspir com V shapped armoured cab :mrgreen: :mrgreen:
Visto que pode ser baseado em várias plataformas:
"
Casspir 2000 & NG2000A (Mercedes Benz Based)
Casspir 2000B (Powerstar - North Benz Based)
Casspir 2000C (SINO Truck Military Based)
"
Ainda não percebeu o que são Viaturas Táticas Médias, pois não?
-
RABN, e tú ainda perguntas ??
Claro que não, se tivesse entendido não faria os comentários que fez, a dispersão do tópico é procedimento habitual...., pois a táctica é, baralhar e dar de novo.
Abraços
-
Se não é para discutir possibilidades sérias e realistas, fora de delírios e sem insultos a outros foristas fecha-se o tópico.
-
A tropa já o tem, em versão civis pintadas de verde, quem sabe se com o baixo orçamento que dispõe não possa ter alguns parecidos com estes.
(https://1.bp.blogspot.com/-bXJcYQrqxwg/X7g0gcP0FwI/AAAAAAAB6x8/-VVVtaDLsB86M7Mw1V0VAItQVCV6rwSJQCLcBGAsYHQ/s1024/Em9LbUpWMAIPQE2.jpg)
(https://1.bp.blogspot.com/-K487R8or-eE/X7g0gpmX7FI/AAAAAAAB6yA/CeZAAF8DZ24bZ9rbhlSBCC0P4sMff7pewCLcBGAsYHQ/s1024/Em9LcGFWMAAVg3a.jpg)
fonte:https://www.snafu-solomon.com/
eu meu favorito seria este
(https://www.armyrecognition.com/images/stories/news/2012/june/Kerax_truck_8x8_with_armour_cabin_Renault_Trucks_Defense_live_demonstration_001.jpg)
-
Na minha humilde opinião as nossas Ivecos e Unimogs deveriam ser substituidos por... Ivecos e Unimogs novos.
Já é um ecosistema familiar ás forças armadas e são veiculos que já provaram as suas capacidades.
Não vale a pena a andarmos a re-inventar a roda.
:-P
-
Mas é necessário ter duas marcas diferentes de veículo? Não estou a par das gamas que cada marca tem, mas se tiverem os modelos necessário, não deve haver necessidade de ter duas marcas (a não ser que seja uma opção estratégica, para não depender do mesmo fornecedor).
-
Tá cheio de estratégia...
Ganha o mais barato.
-
A ideia é adquirir viaturas "tácticas", não camiões civis.
E com requisitos destes, dá para ver que não serão meros "burros de carga":
Capacidade Forças Médias, Capacidade Informação e Vigilância de Objetivos e Reconhecimento Terrestre, Capacidade Proteção e Sobrevivência da Força Terrestre, Capacidade Sustentação Logística da Força Terrestre e Capacidade Apoio Militar de Emergência
-
A Denel é uma empresa de um país da OTAN? Não, então vamos falar de coisas reais e não de tretas por favor.
Eu sou o primeiro que gosta de pensar em outras possibilidades, mas neste caso o FCosta abusa. Este programa está a ser gerido pela NSPA, como tal só podem concorrer empresas de países que pertençam à OTAN. Qual é a dúvida?
-
A África do Sul é membro associado da OTAN? Não.
:arrow: https://www.nato.int/cps/en/natohq/51288.htm
Eles têm tropas em missões internacionais lideradas pela OTAN? Não.
Eles têm algo único que não há carradas de outros produtos em países da OTAN? Não.
Mais uma vez recorre a fantasias em vez de factos.
-
(https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/mfc/photo/high-mobility-artillery-rocket-system/mfc-himars-masthead-01.jpg.pc-adaptive.full.medium.jpeg)
Lockheed Martin High Mobility Artillery Rocket System (HIMARS)
-
Parece-me que andam por aqui alguns foristas um pouco baralhados quanto ao conceito de viaturas tacticas medias, o que são que tipo de missões executam...
http://www.exercito.pt/pt/o-que-fazemos/viaturas/tacticas/medias
Abraços
-
Na minha humilde opinião as nossas Ivecos e Unimogs deveriam ser substituidos por... Ivecos e Unimogs novos.
Já é um ecosistema familiar ás forças armadas e são veiculos que já provaram as suas capacidades.
Não vale a pena a andarmos a re-inventar a roda.
:-P
Quanto aos Mercedes, completamente de acordo, tem excelentes opções, já os Ivecos, não me pronuncio, não tenho nem feedback nem conhecimentos para tal.
Abraços
-
(https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/mfc/photo/high-mobility-artillery-rocket-system/mfc-himars-masthead-01.jpg.pc-adaptive.full.medium.jpeg)
Lockheed Martin High Mobility Artillery Rocket System (HIMARS)
Viatura da Oshkosh, penso eu de que.
-
Correcto, é o FMTV, mas desta feita, com o nível máximo de blindagem, penso eu.
-
Parece-me que andam por aqui alguns foristas um pouco baralhados quanto ao conceito de viaturas tacticas medias, o que são que tipo de missões executam...
http://www.exercito.pt/pt/o-que-fazemos/viaturas/tacticas/medias
Interessante que o exercito inclui aqui (viaturas tácticas medias) o "AUTO TG 1,25TON 3 HMMWV M1025A2 D 4x4 MF/00"... este modelo é o que foi substituído pelo ST5 (ou a foto engana)?
-
Então pode ou não pode, vai ou não vai?
Não perca os próximos episódios porque nós (infelizmente) também não. :bang:
-
Então pode ou não pode, vai ou não vai?
Não perca os próximos episódios porque nós (infelizmente) também não. :bang:
(infelizmente), mais do mesmo ! :mrgreen:
Abraços
-
É a proposta n.º B0054/2020, do Comando da Logística do Exército.
Presumo que seja uma proposta desse comando ao Exército/governo e não algo que esteja no Diário da República...
