Notícias da Marinha do Brasil

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PCartCast

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Re: Re:
« Responder #270 em: Dezembro 02, 2010, 03:55:09 pm »
Citação de: "PCartCast"
Actualmente as placas cerâmicas que protegem o shuttle também são feitas em Portugal.

Pois, ás vezes a falta de informação faz destas coisas, cometi uma gaffe, afinal as placas cerâmicas do shuttle não são feitas em Portugal. O que é feito em Portugal, e é considerado mais avançado que as placas da NASA, e ainda está em testes, é o futuro revestimento de uma possível nave espacial europeia.

http://www.reconquista.pt/noticia.asp?i ... on=noticia

podem obter mais informações em:
http://www.isq.pt/

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ShadIntel

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #271 em: Dezembro 02, 2010, 04:01:48 pm »
 

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Luso-Efe

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #272 em: Dezembro 03, 2010, 01:40:50 am »
Citar
Navio-patrulha Macau é incorporado à Armada da Marinha do Brasil

30.11.2010| 09:42
 
O navio recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar (Mauri Melo) O navio-patrulha Macau foi incorporado à Armada da Marinha do Brasil, nesta terça-feira, 30, em uma cerimônia no píer da Indústria Naval do Ceará (Inace), em Fortaleza.

O evento contou com a presença do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.



Segundo informações da Capitania dos Portos do Ceará, o Macau, que mede 55,6 metros de comprimento, foi construído pela Inace e recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo.

A construção faz parte de um estudo realizado pela Marinha do Brasil, em novembro de 2005, para a construção de uma nova classe de navios-patrulha que realiza, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil.

Eu só espero que os Brasileiros se armem até aos dentes, e que se dotem de umas forças armadas á imagem e semelhança do seu poderio ecónomico.

Para mim como Portugues é um orgulho, e digo isto sem qualquer tipo de neo-colonialismo ver o Brasil entre as 5 maiores potencias mundiais.

Para além do mais, devemos alavancar em Portugal o máximo de interesses Brasileiros, de modo a tornar Portugal na porta de entrada do Brasil na Europa.

Isto servirá como um seguro de vida para Portugal, face á crescente ameça castelhana.

Por isso, também não percebo o atrito com os Brasileiros, nem percebo nem entro nelas nas guerras que por vezes se vêm na blogosfera.

Eu tenho todo o apreço pelo Brasil, e pelas Brasileiras mais ainda. :snipersmile:

Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

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Canachi

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #273 em: Dezembro 03, 2010, 10:29:34 am »
Hasta que Brasil tenga unas fas como las españolas, le quedan mas de 20años,todo su armamento es de segunda mano y comprado en mercadillo. Menudo ejemplo te pones muchacho.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #274 em: Dezembro 03, 2010, 10:46:25 am »
Citação de: "Canachi"
Hasta que Brasil tenga unas fas como las españolas, le quedan mas de 20años,todo su armamento es de segunda mano y comprado en mercadillo. Menudo ejemplo te pones muchacho.

Não é bem assim Canachi, o Brasil já construiu os seus U-209 e agora prepara-se para construir uma versão do Scorpene (o submarino vai ser maior e não vai ter AIP) e os seus SNB no seu novo estaleiro naval. Além disso todos os novos patrulhas são construidos no Brasil assim como serão as novas fragatas de 6000 toneladas (serão ou os FREMM Francês ou os FREMM Italianos). Depois há o FX-2 que sairá para breve e também serão construidos no Brasil (provavelmente o Rafale), o KC-390 (Portugal está neste projecto), os Urutu III, etc.

Para além disso há misseis, radares, aviões (Super-Tucano), helicópteros, etc.

As Forças Armadas Brasileiras receberam muito material novo e vão continuar nos próximos anos.

Eles não estão parados...não são a Argentina.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Canachi

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #275 em: Dezembro 03, 2010, 10:56:00 am »
Pués lo que he comentado Cabeça, 20 años para tener unas fas en condiciones de pais sudamericano.
FRAGARAS TIPO 21 CON MIL AÑOS ENCIMA
PORTA FRANCES CON CURENTA AÑOS QUE APENAS LE DA PARA CAMBIAR DE SITIO EN PUERTO
AVIONES A.4 COM MAS AÑOS QUE LA GENTE QUE LOS PILOTA
RECIENTE COMPRA DE LEOPARD I.
12 MIRAGE 2000 COMO EXCLUSIVO VECTOR QUE NO PERTENEZCA AL SIGLO 19.
y dicen que van a comprar y dicen que van a comprar y dicen que van a comprar.............pero nunca compran.Fantasma se llama a esa figura.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #276 em: Dezembro 03, 2010, 11:19:38 am »
- Submarinos - contracto assinado e estaleiros navais em construção neste momento. Engenheiros navais Brasileiros já foram para a França fazer um curso para aprenderem a desenhar e desenvolver submarinos (isso fazia parte das contrapartidas)

- Helis (Cougar e MI-35) - contracto assinado e os primeiros exemplares entregues.

