Transportando para este tópico a discussão sobre o numero de efectivos.
Os dados relativos ao mês de Outubro sobre o Exército, diziam que tínhamos 11939 efectivos em serviço efectivo, dentro e fora do ramo mas sem contar com o militares em instrução.
Desse total 21% são Oficiais, 31% Sargentos (3657) e 48% de Praças. 1961 Civis.
Actualmente e segundo os teus números e para um Exército de 11939 elementos temos:
Oficiais 21% =2507 em termos percentuais o aceitável seria
12%-15% o que daria um numero de oficiais entre
1432 e 1791.
Sargentos 31% = 3657 em termos percentuais o aceitável seria
15%-20% o que daria um numero de sargentos entre
1791e 2387.
Praças 48% = 5775 em termos percentuais o aceitável seria
65%-73% o que daria um numero de Praças entre
7761 e 8715.O rídiculo na situação actual são as percentagens das classes de oficias e sargentos desta FDT, Força de Defesa Terrestre, eu não chamo a um efectivo de 11939 elementos um Exército.
São, quanto a mim, suficientes para enquadrar o triplo de praças actualmente existentes.
Eu até aceitaria ter 2507 oficiais + 3657 Sargentos, um total de 6164, que representam em termos numéricos, só o efectivo completo de duas Brigadas,
se em termos de Praças existissem pelo menos 15000, o que daria um total de 21164 efectivos.
Teríamos assim no Exército 12% de oficiais + 17,5% de sargentos + 70,5% Praças, não a vergonha actual, da constituição da FDT, que não tem efectivos para no mínimo ter as três brigadas a 100%,
pois pudera se só em Oficiais e Sargentos existe pessoal suficiente para formar duas delas, onde estão os Praças para completar os necessários doze batalhões/Grupos

Não Há, .....mas até termos Praças suficientes temos solução!
Coloquem
quatro 2ºSarg e Furriéis numa das equipas de cada das secções de Inf/Art e dois em cada guarnição de CC, as secções comandadas por aspirantes, alferes e tenentes, os pelotões comandados por Capitães, as companhias comandadas por Majores e Tenentes Coroneis, e os Batalhões comandados por Coroneis e Brigadeiros, e as Brigadas por majores e tenentes Generais e vamos ver que já temos os problemas dos efectivos de duas das três brigadas resolvidos !
Quem não tem cão caça com gato !!
Abraços