Nos anos 80 havia pessoal do SMO que era selecionado para Comando, agora se isso era imposto ou apenas proposto e ficava à escolha do jovem não sei.
O SMO acabou em 2004, e os Comandos renasceram em 2002, por isso ainda coexistiram, mas não acredito que nestas companhias recente teve alguém obrigado. Só se foram nos tempos do Regimento da Amadora, anos 80 e 90.
Nos anos 80 só eram aceites Praças em regime de voluntariado.
Já os oficiais e sargentos QP eram nomeados, alguns deles, para fazerem o curso CMD.
Abraços
Não. Nos anos 80 ainda eu tive amigos que lá foram parar sem saberem como. Na convocatória para cumprimento do SMO surgia o regimento de comandos como unidade de apresentação e nada mais.
Agradeço as respostas.
A convocação para apresentação no Reg CMDs não quer dizer que o futuro militar fosse tirar o curso CMD.
Nos anos 80 um familiar meu assentou Praça lá para a especialidade de CAR, a Unidade formava variadíssimas especialidades para preencher as vagas, e, todas essas especialidades eram preenchidas maioritariamente por pessoal não voluntário.
Se estamos a debater se os efectivos, Praças, e CGM, do Reg CMDs para a especialidade CMD nos anos 80 eram obrigados a fazerem o curso isso não é verdade.
Em 1978, durante a minha inspecção Eu próprio fui convidado para ingressar nos Paras e recusei e, ao mesmo tempo um sarg dos CMDs andava pela sala a fazer os mesmos convites.
Os cursos das Tropas Especiais não eram impostos aos mancebos como penso que agora continuam a não ser.
Abraços