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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: SSK em Julho 11, 2007, 01:41:35 am

Título: Armada Angolana
Enviado por: SSK em Julho 11, 2007, 01:41:35 am
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Marinha de Guerra aposta na modernização


Falcão Lucas

A Marinha de Guerra de Angola (MGA) completa hoje 31 anos de existência. Fundada a 10 de Julho de 1976, pelo primeiro Presidente do país, António Agostinho Neto, a MGA surgiu inicialmente com a denominação de Marinha de Guerra Popular de Angola.
Na altura, um grupo de especialistas navais havia terminado o primeiro curso nessa especialidade, ministrado por instrutores cubanos.
No entanto, a sua génese pode ser referenciada a 11 de Novembro de 1975 (data da proclamação da Independência Nacional) quando um grupo de combatentes das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola se apoderou das instalações da marinha colonial, actual Base Naval de Luanda, na sequência do seu abandono pelas autoridades da marinha portuguesa.
Durante alguns meses, os efectivos da MGA viram--se forçados a utilizar o património da Marinha colonial portuguesa, assegurando quase a totalidade de missões planificadas no período pós-independência.
Em finais de 1976, foram adquiridos os primeiros navios e lanchas de fabrico russo, coincidindo também com a chegada dos primeiros especialistas básicos formados na antiga
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com os novos meios e efectivos formados, a instituição ganha uma nova
dinâmica, cumprindo assim numerosas missões de apoio às forças terrestres na transportação de tropas e equipamento militar, no interesse da defesa dos objectivos económicos e da soberania do país, então cobiçado por várias potências internacionais.
Com a alteração do sistema político em 1992, a MGA procedeu a uma reforma na sua estrutura orgânica, destacando-se o surgimento do Estado Maior, como órgão de concepção de programas, Comando Naval, como órgão operacional, dois comandos funcionais (zonas marítimas), onde as bases navais estavam incluídas, com tarefas de asseguramento.
A criação da força de fuzileiros navais em 1992 veio tornar mais forte o sistema da Marinha, tornando--a mais omnipresente no mar, rios, terra e em toda a extensão da costa marítima, ao mesmo tempo que viabilizou da melhor forma a cooperação com o exército. Essa evolução da MGA teve reflexo nas sucessivas estruturas orgânicas e sistemas de direcção que se foram criando ao longo dos anos.
Actualmente, a MGA tem projectado o seu reequipamento através da aquisição de meios navais modernos, no quadro do apetrechamento e modernização que se pretende para os três ramos as Forças Armadas Angolanas, designadamente Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea.
A missão específica da Marinha de Guerra é proteger as águas angolanas com cerca de 160.000 milhas quadradas, equivalente a 548.784, 64 quilómetros quadrados de superfície marítima, representada pela sua zona económica exclusiva e 800 milhas de linha de costa.
Ao longo da sua existência, os efectivos da marinha, no quadro do adestramento das tropas, têm participado em exercícios militares combinados com forças navais de países amigos. Em tempo de paz, estes militares participam em diversas tarefas que por vezes nada têm a ver com a sua missão fundamental.
Nesta era de paz, é missão da MGA manter as forças navais preparadas para o controlo das águas, portos comerciais e protecção de infra-estruturas petrolíferas em “off shore” e “on shore”.
Compete ainda a protecção das linhas de comunicação marítima de interesse nacional, tendo em vista o exercício da autoridade do estado relativamente ao cumprimento das disposições legais aplicáveis.
Jornalista da Angop
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 23, 2007, 09:17:52 am
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Benguela: Oficial das FAA destaca cooperação militar com Portugal


Lobito, 20/08 – O chefe do Estado-Maior adjunto da Marinha de Guerra de Angola (MGA), vice-almirante Fernando José, disse hoje, na cidade do Lobito, província de Benguela, que Portugal constitui um parceiro valioso para o desenvolvimento e modernização do ramo que dirige.

Em declarações à imprensa, no termo da visita dos oficiais e instruendos militares ao navio de guerra português “Alves Cabral” atracado há três dias, no Porto do Lobito, o responsável referiu que, com o crescimento da economia nacional, a MGA poderá adquirir meios modernos e eficazes para protegerem os interesses do Estado angolano.

O Navio Alves Cabral, ao serviço da Nato, é considerado um dos meios modernos para efectuar a guerra submarina e leva a bordo 96 pessoas. Possui um canhão e metralhadoras de elevado poder de fogo, radares e um helicóptero dotados de outros meios bélicos.

A unidade militar portuguesa deixa a cidade do Lobito na próxima terça-feira com destino à República da África do Sul, onde deverá permanecer por alguns dias para depois rumar a Moçambique.

A missão da referida unidade militar insere-se no programa de cooperação e troca de experiência com a congénere angolana.
Título: Nomenclatura
Enviado por: zocuni em Agosto 23, 2007, 11:37:22 am
Tudo bem,

Engraçado,apelidarem o navio de "Alves Cabral"!Alguma razão em especial?

Abraços,
Título: Re: Nomenclatura
Enviado por: Luso em Agosto 23, 2007, 11:42:32 am
Citação de: "zocuni"
Tudo bem,

Engraçado,apelidarem o navio de "Alves Cabral"!Alguma razão em especial?

Abraços,


A razão é a mesma que leva alguns a evocarem a gloriosa batalha do Alves Barrota, o santo condestável.
Título: Re: Nomenclatura
Enviado por: zocuni em Agosto 23, 2007, 12:00:36 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "zocuni"
Tudo bem,
Engraçado,apelidarem o navio de "Alves Cabral"!Alguma razão em especial?
Abraços,
A razão é a mesma que leva alguns a evocarem a gloriosa batalha do Alves Barrota, o santo condestável.


É Luso,a situação está feia,por vezes o panorama é desolador.

Fonte:Antonio Sousa Homepage

Calinadas da escola
Disciplina de História:
-Antes de o Marquês de Pombal ter mandado colocar vidros nas janelas, as pessoas forravam as janelas com plástico
-Falando da instauração do Estado Novo
   Em 1926 deu-se a implantação da dentadura
-A propósito da batalha de Aljubarrota
   Quem comandava as tropas portuguesas era D. Nuno Alves Barrota.
 

-Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor  

-Péricles foi o principal ditador da democracia Grega.  

-A arquitectura gótica notabilizou-se por fazer edifícios verticais


Sem mais comentários,

Abraços,
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 23, 2007, 12:17:35 pm
Citação de: "SSK"
Possui um canhão e metralhadoras de elevado poder de fogo, radares e um helicóptero dotados de outros meios bélicos.


Então e os misseis meus senhores, e os torpedos...

... Se calhar é segredo :lol:
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Agosto 23, 2007, 02:30:48 pm
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O Navio Alves Cabral, ao serviço da Nato, é considerado um dos meios modernos para efectuar a guerra submarina e leva a bordo 96 pessoas. Possui um canhão e metralhadoras de elevado poder de fogo, radares e um helicóptero dotados de outros meios bélicos.


E a guarnição?  96???
Título: Re: Nomenclatura
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 23, 2007, 03:06:58 pm
Citação de: "zocuni"
Tudo bem,

Engraçado,apelidarem o navio de "Alves Cabral"!Alguma razão em especial?

