Ingresso na Marinha

  • 346 Respostas
  • 193387 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #315 em: Abril 27, 2023, 12:34:17 am »
Estou a ver que compliquei.

Resumindo, os OE podem ir em diversas FND, actualmente estão na Roménia em exercicios com outras forças OE de outros paises.

https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/4349

Também já andaram a treinar Forças Especiais do Afeganistão.

Possivelmente a missão pública mas que menos se divulgou foi a participação na Força francesa de contra-terrorismo no norte de Africa.

https://www.cmjornal.pt/mundo/africa/detalhe/tropa-de-elite-portuguesa-regressa-ao-mali-em-missao-contraterrorismo

As equipas OE podem integrar FND maiores com outras forças do exército, andaram no Kosovo onde eram a equipa Sniper do Batalhao português, andaram na FND do Afeganistão acho que na vertente de instrutores de operações especiais, estiveram no Mali numa força internacional com outras forças de operações especiais de outros paises, agora estão na Roménia onde também está uma força de infantaria portuguesa, mas parece que cada uma faz os seus exercícios separados.

https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/4990
« Última modificação: Abril 27, 2023, 12:41:51 am por Lightning »
 

*

Doper Taro

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +1/-2
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #316 em: Abril 27, 2023, 08:45:49 am »
Okay, eu entretanto consegui encontrar mais sobre.

E para fazer parte dessas missões, tem que se ser oficial? Ou praças e sargentos também constituem as FND?
Life is a maze of passages, with twists and turns that can leave us feeling lost and confused. However, with faith, a door will open, leading us to unforeseen opportunities that can ultimately prove to be beneficial beyond our wildest imaginations.

Mens Agitat Molem
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1486
  • Recebeu: 463 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +308/-190
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #317 em: Abril 27, 2023, 11:43:36 am »
Okay, eu entretanto consegui encontrar mais sobre.

E para fazer parte dessas missões, tem que se ser oficial? Ou praças e sargentos também constituem as FND?
Apenas sargentos no regime de contrato não costumam participar nas FND
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #318 em: Abril 27, 2023, 12:02:56 pm »
Okay, eu entretanto consegui encontrar mais sobre.

E para fazer parte dessas missões, tem que se ser oficial? Ou praças e sargentos também constituem as FND?

A função principal de um oficial é comandar uma força, por isso exepto posições em Estados-Maiores no estrangeiro, tens sempre que ter uma força executante com sargentos e praças.
 

*

Doper Taro

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +1/-2
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #319 em: Abril 27, 2023, 01:36:30 pm »
Então se hipoteticamente eu quiser juntar-me às OE, devo candidatar-me a praça ou sargento? Se me juntar a praça posso depois fazer a ESE. Se for para Sgt há possibilidade de subir para oficial ou nem me candidato a sargento e vou para praça? Uma pergunta um bocado mal estruturada e confusa porque não consigo bem explicar o que quero perguntar  :-\
Life is a maze of passages, with twists and turns that can leave us feeling lost and confused. However, with faith, a door will open, leading us to unforeseen opportunities that can ultimately prove to be beneficial beyond our wildest imaginations.

Mens Agitat Molem
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1486
  • Recebeu: 463 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +308/-190
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #320 em: Abril 27, 2023, 01:47:23 pm »
Então se hipoteticamente eu quiser juntar-me às OE, devo candidatar-me a praça ou sargento? Se me juntar a praça posso depois fazer a ESE. Se for para Sgt há possibilidade de subir para oficial ou nem me candidato a sargento e vou para praça? Uma pergunta um bocado mal estruturada e confusa porque não consigo bem explicar o que quero perguntar  :-\
Depende

Pode-se perfeitamente entrar como Sargento, e passar para quadros permanentes pela escola de sargentos, e ainda dá para entrar depois na Academia Militar se for objetivo

Subir para oficial sem a AM terá de ser com licenciatura


Qual das opções é a melhor? Depende de cada um diria, embora sendo o Exército Português que estamos a falar arrisco-me mesmo a dizer que praças é uma perda de tempo, só mesmo para uma pessoa se candidatar para algo superior asap, na minha opinião claro
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #321 em: Abril 28, 2023, 12:25:21 am »
Então se hipoteticamente eu quiser juntar-me às OE, devo candidatar-me a praça ou sargento? Se me juntar a praça posso depois fazer a ESE. Se for para Sgt há possibilidade de subir para oficial ou nem me candidato a sargento e vou para praça? Uma pergunta um bocado mal estruturada e confusa porque não consigo bem explicar o que quero perguntar  :-\
Depende

Pode-se perfeitamente entrar como Sargento, e passar para quadros permanentes pela escola de sargentos, e ainda dá para entrar depois na Academia Militar se for objetivo

Pois pode. Mas isso é como estudar para ser Enfermeiro e depois de concluir o curso, querer ir para medicina e ser Médico.