-
acabo de dar entrada no site da nspa ,procurement - 20lms106 relativo a este despacho 15/12/20
https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement/FBO/eProcurementFBODetails.aspx?OpportunityId=20LMS106
-
"LM - Rockets and Missiles"? ???
-
This is a requirement for non-developmental MILCOTS vehicle, in current production and service with NATO partners.
Family of Tactical & Logistic Trucks, 4x4 (5 ton payload) & 6x6(10 ton payload), with exchangeable soft skin (metal) and protected crew cabins.
All vehicles and equipment shall be new production with delivery mileage.
Payload will be specialized military shelters and other modules (10 & 15 ft ISO containers) fixed to flatbed cargo area with ISO fixings.
Some vehicles will be customized with additional cargo handling (hook-lift or crane) equipment.
Delivery period 2021- 2026, to include initial provisioning, training, documentation.
Competition will be based on technical and performance specifications to be provided.
Sem valor fixo para o contrato, estão malucos. :mrgreen:
-
Pelo menos o valor estimado de veículos sabe-se, 120.
-
acabo de dar entrada no site da nspa ,procurement - 20lms106 relativo a este despacho 15/12/20
https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement/FBO/eProcurementFBODetails.aspx?OpportunityId=20LMS106
Excelente, obrigado pela partilha.
-
U.S. Army awards contract to Oshkosh for next-generation Medium Tactical Vehicles (https://defence-blog.com/u-s-army-awards-contract-to-oshkosh-for-next-generation-medium-tactical-vehicles/)
(https://defence-blog.com/wp-content/uploads/2021/08/ET49FYjWAAAqQud.jpg)
According to a company news release, Army Tank-Automotive and Armaments Command (TACOM) Life Cycle Management Command (LCMC) has awarded Oshkosh Defense a $152 million delivery order for 541 Family of Medium Tactical Vehicles (FMTV) A2 variant.
The FMTV A2 is an advanced version of the FMTV A1P2, which has been in service with the U.S. Army since 1988 as a primary mover for weapons, sensors and communications platforms.
Since 2009, Oshkosh Defense has been the leading provider of the U.S. Army’s medium tactical wheeled vehicle fleet, producing over 41,000 FMTV A1P2 and A2 trucks and trailers.
Today’s announced order signifies the continuation of FMTV A2 production orders following successful testing performance and the production ramp-up of A2 as FMTV A1P2 production begins to ramp down. FMTV A1P2 production is expected to end in September 2021.
“For over a decade, the Oshkosh FMTV A1P2 has provided the U.S. Army with multi-purpose transportation in support of line and local haul missions, carrying Soldiers, cargo, and essential equipment,” said Pat Williams, Vice President and General Manager of U.S. Army and U.S. Marine Corps programs for Oshkosh Defense. “The advanced performance capabilities of the FMTV A2 enhances our Soldiers’ ability to perform their missions safely and efficiently.”
The FMTV A2 offers greater protection levels and increased payload capacity while providing Soldiers with improved ride quality and mobility to keep pace with today’s maneuvering forces. These advanced capabilities position the FMTV A2 as a key enabler to the U.S. Army’s modernization initiatives, including Command Post Integrated Infrastructure (CPI2) and Integrated Fires Mission Command (IFMC).
The FMTV A2 fleet is comprised of 16 models and associated trailers capable of carrying payloads ranging from 3-ton to 10-ton and performing a wide range of duties from supporting combat missions to relief efforts, to logistics and supply operations.
-
Não se esqueçam é de novas viaturas de recuperação para substituir os M816.
-
Acaba de ser divulgado por a NSPA o vencedor do concurso das viaturas tacticas medias 4x4,6x6. 8)
TECHNOLOGY & SECURITY DEVELOPMENTS ESP 35,000,000 ACQUISITION OF "VIATURAS TACTICAS MEDIAS
(VTM)" 4X4 / 6X6 TACTICAL VEHICLES
https://www.nspa.nato.int/resources/site1/General/business/procurement/Bid%20openings%20and%20awards/Jul2022-Sep2022.pdf
-
Acaba de ser divulgado por a NSPA o vencedor do concurso das viaturas tacticas medias 4x4,6x6. 8)
TECHNOLOGY & SECURITY DEVELOPMENTS ESP 35,000,000 ACQUISITION OF "VIATURAS TACTICAS MEDIAS
(VTM)" 4X4 / 6X6 TACTICAL VEHICLES
https://www.nspa.nato.int/resources/site1/General/business/procurement/Bid%20openings%20and%20awards/Jul2022-Sep2022.pdf
É a empresa que é espanhola ou é o contrato que está em nome espanhol?
-
a empresa e espanhola como mostra o site.
https://www.tsdinternational.com/en/projects/defense-military-bodywork/
marca dos camiões sera iveco o mercedes ??
-
a empresa e espanhola como mostra o site.
https://www.tsdinternational.com/en/projects/defense-military-bodywork/
marca dos camiões sera iveco o mercedes ??
Mas essa empresa faz o quê? Compra o chassis e depois altera? Mas a fábrica(Iveco e Mercedes) já não faz isso? Não entendo.
-
https://www.defensa.gob.es/Galerias/oficaex/documentos/DGM_spanish_defence_industry_catalogue_2021_2022.pdf (https://www.defensa.gob.es/Galerias/oficaex/documentos/DGM_spanish_defence_industry_catalogue_2021_2022.pdf)
Página 56 do PDF.
Aparenta ser uma espécie de empresa de "tuning" dos veículos, para funções militares.
Entretanto, ficamos na mesma, já que não sabemos os modelos que realmente virão, apenas a empresa que os modifica.
-
https://www.defensa.gob.es/Galerias/oficaex/documentos/DGM_spanish_defence_industry_catalogue_2021_2022.pdf (https://www.defensa.gob.es/Galerias/oficaex/documentos/DGM_spanish_defence_industry_catalogue_2021_2022.pdf)
Página 56 do PDF.