Abraços,


Provavelmente foi um erro, mas Álvares e Alves querem dizer a mesma coisa, é um patronómico que significa "filho de Álvaro", assim como Pires e Peres é a mesma coisa, "filho de Pero", etc.
Título:
Enviado por: pn84 em Agosto 23, 2007, 05:51:04 pm
Alguém possui fotos de algum vaso de guerra da Marinha Angola? Se é que eles possuem algum.
Obrigado
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 24, 2007, 10:30:20 am
Pelo menos um Batalhão de Fuzileiros eu sei que eles têm, agora navios de guerra...desconheço.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 31, 2007, 11:18:42 pm
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Angola recebeu Fragata "Álvares Cabral"  
 
Publicado em:
 2007-08-31

O N.R.P. "Álvares Cabral" visitou, no período compreendido entre 18 e 21 de Agosto, o Porto do Lobito, em Angola.
A visita ocorreu no âmbito de um conjunto de iniciativas que visam o estreitamento das relações entre Portugal e Angola e entre as Marinhas dos dois países, que têm vindo a ser desenvolvidas pela Marinha no quadro do relacionamento bilateral.
A "Alvares Cabral", que se encontra a operar com a Força Naval Permanente da NATO (SNMG1) numa viagem de circum-navegação ao Continente Africano, desintegrou aquele grupo tarefa (TF 410) para, num plano estritamente nacional, levar a cabo a citada visita sob comando nacional - General CEMGFA.
A estadia do navio permitiu desenvolver outro tipo de actividades, quer no plano da partilha de conhecimentos e de experiências com unidades da Marinha Angolana, quer no âmbito dos contactos ao mais alto nível, com responsáveis militares.
Durante a permanência no Lobito, o navio serviu de plataforma de instrução a diversos alunos da Escola de Especialistas Navais, e foi palco de uma reunião com oficiais da Marinha de Angola a quem foram feitas duas apresentações: uma cobrindo aspectos de natureza conceptual relativos à importância do mar e à organização da Marinha; outra, de cariz mais prático, vocacionada para as missões das fragatas e para as características da Classe "Vasco da Gama".
Como representante do Almirante CEMA e do Vice-Almirante Comandante Naval esteve presente no Lobito, durante o período da visita da Fragata Álvares Cabral, o Comandante do Corpo de Fuzileiros, Contra-Almirante Carvalho Abreu.
A deslocação da "Álvares Cabral" ao Lobito, foi também uma oportunidade para, no âmbito das missões de Apoio à Política Externa, divulgar as capacidades tecnológicas da Marinha, a visão de Portugal sobre o uso do mar, e a forma como identifica e materializa os instrumentos necessários, com natural ênfase para as fragatas da classe "Vasco da Gama", para perseguir os seus objectivos.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FC2737449-2613-4CED-8D5D-C5EF226AADE1%2F3656%2FLobito.jpg&hash=60704400a138fd78763dcdfa757403a9)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FC2737449-2613-4CED-8D5D-C5EF226AADE1%2F3660%2FLobito5.jpg&hash=43830cbbdc947368c656ebe55bffc419)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FC2737449-2613-4CED-8D5D-C5EF226AADE1%2F3661%2FLobito6.jpg&hash=64a57283f83e1a77bc5fdb134e24f56f)


Fonte: http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... lobito.htm (http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/NoticiasAgenda/Noticias/lobito.htm)
Título: Oi
Enviado por: zocuni em Setembro 01, 2007, 03:23:21 am
Tudo bem,

Boas notícias de cooperação.E,já agora repararam a nomenclatura.Agora tudo certo. :D

Abraços,
Título:
Enviado por: papatango em Setembro 01, 2007, 10:46:16 am
OFF TOPIC

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A razão é a mesma que leva alguns a evocarem a gloriosa batalha do Alves Barrota, o santo condestável.


Há pior. Pedindo aos alunos que colocassem por ordem cronologica os acontecimentos que levaram à batalha de Aljubarrota, uma das respostas foi:

1 - A morte de D. Fernando
2 - Batalha dos Alabardeiros
3 - A revolução do povo contra o torno [1] de Dona Leonor
4 - A Batalha dos Hoteleiros
5 - A aparição do Mestre Dinis
6 - A táctica do quadrado e a táctica da espada segura no chão
7 - O episódio da Sé de Lisboa
8 - Finalmente o 5 de Outubro


Parece também haver duvidas quanto à batalha principal da crise 1385-1385:

Há várias versões, a saber:

- Ales Barrota
- Batalha de D. João I
- Alvos Barrota
- Passos Darco
- Batalha dos Esteiros
- Batalha da Crise


Também se destacaram na altura:

Na arte militar:
D. Fernando (que estava morto, mas isso não interessa nada).
D. Avis
D. Álvaros Cabral

Na oratória e no direito destacaram-se:
- O rei de Castela
- O Dr. João das Letras
- O Professor das Regras
- D.Dinis
- D.Nunes

Na política e na governação destacaram-se:
D. João das Dores
D. João, filho legislitivo[1] de D. Pedro I.

Para terminar. A solução para o problema da sucessão foi encontrado porque «Fizeram legistas e a solução foi encontrada por o rei ser o filho mais velho do rei»


[1] não é gralha

In História de Portugal em disparates, Publicações Europa-América, 1990

Cumprimentos
Título:
Enviado por: alphaiate em Outubro 07, 2008, 07:59:02 pm
ao ler uma noticia no "areamilitar" reparei que angola tem pelo menos seis embarcações adquiridas durante todo esse processo!

o que me leva a uma questão, angola possui uma marinha activa? se sim com que meios disponiveis? em que estado de prontidão e efectividade? e já agora... se não... o que aconteceu aos meios navais adquiridos durante o "angolagate"?
 o meu obrigado antecipado :)
Título:
Enviado por: papatango em Outubro 08, 2008, 03:52:27 pm
O problema principal, é que essa marinha não existe.

Vender navios a Angola para combater o Savimbi, é a mesma coisa que vender frigorificos aos esquimós para manter fresca a carne de Foca.

Foi o próprio comandante da «Marinha Angolana» que afirmou há algum tempo atrás que a situação da marinha de Angola dava pena.
Se Angola adquiriu - como adquiriu - meios navais, bem como outros meios, e eles não existem, então as questões que se levantam são óbvias e evidentes...

No final dos anos 90, combatia-se o Savimbi e o Savimbi também não jogava limpo. Aparentemente conseguiram vender-lhe tanques T-62 segundo uma fontes, T-55 segundo outras. Também se afirma que os traficantes de armas venderam BMP-1 ao Savimbi.

Como resposta, a situação que se viveu em Angola parece ter levado a uma compra desenfreada de armamentos, por gente que não fazia a mais pequena ideia do que comprava, mas isso também não tinha qualquer importância.

Os traficantes podiam perfeitamente dizer aos algolanos que um outro traficante tinha vendido isto ou aquilo ao Savimbi, e como resultado, Luanda mandava comprar mais.
Perante esta ambiente, em que os dois lados estão em pânico de compras para se garantir, surgem sempre os oportunistas.
Os navios que estão oficialmente ao serviço, entre os quais se contam as lanchas do tipo «Mandume» compradas aos estaleiros Bazán, não se contam entre as seis unidades que alegadamente foram vendidas a Angola no final dos anos 90.

Portanto: Os seis navios de guerra que Eduardo dos Santos ou o MPLA compraram, desapareceram nos mistérios das contas bancárias do clã que "governa" Angola.

É também evidente a razão que leva o governo de Angola a tentar encobrir o caso, pois não é só a questão da corrupção do Clã Eduardo dos Santos que está em causa.

Está também em causa todo o grupo de militares angolanos próxzimos à familia dos Santos, que mesmo no momento mais critico de luta contra Savimbi, gastaram o dinheiro do Estado Angolano para enriquecer as suas contas bancária.

O problema para Angola, é que se corre o risco de descobrir um crime maior:

A serem dadas como verdadeiras as alegações em Paris, isto implica que terá havido militares angolanos ligados ao Clã «Dos Santos» que cometeram o crime de Alta Traição ao Estado Angolano, em tempo de guerra, efectuando compras ficticias e inuteis, que tiveram como resultado, desviar recursos necessários para combater Savimbi, para os bolsos de governantes e militares corruptos.

Em Angola, esse crime, é punido com a Morte.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Outubro 08, 2008, 04:06:43 pm
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O Chefe do Estado Maior da MGA, Almirante Feliciano António dos Santos "Paxi", afirmou durante a reunião de ba-lanço e metodológica do ramo, que decorreu de 15-16 de Fevereiro/07 no Centro de Conferências do EMM sita na Base Naval de Luanda, refe-rente ao ano de Instrução 2006/7, afirmou que com a reparação capital das LP's da Classe Mandume a capacidade operativa da marinha será um facto, podendo cumprir tarefas em prol da defesa, soberania e da preservação dos interesses nacionais.
A reunião, que teve como objectivo balancear as actividades desenvolvidas durante o ano de preparação Combativa, Operativa Educativo-Patriótica, referente ao ano de instrução de 2006/7,contou com a participação do CEM/Adjunto e VCEMM, Chefes das principais Direcções do EM e seus adjuntos, comandantes das zonas marítimas e do Sector Naval de Cabinda, Chefe do gabinete de Planeamento, director do Gabinete do CEMM, comandantes, chefes das unidades dos órgãos de subordinação central e convidados.
O Almirante Paxi, durante o seu discurso de abertura, apelou aos Comandantes e Chefes a evitarem o excesso de burocracia que se tem re-gistado, pois no seu entender nem tudo deve ser resolvido a nível de gabinetes, porque nem sempre é possível ter-se uma apreciação precisa e correcta da situação, sem que se controle in-loco as actividades dos executores.
Apelou, igualmente, sobre o melhoramento do sistema de entrega de louvores e estímulos àqueles que se destacarem no cumprimento das missões e tarefas, assim como se deve prestar maior atenção à solução das necessidades essenciais da tropa, com maior ênfase para a qualidade de vida nas Unidades e serviços, passando pelas casernas, messes, refeitórios e locais de lazer. Que, por escassos que sejam os recursos alocados às unidades, estes devem contribuir para a melhoria das condições de vida da tropa e que em cir- cunstância alguma devem sofrer descaminho como já tem acontecido.
A Direcção do Ramo está preocupada com a formação do seu efectivo, pelo que o CEMM exortou aos efectivos do Ramo a elevarem o seu nível académico e profissional de forma a proporcionar-se condições adequadas à formação nas Escolas de Especialistas Navais e de Fuzileiros Navais e a envidarem esforços para uma maior e melhor presença de Unidades navais da MGA no mar para assegurar a inviolabilidade das águas nacionais e a preservação dos interesses nacionais.

Lanchas da Classe "Mandume" descem da doca

Hanifa da Costa

Dentro de seis meses, as lanchas da Classe Mandume vão voltar a patru-lhar as água nacionais. Essa garantia foi dada em Luanda pelo Chefe da Direcção de Armamento e Técnica, Vice-Almirante Pedro Vemba.
A execução do projecto de remoto-rização das quatro lanchas, designadamente Mandume, Polar, Atlântico e Golfinho, está a cargo de uma empresa norte-corena, a Green Pine Associated, e custará aos cofres do Estado Angolano USD 10.543.120.00.
Depois da reparação do casco, neste momento teve início a instalação dos equipamentos. Segundo o Vice-Almirante Vemba, “já foram instalados 6 motores das quatro lanchas em reparação e aguardamos pela chegada de dois motores para serem instalados na última lancha a descer do plano inclinado”.
http://www.mga.gv.ao/revistamarinha/edi ... aques4.htm (http://www.mga.gv.ao/revistamarinha/edicao9/destaques4.htm)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.mga.gv.ao%2Frevistamarinha%2Fedicao9%2Ffotos%2Fdstq4.jpg&hash=accf72c162fe7deaaa36517a8c727f0e)
Título:
Enviado por: LM em Outubro 08, 2008, 04:39:04 pm
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A execução do projecto de remoto-rização das quatro lanchas, designadamente Mandume, Polar, Atlântico e Golfinho, está a cargo de uma empresa norte-corena, a Green Pine Associated


 :o  :?

Confesso no entanto que nem sabia da existencia de empresas da Coreia do Norte em África a prestar assistencia naval...
Título:
Enviado por: ShadIntel em Outubro 08, 2008, 10:22:18 pm
Citação de: "LM"
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A execução do projecto de remoto-rização das quatro lanchas, designadamente Mandume, Polar, Atlântico e Golfinho, está a cargo de uma empresa norte-corena, a Green Pine Associated

 :o  :?

Confesso no entanto que nem sabia da existencia de empresas da Coreia do Norte em África a prestar assistencia naval...

Não ficaria nada surpreendido se a tal "Green Pine Associated" fosse na realidade uma empresa fantasma, se a famosa "remotorização" fosse efectuada por uma qualquer empresa local sem verdadeira competência, e se pelo menos metade desses 10 milhões fossem parar nos bolsos já bem cheios do ZéDu...  :roll:
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 09, 2008, 07:56:25 am
Nesta pequena foto pode ver-se um dos antigos patrulhas portugueses que ficou em Angola
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.mga.gv.ao%2Frevistamarinha%2Fedicao9%2Ffotos%2Falbum.jpg&hash=99f45ec9a4f60778eb97d351c3fda0a0)

em
http://www.mga.gv.ao/revistamarinha/edi ... aques4.htm (http://www.mga.gv.ao/revistamarinha/edicao9/destaques4.htm)
Título:
Enviado por: Ricardo em Julho 03, 2009, 04:38:24 pm
É possível ver uma parte do Navio de Desembarque da classe "Polnochny" de fabrico russo da Marinha Angolana, o "4 de Janeiro": http://barcoavista.blogspot.com/ (http://barcoavista.blogspot.com/)

Lancha de fabrico espanhol "Mandume":
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg213.imageshack.us%2Fimg213%2F6194%2Flanchaangolana.th.jpg&hash=79bbd3a8d9c18adbf628dcff36671af9) (http://http)

Mais dados sobre a Marinha Angolana:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... T%26um%3D1 (http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://img206.imageshack.us/img206/127/polarangolack7ii1.jpg&imgrefurl=http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php%3Ft%3D128802%26page%3D7&usg=__oOzVungWXdSxQFJMtKw1JKfFNsg=&h=494&w=694&sz=254&hl=pt-PT&start=2&um=1&tbnid=6RV3XFP8Myj_nM:&tbnh=99&tbnw=139&prev=/images%3Fq%3DMandume%2Bangola%2Bnavy%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1)
Título:
Enviado por: P44 em Julho 03, 2009, 04:47:40 pm
desconhecia que Portugal tivesse construido LFC para Angola, pensava que tinham sido só 2 para a Guiné-Bissau
Título:
Enviado por: nelson38899 em Julho 03, 2009, 05:58:51 pm
Citação de: "LM"
Citar
A execução do projecto de remoto-rização das quatro lanchas, designadamente Mandume, Polar, Atlântico e Golfinho, está a cargo de uma empresa norte-corena, a Green Pine Associated

 :o  :?

Confesso no entanto que nem sabia da existencia de empresas da Coreia do Norte em África a prestar assistencia naval...

Citar
Para relembrar, a Simportex é a empresa pública que pertence ao Ministério de Defesa Nacional (MDN), e tem como objecto principal o exercício de todos os actos de comércio a favor do MDN e das FAA. Ou seja, as necessidades em diversos bens, serviços e equipamentos do MDN e das FAA, em particular da MGA, devem ser satisfeitas atempadamente cumprindo sempre com os procedimentos legais estabelecidos, passando certamente pela Simportex, que é a entidade contratante e a entidade gestora dos aspectos técnicos dos contratos são os vários Ramos das FAA, mas neste caso concreto é a MGA, quem irá acompanhar e informar sobre a boa exploração das Lanchas.
Assim, para aumentar os níveis de operatividade da MGA assinámos com a empresa coreana um contrato para a reparação de quatro (4) Lanchas Patrulheiras. É bom lembrar que os coreanos são nossos amigos de longa data, desde os tempos da guerrilha, formaram vários quadros militares, forneceram-nos diversos tipos de equipamentos e, hoje, concluíram exitosamente a reparação das Lanchas Patrulheiras, estando assim o contrato concluído, mas os nossos amigos coreanos continuarão no país a prestar serviços de assistência técnica no quadro da garantia dos equipamentos.
http://www.mga.gv.ao/revistamarinha/edi ... lidade.htm (http://www.mga.gv.ao/revistamarinha/edicao13/actualidade.htm)
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 03, 2009, 08:33:41 pm
Citação de: "P44"
desconhecia que Portugal tivesse construido LFC para Angola, pensava que tinham sido só 2 para a Guiné-Bissau


E desconhecias muito bem porque as 4 lanchas da classe Mandume foram construídas em Espanha pelos estaleiros ex-Bazan, San Fernando.  :wink:
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Julho 03, 2009, 10:56:25 pm
P 44 escreveu:
Citar
desconhecia que Portugal tivesse construido LFC para Angola, pensava que tinham sido só 2 para a Guiné-Bissau

Construir não construiu, mas diversos navios da nossa marinha de guerra foram transferidos para Angola. Um navio hidrográfico, diversas lanchas de fiscalização grandes e pequenas, e lanchas de desembarque LDG, LDM e LDP.
Angola recebeu também algum material soviético, incluindo lanchas lança misseis, não me lembro se Komar ou Osa, e LCT Polnochniy .
Título:
Enviado por: P44 em Julho 04, 2009, 03:29:31 pm
Citação de: "luis filipe silva"
P 44 escreveu:
Citar
desconhecia que Portugal tivesse construido LFC para Angola, pensava que tinham sido só 2 para a Guiné-Bissau
Construir não construiu, mas diversos navios da nossa marinha de guerra foram transferidos para Angola. Um navio hidrográfico, diversas lanchas de fiscalização grandes e pequenas, e lanchas de desembarque LDG, LDM e LDP.
Angola recebeu também algum material soviético, incluindo lanchas lança misseis, naõ me lembro se Komar ou Osa, e LCT Polnochniy .

isso eu sei, mas isso foi na altura da descolonização.

o meu espanto era devido á semelhança entre essa "Mandume" e as nossas LCFs classe Centauro, mas afinal o JLRC já explicou, não tivémos nada a ver com isso.
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Julho 04, 2009, 05:32:56 pm
Na base naval de Luanda costumam estar ancorados esses 4 patrulhas , não é sensato tirar fotos a base de muito perto , pois arriscamo-nos a ir dormir á prisão , mas ao longe tirei a seguinte foto desses patrulhas

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg3.imageshack.us%2Fimg3%2F6307%2Ffotos0075.th.jpg&hash=b8e0d9da5230a52a060251a676d8d3f1) (http://http)

a base diga-se parece meio abandonada e os navios estão em mau estado de conservação
Título:
Enviado por: Ricardo em Julho 06, 2009, 11:59:42 am
As 4 Lanchas-patrulha:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg246.imageshack.us%2Fimg246%2F8825%2Fdscf3542.th.jpg&hash=cb8a0b7bc815ae67977ff441240192cc) (http://http)

O Iate Presidencial:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg209.imageshack.us%2Fimg209%2F3241%2Fdscf3565.th.jpg&hash=cabbcb59a82fe821db13bc0d7d71cbdc) (http://http)

O que resta de uma antiga LFG da classe "Argos":
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg81.imageshack.us%2Fimg81%2F8915%2Fdsc0918o.th.jpg&hash=194ad628c393e34e24d54d0312b76256) (http://http)

Mais umas fotos do Navio de Desembarque "4 de Janeiro":
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg154.imageshack.us%2Fimg154%2F1880%2Fdsc06912v.th.jpg&hash=fe1a0e70bcdbca7e4f82cbc2336a43d9) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg246.imageshack.us%2Fimg246%2F1977%2Fdsc06914d.th.jpg&hash=a8b2a9dee9aec2f0a249720d7acab264) (http://http)

Já agora, o que resta da LDG "Montante", oferecida em Julho de 1974 à Guiné-Bissau, segundo a legenda a foto é de 1980:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg146.imageshack.us%2Fimg146%2F8104%2Fmontante04.th.jpg&hash=1fe4c170156906bb9423f8b2d7dc8354) (http://http)
http://reservanaval.blogspot.com/2009/0 ... dgs-4.html (http://reservanaval.blogspot.com/2009/02/reserva-naval-nas-ldgs-4.html)
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: HSMW em Agosto 14, 2010, 04:19:14 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.alide.com.br%2Fjoomla%2Fimages%2Fphocagallery%2Fartigos%2Fed47%2FMissaoAfrica%2Fthumbs%2Fphoca_thumb_l_Missao-africa%2520079.jpg&hash=10c9991a9da234a8ab626d2731b3951a)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.alide.com.br%2Fjoomla%2Fimages%2Fphocagallery%2Fartigos%2Fed47%2FMissaoAfrica%2Fthumbs%2Fphoca_thumb_l_Missao-africa%2520081.jpg&hash=cc022cc44a29268fca6aa18d02841d63)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.alide.com.br%2Fjoomla%2Fimages%2Fphocagallery%2Fartigos%2Fed47%2FMissaoAfrica%2Fthumbs%2Fphoca_thumb_l_Missao-africa%2520080.jpg&hash=f4bca731f7a4163a111f380fa4724990)
http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/85-edicao-47/1455-a-corveta-barroso-em-africa
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: Lusitano89 em Julho 13, 2011, 08:37:46 pm
Merkel sugere venda de barcos-patrulha à marinha angolana


A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou em Luanda, após um encontro com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que a Alemanha propôs a Angola a venda de barcos-patrulha para a marinha controlar as fronteiras.

O chefe dos estaleiros Lürssen, Friedrich Lürssen, que viaja na comitiva da chanceler, revelou a jornalistas alemães, à margem do encontro, que se trata de seis a oito barcos-patrulha, e que cada um custa entre 10 e 25 milhões euros.

Por sua vez, o presidente angolano José Eduardo dos Santos anunciou, após o encontro com Merkel, que Angola está a modernizar as suas forças armadas e a promover concursos internacionais para adquirir material, confirmando que a Alemanha fez uma oferta.

Na Alemanha, a proposta de Angela Merkel provocou uma reacção imediata do maior partido da oposição, os sociais-democratas do SPD.

O porta- voz do grupo parlamentar social- democrata para a política externa, Rolf Mützenich, criticou a iniciativa da chanceler, afirmando que a oferta de venda de barcos patrulha a Angola "é inaceitável e viola as directivas quanto à exportação de armamento".

Em declarações à edição electrónica do jornal Kölner Stadt Anzeiger, Mützenich lembrou ainda que o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, na sua avaliação política sobre Angola, considera que a situação dos direitos humanos na antiga colónia portuguesa é "má".

O porta-voz social-democrata acrescentou que Angola "está longe de ser um modelo de democracia, e além disso, o clã do presidente parece ser vulnerável à corrupção".

No contexto da recente polémica sobre a venda de blindados alemães à Arábia Saudita, que a oposição parlamentar criticou, as afirmações de Merkel em Luanda sobre a venda de armas a Angola "são totalmente incompreensíveis", sublinhou Mützenich.

