Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 329873 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #495 em: Novembro 23, 2019, 11:30:42 pm »
O meu receio com a aquisição do KC, é ficarmos debaixo da esfera de influência da Embraer em que compramos tudo o que vendem sem considerar as alternativas no mercado. A ver vamos.

Como a Leonardo com os helicópteros?  :mrgreen:

Mas podemos pensar noutros casos, os helicópteros já chegaram a ser todos Sud aviation franceses Alouette e Puma, ou os muitos aviões Lockheed com F-16, C-130, P-3...

O quê é que podemos vir a adquirir à Embraer, além do 390? Talvez os ST, talvez um avião de transporte VIP... Mais no futuro talvez um MPA transformado a partir dum comercial?

Exactamente para não ser como com a Leonardo, a ideia é adquirir o que melhor corresponde às nossas necessidades e a preços competitivos. Como MPA tenho sérias dúvidas que façam do nada algo ao nível do P-8, ou do P-3 sequer. Transporte VIP acredito que faria bastante sentido. O ST diz-se demasiado caro para aquilo que se pretende fazer com ele na FAP, face à concorrência.

Mas o meu problema não é agora, é daqui a 15/20 anos, quando eles acharem que sabem fazer caças, e lá vamos nós atirar-nos de cabeça para o caça de 5ª ou 6ª geração da Embraer.

O M-345 seria uma boa aquisição, mas o binómio do final do vídeo é que seria ouro sobre azul. c56x1

Ainda vai algum maluco achar que o M-346 para substituir os F-16 é uma boa ideia... melhor escolhermos só um desses dois, não vá o diabo, ou um génio qualquer no MdN, tecê-las.  ::)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #496 em: Novembro 30, 2019, 10:29:48 am »
E a Espanha escolheu o PC-21 para substituir os velhinhos T-35, mas sobretudo os C-101 Aviojet. Por cá, no pasa nada...

https://www.defense-aerospace.com/article-view/release/207850/spain-to-buy-24-pilatus-pc_21-turboprop-trainers-for-%E2%82%AC205m.html
« Última modificação: Novembro 30, 2019, 03:03:58 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Cabeça de Martelo

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #497 em: Dezembro 31, 2019, 12:26:24 pm »
Desligaram-se ontem em Beja pela última vez os motores dos Alpha-Jet A. Praticamente dois anos após a despedida oficial, algumas aeronaves ainda efectuavam testes de motor no solo regularmente, algo que ontem cessou definitivamente. E embora se continue a falar num novo substituto, ainda para mais tendo em conta que a Esq. 103 não foi desactivada, a verdade é que para já nada é certo, nem tão pouco o próximo destino destas aeronaves.

Só resta agora relembrar a placa da BA11 em Outubro de 1993 com os impressionantes 50 aparelhos perfilados.







Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Get_It, HSMW, Stalker79, Red Baron

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #498 em: Dezembro 31, 2019, 02:13:09 pm »
e tudo isso foi canibalizado, para manter aviões no ar ?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #499 em: Dezembro 31, 2019, 03:46:16 pm »
Essas imagens mostram o quanto a FAP perdeu em termos do nº de aeronaves de combate, até aos dias de hoje, mais concretamente a capacidade de ataque e CAS. Hoje se conseguíssemos levantar uma esquadra de uma aeronave moderna equivalente com 12 aeronaves já seria muito bom.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #500 em: Dezembro 31, 2019, 04:41:08 pm »
e tudo isso foi canibalizado, para manter aviões no ar ?

Não JP. Dos 50 que recebemos da Luftwaffe, 10 foram imediatamente para peças e os restantes divididos pelas Esq. 103 e 301. Naturalmente, com a idade das células, número de horas voo, custo das mesmas (que tanta polémica levantou no final de vida da aeronave), etc, o número foi sendo reduzido progressivamente até aos 6 que restaram aos Caracóis quando se despediram do A-Jet em Janeiro do ano passado. Por exemplo, quando em 2005 os Jaguares se transferiram para Monte Real e para os F-16 MLU, haviam somente 24/25 aeronaves em condições de voo que pouco depois foram logo reduzidas para 12 de modo a que voassem as melhores células e as que tinham passado por um upgrade limitado nas OGMA em finais da década de 90. Por isso houve canibalização sim mas esta foi progressiva, sendo que a falta de sobressalentes no mercado e a idade das células [e o custo a isso associado] assim o ditou.
« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 04:43:52 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #501 em: Dezembro 31, 2019, 06:10:13 pm »
Um das grandes questões para 2020 será se vamos ter o A-29 ou o P-21, porque não me parece que o M-345 mesmo sendo da Leonardo seja opção.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #502 em: Janeiro 01, 2020, 09:01:36 pm »
Segundo os preços que supostamente são praticados para o PC-21 e Super Tucano, parece-me um negócio favorável ao primeiro.