Aparenta ser uma espécie de empresa de "tuning" dos veículos, para funções militares.
Entretanto, ficamos na mesma, já que não sabemos os modelos que realmente virão, apenas a empresa que os modifica.
Mais um "xuning", já a FAP foi buscar helis a uma empresa de "xuning", o exercito também não quer ficar atrás.
-
Desde que os veículos cumpram, não me aquece nem arrefece. Agora a questão é, se o veículo é civil e posteriormente modificado, ou se vem militarizado de origem, e é acabado pela tal empresa? Nos outros casos, é diferente, e é por isso que este é mais barato?
Entretanto, gostava era de saber o modelo, variantes e quantidades em causa.
-
Desde que os veículos cumpram, não me aquece nem arrefece. Agora a questão é, se o veículo é civil e posteriormente modificado, ou se vem militarizado de origem, e é acabado pela tal empresa? Nos outros casos, é diferente, e é por isso que este é mais barato?
Entretanto, gostava era de saber o modelo, variantes e quantidades em causa.
Aqui tens uma ideia
https://www.romania-insider.com/romania-iveco-military-trucks-purchase (https://www.romania-insider.com/romania-iveco-military-trucks-purchase)
-
Desde que os veículos cumpram, não me aquece nem arrefece. Agora a questão é, se o veículo é civil e posteriormente modificado, ou se vem militarizado de origem, e é acabado pela tal empresa? Nos outros casos, é diferente, e é por isso que este é mais barato?
Entretanto, gostava era de saber o modelo, variantes e quantidades em causa.
Aqui tens uma ideia
https://www.romania-insider.com/romania-iveco-military-trucks-purchase (https://www.romania-insider.com/romania-iveco-military-trucks-purchase)
Mas os Romenos compraram directamente à Iveco. Continuo sem perceber o porquê dessa empresa Espanhola (o próprio site deles não é claro).
-
Mas essa empresa faz o quê? Compra o chassis e depois altera? Mas a fábrica(Iveco e Mercedes) já não faz isso? Não entendo.
A Jacinto também faz isso para viaturas de bombeiros e vende muito, até para outros países.
https://www.jacinto-lda.com/
Talvez estas empresas tenham mais flexibilidade para personalizar.
-
https://www.defensa.gob.es/Galerias/oficaex/documentos/DGM_spanish_defence_industry_catalogue_2021_2022.pdf (https://www.defensa.gob.es/Galerias/oficaex/documentos/DGM_spanish_defence_industry_catalogue_2021_2022.pdf)
Página 56 do PDF.
Aparenta ser uma espécie de empresa de "tuning" dos veículos, para funções militares.
Entretanto, ficamos na mesma, já que não sabemos os modelos que realmente virão, apenas a empresa que os modifica.
Mais um "xuning", já a FAP foi buscar helis a uma empresa de "xuning", o exercito também não quer ficar atrás.
Realmente agora não estamos a ir às empresas de "primeira linha", lockheed martin, leonardo, etc, parece os programas americanos de oficinas de esquina que alteram carros :mrgreen:.
-
Esta aquisição de Viaturas Táticas Medias (VTM), não têm nada a ver com este pois não? O nome é parecido mas fala em especifico para o sistema SIC-T.
https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/15487-2016-105599354
-
concurso dos vtm nada tem haver com os morteiros ,o seja e um concurso a parte tem a haver com os camiões sic-t 4x4 ,e camiões 4x4,6x6 no valor de 32 milhoes em conjunto.
https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/10950-2020-147933317
https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/15487-2016-105599354
-
Obrigado, já corrigi, eu estava a referir-me ao concurso das viaturas taticas medias blindadas e não blindadas para o SIC-T.
Já se passaram uns bons anos. Isso deu alguma coisa? Ou este concurso VTM também é para isto?
-
https://twitter.com/Defence360/status/1606376090532024320 (https://twitter.com/Defence360/status/1606376090532024320)
O cancelamento da aquisição de viaturas
@OshkoshDefense
JLTV para o 🇵🇹
@Exercito_pt
será substituído por um projeto de aquisição de viaturas tácticas ligeiras blindadas 4x4, este a ser inserido na revisão da LPM. A actual LPM previa a aquisição de 230 JLTVs.
-
Jornal do Exército, Abril 2023
"Regeneração da frota de viaturas médias".
https://assets.exercito.pt/SiteAssets/JE/Jornais/2023/abr/728.aspx
Para futura referencia.
-
Eu pergunto-me, não faria sentido pensar no exército, da base até ao topo, ou seja, começar na logística e só depois pensar na área de combate.
Comparado com a Austria https://www.defensa.com/otan-y-europa/n-1-375-camiones-militares-para-fuerzas-armadas-austriacas (https://www.defensa.com/otan-y-europa/n-1-375-camiones-militares-para-fuerzas-armadas-austriacas), o nosso concurso é uma brincadeira.
-
Ou
https://www.thedefensepost.com/2023/05/10/lithuania-army-utility-truck-daimler/ (https://www.thedefensepost.com/2023/05/10/lithuania-army-utility-truck-daimler/)
Mercedes-Benz segment Daimler has received a 216-million-euro ($237 million) contract to supply utility trucks for the Lithuanian Army.
The agreement stipulates the delivery of 230 Arocs heavy-duty trucks and 141 Zetros off-road trucks equipped with cranes. (...)
-
Parece que vão chegar antes do final do ano (os camiões, não o Ford Ranger...):
https://www.defensa.com/industria/ford-ranger-propuesto-tsd-para-programa-vehiculo-militar-todo
(da notícia, último parágrafo . "Como consecuencia de la experiencia acumulada en el desarrollo de la nueva línea de vehículos militares, en 2022 TSD recibió el encargo del Exército Português, a través de NSPA, de fabricar una serie de camiones logísticos con cabina protegida intercambiable, un contrato cuyas primeras entregas se producirán antes de final de este año."