Lusa
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: pchunter em Julho 15, 2011, 05:11:24 pm
E os NPO? Isso é que era. :lol:
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: PedroI em Abril 13, 2012, 04:15:18 pm
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Angola Invests in the Fight Against Illegal Fishing
By Rob Almeida On February 1, 2012 in GCaptain.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fd38ecmhxsvwui3.cloudfront.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F2012%2F02%2FDamen-FISV-2610-a.i..jpg&hash=bede6041ca71194593925fa8a1f71e13)
Ngola Kiluange, a Fishery Inspection Surveillance Vessel

Damen Shipyards Galati is building the Ngola Kiluange, a Fishery Inspection Surveillance Vessel (FISV) 6210, for the Angolan Ministry of Agriculture, Rural Development and Fisheries. With another two ships under construction, the Angolan government is set to strengthen its knowledge of and control over its rich fishing grounds.

The spectators at Damen’s Romania based Galati Shipyard were treated to a moment of suspense when the 62 m Nngola Kiluange sharply heeled over at her launch. As people drew their breath it elegantly sprang back, keeping her balance perfectly.


The Angolan Ministry of Agriculture, Rural Development and Fisheries purchased the slender multipurpose vessel. Another vessel of this type is currently under construction at the Galati Shipyard, as is a smaller, 28 m long Fishery Research Vessel (a Damen FRV 2810), also commissioned by the Angolan Ministry. The threefold order has materialised under a unique collaboration of Damen Shipyards, the Dutch Government and ING Bank. The latter two co-financed the project.

Given the exclusive economic zone at West-Africa’s Atlantic coast, holding vast and rich fishing grounds, the acquisition of these vessels represents a real opportunity for the Angolan Ministry. The fishing sector is one of Angola’s largest economic sectors and its territorial waters are extremely alluring for illegal fishing. Under a SADC regional programme the country collaborates with Namibia and South Africa to protect and survey the fishing grounds. The FISV Ngola Kiluange can also be brought into action for salvaging and various other jobs. Damen has a long and proven experience in building hydrographic research vessels. Their standardised system allows them to meet with every requirement in terms of hull shape, sensor suite, systems and regulations. “Imagine the versatility of these vessels”, says Friso Visser, Regional Director Africa.

The deal was struck under a currently discontinued program of the Dutch Ministry of Foreign Affairs, called ORET, which supported sustainable investment in infrastructural projects in developing countries. Regulations for such deals were very strict, contemplates Friso Visser. “We really had to explain the Dutch mania for organisation to our Angolan counterparts. Fortunately, our relationship goes back a long way and we intend to deepen it even further.”

The ORET programme regulated Dutch-Angolan co-operation within a clear institutional framework. Education, training and building financial reserves for maintenance and replacement were all compulsory parts of the deal. Some of these requirements are also part and parcel of the Damen philosophy. The delivery of spare parts is customary, training and education are regularly given, and special vessel maintenance programs can be obtained. Damen Shipyards Cape Town provides the necessary services. Thus the slogan ‘Africa for Africa’ truly exceeds its verbal expression.
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: P44 em Agosto 06, 2013, 04:48:49 pm
EH LÁ :!:  :!:

Visita de una delegación de la Marina
Angola, último país en interesarse por el buque Príncipe de Asturias
principe-de-asturias
04/08/2013

(Infodefensa.com) Madrid – Una delegación de la Marina de Angola ha visitado recientemente el buque Príncipe de Asturias para realizar una evaluación comercial con vistas a una posible adquisición, aunque de momento no se ha concretado nada.

La visita se produjo a solicitud de la propia Marina y se enmarca en un programa de visitas a unidades excedentes de la Armada, que se ha desarrollado a lo largo de una semana por diferentes arsenales, según han indicado fuentes de la Armada española al diario La Voz de Galicia.

Las mismas fuentes añadieron que hasta la fecha no hay previstas más visitas de delegaciones y no constan nuevas demandas de otras naciones para evaluar la posible adquisición del buque.

Además de Angola ha transcendido que otros dos países –Indonesia y Filipinas– han mostrado interés por el Príncipe de Asturias.

De concretarse en compra alguno de estos intereses, la operación podría repercutir en carga de trabajo para Navantia, que se encargaría de la reforma y modernización del buque insignia de la Armada.

De no llegar una oferta en firme, el destino final de la nave, al igual que en el caso de otras unidades, será la subasta pública con el desguace como fin último.

http://www.infodefensa.com/cache_notici ... urias.html (http://www.infodefensa.com/cache_noticias/ang/angola-ultimo-pais-en-interesarse-por-el-buque-principe-de-asturias.html)
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: nelson38899 em Agosto 06, 2013, 09:12:20 pm
Que aproveitem para sacar money a estes tipos. Porque este navio terá o mesmo futuro que a fragata da Nigéria.
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: nelson38899 em Setembro 06, 2014, 09:53:20 pm
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BRASIL VAI APOIAR DESENVOLVIMENTO DO PODER NAVAL DE ANGOLA
 

Brasília, 05/09/2014 – Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e de Angola, João Manuel Lourenço, assinaram, nesta sexta-feira (5), Memorando de Entendimento Técnico que viabilizará o apoio da Marinha na implementação do Programa de Desenvolvimento do Poder Naval Angolano (Pronaval). De acordo com o documento, os africanos deverão adquirir sete navios-patrulhas a serem produzidos pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) da Força Naval Brasileira.

A previsão é que quatro das embarcações sejam produzidas pela Emgepron no Rio de Janeiro*. Os demais navios-patrulha deverão ser fabricados em estaleiro a ser montado a 200 km ao sul de Luanda, capital do país, com assessoria técnica, materiais e equipamentos brasileiros. Além disso, a Marinha do Brasil deverá atuar na formação e capacitação de pessoal tanto para operar as embarcações como para a fabricação que será feita no novo estaleiro.

Os sete navios-patrulha terão 500 toneladas cada um e a configuração técnica será definida durante a fase de negociação dos contratos de fabricação e fornecimento de serviços. De acordo com o ministro João Manuel Lourenço, a assinatura do memorando é o primeiro passo para “aumentar a infra-estrutura estaleira e os meios navais da Marinha de Guerra angolana.”

Para Lourenço, o fortalecimento das patrulhas na costa angolana permitirá ao país combater ameaças que, segundo o dirigente, “fazem parte do mundo contemporâneo”: a pirataria marítima e o terrorismo. “Faremos de tudo para a que implementação dessa cooperação não demore.”

Atlântico Sul

Em seu pronunciamento, o ministro Celso Amorim ressaltou os laços históricos e culturais entre os dois países, destacando o fato de o Brasil ter sido a primeira nação a reconhecer a independência de Angola de Portugal, em 1975. Amorim disse que a parceria com o país é altamente estratégica, sobretudo pelo interesse recíproco na vigilância do Atlântico Sul.

Os dois países, junto de 23 outras nações africanas e sul-americanas, são signatários da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas), organismo multilateral criado pelas Nações Unidas (ONU), em 1986, com o objetivo de evitar a introdução de armamentos nucleares e de destruição em massa na região.

“Angola é uma nação pujante e cada vez mais atuante na África. Temos uma relação de amizade e de grande respeito mútuo. Não é de interesse ao Brasil ter uma atitude paternalista com Angola, até porque os angolanos não aceitariam isso”, disse o ministro Amorim.

Além da compra dos sete navios-patrulha e da assessoria na construção do estaleiro, o memorando de entendimento prevê a cooperação na área acadêmica e a formação e capacitação de pessoal para construir e operar as embarcações, bem como para a qualificação de homens da marinha mercante.