Citar
Subir para oficial sem a AM terá de ser com licenciatura

Mas isso só em Oficial RC. (Não confundam mais o rapaz!! :mrgreen:)

Citar
Qual das opções é a melhor? Depende de cada um diria, embora sendo o Exército Português que estamos a falar arrisco-me mesmo a dizer que praças é uma perda de tempo, só mesmo para uma pessoa se candidatar para algo superior asap, na minha opinião claro

A vantagem é que como Praça qualquer curso é mais "fácil".
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Doper Taro

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +1/-2
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #322 em: Abril 28, 2023, 12:00:29 pm »
Sei que pessoas da minha família foram grandes snipers, dentro dos melhores. Estiveram nas OE e venho aqui fazer estas perguntas porque sei que se lhes perguntar alguma coisa, vão me dizer para não me meter nisto. Eu para ser sniper,por exemplo, tenho que fazer candidatura a Oficial, não?
Life is a maze of passages, with twists and turns that can leave us feeling lost and confused. However, with faith, a door will open, leading us to unforeseen opportunities that can ultimately prove to be beneficial beyond our wildest imaginations.

Mens Agitat Molem
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 500 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #323 em: Abril 30, 2023, 03:06:33 pm »
Sei que pessoas da minha família foram grandes snipers, dentro dos melhores. Estiveram nas OE e venho aqui fazer estas perguntas porque sei que se lhes perguntar alguma coisa, vão me dizer para não me meter nisto. Eu para ser sniper,por exemplo, tenho que fazer candidatura a Oficial, não?

Não, isso é uma função que pode ser exercida por oficiais, sargentos ou praças que eu tenha conhecimento.

Mas se tiver condições para entrar como oficial para Marinha ou outro ramo nem pense duas vezes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Doper Taro

*

Doper Taro

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +1/-2
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #324 em: Maio 07, 2023, 04:53:19 pm »
Boas! Abriu o curso de Praças agora na Marinha, com acesso a curso de informatica. Sabem se abre todos os anos ou nem por isso?
Life is a maze of passages, with twists and turns that can leave us feeling lost and confused. However, with faith, a door will open, leading us to unforeseen opportunities that can ultimately prove to be beneficial beyond our wildest imaginations.

Mens Agitat Molem
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #325 em: Maio 14, 2023, 08:07:00 pm »
Boa tarde pessoal.
Este ano tenciono acabar a minha licenciatura em engenharia informática mas de momento não me identifico com o mercado/tipo de trabalho. Sempre tive um fraquinho para servir nas forças armadas, especialmente na Marinha (Fuzileiros).
Relativamente à forma de ingresso, reconheço que ir para oficial em RC seria mais benéfico em aspetos monetários mas em contrapartida não podia, pelo o que já pesquisei online, posteriormente candidatar-me ao DAE. A minha dúvida prende-se com este último tópico: Um oficial em RC pode passar para os quadros permanentes? Os quadros permanentes implica ficar até à reforma na Marinha ou podemos sair passado x anos?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #326 em: Maio 14, 2023, 08:10:06 pm »
Um militar do quadro permanente pode sair. É parecido com uma pessoa ser efectiva numa empresa, mas pode haver um número minimo de anos a cumprir após passar a ser do QP e se quiser sair antes pode ter que indeminizar a Marinha.
« Última modificação: Maio 14, 2023, 08:10:41 pm por Lightning »
 

*

Fogueira

  • Membro
  • *
  • 5
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #327 em: Maio 15, 2023, 07:58:51 pm »
Um militar do quadro permanente pode sair. É parecido com uma pessoa ser efectiva numa empresa, mas pode haver um número minimo de anos a cumprir após passar a ser do QP e se quiser sair antes pode ter que indeminizar a Marinha.

Um oficial em RC ,para passar para os quadros permanentes ,tem que cumprir os 6 anos de contrato ou pode transitar antes.
Desde já obrigado pelo esclarecimento!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #328 em: Maio 15, 2023, 09:54:09 pm »
Os oficiais QP por norma são formados nas Academias, na Marinha chama-se Escola Naval, não sei se é exigido algum número mínimo de anos, até porque se pode concorrer directamente à Escola Naval de civil.
« Última modificação: Maio 15, 2023, 09:54:28 pm por Lightning »
 

*

Fogueira

  • Membro
  • *
  • 5
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #329 em: Maio 16, 2023, 01:44:28 am »
Os oficiais QP por norma são formados nas Academias, na Marinha chama-se Escola Naval, não sei se é exigido algum número mínimo de anos, até porque se pode concorrer directamente à Escola Naval de civil.
Então pelo o que entendi, para um oficial estar inserido nos quadros permanentes tem que ter formação na Escola Naval (curso de fz). O que me faz confusão é como é que um oficial em RC ao fim de x anos não pode, através do interesse da própria Marinha, passar para os quadros. N tenho a certeza mas acho que a idade limite para a admissão na Escola Naval são 21 anos, ou seja, como é que é suposto alguém com um curso civil de por exemplo 4 anos ser dos quadros...