Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #915 em: Março 20, 2021, 04:41:13 pm »
Em resumo:

Fragatas, umas encostadas a fazer "atualização fraquinha" e outras desatualizadas e já a encostar.
Helicópteros encostados.
Metade das lanchas encostadas por falta de manutenção.
NPC desequipados.
NPO, metade desequipados e outros mal equipados.
Corvetas obsoletas a cair de maduro e a fazer despesa excessiva

Submarinos


Se calhar isto num País civilizado e com o brio de quem de direito e de dever, dava para escarrapachar na Assembleia e perguntar qual o País que vem patrulhar, já que está a saque.

Patrulhar e exercer soberania, porque para carregar e fazer protocolo temos.

 

E dos submarinos, não estava também um encostado com atrasos na sua manutenção?  ::)

Em equipamentos nos últimos 20 anos não se gastaram 2000M. Se os próximos 20 forem iguais, está a coisa bem encaminhada..

E metade desse valor foram os submarinos, os quais ficaram mais caros devido aos "negócios paralelos" (pagámos quase o preço de 3).

Nos próximos 20 anos, nem 4000 milhões safam. Basta ver que são precisas fragatas (1500 a 2000 milhões no mínimo, e dependendo do nº e tipo de navio), NPO (~350 milhões em LPM), LPD (150 milhões em LPM), AOR (150 milhões), lanchas de fiscalização, navios hidrográficos (? milhões), substituição dos Lynx lá para 2030/35 (? milhões), MLU dos Tridente (? milhões). Enfim, isto é tudo valores por baixo, para o mais básico dos mais básicos, em quantidades mínimas, sem contar com derrapes financeiros e inflação, nem com os pequenos programas.

E isto só na Marinha, faltam mais 2 ramos.  :bang:

Com 4000M, sem desvios e custos extra "anormais", dava para renovar completamente toda a frota. E isto, sem recorrer a muitas compras de segunda mão.

Sim, dependendo sempre da qualidade dos meios, e o que se optar por comprar em segunda-mão. Mas 4 fragatas novas, não ficariam por menos de 2000 milhões. Se tentássemos manter o número de 5 fragatas, eram 2500 milhões. Depois os valores variam muito consoante o número e tipo de mísseis a adquirir para as fragatas.
 

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Kalil

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #916 em: Março 20, 2021, 05:38:40 pm »
Mantendo a coisa no minimalismo, 4 fragatas a 500 Eur a unidade. Dá para enviar uma para a Nato e sobram 2 sempre disponíveis, se a manutenção for a correcta.
Estaleiro 200, CMS e radares 100 e os restantes 200 para sistemas de armas. Dá para meter peça de 127mm e tudo, para quando for necessário bombardear a costa africana.
É pouco, é verdade, mas se neste momento ter 3 fragatas desactualizadas é suficiente, ter 4 modernas é muito bom.
 

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tenente

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #917 em: Março 20, 2021, 05:58:17 pm »
Em resumo:

Fragatas, umas encostadas a fazer "atualização fraquinha" e outras desatualizadas e já a encostar.
Helicópteros encostados.
Metade das lanchas encostadas por falta de manutenção.
NPC desequipados.
NPO, metade desequipados e outros mal equipados.
Corvetas obsoletas a cair de maduro e a fazer despesa excessiva

Submarinos


Se calhar isto num País civilizado e com o brio de quem de direito e de dever, dava para escarrapachar na Assembleia e perguntar qual o País que vem patrulhar, já que está a saque.

Patrulhar e exercer soberania, porque para carregar e fazer protocolo temos.

 

E dos submarinos, não estava também um encostado com atrasos na sua manutenção?  ::)

Em equipamentos nos últimos 20 anos não se gastaram 2000M. Se os próximos 20 forem iguais, está a coisa bem encaminhada..

E metade desse valor foram os submarinos, os quais ficaram mais caros devido aos "negócios paralelos" (pagámos quase o preço de 3).

Nos próximos 20 anos, nem 4000 milhões safam. Basta ver que são precisas fragatas (1500 a 2000 milhões no mínimo, e dependendo do nº e tipo de navio), NPO (~350 milhões em LPM), LPD (150 milhões em LPM), AOR (150 milhões), lanchas de fiscalização, navios hidrográficos (? milhões), substituição dos Lynx lá para 2030/35 (? milhões), MLU dos Tridente (? milhões). Enfim, isto é tudo valores por baixo, para o mais básico dos mais básicos, em quantidades mínimas, sem contar com derrapes financeiros e inflação, nem com os pequenos programas.