-
Exercito recebe novas viaturas tacticas médias.
https://www.facebook.com/share/p/ZoCo5x2XrQVwL7uR/
El Ejército portugués recibe los primeros camiones adquiridos a la española TSD
(31 de Janeiro de 2023)
El Ejército de Tierra portugués ha comenzado a recibir los camiones militares todoterreno 4x4 adquiridos a la empresa española TSD (Technology & Security Development) a finales de 2022 a través de la Agencia de Apoyo y Adquisiciones de la OTAN (NSPA).
La empresa con sede en Herencia (Ciudad Real) ha suministrado un primer lote de seis Vehículos Tácticos Medios (VTM) -denominación del Ejército de Tierra luso- porta shelter. Los camiones entrarán en servicio en las unidades de transmisiones, aportando mayor movilidad y protección. El contrato contempla el suministro de 47 unidades de este tipo.
El Ejército de Tierra portugués informa de que "estos vehículos constituyen la Plataforma de Movilidad del proyecto Sistema de Información y Comunicaciones Táctico (SIC-T), un sistema diseñado, concebido y desarrollado por el Ejército con el objetivo de dotar a sus unidades operativas de capacidades de Comunicaciones y Sistema de Información (CSI) que garantice interoperabilidad y adaptabilidad al teatro de operaciones, permitiéndoles trabajar en entornos operativos exigentes y en constante transformación".
El contrato valorado en 35 millones de euros incluye camiones 4x4 y también 6x6. En total, la compañía suministra un centenar de vehículos con distintas aplicaciones sobre el bastidor (transporte de carga, transporte de tropas, grúa, blindados, cisternas…).
[continua]
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4700229/ejercito-portugues-recibe-primeros-camiones-adquiridos-espanola-tsd (https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4700229/ejercito-portugues-recibe-primeros-camiones-adquiridos-espanola-tsd)
Cumprimentos,
-
Segundo então entendo virá o IBERO LTV em vez do JLTV?
Mais ligeiro então.
Será para desta equiparem os Fuzileiros?
-
Segundo então entendo virá o IBERO LTV em vez do JLTV?
Mais ligeiro então.
Será para desta equiparem os Fuzileiros?
Onde viste isso?
-
Segundo então entendo virá o IBERO LTV em vez do JLTV?
Mais ligeiro então.
Será para desta equiparem os Fuzileiros?
Onde viste isso?
Era uma pergunta. Segundo o que me pareceu perceber de virem viaturas mais ligeiras. Estava a ver se confirmavam
Quanto a hipótese dos Fuzileiros, é porque andam a espera a muito e como tem os 4x4 mais ligeiros, podem pensar em entregar viaturas mais blindadas mas algo ligeiras. As IBERO LTV rondam os 3500 kg. Mais ligeiras que os ST5 e que os JLTV.
Algo que me lembro ter sido assunto num tópico passado, em que falavam de não ser adequado viaturas muito pesadas
-
Segundo então entendo virá o IBERO LTV em vez do JLTV?
Mais ligeiro então.
Será para desta equiparem os Fuzileiros?
Onde viste isso?
Era uma pergunta. Segundo o que me pareceu perceber de virem viaturas mais ligeiras. Estava a ver se confirmavam
Quanto a hipótese dos Fuzileiros, é porque andam a espera a muito e como tem os 4x4 mais ligeiros, podem pensar em entregar viaturas mais blindadas mas algo ligeiras. As IBERO LTV rondam os 3500 kg. Mais ligeiras que os ST5 e que os JLTV.
Algo que me lembro ter sido assunto num tópico passado, em que falavam de não ser adequado viaturas muito pesadas
Com esta do "Light and Fast" o mais provável é receberam mais Can-Am Traxter HD8 ou viaturas semelhantes.
-
Exercito recebe novas viaturas tacticas médias.
https://www.facebook.com/share/p/ZoCo5x2XrQVwL7uR/
El Ejército portugués recibe los primeros camiones adquiridos a la española TSD
(31 de Janeiro de 2023)
El Ejército de Tierra portugués ha comenzado a recibir los camiones militares todoterreno 4x4 adquiridos a la empresa española TSD (Technology & Security Development) a finales de 2022 a través de la Agencia de Apoyo y Adquisiciones de la OTAN (NSPA).
La empresa con sede en Herencia (Ciudad Real) ha suministrado un primer lote de seis Vehículos Tácticos Medios (VTM) -denominación del Ejército de Tierra luso- porta shelter. Los camiones entrarán en servicio en las unidades de transmisiones, aportando mayor movilidad y protección. El contrato contempla el suministro de 47 unidades de este tipo.
El Ejército de Tierra portugués informa de que "estos vehículos constituyen la Plataforma de Movilidad del proyecto Sistema de Información y Comunicaciones Táctico (SIC-T), un sistema diseñado, concebido y desarrollado por el Ejército con el objetivo de dotar a sus unidades operativas de capacidades de Comunicaciones y Sistema de Información (CSI) que garantice interoperabilidad y adaptabilidad al teatro de operaciones, permitiéndoles trabajar en entornos operativos exigentes y en constante transformación".
El contrato valorado en 35 millones de euros incluye camiones 4x4 y también 6x6. En total, la compañía suministra un centenar de vehículos con distintas aplicaciones sobre el bastidor (transporte de carga, transporte de tropas, grúa, blindados, cisternas…).
[continua]
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4700229/ejercito-portugues-recibe-primeros-camiones-adquiridos-espanola-tsd (https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4700229/ejercito-portugues-recibe-primeros-camiones-adquiridos-espanola-tsd)
Cumprimentos,
O concurso não era para 100. Era para mais.
E para transportarem contentores de comunicações seriam meia dúzia.
Alguém aqui poderá confirmar, mas o EP não deverá ter mais que meia dúzia de contentores com equipamento de comunicação avançado.
Em relação a fotos que apareceram nos últimos dias...
Os requisitos do contrato não descreviam aquilo.
