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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:10:54 pm »Falar do Gripen como a solução "barata", nem sequer faz sentido, quando o custo unitário do Gripen é em tudo idêntico, ou até superior, ao do F-35A. A única vantagem financeira do Gripen, é o custo de operação, e para isso, mais vale continuar com os F-16, modernizando os PA I para padrão V e, numa situação extrema em que o orçamento não desse para comprar um caça novo de um modelo diferente, optar por F-16V novos de fábrica para substituir os PA II e elevar a frota para 30 (mais 11 portanto). Neste caso específico, pelo menos poupava-se dinheiro por não termos de nos preocupar com uma nova logística, com esta solução de "desenrascanço" bem mais em conta que as restantes.
Mas mesmo isto, é uma solução algo extrema, e ao mesmo tempo a mais "realista" do ponto de vista estritamente financeiro. É claro que depois existem as opções que são, na prática, downgrades (quando comparamos com a modernização para V), como FA-50, M-346FA ou outros caças em segunda-mão, mas prefiro ignorar estas.
O único concorrente realista do F-35 actualmente conhecido, talvez seja o KF-21 nos Blocks mais avançados, sendo o único que poderá ter um preço competitivo e capacidades que ultrapassem as aeronaves de 4.5. Ainda assim, será sempre um downgrade quando comparado ao F-35 em termos de capacidades sensoriais, furtividade e armamento. Os de 6ª geração, até podem ser superiores ao F-35, em performance e até em sensores, mas não terão um preço assim tão apelativo e fácil de engolir.
Mas mesmo isto, é uma solução algo extrema, e ao mesmo tempo a mais "realista" do ponto de vista estritamente financeiro. É claro que depois existem as opções que são, na prática, downgrades (quando comparamos com a modernização para V), como FA-50, M-346FA ou outros caças em segunda-mão, mas prefiro ignorar estas.
O único concorrente realista do F-35 actualmente conhecido, talvez seja o KF-21 nos Blocks mais avançados, sendo o único que poderá ter um preço competitivo e capacidades que ultrapassem as aeronaves de 4.5. Ainda assim, será sempre um downgrade quando comparado ao F-35 em termos de capacidades sensoriais, furtividade e armamento. Os de 6ª geração, até podem ser superiores ao F-35, em performance e até em sensores, mas não terão um preço assim tão apelativo e fácil de engolir.