- Radares - desenvolvidos e os primeiros exemplares entregues

- Misseis - são vários modelos é cada um está na sua fase de desenvolvimento (desde os modelos que ainda estão no principio de desenvolvimento em pareceria ou sozinhos, a misseis que já foram entregues)

- Super-Tucano - grande parte dos países Sul-Americanos têm este aparelho que é já um sucesso de vendas

- KC-390 - já há contractos assinados com vários países (incluindo Portugal) e os prazos têm sido cumpridos

- FX-2 - vai ser o novo governo a decidir

- Os Leopard I foram adquiridos antes de haver a END e desde aí foi assinado o contracto com os Italianos por causa do Urutu III.

Tudo isto foi feito em dois mandatos do Lulla. Não há muitos países naquele continente que tenham feito tanto (excepto um talvez um Chile e uma Venezuela e eles compram tudo, não desenvolvem nem fazem no próprio país.

Em relação ao PA, ele está a voltar ao activo, os A-4 não são grande coisa actualmente, mas depois de modernizados serão tão ou mais superiores aos Harrier.

Tudo depende é do novo governo, se eles continuarem a apostar minimamente na Defesa como têm feito desde à 10 anos, as Forças Armadas Brasileiras ficaram num patamar que poucos países têm na América do Sul e com uma industria de armamento minimamente autónoma em relação ao estrangeiro (que é o objectivo principal do Brasil).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Canachi

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #277 em: Dezembro 03, 2010, 11:31:21 am »
"mas depois de modernizados serão tão ou mais superiores aos Harrier."

Esa tonteria no es propia de ti cabeça. Cuentame la modernización y caracteristicas del avion modernizado.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #278 em: Dezembro 03, 2010, 12:13:37 pm »
Segundo li num fórum Brasileiro serão modernizados apenas 12 A4, sabe-se pouco do que se vai fazer em concreto na modernização desses caças, excepto que vão ter os Radares Israelitas Elta 2032 ( http://www.iai.co.il/sip_storage/FILES/6/27546.pdf ), na verdade os Israelitas serão os grandes responsáveis pela modernização dos ditos caças.

Vou perguntar a quem sabe e já te respondo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #279 em: Dezembro 15, 2010, 03:35:08 pm »
Citação de: "Marino"
Primeiro tiro de metralhadora 20 milímetros a partir de uma aeronave AF-1


De 16 a 26 de novembro, foi realizada, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, a 1ª Campanha de Tiro de Metralhadora a partir de uma Aeronave AF-1. O intuito foi efetuar os ensaios de vibração na aeronave, em proveito do programa de modernização desenvolvido com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e verificar a qualidade dos procedimentos de harmonização realizados.

A campanha foi executada em duas fases, que consistiram na instrumentação do AF-1 no Hangar do 1º/16º GAv (Esquadrão Adelphi), a fim de registrar a sua vibração no momento dos disparos e na realização dos tiros a partir da aeronave, no solo, sobre alvo em caixa de areia.

O sucesso obtido nesta campanha, inédita na Marinha do Brasil (MB), foi fruto do trabalho de diversas Organizações da MB ao longo dos últimos três anos. São elas: Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS), Centro de Apoio a Sistemas Operativos (CASOP), Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque  (EsqdVF-1).

Ao todo foram efetuados 519 tiros em diversas rajadas, a partir de duas armas, e no dia 26 de novembro, foi realizado o primeiro tiro de canhão em voo por uma Aeronave AF-1/1A, na Área Oceano (Área Marítima da restinga da Marambaia), no qual foram despendidos 63 tiros.

Tal feito elevou o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque a um patamar operacional que permitirá o pleno emprego do meio para a obtenção das qualificações de seus pilotos e do pessoal de apoio, com ganhos significativos para o cumprimento das missões de apoio à Esquadra.
 
