Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Conflitos do Presente / Re: Africa - G5 Sahel
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 12:25:42 pm »
Tudo o que envolva as antigas colónias não se alinha com a visão Woke que se pretende implementar no País.

Mas não tenho duvidas que muitos países quando virem e sentirem o que realmente é estar sob influencia de paises como russia ou china, irão morder a lingua relativamente a Portugal....
2
Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Red Baron em Hoje às 12:24:12 pm »
Citar
Recorde-se que os UH-60 Black Hawk destinam-se ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, estando sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar.

Citar
Prevê-se que estes helicópteros consigam atingir a sua capacidade operacional – ficando assim aptos a realizar todas as missões para as quais foram adquiridos – no ano de 2026.

O que é que isto quer dizer exatamente? Que só em 2026 é que os UH-60 Black Hawk estarão aptos a combater os incêndios florestais? Ou que em 2026, a FAP terá uma esquadra de UH-60 Black Hawk aptos a combater os incêndios florestais, sendo que 2 entraram em atividade em 2023, outros em 2024 e outros em 2025?

Obrigado,

GM

O texto refere-se ao FOC.
Citar
FOC is defined as "in general attained when all units and/or organizations in the force structure scheduled to receive a system have received it and have the ability to employ and maintain it.
3
Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 12:21:17 pm »
Entretanto aberto um concurso para mais 3 H60, com caderno de encargos a medida da empresa que fornece os anteriores. Faz sentido manter o mesmo modelo e versão e desta vez tiveram bem.
Era o esperado, do total de 9 falados, após a aquisição dos 6 primeiros

@Pescador,

é possível consultar a publicação do concurso, por favor?

Obrigado,

GM

http://www.passarodeferro.com/2023/11/mais-tres-helicopteros-medios-para-o.html?m=1

Em lado nenhum diz que são mais 3 UH-60, mas sim concurso para mais 3 HEBM com um total de concurso de quase 27 milhões de euros, o que quase que dá para aquisição de meios novos.

Já vi isso comentado no anuncio fazendo referencia ao modelo e a empresa que modificou os primeiros 6. De qualquer maneira o concurso é feito a mediada do que já existe. O que no caso tem lógica, senão era mais logística. Até são para o mesmo fim
4
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 12:20:17 pm »
Quem diria...

Citar
Nuno Melo, o novo ministro da Defesa: antigo Polícia Militar, colecionador de armas, deputado “brigão”

O líder do CDS apanha um momento crítico na Defesa Nacional, com problemas que não se resolvem por decreto de um dia para o outro: é impossível reverter a sangria das fileiras sem tempo e medidas caras, conter a desmotivação e garantir que os militares não ficam atrás das forças de segurança na atribuição de subsídios de risco. Será sempre comparado com Paulo Portas, 20 anos depois.

Vítor Matos
Jornalista

Nuno Melo tem um conjunto de características que, à partida, podem agradar aos militares: cumpriu o Serviço Militar Obrigatório e foi comandante de pelotão, deu instrução como alferes e exerceu como Polícia Militar, sabe manejar vários tipos de armas - aliás, coleciona armas de caça e armas antigas - é líder de um partido e tem esse peso político (apesar de não ser ministro de Estado e de o CDS ser hoje mais júnior do que no tempo de Paulo Portas, depois de ter recuperado dois deputados na barriga de aluguer do PSD).

No campo da linguagem, não terá de se adaptar para compreender e falar o jargão militar. Tem larga experiência internacional no plano europeu, foi eurodeputado durante 15 anos, e poderá ter a sensibilidade para tentar convencer o primeiro-ministro a atingir mais cedo os 2% de investimento em Defesa comprometidos com a NATO e que o Governo de António Costa adiou deste ano para 2030. Em tempo de guerra na Europa, essa será uma das questões a avaliar, uma vez que Luís Montenegro não se comprometeu em acelerar os novos prazos na campanha eleitoral.

https://expresso.pt/politica/governo/2024-03-28-Nuno-Melo-o-novo-ministro-da-Defesa-antigo-Policia-Militar-colecionador-de-armas-deputado-brigao-2e37ee5d

Em termos de curriculo e peso politico já é um upgrade consideravel relativamente à sua antecessora
5
Exército Português / Re: A SCAR da FN Herstal no Exército
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 12:16:24 pm »
Alguma coisa essa arma (G3) tem de especial, pois apesar de várias outras mais modernas que disparei, era sempre um gosto disparar a G3. Para mim é sem dúvida um ícone e um sentimento de poder de fogo que oferecia essa arma se bem usada.
Houve versões posteriores dessa arma, como a HK41 e a SG1 que fizeram a diferença em zonas de combate urbano mais pesado como na américa do sul. A capacidade de ultrapassar certos obstáculos, como viaturas e outros urbanos de densidade mais resistente para as armas menos potentes.
6
Força Aérea Portuguesa / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por nelson38899 em Hoje às 12:04:50 pm »
Porque é que desta vez, só foram enviados para o leste europeu três F16?
8
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Saúde & Ciência
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 12:02:26 pm »
Será que os cães entendem mesmo o ser humano? Cientistas húngaros acreditam que sim


9
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 12:01:28 pm »
Ah pois é, afinal os gajos tinham mesmo petróleo.

É que a gente anda uma vida sempre a ouvir que a Roménia é dos piores paises europeus em quase tudo.

Quando lá estive mudei a opinião em muita coisa, tem coisas boas, mas noutras fazia lembrar Portugal nos anos 80 ou 90, ainda eram muito porcos a deitar lixo para o chão, lixo na rua, deve ser a parte "latina" deles.

Eram? Já não são?

É que por cá ainda são

Por cá piorou bastante. Em Braga já comentam isso com fartura, por causa do choque cultural que tem recebido.

E na Margem Sul do Tejo e partes de Lisboa também piorou. Sempre lixo no passeio dos arranjos e não só das casas alugadas a colmeias e depois que se lixe o resto
10
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10