BID-Brasil

A delegação angolana participou da 3º Mostra BID Brasil, evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), com apoio do Ministério da Defesa e que reuniu quase 100 empresas do setor no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Os visitantes se interessaram por várias soluções e equipamentos apresentados na feira e participaram de reuniões de negócios com empresas brasileiras do setor.

http://www.naval.com.br/blog/2014/09/06/navios-patrulha-que-brasil-fornecera-a-angola-serao-de-500-toneladas/
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: nelson38899 em Novembro 13, 2014, 05:47:31 pm
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(defensa.com) La firma del documento final para la venta a Angola de siete buques de patrulla (NPA), de 500 toneladas, ya se ha producido. Los navíos de la  clase “Macaé” ya son operativos en la Marina de Brasil. Esta adquisición forma parte del Programa de Desarrollo Naval de Angola (Pronaval). El contrato se enmarca en el memorando de entendimiento (MoU) firmado en Brasilia el 5 de septiembre por el ministro de Defensa de Brasil, Celso Amorim, y su colega angoleño, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Los buques pertenecen a un programa encabezado por la estatal brasileña EMGEPRON  (Empresa Gerencial de Proyectos Navales), que se basa en la clase "Vigilante 400 CL54", del astillero Constructions Mécaniques de Normandie (CMN), en el que participan otros astilleros como subcontratistas. No se revelaron los detalles del acuerdo y los posibles valores, plazos o requisitos del país africano. Durante las negociaciones, el ministro Gonçalves Lourenço aseguró que los acuerdos entre los gobiernos de ambos países incluyen el apoyo a la construcción de un astillero en Angola y también la capacitación del personal operativo y técnico.

http://defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13831:confirmada-la-venta-de-buques-de-patrulla-brasilenos-a-angola&catid=55:latinoamerica&Itemid=163
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 13, 2016, 09:47:43 pm
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Angola has bought six helicopters, two patrol boats and radar systems from Italy in order to improve its maritime surveillance capabilities.

On 23 December, Angolan President Jose Eduardo dos Santos signed several contracts with Finmeccanica for the equipment, according to Portuguese news agency Lusa. This will be used to support a national and three regional maritime surveillance centres.

Selex ES, part of Finmeccanica, will be lead contractor for the project, installing radar stations and communications systems along the Angolan coast. This portion of the contract is said to be worth 115 million euros.

Another contract, worth around 7.3 million euros, is for two fast patrol craft built by Whitehead Sistemi Subacquei, also part of Finmeccanica. The contract includes training.

A third contract is for six AgustaWestland (now Finmeccanica Helicopters) helicopters. In October last year Lusa reported that Angola will spend around 90 million euros for the helicopter acquisition. They will apparently be delivered to the Angolan Navy in 2017.

http://www.defenceweb.co.za/index.php?option=com_content&view=article&id=41935:angola-buys-helicopters-patrol-boats-radars&catid=108:maritime-security&Itemid=233
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: nelson38899 em Setembro 08, 2016, 05:34:33 pm
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Privinvest, a company that owns several shipyards, announced on 2 September that it will provide "a range of vessels" to the Angolan Navy as part of a "major shipbuilding and maritime economy programme".

It said that, as part of this programme, it would also team with a company called Simportex to develop and operate a shipyard in Angola that will be able to build and service ships, as well as transfer technology that would enable naval vessels to be constructed in Angola.

"This marks another step in our co-operation with one of the most dynamic economies in Africa," a press release quoted Boulos Hankach, president of Privinvest Shipbuilding Investments, as saying.
http://www.janes.com/article/63557/angolan-navy-to-get-vessels-from-privinvest
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: P44 em Novembro 13, 2019, 10:16:50 am
Angola to send naval vessels to Namibia for maintenance
Charles Forrester, London - Jane's Defence Weekly
13 November 2019


The Angolan Navy is to send two naval vessels to Namibia's Walvis Bay for dry dock maintenance and support.

Namibian company Namdock will perform undisclosed work on the vessels in a contract that has been under negotiation since 2017. The company is hoping to extend the services contract with Angola into 2020 and perform maintenance on other naval vessels.

Namdock has been increasing its work with the Angolan government, performing maintenance on vessels operated by the Angolan Ministry of Fisheries. The company has also been pursuing work with the Namibian Navy (NN). The NN was created in 2004 following the commissioning of the Namibian Defence Force's maritime wing into a naval force.


https://www.janes.com/article/92533/angola-to-send-naval-vessels-to-namibia-for-maintenance
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: dc em Novembro 13, 2019, 03:36:03 pm
Quando vejo notícias das marinhas dos PALOP, só me ocorre que, tivessem desenhado, e acima de tudo, armado os NPOs como deve ser, ou feito diferentes versões dos ditos, quantos teríamos conseguido vender para estas marinhas... Infelizmente há gente por cá com apenas palmo e meio de visão.
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: goldfinger em Fevereiro 10, 2023, 07:58:45 am
Navantia negocia la venta de seis patrulleras a Angola

(https://www.infodefensa.com/images/showid2/4768607?w=900&mh=700)

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El astillero español Navantia está negociando con el Gobierno de Angola la venta de seis patrulleras para vigilancia de los caladeros de pesca en el país africano. El presidente de la compañía, Ricardo Domínguez, dio a conocer el pasado miércoles en Luanda, la capital de Angola, que la negociación está “técnicamente resuelta” durante un foro económico presidido por el rey Felipe VI y el presidente de Angola, João Lourenço.

La operación también incluye el reacondicionamiento de dos de las cuatro patrulleras que la Bazán -hoy Navantia- construyó para el país africano en los años 90 y que actualmente están fuera de servicio. Domínguez señaló que los detalles del contrato prácticamente están cerrados, aunque evitó dar una fecha para la firma del pedido. España dará facilidades de crédito a las autoridades locales. Los términos de esta financiación es lo único que falta por definir, apuntó el directivo. 

El presidente de Navantia apuntó que la visita de los Reyes a Angola puede ser el empujón que falta para cerrar el pedido. “Llevamos un año de contacto con ellos. Técnicamente, está todo resuelto. Se les ha puesto a disposición financiación a través de la Secretaría de Estado de Comercio. Esperemos que esa herramienta pueda ser la que dé cobertura a la operación”, explicó Domínguez a los medios, recoge Efe.

La operación contempla la construcción de tres barcos de poco tonelaje en una primera fase y de otros tres con las mismas características en una segunda y también, como se ha mencionado, reacondicionar dos patrulleras. 

El presidente de Navantia comentó también que “arreglar esos dos barcos sería algo rápido y fácil”. Y añadió: “El astillero español daría también formación a la tripulación y asesoramiento técnico. Venimos aquí a acompañarles, no a hacerles el barco e irnos. No somos una empresa que estamos de paso, sino que hay un compromiso de España con Angola”. La operación podría, además, según Domínguez, abrir la puerta a otros contratos en la región. 

Navantia es una de las empresas que ha acompañado al rey Felipe VI durante la visita de Estado de esta semana a Angola. La delegación empresarial también ha contado con representantes de otras compañías del sector de la defensa como Elecnor, Airbus o Indra. Uno de los objetivos principales de esta visita ha sido incrementar la presencia de firmas españolas en el país africano con buenas perspectivas de crecimiento y estabilidad política y social.

Durante el encuentro, el Rey instó a las empresas españolas a aprovechar las "excelentes” relaciones bilaterales para hacer negocios en Angola, un país “prioritario” en la región para España que ofrece, subrayó, “magníficas” oportunidades de inversión. Felipe VI, como principal abanderado de la marca España, también puso en valor “el conocimiento, la capacidad y la tecnología” que las empresas españolas pueden aportar a la que fue colonia portuguesa hasta 1975.

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4169998/navantia-ultima-venta-seis-patrulleras-angola (https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4169998/navantia-ultima-venta-seis-patrulleras-angola)
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: P44 em Fevereiro 10, 2023, 08:44:03 am
Os nossos "amigos" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: a quem os nossos governantes passam a vida a abrir a peida
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: LuisPolis em Fevereiro 10, 2023, 09:10:05 am
Os nossos "amigos" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: a quem os nossos governantes passam a vida a abrir a peida

Por cá os falinhas mansas não têm visão estratégica.