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #280 em: Dezembro 22, 2010, 11:52:54 am »
Citar
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Anexo A,, 3o Andar, Brasília, DF, CEP 70.055-900
Telefone: (61) 3429-1021 Fax: (61) 3429-1027
Senhor jornalista,
Em relação à nota “Almirante mareado” publicada, ontem (21), em sua coluna em “Veja
on line”, a Marinha do Brasil (MB) esclarece que entregou, ao Ministério da Defesa, o Plano de
Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil (PAEMB), que apresenta as necessidades da MB,
para os próximos 25 anos, no sentido de adequar a Força ao prescrito na Estratégia Nacional de
Defesa (END). Esse Plano contempla ações a respeito de instalações militares e de quantificação
dos meios necessários ao atendimento eficaz das suas possibilidades de emprego.
A proposta apresentada no PAEMB engloba as seguintes ações:
- Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) - construção de submarinos
convencionais e de propulsão nuclear, Base e Estaleiro associados; e transferência de tecnologia
para a construção de submarinos convencionais e para a parte não nuclear do submarino de
propulsão nuclear;
- implantação da segunda Esquadra e da segunda Divisão Anfíbia no Norte/Nordeste do
Brasil, o que inclui Base Naval, Base Aérea Naval, Base de Fuzileiros Navais e Base de
Abastecimento;
- implantação do Projeto "Amazônia Segura", com a criação e elevação de categoria de
Capitanias Fluviais e suas Delegacias e Agências, construção de navios de patrulha fluvial, navios
de transporte fluvial, navios de assistência médico-hospitalar, criação de Batalhões de Operações
Ribeirinhas;
- construção do núcleo principal do Poder Naval (escoltas, navios aeródromos, de
propósitos múltiplos, de apoio logístico, de transporte e apoio, navios-patrulha, aeronaves de asa
fixa e móvel, veículos aéreos não tripulados (VANT) e meios de Fuzileiros Navais para duas
Divisões Anfíbias); e
- desenvolvimento e implantação do Sistema de Monitoramento da Amazônia Azul
(SisGAAz).
A importância do mar assinalada pela História foi, atualmente, transferida para os
interesses marítimos brasileiros. Não há país que disponha de litoral e não identifique interesses
políticos, econômicos e militares no mar, resultantes dos anseios, necessidades, possibilidades e
cultura de um povo. Esses interesses, para serem alcançados, dependem da adequada obtenção e do
emprego de meios apropriados, isto é, dependem de uma estratégia marítima, que prepare e
empregue convenientemente suas forças.
Atualmente, os macro-valores a seguir estão concentrados em até 100 km do litoral, nos
8.500 km da costa brasileira:
- 78% da receita da união;
- 80% da população;
- 93% da produção industrial; e
- 85% do consumo de energia elétrica.
Quanto aos recursos minerais existentes nas nossas Águas Jurisdicionais, que costumamos
chamar de Amazônia Azul, cujo significado corresponde a uma área marítima adjacente à costa
brasileira de, aproximadamente, 4,5 milhões de quilômetros quadrados, compreendendo o Mar
Territorial, a Zona Econômica Exclusiva (ZEE), mais a Plataforma Continental, prolongamento
natural da massa terrestre, que, em alguns pontos, ultrapassa a distância de 200 milhas da ZEE,
podendo chegar a até 350 milhas náuticas, os principais valores são:
- a produção de petróleo é de cerca de 2,08 milhões de barris/dia, sendo que cerca de
82% provêm do mar;
- 90% das reservas totais de petróleo estão localizadas no mar;
- 67% das reservas totais de gás natural estão localizadas no mar;
2
- centenas de plataformas de petróleo, embarcações de apoio (off-shore) e Navios
Petroleiros; e
- nas Bacias Petrolíferas vivem, em regime de rodízio, mais de 30 mil pessoas
(posicionados entre 80 e 270 km de terra).
O transporte marítimo é uma atividade de importância estratégica para o País, tanto sob o
enfoque da economia, quanto da segurança nacional. O Brasil precisa dispor de uma Marinha
Mercante significativa, que transporte parcela ponderável dos produtos de interesse e garanta o
suprimento vital dos mesmos, além de eventuais necessidades militares, em situação de crise
internacional ou de conflito armado envolvendo o País. No momento, mais de 95% do Comércio
Exterior brasileiro é por via marítima, que correspondeu, em 2009, a cerca de US$ 280 bilhões.
Em função dessa vertente histórica, política, econômica e social, a MB é uma Instituição
permanente e regular, e destina-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por
iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Destaca-se que, para a defesa da Pátria e do inestimável patrimônio chamado “Amazônia
Azul”, a Marinha emprega, entre outros meios, os submarinos, que possuem inúmeras capacidades,
destacando-se a de ocultação. A capacidade de ocultação, aliada às características hidrodinâmicas,
dificulta imensamente a detecção pelas unidades oponentes, propiciando ao submarino o princípio
da surpresa tática. Nesse contexto, a maior importância do submarino está na negação do uso do
mar, tarefa em que se destaca pela sua eficiência, dissuadindo o oponente devido ao elevado risco a
que estará exposto, obrigando-o a um esforço considerável para manter o controle da área do seu
interesse.
Atualmente, o Brasil vem assumindo um destaque crescente no cenário mundial, ocupando
uma posição cada vez mais próxima dos pólos estratégicos globais. Assim, a importância
estratégica pretendida pela MB é a de dispor de uma Força de Submarinos com a capacidade de
contribuir para tornar a via diplomática mais atraente para a solução de controvérsias, ampliando a
condição de defesa do País e o seu poder dissuasório, constituindo-se em uma força naval de
envergadura, composta de submarinos modernos, convencionais e de propulsão nuclear, para
assegurar o objetivo de negação do uso do mar. Por sua vez, o Brasil, de acordo com a END,
manterá e desenvolverá sua capacidade de projetar e fabricar tanto submarinos de propulsão
convencional como de propulsão nuclear. Cuidará, ainda, de ganhar autonomia nas tecnologias
cibernéticas que guiem os submarinos e seus sistemas de armas, e que lhes possibilitem atuar em
rede com as outras forças navais, terrestres e aéreas.
Enfim, a MB visualiza possuir uma Força moderna, equilibrada e balanceada, dispondo de
meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais compatíveis com a inserção político-estratégica do
nosso País no cenário internacional e, em sintonia com os anseios da sociedade brasileira,
permanentemente pronta para atuar no mar e em águas interiores, de forma singular ou conjunta, de
modo a atender à destinação constitucional.
Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
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Paisano