Descreviam camiões do tipo REINMETALL MAN militares e não Comerciais 4x4 com um guincho á frente.
No caderno de encargos estava tudo muito claro.
O que nunca foi (nem é) divulgado é a constituição do que o concorrente oferece.
Quando foi da compra que nos deu os URO Vamtac, havia uma quantidade que tinha sido aprovada (num despacho certamente) de para aí 300.
O fornecedor disse: "oferecemos isto, e pelo dinheiro que o EP tem para gastar, levam 230".
Resposta do EP: "OK"
Temo que com este concurso de camiões foi a mesma coisa.
Levaram menos quantidade, e uma gama de camião muito abaixo da pretendida.
Estou morto para ver a cabine blindada - vai ser de rir.
-
do que vi é topo de gama.
-
do que vi é topo de gama.
Topo de gama é isto:
Para nós seria em 4x4 e 6x6.
É isto que permite trocar a cabine completa por uma blindada.
É isto que queriam.
É isto que não vão ter.
-
do que vi é topo de gama.
Topo de gama é isto:
Para nós seria em 4x4 e 6x6.
É isto que permite trocar a cabine completa por uma blindada.
É isto que queriam.
É isto que não vão ter.
Vocês estão a confundir o concurso das viaturas SIC-T (para as plataformas de comunicações e outros fins) com o concurso das Viaturas Táticas Médias (para substituir os Unimogs)
-
RABN;
Tem a certeza?
Se é como diz, a TSD (Technology & Security Development) ganhou dois concursos.
Porque eu estou a falar de um que decorreu na NSPA, vi a documentação toda, e foi adjudicado á TSD há um ano, mais ou menos.
Num documento de avaliação da execução da LPM de 2022 (se não estou em erro) há um comentário sobre um projecto para comprar camiões para transportar contentores de comunicações e um concurso que decorreu na plataforma de compras do estado.
Esse concurso falhou e o projecto estava atrasado.
Sempre considerei que o concurso da NSPA substituiu esse.
-
O jornal do exército 728 com o titulo "A Força Mecanizada" tem um artigo sobre o concurso dos camiões.
https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/comunicacao?menu=je
O concurso era para 47 viaturas 4x4 transporte de contentor de comunicações SIC-T, e 61 viaturas 6x6 transporte geral.
-
-
São estes que a empresa espanhola nos vai fornecer??
-
São estes que a empresa espanhola nos vai fornecer??
Segundo o Jornal do Exército n. 728, páginas 14 e 15...
A solução apresentada pela TSD pressupõe a aplicação do chassis da empresa alemã Rheinmetall MAN Military Vehicles (RMMV), no qual fará a integração de todos os componentes definidos pelas especificações técnicas do Exército.
Não sei se é resposta direta à pergunta, que de camiões pouco percebo.
-
São estes que a empresa espanhola nos vai fornecer??
Esse video é da Rheinmetall, os nossos aparecem nesta publicação, mas não sei ao certo que diferenças têm.
https://www.facebook.com/share/p/xjBM18F7AZFuKVYH/
No texto da publicação do exército refere que das 47 viaturas que 15 vão ter cabine blindada, por isso a situação que falaram aqui no Forum de se conseguir mudar cabine nao-blindada para cabine blindada não me parece que os nossos camiões venham a ter essa capacidade.
Ou talvez as 15 cabines blindadas podem ser removidas e instaladas uns nos outros...
-
No Jornal do exército nr 735, tem um artigo sobre gestão de projectos.
E tem uma foto da cabine blindada em testes.
-
Versão 4x4 já em Portugal:
(https://pbs.twimg.com/media/GEnRgIqWoAAnklA?format=jpg)
(https://pbs.twimg.com/media/GEnRgJDXYAAjcfi?format=jpg)
Fonte: https://twitter.com/Exercito_pt/status/1750185369583112494
-
Alguém tem ideia de como é que estes camiões vão ser distribuídos pelas unidades? Concentrados no Regimento de Transmissões e de Transportes? Ou espalhados por todos os Regimentos?
A nível das Pandur de Transmissões, tem alguma coisa a ver ou não tem nada a ver?
-
(https://www.defensa.com/foto-articulo-fichero_37733_20240705.webp,800,700,0.webp)
(https://www.defensa.com/adjuntos/La%20cabina%20blindada,%20protagonista%20del%20estand%20de%20la%20empresa%20en%20Eurosatory%20(autor).webp)
Recordemos que en 2022 TSD se adjudicó el contrato Vehículos Tácticos Medios (VTM) del Ejército de Tierra portugués formalizado a través de la agencia de adquisiciones NSPA de la OTAN (NATO Support and Procurement Agency). El contrato contempla el suministro de hasta 140 camiones en versiones 4x4 y 6x6 para múltiples aplicaciones por un monto estimado de 35 millones de euros.
https://www.defensa.com/espana/las-capacidades-ingenieria-tsd (https://www.defensa.com/espana/las-capacidades-ingenieria-tsd)
-
credo meu deus que coisa mais horrorosa
-
La novedad más reciente fue la presentación en la reciente feria parisina Eurosatory de la cabina blindada diseñada precisamente en el marco del programa de camiones tácticos del Exército Português de tal forma que pueda sustituirse una cabina convencional por una protegida en un día.
Então? Sempre é permutável. Se calhar compraram foi só 17 blindadas para trocar
Este tipo de cabina ofrece un nivel de protección 3 balística y contra minas según la normativa STANAG y permite afrontar con seguridad las misiones en el exterior del operador, presente por ejemplo en la República Centroafricana. Como pudimos comprobar en Eurosatory, la compañía está trabajando en nuevos diseños aptos para integrarse en otros fabricantes de camiones, con diferentes configuraciones disponibles.
Recordemos que en 2022 TSD se adjudicó el contrato Vehículos Tácticos Medios (VTM) del Ejército de Tierra portugués formalizado a través de la agencia de adquisiciones NSPA de la OTAN (NATO Support and Procurement Agency). El contrato contempla el suministro de hasta 140 camiones en versiones 4x4 y 6x6 para múltiples aplicaciones por un monto estimado de 35 millones de euros.
