Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 1811 Respostas
  • 332306 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
« Última modificação: Janeiro 24, 2020, 01:38:06 pm por Lightning »
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #556 em: Janeiro 24, 2020, 02:04:12 pm »
Estou pra ver o reabastecedor novo.... Pra mim pegava-se nessa guita da "intervenção" compravasse um Wave e estava resolvido pros proximos 30 anos,mas enfim...
 :-P
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #557 em: Janeiro 24, 2020, 02:42:22 pm »
Alguém tem o contacto da RN? É que gastar 10 a 20 milhões de euros só para manter o navio a navegar por mais 8 anos (6 contando com a data do início do processo), tenho quase a certeza que se arranjaria um dos Wave por um valor interessante e mesmo que mais ligeiramente mais caro que esses 10/20 milhões, sempre se poupava uma boa soma desses 150 milhões para construir um novo.

Mas será que alguém usa o cérebro? Vão dizer que não cabe no AA? Então coloca-se o navio noutro porto até surgir a vontade de renovar o AA ou criar outra base operacional da MP.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #558 em: Janeiro 24, 2020, 02:42:44 pm »
Já encontrei

https://www.dn.pt/poder/reabastecedor-berrio-vai-manter-se-mais-uma-decada-no-ativo-10464414.html

Ainda por cima vamos estar sem reabastecedor de Esquadra 1 ano - ou ano e meio já que estamos em Portugal - por causa da revisão a efectuar daqui a dois anos. Mas também se a Marinha já pouco navega, também isso será só um detalhe sem importância alguma.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #559 em: Janeiro 24, 2020, 03:00:10 pm »
Alguém tem o contacto da RN? É que gastar 10 a 20 milhões de euros só para manter o navio a navegar por mais 8 anos (6 contando com a data do início do processo), tenho quase a certeza que se arranjaria um dos Wave por um valor interessante e mesmo que mais ligeiramente mais caro que esses 10/20 milhões, sempre se poupava uma boa soma desses 150 milhões para construir um novo.

Mas será que alguém usa o cérebro? Vão dizer que não cabe no AA? Então coloca-se o navio noutro porto até surgir a vontade de renovar o AA ou criar outra base operacional da MP.

Eu acho que este "MLU" é uma estupidez completa. Ou seja, vão gastar 10 ou 20 milhões de € pra ter o navio a navegar mais 6 anos!?
Mas já nasceram burros ou tiraram algum daqueles cursos da CEE?
Pega-se nessa guita, junta-se mais algum e ia buscar-se o Wave como já tinha dito, que não deve andar muito longe dos 50 milhões.
E para os proximos 30 anos estavamos remediados.
 :bang:
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #560 em: Janeiro 24, 2020, 03:24:24 pm »
Parece que é de propósito. Parece que tem que ser feito este "MLU" para alguém meter guito no bolso... parece!

Isto realmente é cada vez pior. A entrevista tem 1 ano é verdade, mas já se sabe que dessa altura para cá pouco ou nada mudou. Enquanto nós sonhamos com uma mega indústria naval nacional, tipo a chinesa, outros países com Marinhas maiores que a nossa (Brasil) optam sem hesitação por opções em segunda-mão sempre que se justifique.

Querem beneficiar a indústria naval nacional? Ora comecem por arrancar com a construção dos próximos 2 NPO, e logo de seguida os outros 2. Esqueçam o 9º e 10º e ocupem o espaço no estaleiro com a construção de uma das AH140 que tanto apregoamos aqui e cujo valor unitário não é tão astronómico assim. Se acham que é "muita fruta" para um estaleiro nacional, então construam o raio de 2 LSTs de 100 metros com o dinheiro poupado do "AOR novo de 150 milhões".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #561 em: Janeiro 24, 2020, 07:33:12 pm »
Já encontrei

https://www.dn.pt/poder/reabastecedor-berrio-vai-manter-se-mais-uma-decada-no-ativo-10464414.html

Ainda por cima vamos estar sem reabastecedor de Esquadra 1 ano - ou ano e meio já que estamos em Portugal - por causa da revisão a efectuar daqui a dois anos. Mas também se a Marinha já pouco navega, também isso será só um detalhe sem importância alguma.  ::)

Cada vez percebo menos disto. Na Marinha não querem um JSS porque afirmam que se está em manutenção ficam sem AOR e LPD, e agora além de terem metido quase os helis todos em modernização, vão parar o Bérrio um ano e já não existe problema da frota ficar sem AOR (porque LPD nicles).  :bang: :bang:

Enfim...  :-\



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #562 em: Janeiro 25, 2020, 12:24:17 am »
ou criar outra base operacional da MP.

Mas alguém na Marinha ou MdN mostrou vontade em construir outra base naval? Ou mudar a BNL de sitio? Lá se ia a poupança de comprar um navio em 2a mão.
« Última modificação: Janeiro 25, 2020, 12:25:07 am por Lightning »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #563 em: Janeiro 25, 2020, 01:10:25 am »
ou criar outra base operacional da MP.

Mas alguém na Marinha ou MdN mostrou vontade em construir outra base naval? Ou mudar a BNL de sitio? Lá se ia a poupança de comprar um navio em 2a mão.

Tendo em conta que é um navio sem grande tecnologia militar sensível, podia muito bem ficar num porto civil fora do Alfeite. Isto se o problema for o calado e/ou as dimensões do navio.

E por essa ordem de ideias, nunca se vai fazer nada relativamente ao Alfeite ou à criação de outra base, limitando para sempre a dimensão de navios que possamos adquirir/construir. Faz sentido? Quantos mais navios ou projectos de navios, vão ser recusados por causa das limitações da BNL, até que abram a pestana? Precisam de dinheiro para isso? É ir à Lei das Infraestruturas Militares e aplicar verdadeiramente o dinheiro lá alocado, ao invés de "cobrar" custos pelos metros quadrados usados pelos estabelecimentos militares.

Havia de ser giro avançarem para a construção do magnifico LPD e depois depararem-se que não podia ir para o Alfeite. Era de rir.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #564 em: Janeiro 25, 2020, 04:29:50 am »
A BNL não acredito que saia de onde está, só resta ver então como vai ser o novo reabastecerdor, se vai ser construído com dimensões capazes de lá acostar ou se fazem as dragagens.

Até acredito que poderia ficar no PAN Tróia, ou no cais norte da BNL, mas depois para ir ao Arsenal do Alfeite era a mesma história, teria que passar a ir a outro local fazer as manutenções.
« Última modificação: Janeiro 25, 2020, 04:34:28 am por Lightning »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #565 em: Janeiro 25, 2020, 01:23:50 pm »
Era preferível começarem a fazer as dragagens, não só para a possível dimensão do AOR, mas para futuros navios da MGP. A limitação do Alfeite não faz sentido nenhum para uma Marinha oceânica que pretende estar a par dos aliados.

Quanto a uma segunda base naval, é uma necessidade de há décadas. Estrategicamente falando não faz sentido ter todos os navios atracados no mesmo sítio, tornando-os susceptíveis a ataques e até ao bloqueio do rio Tejo (com minas por exemplo, irónico e um risco enorme para um país que nem 1 draga-minas possui).

Tendo em conta que um Wave custaria cerca de 1/3 do orçamento de um AOR novo, e tendo sérias dúvidas que dragar o Tejo nas zonas necessárias custasse os restantes 100 milhões, poupava-se certamente bastante dinheiro. Além do mais quanto mais depressa se comprar o novo navio, deixa de ser necessário todo o processo de reparação do Bérrio.

Aliás, olhando bem para a coisa, toda a ideia de gastar 10 a 20 milhões no Bérrio para durar mais 6 anos, é não só estúpida, como evitável, para isso basta construir o novo AOR antes de 2022 e aquele orçamento de "10 a 20 milhões" ser acrescido ao novo AOR se necessário. Quanto é que apostam que se o Maud custasse 155/160 milhões novo, seria recusado por exceder o orçamento? Mas depois vai-se gastar dinheiro no Bérrio que podia compensar essa variação de preço do AOR novo? Que p*ta de lógica.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #566 em: Janeiro 25, 2020, 04:12:36 pm »
Alguém tem o contacto da RN? É que gastar 10 a 20 milhões de euros só para manter o navio a navegar por mais 8 anos (6 contando com a data do início do processo), tenho quase a certeza que se arranjaria um dos Wave por um valor interessante e mesmo que mais ligeiramente mais caro que esses 10/20 milhões, sempre se poupava uma boa soma desses 150 milhões para construir um novo.

Mas será que alguém usa o cérebro? Vão dizer que não cabe no AA? Então coloca-se o navio noutro porto até surgir a vontade de renovar o AA ou criar outra base operacional da MP.

Eu acho que este "MLU" é uma estupidez completa. Ou seja, vão gastar 10 ou 20 milhões de € pra ter o navio a navegar mais 6 anos!?
Mas já nasceram burros ou tiraram algum daqueles cursos da CEE?
Pega-se nessa guita, junta-se mais algum e ia buscar-se o Wave como já tinha dito, que não deve andar muito longe dos 50 milhões.
E para os proximos 30 anos estavamos remediados.
 :bang:

Stalker, o que é que está aa contecer com as VdG ????
MLU da treta para navios com trinta + anos, para estarem ao serviço durante mais cerca de oito anos a última a ser modernizada e depois serem vendidas por quanto ????
150 milhões ????
Então mas o MLU não custou 120 milhões ????
Tirem as conclusões meus senhores é só fazer contas !!!
É por estas e por outras, as cativações, é que o dinheiro da DN vai pelo cano, sem termos o equipamento/armamento/pessoal necessários !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #567 em: Janeiro 25, 2020, 04:17:14 pm »
E olha que acho que o MLU das VdG estava planeado para o segundo quadriénio da LPM, ou seja, só depois de 2022, o que com muita sorte implicaria que o primeiro navio ficasse operacional com a modernização no mínimo ano/ano e meio depois. Fora os restantes navios da classe, terias tudo concluído lá para 2026/27.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #568 em: Janeiro 25, 2020, 06:32:48 pm »
E olha que acho que o MLU das VdG estava planeado para o segundo quadriénio da LPM, ou seja, só depois de 2022, o que com muita sorte implicaria que o primeiro navio ficasse operacional com a modernização no mínimo ano/ano e meio depois. Fora os restantes navios da classe, terias tudo concluído lá para 2026/27.

ou seja, vão estar oito anos a operar com o MLU, e que MLU, até serem desactivadas lá para 2035, muito bom porque em 2035 os navios terão 44 anos e o valor de venda deve rondar os 20/30 milhões/Navio se tanto, portanto foi um investimento feito com um timing do caruncho !
Estamos entregues a especialistas iluminados que sabem e bem, e manter operacional e com todos os sistemas de armas a bordo, actualizados, os navios da Armada !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #569 em: Janeiro 25, 2020, 06:56:51 pm »
Relembro que (coloquei post com notícia algum tempo atrás) que ninguém tinha previsto que a LPM incluísse o MLU às Meko - o PSD é que recusou ter apenas 2 fragatas "alta intensidade" (enfim, o mastro está oco) e o MDN desviou fundos para ter as Meko com MLU... ideia (ter mais que 2 fragatas) boa, resultado mau.

Mas até lá desconfio que nada disso acontece, mesmo neste jardim à beira mar quem manda tem de conseguir ver que é um erro enterrar dinheiro em um MLU às Meko.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur