Aumento da actividade industrial Russa. O maior desde 2019.
https://www.reuters.com/markets/europe/russian-factory-activity-expands-fastest-rate-sept-since-2019-pmi-2022-10-03/
Já no tempo de Estaline, mas muito no tempo de Krutchev e Brejnev, os russos demonstravam como a gloriosa URSS avançava e demonstravam a superioridade do sistema de economia marxista/leninista sobre a economia com preços baseados na oferta e na procura.
No ocidente, muitos jornalistas analisavam o resultado das políticas soviéticas e concluíam que, para o bem e para o mal, o sistema parecia funcionar.
Havia no entanto um pequeno detalhe, que pura e simplesmente complicava as coisas. As análises estavam corretas, o problema é que os números russos eram fabricados. Eram as estatísticas que serviam para comprovar o acerto nas decisões tomadas, que estavam falsificadas.
O caso da rede de estradas de EstalineÉ uma tradição russa.
Em 1941, aquando da invasão da URSS, os alemães utilizaram mesmo os mapas das estradas russos para planear a operação. Tudo germanicamente preparado, havendo menção à importância de capturar por exemplo Smolensk, por causa da autoestrada que ligava a Moscovo.
O problema é que a maior parte das estradas russas, quando chegou a famosa Rasputitza transformaram-se em lama.
Os mapas russos tinham sido feitos, para que se pudesse dizer a Estaline que o plano nacional rodoviário estava a ser completado.
Como não conseguiam fazer as estradas, os russos optavam pela solução mais simples, faziam os mapas com as estradas já prontas.
A falsificação dos mapas, é o caso mais absurdo de falsificação das estatísticas.
Cada russo só sabia que embora o mapa mostrasse uma estrada à porta, ela não estava lá.
Ninguém podia viajar de um lugar para o outro sem "papeis" e a maior parte das pessoas viajava de comboio.
Esta falsificação das estatísticas (a rede de estradas da URSS era pior que a rede de estradas do tempo dos czares) foi um dos maiores aliados da URSS e contribuiu para ajudar a parar os avanços dos alemães em 1941.
Os blindados não queriam saber das estradas para nada. O problema era todo o sistema de apoio logístico às tropas, que sem estradas não tinha como funcionar.
A falsificação dos dados, das estatísticas, pintadas para justificar cada situação (como o caso do censo da população, de que Estaline não gostou, com resultados mortais para os responsáveis) acompanhou toda a História até ao final do país, que toda a gente pintava como um colosso, mas que implodiu em semanas, apanhando todos de surpresa.
Quando olhamos para as estatísticas russas, temos que ter isto em consideração e pensar ...
Será que agora, as estatísticas russas estão finalmente a mostar a verdade ? ? ?