Las entregas comenzaron el pasado mes de enero con los primeros camiones en versión 4x4 portashelter y se extenderán hasta completarse en 2026. Se suministrarán versiones para transporte de carga, de tropa, grúa o cisternas entre otros.
-
Algumas Considerações:
1) Até podiam ser mais feias.
2) Um peso grande em cima do eixo da frente (blindágem) requer um reforço da suspensão.
Mas se é para poder tirar e meter uma cabine normal, fica uma suspensão dura demais.
Penso que estes vão ser os camiões mais desconfortáveis do Exército.
3) Em termos de entrgas, o concurso atribuia prioridade máxima á entrega de alguns camiões com cabine blindada para os contentores de comunicações.
Ao ter que desenvolver estas cabines de propósito para o EP (depois de o concurso ser ganho), não sei se a questão dos contentores não foi adiado...
-
credo meu deus que coisa mais horrorosa
Não é para ser bonito, é para ser eficaz. Se é ou não... isso já é outra história.
-
Algumas Considerações:
1) Até podiam ser mais feias.
2) Um peso grande em cima do eixo da frente (blindágem) requer um reforço da suspensão.
Mas se é para poder tirar e meter uma cabine normal, fica uma suspensão dura demais.
Penso que estes vão ser os camiões mais desconfortáveis do Exército.
3) Em termos de entrgas, o concurso atribuia prioridade máxima á entrega de alguns camiões com cabine blindada para os contentores de comunicações.
Ao ter que desenvolver estas cabines de propósito para o EP (depois de o concurso ser ganho), não sei se a questão dos contentores não foi adiado...
Se metem peso, devem mudar de suspenção e, existem de modo a não ser tão duras apesar de suportar mais peso. Devem ter isso em consideração certamente. Outra preocupação será o equilibro de massa entre frente e traseira, mas depende do que vão transportar esses com cabine blindada ou de como complementam a blindagem da cabine no resto do veiculo.
Por isso os modelos todos blindados de origem parecem a partida mais equilibrados. Mas.... pode ser só uma impressão. deve haver gente a testar isso tudo
-
Algumas Considerações:
1) Até podiam ser mais feias.
2) Um peso grande em cima do eixo da frente (blindágem) requer um reforço da suspensão.
Mas se é para poder tirar e meter uma cabine normal, fica uma suspensão dura demais.
Penso que estes vão ser os camiões mais desconfortáveis do Exército.
3) Em termos de entrgas, o concurso atribuia prioridade máxima á entrega de alguns camiões com cabine blindada para os contentores de comunicações.
Ao ter que desenvolver estas cabines de propósito para o EP (depois de o concurso ser ganho), não sei se a questão dos contentores não foi adiado...
Se metem peso, devem mudar de suspenção e, existem de modo a não ser tão duras apesar de suportar mais peso. Devem ter isso em consideração certamente. Outra preocupação será o equilibro de massa entre frente e traseira, mas depende do que vão transportar esses com cabine blindada ou de como complementam a blindagem da cabine no resto do veiculo.
Por isso os modelos todos blindados de origem parecem a partida mais equilibrados. Mas.... pode ser só uma impressão. deve haver gente a testar isso tudo
Os camiões de cabine blindada vão ser mesmo para transportar (para zonas de combate) contentores marítimos com equipamento/postos de trabalho lá dentro, contentores esses que não pesam quase nada.
As suspensões não se mudam (não fazia parte dos requisitos).
-
Não fales do que não sabes.
A blindagem é em fibra, por isso o aumento de pesa não está na casa das centenas de quilos, mas sim nas dezenas.
-
Não fales do que não sabes.
A blindagem é em fibra, por isso o aumento de pesa não está na casa das centenas de quilos, mas sim nas dezenas.
Quantos anos tens nelson?
12?
Vou ser simpático contigo por te esforçares por transmitires a tua opinião aqui - novinho como és.
E para não ser acusado de mal-tratar menores.
Imagina uma raquete de ténis em "fibra".
Agora imagina juntares a quantidade suficiente para teres "umas dezenas de quilos". Ou seja, o mesmo que tu pesas.
Com essa mesma quantidade de "fibra", mas em matéria prima bruta, como é que costruirias a cabine blindada de um camião?
Com resistência a armas de fogo ligeiras e deflagração de minas?
Fala lá tu do que sabes mano, que és lindo.
-
Por acaso não vi especificações da blindagem da cabine e, creio ser também no motor e não só habitáculo dos ocupantes da cabine( eu a adivinhar). E será contra disparos directos de ...7,62mm presumo(?) . Isto inclui para brisas suponho também(?)
Leve não será o tremo, porque será também para resistir a vários disparos e não um.
Por muito tecnológica que seja, se for isto tudo, terá sempre umas centenas no peso. Mas também não será um desiquilíbrio assim tão grande com alguma carga atrás, mesmo um contentor de equipamentos.
3 gajos rechonchudos lá atrás a operar coisas, pesam quase 300 kg e equilibram isso :D
-
É só pedir aos que estiveram em África para transmitir o conhecimento que têm de colocar sacos de areia e está o problema resolvido.
-
É só pedir aos que estiveram em África para transmitir o conhecimento que têm de colocar sacos de areia e está o problema resolvido.
vê-se que não és da Marinha, senão dizias uma mini adega lá atrás ;D ;D ;D
-
Os ditos são para o exército, não têm regalias de adega móvel.
-
O 🇵🇹 @Exercito_pt já recebeu 47 viaturas tácticas 4x4 para transporte de "shelter" de transmissões @MANtruckandbus TGS 18.440 BB CH, e a primeira de 61 viaturas táticas multi-propósito 6x6 @MANtruckandbus TGS 26.440 BB CH. Foram adquiridas pela à 🇪🇸 TSD no âmbito do projeto VTM.