E isto só na Marinha, faltam mais 2 ramos.  :bang:

Com 4000M, sem desvios e custos extra "anormais", dava para renovar completamente toda a frota. E isto, sem recorrer a muitas compras de segunda mão.

Só a substituição das cinco fragatas pir cinco unidades novas devidamente equipadas custaria pelo menos uns uns 3.000 milhões, 600M/fragata, como é que com mais 1.000 milhões se adquiriam os restantes Navios, novos helis, viaturas blindadas para os fuzos etc, etc ?

Só o NPL + AOR serão mais de 700 milhões, quanto aos seis NPO, que nem se sabe quando se inicia a sua construção os custos serão bem superiores aos 65 milhões/unidade anunciados há quase quatro anos !

A substituição dos cinco lynx, que deveria estar a acontecer já nos está a custar 63 milhões em MLU, quando decidirmos pela sua substituição não gastaremos menos de 200 milhões.

E poderia continuar pela substituição das classes Tejo, Argus e Centauro, tais são as idades avançadas da totalidade das unidades da frota......

Abraços
« Última modificação: Março 20, 2021, 06:03:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #918 em: Março 20, 2021, 06:10:06 pm »
Para reflexão,
No nr 3 dos cadernos navais de 2002, aparece uma tabela com o título "Visão Minimalista da Marinha" relativa aos meios operacionais. É apenas um estudo ou projeção das capacidades necessárias aquela data.

A saber:
6 fragatas
8 helicópteros
3 submarinos
4 Draga minas
1 reabastecedor
1 navio polivalente logístico
10 NPO
1 NCP
1 balizador
13 lanchas costeiras
2 higrograficos oceânicos
2 hidrograficos costeiros

Estávamos em 2002..
E esta era uma projeção dos mínimos necessários para as missões base.

Cumprimentos

Estes 44 navios deveriam ser o minimo dos minimos, pelo qual as Altas chefias da marinha, CEMA, estariam obrigadas por inerência de funções a DEFENDER, para que a operacionalidade da Marinha Portuguesa se mantenha minimamente!!!

Eu, como sou a favor das unidades de combate trocava dois NPO pelo quarto Tridente !!! :)

Abraços
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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #919 em: Março 22, 2021, 02:49:55 pm »
Tenente, eu percebo o preço das Fragatas agora o resto não. Um OPV80, simples custa 47 milhões e cá um NPO só porque tem um sistema de gestão de combate vai para os 65 milhões? Fonix...  :mrgreen: :mrgreen:





700 milhões um AOR e um NPOL? Fonix, mesmo que o projeto inicial do NPOL ficasse nos 350 milhões, o que acho um exagero face aos Makassar ou mesmo os 150 milhões de um BAY novo, 350 milhões um AOR? Bolas, praticamente ao nível dos Wave dos bifes, feitos novos?







E isto só para não me alongar muito e não ir buscar em segunda mão. Com os Lynx dos Alemães a serem retirados de serviço e com os Uro a terem as mais diversas versões, não me parece que fosse um balúrdio arranjar uns quantos, mas isto sou eu.  :-P



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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tenente

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #920 em: Março 22, 2021, 03:12:31 pm »
Tenente, eu percebo o preço das Fragatas agora o resto não. Um OPV80, simples custa 47 milhões e cá um NPO só porque tem um sistema de gestão de combate vai para os 65 milhões? Fonix...  :mrgreen: :mrgreen:





700 milhões um AOR e um NPOL? Fonix, mesmo que o projeto inicial do NPOL ficasse nos 350 milhões, o que acho um exagero face aos Makassar ou mesmo os 150 milhões de um BAY novo, 350 milhões um AOR? Bolas, praticamente ao nível dos Wave dos bifes, feitos novos?