Citar
España està empezando a ofrecer financiación para la compra de arnamento,en el caso marroquì mediante crédito directo del Santander,y en el caso de Angola a traves de facilidades crediticias de la propia Secretaria de Comercio.
Este tipo de operaciones con crédito privado o público se repetiràn en el futuro con naciones con menos posibilidades y abre el mercado a clientes potenciales.
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: Get_It em Fevereiro 11, 2023, 06:02:49 am
Pois:
2011: Angola interessada em navios que a Marinha portuguesa encomendou aos Estaleiros de Viana do Castelo (https://www.publico.pt/2011/06/18/jornal/angola-interessada-em-navios-que-a-marinha-portuguesa-encomendou-aos-estaleiros-de-viana-do-castelo-22304487)
2015: Governo diz que comprar navios militares a Portugal não seria má escolha (https://www.verangola.net/va/pt/062015/DefesaSeguranca/1308/Governo-diz-que-comprar-navios-militares-a-Portugal-n%C3%A3o-seria-uma-m%C3%A1-escolha.htm)
2018: Navios da Marinha na mira de Angola (https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/navios-da-marinha-na-mira-de-angola)

O discurso de venda de NPOs e até mesmo Pandurs a Angola e aos PALOPs sempre foi treta. Nunca tivemos peso político e diplomático suficiente para tal coisa.

Cumprimentos,
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: goldfinger em Fevereiro 16, 2023, 07:25:17 pm
Se confirma el pedido de 6 patrulleros Avante 700 para la Marina de Angola

La construcción de los nuevos buques, modelo Avante 700, arrancará en 2024 y su culminación se prevé para 2028
El contrato incluye además la reforma integral de otros dos buques que tiene en desuso la Marina del país africano
El presidente de Navantia anunció el acuerdo naval en Luanda, del que solo resta poner fecha para la firma del contrato


(https://s1.abcstatics.com/lavozdigital/www/multimedia/provincia/2023/02/13/Angola-RjPGuQjdNKgIPpC8hk6QgbL-758x531@abc.png)

Los astilleros de la Bahía de Cádiz acumulan nueva carga de trabajo. La construcción de seis patrulleros para la Marina de Angola se llevará a cabo en la factoría de San Fernando entre 2024 y 2028, según ha podido saber LA VOZ. El acuerdo incluye además la reforma integral de otros dos buques que están en desuso.


El presidente de Navantia, Ricardo Domínguez, confirmó el pasado miércoles en Luanda, capital del país africano, las negociaciones sobre este nuevo contrato naval que, el propio Domínguez, avanzó que estaba prácticamente resuelto. El máximo responsable de los astilleros españoles realizó estas declaraciones durante el encuentro empresarial que celebró España y Angola y que contó con la presencia de los reyes de España.


El Gobierno de Angola pretende mejorar la vigilancia de sus caladeros de pesca. El modelo elegido es el Avante 700. Se trata de un buque diseñado por Navantia y que pertenece a una familia de seis tipos que va desde el Avante 300 al Avante 3000. El presidente de Navantia, Ricardo Domínguez, señaló en Luanda que la negociación estaba «técnicamente resuelta», a falta de que las autoridades locales obtuvieran las facilidades de crédito por parte del Gobierno de España. Se trata de una situación similar a la operación seguida con Marruecos para la construcción, también en San Fernando, de su patrullero Avante 3200, cuyo corte de chapa se prevé para la próxima primavera.

 

Este acuerdo, que beneficia a la planta isleña, se suma a la obra del patrullero de Marruecos y al nuevo contrato de otros cinco barcos para Arabia Saudí

 
(https://www.defensa.com/adjuntos/stories/noticias/2015/3/avante%20700.jpg)
 

Domínguez participó la semana pasada en el foro económico que presidieron Felipe VI y el presidente de Angola, João Lourenço, en un hotel de Luanda en la segunda jornada del viaje de Estado de los reyes a la que fue colonia portuguesa hasta 1975. La visita de los reyes ha representado el empujón definitivo que necesitaba el contrato, si bien no se ha querido dar aún la fecha para su firma. «Llevamos un año de contacto con ellos. Técnicamente, está todo resuelto. Se les ha puesto a disposición financiación a través de la Secretaría de Estado de Comercio. Esperemos que esa herramienta pueda ser la que dé cobertura a la operación», explicó Domínguez antes del comienzo del evento.

Fases de la obra
La operación incluye la construcción de tres barcos de poco tonelaje en una primera fase y de otros tres iguales en una segunda, además de rehabilitar dos de las cuatro patrulleras que Bazán, la antigua Navantia, fabricó a Angola en los años 90. «Arreglar esos dos barcos sería algo rápido y fácil. El astillero español daría también formación a la tripulación y asesoramiento técnico. Venimos aquí a acompañarles, no a hacerles el barco e irnos. No somos una empresa que estamos de paso, sino que hay un compromiso de España con Angola», enfatizó el directivo antes del comienzo del foro. La operación con el Gobierno angoleño podría ser un punto de inflexión para lograr contratos en países vecinos, en opinión de Domínguez.

Marruecos y Arabia
El contrato de Angola afecta a San Fernando, que ya cuenta con el de Marruecos y la ampliación del que ejecuta con Arabia Saudí.

En cuanto a la obra del patrullero de Marruecos se sabe que el barco elegido es del modelo Avante 1400, pero más desarrollado que las cuatro unidades vendidas a Venezuela en 2012. Se trata de un moderno buque diseñado por Navantia, con una longitud de 89 metros y 13,3 de eslora, con una dotación de 46 personas y capacidad de albergar a otras 12, según el dossier oficial de los astilleros. Además cuenta con modernos sensores y radares, contramedidas electrónicas, un cañón de 76 milímetros y sistema de lanzamiento de misiles, así como un puente para llevar un helicóptero. Su fabricación supondrá «un millón de horas de trabajo para los astilleros de la bahía de Cádiz» y cerca de 250 empleos durante los próximos tres años y medio.

NOTICIA RELACIONADA

El presidente de Navantia, Ricardo Domínguez, confirma en San Fernando que el corte de chapa de este barco militar de la Armada está previsto para finales de abril o principios de mayo

Por lo que respecta a Arabia, el pasado noviembre España y el gobierno saudí firmaron un segundo conrato naval para la construcción de otros cinco barcos. En estos momentos, el astillero de San Fernando se encuentra inmerso en la terminación de las dos ultimas corbetas del paquete de cinco que empezó a fabricar en 2019.

El Gobierno de Arabia Saudí encargará a Navantia y a un astillero saudí el diseño y la construcción de cinco buques de combate multi-misión para la Real Marina Saudí, conforme a este acuerdo firmado en Riad en presencia de la ministra de Industria, Comercio y Turismo, Reyes Maroto y el ministro de Defensa saudí, Su Alteza Real Príncipe Khalid Bin Salman Bin Abdulaziz Al-Saud y otras autoridades saudíes.


Las dos últimas corbetas saudíes entran en la recta final para su entrega, esta vez en Arabia

Este es el segundo encargo de Arabia Saudí a Navantia, que está construyendo cinco corbetas para la Real Marina Saudí en Bahía de Cádiz. El acuerdo incluye el componente de la transferencia de tecnología (ToT) en Arabia Saudí, es decir, los buques se construirán conjuntamente entre Navantia, en el astillero de San Fernando, y un astillero en Arabia Saudí. Además, su sistema de combate será desarrollado y suministrado por la joint venture SAMINavantia en Arabia Saudi.

«La construcción de las cinco corbetas Avante 2200 ha sido un salto cualitativo para Navantia y la Real Marina Saudí. Cumplir con ese programa altamente tecnológico en unos plazos exigentes ha sido, sin duda, un factor determinante para renovar la confianza del cliente. Ahora damos un paso más allá transfiriendo tecnología y conocimiento a ingenieros saudíes», dijo en sus momento el presidente de Navantia.