E o PC-21 já foi testado por cá à semelhança do ST?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #503 em: Janeiro 02, 2020, 11:40:24 am »
Segundo os preços que supostamente são praticados para o PC-21 e Super Tucano, parece-me um negócio favorável ao primeiro.

E o PC-21 já foi testado por cá à semelhança do ST?

Bom dia dc, e bom ano. ;)

Que tenha conhecimento não, muito embora o PC-21 seja um amor/desejo antigo da FAP o que na prática poderá não significar nada, como se sabe. Apesar disso as suas características [do Pilatus] são bem conhecidas dentro da Força Aérea (como as do ST). E convém não esquecer que a OGMA ainda continua a fabricar em Alverca o PC-12 desde 1994, portanto a Pilatus não é nenhuma estranha em Portugal.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #504 em: Janeiro 02, 2020, 11:50:56 am »
E pegando no teu post CJ, ia eu falar um pouco sobre a substituição do A-Jet, porque numa amena conversa no aeroporto com um elemento da FAP, meu velho conhecido desde os tempos de escola em Moçambique, o rapaz em questão disse-me que estará para mais breve do que se pensa a substituição dos Alpha, e que muito provavelmente será mesmo o PC21 e não o ST.

Esta do para mais breve do que que se pensa é que me deixa a pensar, pois o que me intriga é a esquadra não ter sido desativada, apesar de não ter aeronaves, será que esta info quanto a brevidade é mesmo fiável ???
Espero bem que sim seria uma excelente aquisição, mais excelente seria se acontecesse este ano !!!   :banana:

Abraços
« Última modificação: Janeiro 02, 2020, 12:01:59 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #505 em: Janeiro 02, 2020, 12:36:48 pm »
Se o concurso for entregue à NSPA levas com o PC-21, se for negociata levas com o ST. Devo desde já dizer que para as missões previstas e não havendo guito para um jato de treino avançado, o Pilatus parece ser a aeronave mais indicada, mais a mais tendo em conta que se começa a padronizar-se no seio da NATO. No entanto, o ST é uma boa aeronave e se os manos quiserem fazer um desconto à maneira, então que venham.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #506 em: Janeiro 02, 2020, 01:22:53 pm »
Se o concurso for entregue à NSPA levas com o PC-21, se for negociata levas com o ST. Devo desde já dizer que para as missões previstas e não havendo guito para um jato de treino avançado, o Pilatus parece ser a aeronave mais indicada, mais a mais tendo em conta que se começa a padronizar-se no seio da NATO. No entanto, o ST é uma boa aeronave e se os manos quiserem fazer um desconto à maneira, então que venham.

Ó NVF, se o desconto for igual ao da compra dos 390, vai lá vai !!!!
Eu era o PC21 que até é mais barato, e estava a escolha feita para ontem !!





Abraços
« Última modificação: Janeiro 02, 2020, 03:07:40 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #507 em: Janeiro 02, 2020, 03:04:26 pm »
Bom dia dc, e bom ano. ;)

Que tenha conhecimento não, muito embora o PC-21 seja um amor/desejo antigo da FAP o que na prática poderá não significar nada, como se sabe. Apesar disso as suas características [do Pilatus] são bem conhecidas dentro da Força Aérea (como as do ST). E convém não esquecer que a OGMA ainda continua a fabricar em Alverca o PC-12 desde 1994, portanto a Pilatus não é nenhuma estranha em Portugal.

Boa tarde e bom ano CJ.  ;)

Ora, será que seria possível fabricar partes, ou até a totalidade, do PC-21 pelas OGMA?
E o PC-21 pode receber algum tipo de armamento, seja bombas, rockets, canhões? É que neste momento a capacidade de combate parece-me ser coisa a única a favor do ST, havendo alguma capacidade idêntica para o Pilatus, a escolha tornar-se-ia ainda mais óbvia, caso fosse um dos requisitos exigidos pela FAP.

E pegando no teu post CJ, ia eu falar um pouco sobre a substituição do A-Jet, porque numa amena conversa no aeroporto com um elemento da FAP, meu velho conhecido desde os tempos de escola em Moçambique, o rapaz em questão disse-me que estará para mais breve do que se pensa a substituição dos Alpha, e que muito provavelmente será mesmo o PC21 e não o ST.

Esta do para mais breve do que que se pensa é que me deixa a pensar, pois o que me intriga é a esquadra não ter sido desativada, apesar de não ter aeronaves, será que esta info quanto a brevidade é mesmo fiável ???
Espero bem que sim seria uma excelente aquisição, mais excelente seria se acontecesse este ano !!!   :banana:

Abraços

Isto é que era uma boa notícia para começar bem o ano. Oxalá seja verdade e se concretize o quanto antes.