(https://pbs.twimg.com/media/GTHUe2kWgAEdpyh?format=jpg)
(https://pbs.twimg.com/media/GTM0IPqWMAAdlLI?format=jpg)
(https://pbs.twimg.com/media/GTM0IQhXgAIEMm9?format=jpg)
(https://pbs.twimg.com/media/GTM0IPtXEAAFMYe?format=jpg)
-
Já podem começar a despir as Unimog e montar os bitubos ;D
-
O 🇵🇹 @Exercito_pt recebe 61 viaturas tácticas logísticas 6x6 @MANtruckandbus TGS 26.440 BB CH, incluindo 13 de transporte geral, com cabine protegida intermutável. As 61 viaturas foram adquiridas pela @NSPA_NATO à 🇪🇸 TSD no âmbito do projeto VTM (Viaturas Táticas Médias).
(https://pbs.twimg.com/media/GaxTujmXQAAihBL?format=jpg&name=large)
(https://pbs.twimg.com/media/GaxTukYWYAAsQiA?format=jpg&name=large)
-
Excelentes notícias. Os nossos veículos mais vetustos já poderão ter o merecido descanso.
Pena não se terem comprado mais umas quantas (largas dezenas/centenas) VTM, porque o nosso parque de veículos está ainda demasiado obsoleto e (diria eu) curto.
Pode ser que lá para 2056, à tardinha, se pense nisso.
-
As cabines blindadas ficaram muito melhor que o que eu esperava.
Parabens aos Espanhois.
-
O 🇵🇹 @Exercito_pt recebe 61 viaturas tácticas logísticas 6x6 @MANtruckandbus TGS 26.440 BB CH, incluindo 13 de transporte geral, com cabine protegida intermutável. As 61 viaturas foram adquiridas pela @NSPA_NATO à 🇪🇸 TSD no âmbito do projeto VTM (Viaturas Táticas Médias).
(https://pbs.twimg.com/media/GaxTujmXQAAihBL?format=jpg&name=large)
(https://pbs.twimg.com/media/GaxTukYWYAAsQiA?format=jpg&name=large)
Bonitinhos os bichos. Venham mais 61.
-
As imagens do camião com cabine blindada desapareceram?
-
As imagens do camião com cabine blindada desapareceram?
Devem ter passado à categoria de "Arma Secreta" do EP..... :D :D
-
Continua no "X".
(https://pbs.twimg.com/media/Ga0x989aMAA8Kxb?format=jpg&name=large)
:arrow: https://twitter.com/Defence360/status/1850189965587603682
-
Ah ok, obrigado. :G-Ok:
-
Video do nosso camião com cabine blindada equipado com metralhadora.
https://www.facebook.com/share/r/DcUmpbYC6DDQqwPh/
-
E parece que a TSD levou a cabine blindada para a exposição Eurosatory.
(https://media.licdn.com/dms/image/v2/D4D22AQEu-sB4878olg/feedshare-shrink_800/feedshare-shrink_800/0/1718694547347?e=2147483647&v=beta&t=WqrLll_oC27lVytAjzKHymO3hcXF_iu7oSaFGbM0Z68)
-
Camião português a partir dos 50seg.
-
Troca de cabine normal por blindada
-
Exército Português 🇵🇹
📢A Base Logística do Exército recebeu três novas Viaturas Táticas Médias Ligeiras 6x6 com grua e duas na versão 𝑯𝒐𝒐𝒌 𝑳𝒊𝒇𝒕, adquiridas através da @NSPA_NATO e integradas no programa “Família de Viaturas Táticas”, criado no âmbito da Lei de Programação Militar.
(https://pbs.twimg.com/media/Gh0KFaoWgAAyf9N?format=jpg&name=medium)
(https://pbs.twimg.com/media/Gh0KFapWEAAXXjj?format=jpg&name=medium)
(https://pbs.twimg.com/media/Gh0KFasWYAAFGIb?format=jpg&name=medium)
(https://pbs.twimg.com/media/Gh0KFawWIAAZVrF?format=jpg&name=medium)
-
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!
Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia :mrgreen:
-
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!
Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia :mrgreen:
Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível. :mrgreen:
-
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!
Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia :mrgreen:
Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível. :mrgreen:
Para depois aparecer um Super Tucano com um cabo de aço a enrolar as pernas do dito cujo AT-AT?
Não, obrigado. ;D
Agora mais a sério, é bom ver novos "furgões" a serem colocados ao serviço do Exército.
Só faltam umas centenas de VTM para ficarmos com um parque de "furgões" moderno e verdadeiramente funcional.
-
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!
Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia :mrgreen:
Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível. :mrgreen:
Um dos mais ilustres membros do forumdefesa, e certamente mais velho que eu a tratar-me por você até ofende :-X
Mas, mais sério, e apesar de ser off topic, é importante mencionar que há muita gente a fazer muito bom trabalho em propostas de levantamento de capacidades ou melhoria de sistemas, mas que infelizmente muitas vezes são travados porque há imbecis que, por incapacidade de pensar mais à frente ou por inveja, não permitem avançar ou melhorar. E do que vejo, há muito comandante de unidade ou mesmo muito general que, apesar de perseguido por boas ideias, não se deixa apanhar...
O que me aconteceu foi um pequeno exemplo do que acontece a muito bom militar, praticamente todos os dias, e nem é o exemplo mais gravoso que me aconteceu a mim, nem o que eu conheço. E há dezenas e centenas de milhares de euros que são desperdiçados de forma incrivelmente frequente por imbecis mais graduados, o que só leva a uma desmotivação geral e ao piorar de capacidades - para muito boa gente, um Unimog 1300 e uma G3 chegavam bem, coisas modernas são coisas de maricas.
Mas felizmente que estas viaturas estão a chegar, e há mentalidades a começar a mudar, que ambas fazem muita falta, a segunda ainda mais!
-
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!
Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia :mrgreen:
Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível. :mrgreen:
Um dos mais ilustres membros do forumdefesa, e certamente mais velho que eu a tratar-me por você até ofende :-X
Mas, mais sério, e apesar de ser off topic, é importante mencionar que há muita gente a fazer muito bom trabalho em propostas de levantamento de capacidades ou melhoria de sistemas, mas que infelizmente muitas vezes são travados porque há imbecis que, por incapacidade de pensar mais à frente ou por inveja, não permitem avançar ou melhorar. E do que vejo, há muito comandante de unidade ou mesmo muito general que, apesar de perseguido por boas ideias, não se deixa apanhar...
O que me aconteceu foi um pequeno exemplo do que acontece a muito bom militar, praticamente todos os dias, e nem é o exemplo mais gravoso que me aconteceu a mim, nem o que eu conheço. E há dezenas e centenas de milhares de euros que são desperdiçados de forma incrivelmente frequente por imbecis mais graduados, o que só leva a uma desmotivação geral e ao piorar de capacidades - para muito boa gente, um Unimog 1300 e uma G3 chegavam bem, coisas modernas são coisas de maricas.
Mas felizmente que estas viaturas estão a chegar, e há mentalidades a começar a mudar, que ambas fazem muita falta, a segunda ainda mais!
Fica aqui o meu agradecimento público, continua e os velhos do restelo que se fo...
Abraço
-
Falta (um dia) contar a história completa do concurso.
Ao ler o caderno de encargos, tudo aponta para requisitos ajustados a camiões Reinmetal-MAN da família HX.
Só esses apresentavam cabines blindadas intercambiáveis com cabines normais.
Será que o Exército sabia que não tinha dinheiro para HX e "negociou" antecipadamente com esta empresa espanhola e com a TATRA (as duas que entregaram propostas) estas "inventarem do nada" tais cabines?
Ou, sem negociar, o EP já sabia que esta tecnologia já estava a ser desenvolvida por elas?
Mas nessa altura a empresa espanhola só tinha experiência a trabalhar com IVECO para o Exército Espanhol...
Será que apostou no desenvolvimento da tecnologia só para umas 25 ou 30 cabines para o EP para este servir de cliente de lançamento?
A história de como isto tudo se desenvolveu - se foi planeado ou se foi sorte - deve ser boa.
-
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!
Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia :mrgreen:
Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível. :mrgreen:
Um dos mais ilustres membros do forumdefesa, e certamente mais velho que eu a tratar-me por você até ofende :-X
Eu sou apenas quarentão…
Mas, mais sério, e apesar de ser off topic, é importante mencionar que há muita gente a fazer muito bom trabalho em propostas de levantamento de capacidades ou melhoria de sistemas, mas que infelizmente muitas vezes são travados porque há imbecis que, por incapacidade de pensar mais à frente ou por inveja, não permitem avançar ou melhorar. E do que vejo, há muito comandante de unidade ou mesmo muito general que, apesar de perseguido por boas ideias, não se deixa apanhar...
O que me aconteceu foi um pequeno exemplo do que acontece a muito bom militar, praticamente todos os dias, e nem é o exemplo mais gravoso que me aconteceu a mim, nem o que eu conheço. E há dezenas e centenas de milhares de euros que são desperdiçados de forma incrivelmente frequente por imbecis mais graduados, o que só leva a uma desmotivação geral e ao piorar de capacidades - para muito boa gente, um Unimog 1300 e uma G3 chegavam bem, coisas modernas são coisas de maricas.
Mas felizmente que estas viaturas estão a chegar, e há mentalidades a começar a mudar, que ambas fazem muita falta, a segunda ainda mais!
Eu quando estive lá (tropa) ouvi muita coisa de muito boa pessoa. Algumas eram pessoal da velha guarda. Algumas coisas foram, entretanto, adquiridas outras nem por isso. Eu de vez enquanto faço questão de falar de um meio que ouvia falar que seria adquirido para breve e que seria uma mais valia para os Cursos de Paraquedismo Militar. Ia melhorar e reduzir o custo da formação e manutenção da qualificação.
Quem percebe da poda e pede meios e eles não vêm e vê outras coisas de menor importância a o serem, é frustrante. Eu no meu serviço tenho que regularmente fazer um pedido à minha superiora hierárquica para a aquisição de novos meios e sei o que isso é.
-
Artigo onde consta foto de várias versões das viaturas médias portuguesas (e apontamento interessante sobre viatura ligeira com 'loitering ammunitions' - como é que se diz em Português???)
https://www.defensa.com/industria/blindado-ibero-portando-lanzador-municion-loitering-tsd-idex
-
Artigo onde consta foto de várias versões das viaturas médias portuguesas (e apontamento interessante sobre viatura ligeira com 'loitering ammunitions' - como é que se diz em Português???)
https://www.defensa.com/industria/blindado-ibero-portando-lanzador-municion-loitering-tsd-idex
Lói Tring Hámunishon. :mrgreen:
Drones suicidas ou drones kamikazes.
São os termos mais familiares que ouço em língua pátria.
-
Artigo onde consta foto de várias versões das viaturas médias portuguesas (e apontamento interessante sobre viatura ligeira com 'loitering ammunitions' - como é que se diz em Português???)
https://www.defensa.com/industria/blindado-ibero-portando-lanzador-municion-loitering-tsd-idex
Uma excelente contribuição.
Teria nota máxima se, por cima do link, tivesses escrito apenas "Tomem lá."
:G-beer2:
-
https://www.defensa.com/industria/tsd-revoluciona-proteccion-militar-cabina-blindada?fbclid=PAY2xjawJSqN9leHRuA2FlbQIxMQABpkyiHgVdQICK4RDaEkwtlILGHc_xTIeXyFfvbXFSoaBrdF_nD7l4gR5Amw_aem_C51Lh3e-FSxIB_Pr9tHFUA
-
Novos Camiões do Exército equipam o Regimento de Cavalaria 3