Ingresso na Marinha

  • 346 Respostas
  • 193131 Visualizações
*

tostao

  • 11
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #180 em: Julho 07, 2014, 02:13:09 pm »
com o 9º ano posso alistar-me na marinha ?
 

*

cosmo

  • 7
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #181 em: Julho 10, 2014, 01:41:34 am »
Boa noite,alguem me sabe dizer se estao previstas incorporaçoes na Marinha para 2014? obrigado
 

*

tostao

  • 11
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #182 em: Julho 10, 2014, 10:46:13 pm »
boas, eu tenho uma tatuagem no antebraço e queria saber se tapar com pensos ou assim me deixam passar
cumps
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #183 em: Julho 11, 2014, 10:03:25 am »
Citação de: "cosmo"
Boa noite,alguem me sabe dizer se estao previstas incorporaçoes na Marinha para 2014? obrigado

Só para 2015, ao que parece...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

cosmo

  • 7
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #184 em: Julho 12, 2014, 01:30:57 am »
Citação de: "SSK"
Citação de: "cosmo"
Boa noite,alguem me sabe dizer se estao previstas incorporaçoes na Marinha para 2014? obrigado

Só para 2015, ao que parece...

Obrigado desde ja. Eu realmente ainda nao vi nada em lado nenhum que indicasse incorporaçoes para este ano,é pena,deveriam fazer pelo menos uma  :(
 

*

gonçalo2

  • 8
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Dúvidas de principiante, marinha
« Responder #185 em: Novembro 06, 2014, 05:08:41 am »
Olá a todos,
 :?
estou a pensar recorrer às forças armadas, nomeadamente, à marinha e como tal tenho algumas dúvidas de principiante.  :?
Peço desculpa desde já pela extensão do post, mas ao encontrar este forúm senti que finalmente alguém me poderia esclarecer.

É o seguinte... em primeiro lugar, para concorrer a Oficial da classe de marinha é obrigatório entrar para a Escola Naval ou poderei recorrer ao regime de contrato?

Outra situação, caso entre em regime de contrato (como praça), poderei posteriormente concorrer à escola naval?

Em segundo lugar e esquecendo o anterior, outra opção.. estive a investigar algumas categorias, relativamente ao regime de contrato e gostava de saber se entrando como praça, é necessário escolher uma categoria, correcto? Existe alguma categoria especifica mais relacionada com a classe de marinha em si?

Em terceiro, depois de entrar como praça e escolhendo a categoria mais adequeada, terei novamente que escolher um curso na escola de tecnologias navais, correcto? E qual o curso que se adequa mais à classe de marinha? O curso de promoção a marinheiro?

Em quarto , caso entre como praça, poderei subir de posto, até alcançar os quadros permanentes e ser oficial na classe de marinha?

Em quinto e por último, entrando como um oficial para técnico naval, tenho que desempenhar uma função correspondente à àrea da licenciatura, certo?

Cumps :D
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Dúvidas de principiante, marinha
« Responder #186 em: Novembro 06, 2014, 11:06:14 am »
Citação de: "gonçalo2"

É o seguinte... em primeiro lugar, para concorrer a Oficial da classe de marinha é obrigatório entrar para a Escola Naval ou poderei recorrer ao regime de contrato?

Exacto. Oficiais do Regime de Contrato só Fuzileiros (FZ) e Técnicos Superiores Navais (TSN)

Citação de: "gonçalo2"
Outra situação, caso entre em regime de contrato (como praça), poderei posteriormente concorrer à escola naval?

Sim. Deste que compra os requisitos gerais de admissão, nomeadamente ao nível dos limites de idade, provas específicas de ingresso, entre outros.

Citação de: "gonçalo2"
Em segundo lugar e esquecendo o anterior, outra opção.. estive a investigar algumas categorias, relativamente ao regime de contrato e gostava de saber se entrando como praça, é necessário escolher uma categoria, correcto? Existe alguma categoria especifica mais relacionada com a classe de marinha em si?

Eventualmente uma das seguintes:
Classes de Condutores de Máquinas (CM);
Classe de Comunicações (C);
Classe de Radaristas (R);
Classe de Eletricistas (E);
Classe de Torpedeiros-Detetores (T);
Classe de Taifa (TF) - subclasses de Cozinheiros (TFH) e Despenseiros (TFD);
Classe de Operações (OP);
Classe de Eletromecânicos (EM).

Confirme ainda junto do Centro de Recrutamento da Armada.

Citação de: "gonçalo2"
Em terceiro, depois de entrar como praça e escolhendo a categoria mais adequeada, terei novamente que escolher um curso na escola de tecnologias navais, correcto? E qual o curso que se adequa mais à classe de marinha? O curso de promoção a marinheiro?

Existe uma coincidência entre a Classe do militar e o curso (instrução complementar após a instrução básica, vulgo "recruta"). Se quiser ser da Classe de Radaristas não vai fazer o curso de Fuzileiros, correcto? Especial atenção à palavra "curso" para as Praças RC, trata-se de formação profissional ao nível do ensino básico/secundário, não deve confundido com qualquer licenciatura ou outro curso superior.

Citação de: "gonçalo2"
Em quarto , caso entre como praça, poderei subir de posto, até alcançar os quadros permanentes e ser oficial na classe de marinha?

A resposta é semelhante à anteriormente dada. Sim. Deste que compra os requisitos gerais de admissão, nomeadamente ao nível dos limites de idade, provas específicas de ingresso, entre outros.

Citação de: "gonçalo2"
Em quinto e por último, entrando como um oficial para técnico naval, tenho que desempenhar uma função correspondente à àrea da licenciatura, certo?

Também aqui a resposta é semelhante à anterior. Se for admitido como Técnico Superior Naval, por exemplo, Psicólogo, não vai exercer funções de Fuzileiro, certo?
 

*

gonçalo2

  • 8
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #187 em: Novembro 06, 2014, 11:53:37 am »
Agradeço imenso pela sua resposta, ajudou-me bastante.

Mas, não percebi uma situação.. na escola naval serão formados oficiais da classe de marinha... mas, caso entre com uma licenciatura, através do regime de contrato, como deu o exemplo, de psicologia, então terei que desempenhar funções no ramo da piscologia e não na classe de marinha, correcto?

Sendo assim, entrando pelo regime de contrato,tendo em conta uma vida militar mais activa, no sentido da navegação, condução de navios, ou seja, um desempenho de função de um oficial formado na escola naval, qual o caminho a seguir que aconselha?

Outra dúvida do post anterior, então aqueles cursos de promoção a marinheiro, etc são para quem e para que servem?

E outra questão, se uma pessoa entrar como praça, então nunca será oficial na classe de marinha (como os alunos da escola naval), a não ser que concorra à escola naval de acordo com os tais requisitos, que falou, correcto?

Peço desculpa se me estou a fazer repetir, mas tenho curiosidade, pois é uma excelente opção para o futuro.

Muito obrigado
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #188 em: Novembro 06, 2014, 03:38:54 pm »
Citação de: "gonçalo2"
mas, caso entre com uma licenciatura, através do regime de contrato, como deu o exemplo, de psicologia, então terei que desempenhar funções no ramo da piscologia e não na classe de marinha, correcto?

Claro! Se uma pessoa têm o curso de Engenharia Mecânica não há de exercer a profissão de Médico, certo?

Citação de: "gonçalo2"
Sendo assim, entrando pelo regime de contrato,tendo em conta uma vida militar mais activa, no sentido da navegação, condução de navios, ou seja, um desempenho de função de um oficial formado na escola naval, qual o caminho a seguir que aconselha?

Já sabe qual é a resposta, esquece o RC e entra para a Escola Naval para o Mestrado Integrado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha, e tem entrada directa nos QP, alguma dúvida?

Citação de: "gonçalo2"
Outra dúvida do post anterior, então aqueles cursos de promoção a marinheiro, etc são para quem e para que servem?

Aqui Marinheiro não tem a conotação genérica dada na vida civil, corresponde a um (aliás dois) posto específico dentro da Categoria de Praças, cujos postos são, por ordem: 2.º Grumete, 1.º Grumete, 2.º Marinheiro, 1.º Marinheiro e Cabo. O curso de promoção a marinheiro destina-se aos Grumetes que querem passar a Marinheiros.

Citação de: "gonçalo2"
E outra questão, se uma pessoa entrar como praça, então nunca será oficial na classe de marinha (como os alunos da escola naval), a não ser que concorra à escola naval de acordo com os tais requisitos, que falou, correcto?

Exacto! Um servente de pedreiro se nunca tirar o curso de Engenharia Civil, nunca poderá ser Engenheiro Civil, correcto?
 

*

gonçalo2

  • 8
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #189 em: Novembro 07, 2014, 06:17:16 am »
Ok... só para concluir e mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.

Eu tenho 21 anos, em que faço os 22 em Setembro/2015, por isso concorrer à escola naval normalmente já não dá.

No entanto, estive a ler algumas informações, nas quais entendi que só poderia concorrer à escola naval se prestasse um ano de serviço militar, idade não superiror a 24 desde que estivesse nos quadros permanentes e não efectuar nenhum outro curso para os mesmos.  Mas, se por exemplo, entrar no inicio do ano, entro com os 21, mais um ano de serviço, 22 , mas nesse ano até ao final do ano já vou ter os 23, é assim ou há algum tipo de outra contagem nos anos?

Eu sou também licenciado, mas como já referi anteriormente, não gostaria de desempenhar funções no mesmo, não sei se isto ajudará alguma coisa para o caso.

Sendo esta a única opção, entrar pelo RC e depois sim concorrer à escola naval, qual o caminho que devo seguir? Entrar como praça ou oficial? e depois como faço? Terei que escolher na mesma uma Classe? Que classe é a mais adequada e a que mais se aproxima aos conteúdos lecionados na EN, visto que será para depois sair para a EN ? E é só escolher uma classe ou terei que efectuar mais escolhas?

Caso veja outra opção mais indicada para o caso, diga-me, porque está mais dentro do assunto do que eu.

Muito obrigado.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #190 em: Novembro 07, 2014, 11:09:05 am »
Isso da contagem da idade é um bocado complicado...mas à partida parece-me que já não terá hipótese. Mais uma razão para contactar o Centro de Recrutamento da Marinha o mais rápido possível!

Como podem ser admitidos candidatos de qualquer ramo, até pode ter ser padeiro no Exército! Não existe nenhuma vantagem objectiva (pode haver vantagens subjectivas em já conhecer a Marinha e as funções associadas à Classe Marinha, mas isso não constitui nenhuma vantagem objectiva) em ser anteriormente Praça ou Oficial, ser da Marinha ou de outro ramo, de uma especialidade ou de outra. Bem como não a Escola Naval não aceita equivalências/creditações de estudos feitos noutras universidades ou no âmbito da formação profissional anteriormente adquirida na Marinha. Não consigo encontrar os links, mas lembro-me que alguns dos candidatos militares nos concursos de admissão à EN realizados nos últimos anos que conseguiram ingressar no Mestrado Integrado em CMN, classe de Marinha, até eram praças RC Fuzileiros, portanto!!!

EDIT: encontrei um desses links: https://dre.pt/application/dir/pdf2sdip ... 803869.pdf

Um dos candidatos admitidos à Classe Marinha: Tiago André Gorgulho Arvelos, ASPOF FZ RC
 

*

gonçalo2

  • 8
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #191 em: Novembro 07, 2014, 12:34:53 pm »
Pois.. estou a perceber, a única questão aqui é a idade...

Vou no entanto, ligar para o centro de recrutamento para esclarecer essa questão.

Muito obrigado pelas informações anteriormente dadas, pois ajudaram imenso. :D
 

*

Wolfman

  • 14
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #192 em: Novembro 08, 2014, 11:15:46 pm »
Boas,
Antes de mais obrigado  gonçalo2 pela tuas perguntas, nas quais eu achei terem muita pertinência, e claro,  ao  PereiraMarques por ter respondido às perguntas.
As minhas dúvidas são:
1- Para entrar para a Academia Naval, mas como Praça, quais são os requerimentos? Idade (com certeza, e outros fatores), mas a nota do ensino secundário também conta?
2- Será que me podem dizer quais são as condições necessárias para a candidatura à escola de sargentos como praça, como por exemplo idade...
Cumps.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #193 em: Novembro 09, 2014, 12:30:45 am »
1 - Há cerca de um ano (Outubro de 2013), fizeste praticamente a mesma pergunta , em Janeiro deste ano voltaste a insistir :roll:  
viewtopic.php?f=38&t=6239&p=238639#p238639

viewtopic.php?f=38&t=6239&p=240728#p240728

Os concursos para Sargentos QP na Marinha são raros. Não disponho de informação sobre o assunto.
 

*

gonçalo2

  • 8
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #194 em: Novembro 10, 2014, 09:08:21 am »
Bom dia,
vinha por este meio tentar esclarecer mais uma questão..
Qual é a classe, em praças, que tem mais uso e vai mais vezes em missões para o mar?
Há alguma classe que seja mais distinta das restantes, por ser melhor?
E outra questão.. o qq os praças, na classe de operações fazem exactamente?

Gostava também de saber, se depois de entrarmos como praças, se ao tirarmos a nossa especialidade, se essa especialidade é tirada na escola naval e se temos de escolher o tal desporto obrigatorio... ou seja, gostava de saber mais como é o dia a dia quando estamos a tirar a nossa formaçao, durante aqueles +/- 180 dias...

Outra situação, há algum site que nos mostre o plano de estudos dos praças? :s

Obrigado mais uma vez,

cumps