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(https://www.navantia.es/wp-content/uploads/2018/07/Familia-AVANTE_wS.png)

https://www.lavozdigital.es/provincia/astillero-san-fernando-suma-carga-seis-patrulleros-20230213142230-ntv.html (https://www.lavozdigital.es/provincia/astillero-san-fernando-suma-carga-seis-patrulleros-20230213142230-ntv.html)
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: P44 em Fevereiro 16, 2023, 07:30:09 pm
Parabéns aos bonecos.

Espero que apreciem bem este chapadão nas trombas!
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: Luso em Fevereiro 16, 2023, 09:44:44 pm
Parabéns aos bonecos.

Espero que apreciem bem este chapadão nas trombas!

Gente sem dignidade e vergonha nem nota.
Aí as escolas militares que andam a formar tanta escumalha...
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: PTWolf em Fevereiro 17, 2023, 02:13:49 pm
Parabéns aos bonecos.

Espero que apreciem bem este chapadão nas trombas!

Desde que no final do mês vá caindo igual eles não se importam.
A pátria está perdida algures no mesmo local de D. Sebastião  :bang:
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 20, 2023, 11:48:04 pm
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: P44 em Fevereiro 21, 2023, 07:57:47 am
(https://www.navalnews.com/wp-content/uploads/2023/02/UAEs-ADSB-to-Build-3-BR71-MKII-corvettes-for-Angola-770x410.jpg.webp)

UAE’s ADSB To Build 3 BR71 MKII Corvettes For Angola

EDGE Group today signed a major EUR 1 billion milestone contract which will see leading shipbuilder Abu Dhabi Ship Building (ADSB) build a fleet of best-in-class 71 metre corvettes for the Angolan Navy.

Naval News Staff  20 Feb 2023

Edge press release

The BR71 MKII corvette is a highly sophisticated vessel fitted with advanced mission systems including a 3D radar, electronic warfare suite, secure communications, a main gun, and surface-to-surface and surface-to-air missile systems.

Khalid Al Breiki, President – Platforms & Systems, EDGE said: “Signing a EUR 1 billion defence export deal represents a momentous achievement for EDGE as well as ADSB. This demonstrates our strategic approach and steadfast commitment to increasing national exports in line with the UAE Leadership’s directive.”

https://www.navalnews.com/event-news/navdex-2023/2023/02/uaes-adsb-to-build-3-br71-mkii-corvettes-for-angola/
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: Get_It em Março 15, 2023, 10:10:47 pm
France’s CMN launches first tank landing craft for Angola
(15 de Março de 2023)
Citação de: Guy Martin / defenceWeb
French shipyard CMN (Constructions Mecaniques de Normandie) has launched the first of two tank landing craft (LCTs) for the Angolan Navy.

The first vessel (ND15) was launched at the end of February, Mer et Marine reported, and will be delivered around May. Construction of the second vessel has already commenced, and will be delivered in 2024.

Construction of the first vessel had begun in January 2022, at which time the customer was not disclosed, with CMN saying the vessels were being built on behalf of Privinvest under a follow-on to a 2016 contract by Privinvest for around 20 vessels destined for "an African country".

The 70 metre long vessels will be able to carry 200 tons of payload, including 260 soldiers in addition to the crew of 18. Watertight bulkheads ensure survivability in the event of damage. A 5.25 metre boat can be launched by a crane.

Each LCT will be powered by two diesel engines driving two fixed-pitch propellers and giving a speed of 16 knots.

The LCTs are the largest vessels to be built by CMN since the corvette Baynunah (71 metres long), delivered to the United Arab Emirates in 2011.

In 2016, Privinvest announced it would establish a shipyard in Angola and supply several naval vessels under a 495 million euro deal. Privinvest has facilities and shipyards in a number of countries including France (CMN), Germany (German Naval Yards Kiel) and the Middle East.

[continua]
Fonte: https://www.defenceweb.co.za/featured/frances-cmn-launches-first-tank-landing-craft-for-angola/ (https://www.defenceweb.co.za/featured/frances-cmn-launches-first-tank-landing-craft-for-angola/)

Cumprimentos,
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 17, 2023, 12:55:51 pm
UAE’s ADSB To Build 3 BR71 MKII Corvettes For Angola
EDGE Group today signed a major EUR 1 billion milestone contract which will see leading shipbuilder Abu Dhabi Ship Building (ADSB) build a fleet of best-in-class 71 metre corvettes for the Angolan Navy.

The BR71 MKII corvette is a highly sophisticated vessel fitted with advanced mission systems including a 3D radar, electronic warfare suite, secure communications, a main gun, and surface-to-surface and surface-to-air missile systems.

Khalid Al Breiki, President – Platforms & Systems, EDGE said: “Signing a EUR 1 billion defence export deal represents a momentous achievement for EDGE as well as ADSB. This demonstrates our strategic approach and steadfast commitment to increasing national exports in line with the UAE Leadership’s directive.”

(https://www.navalnews.com/wp-content/uploads/2023/02/UAEs-ADSB-to-Build-3-BR71-MKII-corvettes-for-Angola-2-1024x768.jpg.webp)

Through exporting UAE-made advanced solutions globally, EDGE is developing a local defence industrial base, generating in-country value, diversifying the economy, and positioning the UAE as a serious global player within the advanced technology and defence sectors.

David Massey, CEO of ADSB said: “At ADSB, we feel a tremendous sense of pride in signing a EUR 1 billion export deal. The BR71 MKII corvette is a highly advanced vessel capable of performing multiple missions to secure Angola’s 1600 km coastline. We look forward to fulfilling the Angolan Navy’s operational requirements and strengthening their naval capabilities while expanding ADSB’s avenues of growth.”

(https://www.navalnews.com/wp-content/uploads/2023/02/UAEs-ADSB-to-Build-3-BR71-MKII-corvettes-for-Angola-3-1024x768.jpg.webp)

Operating from an advanced 330,000 square metre shipyard in Abu Dhabi, ADSB builds corvettes, offshore patrol vessels and fast patrol boats for military customers, and commercial vessels for the oil services industry. The company also offers a full range of maintenance, repair and refit, upgrade and conversion, as well as design and engineering consultancy services.

Attendees of IDEX can visit EDGE and its portfolio of companies at Hall 5, stand A05 – C10, and stand B-022 at NAVDEX, at the Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC) until 24 February, 2023.

https://www.navalnews.com/event-news/navdex-2023/2023/02/uaes-adsb-to-build-3-br71-mkii-corvettes-for-angola/
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: LM em Março 02, 2024, 11:49:11 am
https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/03/segundo-novo-navio-de-assalto-anfibio.html

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Cherbourg, Normandia, França
2 de Março de 2024

Novo navio de assalto anfíbio NRA "11 de Novembro", número de amura ND16, da Marinha de Guerra Angola (MGA), nos estaleiros da "Constructions Mécaniques de Normandie" (CMN), geo-referenciação 49.6463764515141, -1.6068224338504264 , ref. https://maps.app.goo.gl/rVCW8PSjteQNPnnQ9 , em Cherbourg, Normandia, no Noroeste de França, a 2 de Março de 2024.

A República de Angola encomendou a este estaleiro francês dois navios de assalto anfíbio, de tipologia LCT ("Landing Craft Tank"), modelo 200-70, com 70 metros de comprimento e 10,6 metros de boca, com uma guarnição de 18 elementos e podendo transportar uma carga de até 200 toneladas. Destinam-se ao transporte e desembarque de (...)
Título: Re: Armada Angolana
Enviado por: P44 em Março 02, 2024, 02:51:41 pm
Foto do bicho

(https://i.ibb.co/dKHbX34/1709390903063.jpg)

Bem jeitoso