Mas onde é que está escrito que eu culpo os NH90
Epá vamos lá a por os pontos nos is, se não se importa !!!!
As culpas estão nos decisores e não no equipamento, claro que podem fazer SAR mas onde estão eles, os NH90 ??
Se na altura se tivessem adquirido mais EH101 a dotação de HELIS/crews colocados na ZMA teria sido maior e logo as capacidades de salvamento maiores, foi o que eu escrevi, e não retiro uma única virgula caro dc.
Tecnicamente "culpou" o projecto NH-90... mas isto são perfeccionismos... percebeu o que quis dizer...
A culpa não está em ninguém, pois foram adquiridos os helicópteros necessários na altura, 12, o que representa um número superior ao número de Pumas em serviço na altura (na altura da compra dos Merlin, penso eu), e para além de em maior número são helicopteros muito mais capazes. Por fim, de nada adiantava hoje ter 14, 16 ou 20, não teríamos tripulações para todos agora, para além de serem carinhos.. sendo que o custo de mais 3 ou 4 dava para substituir os Al3... mas, não divagando mais, os NH-90 vinham permitir um "alivio" nas tarefas dos Merlin, ficando estes ultimos quase exclusivamente para SAR/CSAR e SIFICAP. Os NH-90 eram utilizados para todas as missões de cariz militar e, quando necessário, podiam ser utilizados para compensar os Merlin em busca e salvamento.
O que estou a dizer é que os Merlin eram os necessários do ponto de vista da FAP, basta ver que até existem 4 prontos para operar no LPD demonstrando que na altura a ideia era que mesmo descontando 2 ou 3 num futuro Navpol a busca e salvamento continuaria assegurada.
Mafets,
pois então não sei, mas lembro-me de ter visto que algures, provavelmente até foi aqui no fórum, que os Puma não estavam em condições de voar e que para o fazerem era necessário fazer uma revisão à fuselagem ou algo assim...
Quanto aos C-212-300, o exército não tem capacidade de operar uma aeronave de asa fixa e mesmo que tivesse não compensava visto já haver rotinas na FAP para essas aeronaves, basicamente seria uma mudança de casa para os C-212-300. Mas concordo com quem diz que a venda dos mesmos foi mal feita... eram aeronaves com bastantes horas de voo para dar.