E isto só para não me alongar muito e não ir buscar em segunda mão. Com os Lynx dos Alemães a serem retirados de serviço e com os Uro a terem as mais diversas versões, não me parece que fosse um balúrdio arranjar uns quantos, mas isto sou eu.  :-P



Cumprimentos

Mafets, mas queres comprar mais navios com 20 ou mais anos, mais sucata, ou queres que a marinha tenha Navios Novos ??
Os custos dos NPL e AOR não são nada de mais, sabes em quanto é que ficou o Maud, e há quanto tempo, não sabes ?
Então achas muito 700 milhões pelos dois Navios Novos, sabendo que no minimo nunca antes de 2027/30 estariam cá ??

Os custos deste tipo de material estão sempre a subir e não é pouco, basta ver o que aconteceu á compra da frota ST5, com apenas dois/três anos de atraso, o pedido inicial de 190 viaturas, passou para 139, só menos cinquenta unidades, devido ao aumento dos custos de, pelo menos 25% !

Nos Navios, a história é a mesma, cada ano de atraso na decisão, podes colocar um aumento de 6 a 8%, e não menos que isso !!

Abraços
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #921 em: Março 22, 2021, 05:46:55 pm »
Helicópteros ASW novos podemos contar sempre com valores na ordem dos 60/70M por unidade.. é só ver os concursos mais recente que tem sido feitos.

Um AOR novo, na ordem das 20/30 mil ton de deslocamento deve ficar perto dos 400M. Um LPD se for razoável, ainda mais.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #922 em: Maio 14, 2021, 06:19:09 pm »

Leonardo also updated its Marlin range of medium calibre remotely controlled turrets. The Marlin 30 takes over from the Marlin-WS, and is proposed only with the Northrop Grumman ATK Mk44 30×173 mm dual-feed cannon. The training range stepped up from ±140° to ±155° thanks to some upgrades in servo-systems, while elevation remained -19°/+70°. It is proposed in three configuration, RC (Remotely Controlled) fully integrated into the ship CMS/FCS from which it receives target data, COAX fitted with an electro-optical sensor suite and on-board computer providing ballistic computation and target prediction, and ILOS (Independent Line Of Sight), with a panoramic sight featuring state-of-the-art day and night sensors allowing improved search and detection capabilities, mostly adopted for stand-alone installation. Weight varies between 1,200 and 1,430 kg, depending on configuration, to which we must add the mass of the 160 ready-to-fire 30×173 mm rounds. The deck interface has a 1,050 mm diameter, the same of the Marlin 40 which shares with the smaller calibre turret, in ILOS configuration, also the optronic package based on a cooled thermal camera and a TV camera, with DRI ranges respectively of 15, 6.8 and 3.5 km and 20, 9 and 4.5 km, the laser rangefinder having a 6.5 km range, the 30 mm cannon maximum effective range being 3.5 km while that of the 40 mm is 1,000 meters higher.



The major improvement on the 40 mm is that the new mount is fitted with a slip ring that allows to turn freely on 360°, elevation remaining -20°/+85°. The turret weight without ammo is 2,100 kg, 80 ready to fire rounds being available to the Leonardo-produced 40L70 gun. With its new and updated small and medium calibre remotely controlled turrets Leonardo aims at increasing its footprint in the light patrol vessels segment and in that of secondary armament on bigger surface ships.

https://www.edrmagazine.eu/leonardo-unveils-its-lionfish-naval-remotely-controlled-weapon-stations

Abraços
« Última modificação: Maio 14, 2021, 06:24:10 pm por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #924 em: Maio 14, 2021, 07:04:45 pm »

Leonardo also updated its Marlin range of medium calibre remotely controlled turrets. The Marlin 30 takes over from the Marlin-WS, and is proposed only with the Northrop Grumman ATK Mk44 30×173 mm dual-feed cannon. The training range stepped up from ±140° to ±155° thanks to some upgrades in servo-systems, while elevation remained -19°/+70°. It is proposed in three configuration, RC (Remotely Controlled) fully integrated into the ship CMS/FCS from which it receives target data, COAX fitted with an electro-optical sensor suite and on-board computer providing ballistic computation and target prediction, and ILOS (Independent Line Of Sight), with a panoramic sight featuring state-of-the-art day and night sensors allowing improved search and detection capabilities, mostly adopted for stand-alone installation. Weight varies between 1,200 and 1,430 kg, depending on configuration, to which we must add the mass of the 160 ready-to-fire 30×173 mm rounds. The deck interface has a 1,050 mm diameter, the same of the Marlin 40 which shares with the smaller calibre turret, in ILOS configuration, also the optronic package based on a cooled thermal camera and a TV camera, with DRI ranges respectively of 15, 6.8 and 3.5 km and 20, 9 and 4.5 km, the laser rangefinder having a 6.5 km range, the 30 mm cannon maximum effective range being 3.5 km while that of the 40 mm is 1,000 meters higher.



The major improvement on the 40 mm is that the new mount is fitted with a slip ring that allows to turn freely on 360°, elevation remaining -20°/+85°. The turret weight without ammo is 2,100 kg, 80 ready to fire rounds being available to the Leonardo-produced 40L70 gun. With its new and updated small and medium calibre remotely controlled turrets Leonardo aims at increasing its footprint in the light patrol vessels segment and in that of secondary armament on bigger surface ships.

https://www.edrmagazine.eu/leonardo-unveils-its-lionfish-naval-remotely-controlled-weapon-stations

Abraços
Já era muito bom.
Mas por mim era tudo corrido a STRALES 76mm, as Vasco da Gama e os NPO.
As duas Marlin poderiam ir para os tejo, junto com outras duas.
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #925 em: Maio 14, 2021, 08:49:09 pm »
Ainda os canhões?!
Está tudo uma mer**! Mas os canhões é que são de uma extrema importância.....
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #926 em: Maio 15, 2021, 02:12:52 pm »

Leonardo also updated its Marlin range of medium calibre remotely controlled turrets. The Marlin 30 takes over from the Marlin-WS, and is proposed only with the Northrop Grumman ATK Mk44 30×173 mm dual-feed cannon. The training range stepped up from ±140° to ±155° thanks to some upgrades in servo-systems, while elevation remained -19°/+70°. It is proposed in three configuration, RC (Remotely Controlled) fully integrated into the ship CMS/FCS from which it receives target data, COAX fitted with an electro-optical sensor suite and on-board computer providing ballistic computation and target prediction, and ILOS (Independent Line Of Sight), with a panoramic sight featuring state-of-the-art day and night sensors allowing improved search and detection capabilities, mostly adopted for stand-alone installation. Weight varies between 1,200 and 1,430 kg, depending on configuration, to which we must add the mass of the 160 ready-to-fire 30×173 mm rounds. The deck interface has a 1,050 mm diameter, the same of the Marlin 40 which shares with the smaller calibre turret, in ILOS configuration, also the optronic package based on a cooled thermal camera and a TV camera, with DRI ranges respectively of 15, 6.8 and 3.5 km and 20, 9 and 4.5 km, the laser rangefinder having a 6.5 km range, the 30 mm cannon maximum effective range being 3.5 km while that of the 40 mm is 1,000 meters higher.



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Já era muito bom.
Mas por mim era tudo corrido a STRALES 76mm, as Vasco da Gama e os NPO.
As duas Marlin poderiam ir para os tejo, junto com outras duas.
Como é óbvio para qualquer pessoa com dois dedos de testa... e se não houver espaço debaixo do convés nos NPO, opte-se pelo Sovraponte... chega e sobra... mas ao fim de 6 meses estava tudo inoperacional por falta de manutenção...
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #927 em: Maio 15, 2021, 04:49:39 pm »
Mas espaço existe, os VdC estão preparados para receber uma peça que requeira perfuração do casco.
Talent de ne rien faire
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #928 em: Maio 15, 2021, 06:07:40 pm »
Mas espaço existe, os VdC estão preparados para receber uma peça que requeira perfuração do casco.
Estão? Não sabia, já procurei várias vezes por essa informação e nunca encontrei. E qual a profundidade máxima da perfuração? Da para uma peça de 76 mm? Tamanho o bicho tem, mas não sei se tem espaço suficiente na vertical ou está ocupado com outras coisas...Há um link? Obrigado.
 

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NVF

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #929 em: Maio 15, 2021, 06:56:09 pm »
Havia um camarada aqui no fórum — entretanto falecido — de nome chaimites. O chaimites esteve envolvido na construção dos NPOs em VdC e partilhava informações preciosas, como a margem de expansão de 50 ton. (podem ser 100, já não me recordo), ou a preparação para peça perfurada (salvo erro até 100 mm). Coisas que não encontras em sítio algum. Se pesquisares os posts dele vais encontrar muita informação valiosa sobre o projecto.
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