E agora uma curiosidade, será que na FAP ficariam com um esquema de pintura idêntico ao cinza actual dos Epsilon?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #508 em: Janeiro 02, 2020, 03:46:29 pm »
Bom dia dc, e bom ano. ;)

Que tenha conhecimento não, muito embora o PC-21 seja um amor/desejo antigo da FAP o que na prática poderá não significar nada, como se sabe. Apesar disso as suas características [do Pilatus] são bem conhecidas dentro da Força Aérea (como as do ST). E convém não esquecer que a OGMA ainda continua a fabricar em Alverca o PC-12 desde 1994, portanto a Pilatus não é nenhuma estranha em Portugal.

Boa tarde e bom ano CJ.  ;)

Ora, será que seria possível fabricar partes, ou até a totalidade, do PC-21 pelas OGMA?
E o PC-21 pode receber algum tipo de armamento, seja bombas, rockets, canhões? É que neste momento a capacidade de combate parece-me ser coisa a única a favor do ST, havendo alguma capacidade idêntica para o Pilatus, a escolha tornar-se-ia ainda mais óbvia, caso fosse um dos requisitos exigidos pela FAP.

E pegando no teu post CJ, ia eu falar um pouco sobre a substituição do A-Jet, porque numa amena conversa no aeroporto com um elemento da FAP, meu velho conhecido desde os tempos de escola em Moçambique, o rapaz em questão disse-me que estará para mais breve do que se pensa a substituição dos Alpha, e que muito provavelmente será mesmo o PC21 e não o ST.

Esta do para mais breve do que que se pensa é que me deixa a pensar, pois o que me intriga é a esquadra não ter sido desativada, apesar de não ter aeronaves, será que esta info quanto a brevidade é mesmo fiável ???
Espero bem que sim seria uma excelente aquisição, mais excelente seria se acontecesse este ano !!!   :banana:

Abraços

Isto é que era uma boa notícia para começar bem o ano. Oxalá seja verdade e se concretize o quanto antes.

E agora uma curiosidade, será que na FAP ficariam com um esquema de pintura idêntico ao cinza actual dos Epsilon?

Para que armar um avião de treino? Só ia tornar mais caro de operar.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #509 em: Janeiro 02, 2020, 05:21:44 pm »
Bom dia dc, e bom ano. ;)

Que tenha conhecimento não, muito embora o PC-21 seja um amor/desejo antigo da FAP o que na prática poderá não significar nada, como se sabe. Apesar disso as suas características [do Pilatus] são bem conhecidas dentro da Força Aérea (como as do ST). E convém não esquecer que a OGMA ainda continua a fabricar em Alverca o PC-12 desde 1994, portanto a Pilatus não é nenhuma estranha em Portugal.

Boa tarde e bom ano CJ.  ;)

Ora, será que seria possível fabricar partes, ou até a totalidade, do PC-21 pelas OGMA?
E o PC-21 pode receber algum tipo de armamento, seja bombas, rockets, canhões? É que neste momento a capacidade de combate parece-me ser coisa a única a favor do ST, havendo alguma capacidade idêntica para o Pilatus, a escolha tornar-se-ia ainda mais óbvia, caso fosse um dos requisitos exigidos pela FAP.

E pegando no teu post CJ, ia eu falar um pouco sobre a substituição do A-Jet, porque numa amena conversa no aeroporto com um elemento da FAP, meu velho conhecido desde os tempos de escola em Moçambique, o rapaz em questão disse-me que estará para mais breve do que se pensa a substituição dos Alpha, e que muito provavelmente será mesmo o PC21 e não o ST.

Esta do para mais breve do que que se pensa é que me deixa a pensar, pois o que me intriga é a esquadra não ter sido desativada, apesar de não ter aeronaves, será que esta info quanto a brevidade é mesmo fiável ???
Espero bem que sim seria uma excelente aquisição, mais excelente seria se acontecesse este ano !!!   :banana:

Abraços

Isto é que era uma boa notícia para começar bem o ano. Oxalá seja verdade e se concretize o quanto antes.

E agora uma curiosidade, será que na FAP ficariam com um esquema de pintura idêntico ao cinza actual dos Epsilon?


Pode levar até 1150kg em pods de rockets, bombas ou uma pod canhão.
"Hardpoints: Provisions provided for 4× under-wing and 1× centerline external store stations, capable of mounting up to 1,150 kg (2,540 lb) of payload of air-to-ground weapons to operate in the Counter-insurgency role."
 :-P