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #281 em: Dezembro 28, 2010, 12:40:48 am »
Citação de: "WalterGaudério in Fórum Defesa Brasil"
TESTES de MAR do P 70 Macaé em MAR GROSSO.

As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
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Volta Redonda
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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #282 em: Janeiro 05, 2011, 03:29:49 pm »
Descoberta do binfa do DB:

CFN - Operação Formosa

- 2.500 soldados,
- 175 viaturas e
apoio da Aviação Naval c/ helicópteros Super Puma e caças AF-1 Falcão.






Base de Fuzileiros Navais de Formosa








Tropa Btl Logístico Fuzileiros Navais






Batalhão Toneleros OpeEsp / Paraglider OpEsp Toneleros


Fuzileiro Naval


Eclipse - Alvo Aéreo 11ºGAAAe EB com flare aceso


VANT Carcará




Bofors L70 40mm com radar diretor de tiro


Drone Alvo Aéreo CASOP e catapulta


Morteiro Pesado K-61




Missil Anticarro RBS 56 Bill


SKS-105 socorro-oficina














SK-105A2S Kourassier BTL Blindados Fuzileiros Navais










M-113B VBTP Btl Blindados Fuzileiros Navais














CLANF Carro Lagarta Anfíbio Btl Blindados Fuzileiros Navais








MOWAG Piranha 8x8 - Btl Blindados de Fuzileiros Navais








AF-1B Falcão



credito: ROBERTO CAIAFA (Defesanet)
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #283 em: Fevereiro 11, 2011, 10:56:23 am »
Citar
Câmara aprova convênio para produção de submarino e outros 7 acordos
10/02/2011 13:01


A sessão foi presidida pela 1ª vice-presidente, deputada Rose de Freitas (C).

A Câmara aprovou nesta quinta-feira acordo entre Brasil e França para a transferência de tecnologia relativa à indústria submarina. O texto foi aprovado na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2912/10, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O objetivo do acordo, estimado em R$ 3 bilhões, é definir formas de apoio e de cooperação entre os países no domínio das tecnologias de defesa e viabilizar o programa brasileiro para desenvolvimento de submarinos. O projeto, agora, será analisado pelo Senado.

(...)

Íntegra da proposta:

    * PDC-2912/2010


Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Paulo Cesar Santos

http://www2.camara.gov.br/agencia/notic ... ORDOS.html
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #284 em: Abril 11, 2011, 09:49:13 pm »
Citar

Aprovado acordo Brasil-França para produção de submarinos.

05/04/2011 - 19h18

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (5) acordo entre Brasil e França, firmado em dezembro de 2008, para cooperação na produção de submarinos. O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 79/11 segue agora para promulgação.

O acordo aprovado estabelece a cooperação bilateral no desenvolvimento e na construção de submarinos convencionais do tipo Scorpène (SBR), assim como de um submarino com armamento convencional destinado a receber um reator nuclear a ser desenvolvido pela parte brasileira (SNBR).

O texto estabelece a compra pelo Brasil de quatro submarinos e a transferência de tecnologia, bem como a assistência francesa para a construção de um estaleiro de submarinos e de uma base naval.

Durante a tramitação do acordo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o relator da matéria, senador João Pedro (PT-AM), observou que dois aspectos tornaram atraente para o governo brasileiro a proposta francesa: a necessidade de submarinos de propulsão nuclear para a vigilância mais adequada das águas profundas da plataforma continental brasileira, onde se encontra a camada pré-sal; e a decisão da França de fazer a transferência de tecnologia.

Segundo João Pedro, a Marinha considera que tais submarinos podem permanecer submersos por períodos mais longos, sendo mais adequados para a vigilância em águas profundas.

http://www.senado.gov.br/noticias/verNo ... licativo=2
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal