Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA

  • 9 Respostas
  • 5766 Visualizações
*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« em: Dezembro 23, 2010, 10:41:04 am »
(Do Yahoo! Brasil)
WikiLeaks: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA

Qua, 22 Dez, 12h33

MADRI (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao venezuelano Hugo Chávez que "baixasse o tom contra os Estados Unidos", publicou nesta quarta-feira o jornal espanhol El País, citando documentos do departamento de Estado americano divulgados pelo site Wikileaks.

O presidente brasileiro enviou seu ex-ministro José Dirceu a Caracas para advertir Chávez e dizer a ele que não "brincasse com fogo".

"A incendiária retórica de Hugo Chávez desde seu primeiro mandato presidencial não incomodava apenas os Estados Unidos, principal destinatário das declarações, mas também o Brasil, cujo presidente Lula da Silva quis aplacar a virulência do discurso bolivariano com mensagens privadas que pediam contenção", destaca o El País.

Dirceu revelou sua conversa com Chávez ao embaixador americano em Brasília, John Danilovich, segundo os documentos do Wikileaks.

Ao que parece, a recomendação de Lula não teve efeito sobre o presidente venezuelano, que "continuou atacando os Estados Unidos em todas as frentes".

Por sua vez, o chefe da delegação diplomática americana explicou a Dirceu que a política de Washington "neste sentido era não responder a Chávez para não dar motivos a ele, para que se afogue ele mesmo", escreveu o El País.

Dirceu "prometeu comunicar a Chávez que não apenas o governo dos Estados Unidos era hostil a ele, mas também as elites americanas, e mesmo o homem comum começavam a enxergar a Venezuela como um problema, e que esta tensa situação com a sociedade americana não beneficiava nem a ele, nem ao país".

Naquela reunião, os dois também discutiram a posição cubana a respeito do tema. Na opinião de Dirceu, apesar das excelentes relações entre Caracas e Havana, o aumento das tensões na região não interessa a Cuba.

Por outro lado, a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 "reforçou a liderança regional do Brasil e a figura do presidente Lula da Silva", afirmou o jornal, de acordo com a documentação do Wikileaks.

"O governo do Brasil está percebendo que enfrenta desafios fundamentais como a preparação dos Jogos, e mostrou muito mais abertura em áreas como cooperação e a troca de informações com os Estados Unidos, a ponto de admitir a possibilidade de ameaças terroristas", escreveu a encarregada de negócios, Lisa Kubiske, em dezembro de 2009, três meses depois do anúncio de que o Rio sediaria as Olimpíadas.


Para todos aqueles que viviam a dizer que Lula estava macomunado com Chávez.
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #1 em: Dezembro 23, 2010, 11:06:54 am »
Por aqui não se dizia isso, mas sim que o Presidente Lulla não era suficientemente pró-activo na contenção demagógica de alguns governos Sul-Americanos (incluindo o de Chavez).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Thiago Barbosa

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #2 em: Abril 14, 2011, 07:31:36 pm »
Para falar a verdade, não ligo muito para o quê falam por aí, Cabeça de Martelo.  c34x
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #3 em: Abril 15, 2011, 11:44:03 am »
Citação de: "Thiago Barbosa"
Para falar a verdade, não ligo muito para o quê falam por aí, Cabeça de Martelo.  :?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Thiago Barbosa

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #4 em: Abril 15, 2011, 06:33:08 pm »
Eu me interesso pela história de Portugal, visto que as raízes do meu país estão aí, penso eu.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #5 em: Abril 15, 2011, 09:44:59 pm »
Thiago para isso não precisas de ir a um fórum, basta compares alguns bons livros de história. Se leres os textos de alguns colegas cá do fórum verás muita informação relevante acerca do teu próprio país, já que a nossa perspectiva é de europeus. Talvez um pouco mais bem informados acerca do teu país, mas que não deixam de ter uma perspectiva diferente que tu ou qualquer brasileiro tem sobre toda a América do Sul e sobre o Brasil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Thiago Barbosa

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #6 em: Abril 16, 2011, 05:46:20 am »
Realmente eu não preciso, mas me agradou a idéia quando a tive. Já li bastante sobre Portugal e sobre a colonização do Brasil e muitas vezes aqui vi discrepâncias nas versões e até uma certa indignação nas lamentações, do tipo ''Hoje eles nos odeiam e etc... ''. Há uma certa inocência nas afirmações e é até normal, visto que lhes contaram outras histórias e eu como brasileiro, talvez um pouco mais bem informado, saiba melhor os porquês. Eu não acho que os brasileiros odeiem os portugueses, de forma alguma, assim como também não acho que os portugueses e europeus estão mais bem informados sobre as políticas da América do Sul. Boa parte da impressa européia ainda possui aquele ''quê'' de xenofobia e dá até para sentir a excitação dos autores em certos comentários.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #7 em: Abril 16, 2011, 11:14:42 am »
Thiago o mesmo posso dizer de inúmeros periódicos um pouco por toda a europa em relação a Portugal.

A grande diferença é que Portugal é um país europeu, no entanto o estadista mais respeitado actualmente pertencente ao "mundo Lusófono" é provávelmente o vosso ex-presidente Lula.

Se até 2000 o Brasil estava enterrado em dividas, agora é Portugal. O mundo é mesmo assim, ora umas vezes estamos em cima ora estamos em baixo.

Quem diria à uns anos atrás que viriamos os EUA e o RU a entrar em colapso? É que já não falta muito...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Thiago Barbosa

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #8 em: Abril 16, 2011, 09:31:24 pm »
Lula teve sua cota de erros, mas de um modo geral, foi excelente. O Brasil de fato sofreu por anos com as dívidas, com o perverso FMI entre outros. Um dos maiores problemas que um país individado sofre é sem dúvida as tentativas constantes de humilhação e descrédito. Quanto ao sadismo de alguns periódicos, acho que o exemplo mais claro é a impressa inglesa, que vira e mexe publicam absurdos sobre Portugal.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Lula pediu a Chávez que 'baixasse tom' contra os EUA
« Responder #9 em: Abril 19, 2011, 12:02:48 pm »
Exactamente Thiago.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.