Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2700 em: Fevereiro 21, 2022, 09:16:33 pm »
Se houvesse interesse nos F-35 podíamos sempre simular um interesse no FC-31 como fizemos com a negociação para as Lages  :mrgreen:

https://www.cavok.com.br/china-monta-escritorio-para-oferecer-o-fc-31-para-exportacao-mas-tera-interesse-estrangeiro

Não temos cá "usinas" chinesas que produzam o FC-31!
Também não estou a ver que algum dia, nas próximas décadas, possamos comprar material militar chinês!

O último projecto de avição que fizemos com vocemecês foi tão bom que nem o Brasil aposta a sério no kacete!

E depois também não temos por hábito incorporar na indústria nacional algo tão complexo como um avião de 5ª geração, caso contrário, claro que podíamos copiar o exemplo brasileiro de produção autóctone do primeiro submarino nuclear, a estrear em 2100!

O meu comentário foi irónico em função da noticia indicar que a China iria tentar vender o FC-31 para outros mercados e já usamos essa cartada no passado (quando os EUA queriam desistir das Lages e o Costa usou a China para os fazer repensar). Seria para fazer baixar o preço dos F-35 e nao para realmente comprar os aviões chineses  c56x1

Na realidade.... nem modernização dos F16, nem F-35 nem FC-31 nem nada  :mala:

Eu também devo ter sido irónico!

Mas não se preocupe não, se vocemecês ainda utilizam um avião com 50 anos para defender o país, os nossos F-16 a caminho de 30 anos, como não são tão "Legacy", ainda devem estar aí para as curvas e até são utilizados na NATO!

Mas mermão, qual é o caça de 5ª geração que vocemecês compraram memo? Estão a receber caças de 5ª geração que vão voar até 2080, certo?

Mas não se preocupe, esta década ou na próxima, largamos a 4ª geração e abraçamos a 5ª!
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2701 em: Fevereiro 22, 2022, 12:32:01 pm »
Se houvesse interesse nos F-35 podíamos sempre simular um interesse no FC-31 como fizemos com a negociação para as Lages  :mrgreen:

https://www.cavok.com.br/china-monta-escritorio-para-oferecer-o-fc-31-para-exportacao-mas-tera-interesse-estrangeiro

Não temos cá "usinas" chinesas que produzam o FC-31!
Também não estou a ver que algum dia, nas próximas décadas, possamos comprar material militar chinês!

O último projecto de avição que fizemos com vocemecês foi tão bom que nem o Brasil aposta a sério no kacete!

E depois também não temos por hábito incorporar na indústria nacional algo tão complexo como um avião de 5ª geração, caso contrário, claro que podíamos copiar o exemplo brasileiro de produção autóctone do primeiro submarino nuclear, a estrear em 2100!

O meu comentário foi irónico em função da noticia indicar que a China iria tentar vender o FC-31 para outros mercados e já usamos essa cartada no passado (quando os EUA queriam desistir das Lages e o Costa usou a China para os fazer repensar). Seria para fazer baixar o preço dos F-35 e nao para realmente comprar os aviões chineses  c56x1

Na realidade.... nem modernização dos F16, nem F-35 nem FC-31 nem nada  :mala:

Eu também devo ter sido irónico!

Mas não se preocupe não, se vocemecês ainda utilizam um avião com 50 anos para defender o país, os nossos F-16 a caminho de 30 anos, como não são tão "Legacy", ainda devem estar aí para as curvas e até são utilizados na NATO!

Mas mermão, qual é o caça de 5ª geração que vocemecês compraram memo? Estão a receber caças de 5ª geração que vão voar até 2080, certo?

Mas não se preocupe, esta década ou na próxima, largamos a 4ª geração e abraçamos a 5ª!

Preocupa-me mais o facto de por cá não se falar em modernizar os F16 (solução que acredito mais barata e nos daria tempo para uma melhor solução no futuro) ou de apostar no F-35 ou similar....
 

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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2702 em: Fevereiro 22, 2022, 01:36:20 pm »
Nós por cá somos tão à frente que vamos logo para a 6ª geração. Fontes mal colocadas afirmam entre linhas que são logo uma vintena destes meninos...  :mrgreen: :mrgreen:




Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2703 em: Fevereiro 23, 2022, 03:57:48 pm »
Citar
The Kingdom of Morocco is one of the first nations in the world, and the first is Africa, to field the most recent JHMCS II.


Bom, comentários para quê? ::)

Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2704 em: Fevereiro 23, 2022, 05:05:24 pm »
Entrar num dog fight com ou sem esses capacetes é como a água do vinho. Quem não os tem deve confiar muito nos misseis BVR. Que a propósito têm uma taxa de kills em testes abaixo dos 50%.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2705 em: Fevereiro 23, 2022, 07:24:36 pm »
Entrar num dog fight com ou sem esses capacetes é como a água do vinho. Quem não os tem deve confiar muito nos misseis BVR. Que a propósito têm uma taxa de kills em testes abaixo dos 50%.

O JHMCS I/II dá sempre muito jeito quando se tem ao dispor o AIM-9X Block II...



... tal como dá um jeitão ter à disposição AIM-120C-7, AGM-84L Harpoon Block II, AGM-88E HARM, AGM-158 JASSM, GBU-39 SDB I, Sniper, AN/APG-83, DB-110 ARS, AN/ALQ-211 AIDEWS, CMBRE, etc, etc, etc. Por cá é que não faz falta nenhuma, evidentemente.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2706 em: Fevereiro 23, 2022, 07:25:55 pm »
Nós nem mísseis HOBS adquirimos... quanto mais capacetes novos.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2707 em: Fevereiro 23, 2022, 09:24:44 pm »
Entrar num dog fight com ou sem esses capacetes é como a água do vinho. Quem não os tem deve confiar muito nos misseis BVR. Que a propósito têm uma taxa de kills em testes abaixo dos 50%.

En Espanha se han hecho pruebas de Dog Fight con los F18 y los cascos Scorpion y los IRIS T contra F18 sin casco y con Sidwinder 9L

20-0

F18 + Scorpion + IRIST contra F18 sin Scorpion  + IRIS T:

15-5

Los cascos son una gran ventaja.

A España servir hasta morir
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2708 em: Fevereiro 23, 2022, 09:53:01 pm »
Os capacetes ainda compramos, porque são baratos e dão a ilusão que dominamos tecnologia de ponta, agora adquirir os mísseis é que é mais bolos.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2709 em: Fevereiro 23, 2022, 10:07:57 pm »
Entrar num dog fight com ou sem esses capacetes é como a água do vinho. Quem não os tem deve confiar muito nos misseis BVR. Que a propósito têm uma taxa de kills em testes abaixo dos 50%.

En Espanha se han hecho pruebas de Dog Fight con los F18 y los cascos Scorpion y los IRIS T contra F18 sin casco y con Sidwinder 9L

20-0

F18 + Scorpion + IRIST contra F18 sin Scorpion  + IRIS T:

15-5

Los cascos son una gran ventaja.

Ora aí está um exercício importante de se fazer! Por cá, estaremos dependentes da destreza dos pilotos, e que o inimigo não tenha tecnologia superior à nossa.  ::)

 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2710 em: Fevereiro 23, 2022, 10:28:27 pm »
Entrar num dog fight com ou sem esses capacetes é como a água do vinho. Quem não os tem deve confiar muito nos misseis BVR. Que a propósito têm uma taxa de kills em testes abaixo dos 50%.

En Espanha se han hecho pruebas de Dog Fight con los F18 y los cascos Scorpion y los IRIS T contra F18 sin casco y con Sidwinder 9L

20-0

F18 + Scorpion + IRIST contra F18 sin Scorpion  + IRIS T:

15-5

Los cascos son una gran ventaja.

Como disse o DC esses exercícios são muito, muito importantes. Parabéns por os terem feito. Vem confirmar a importância de pequenos detalhes.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2711 em: Março 03, 2022, 12:54:00 pm »
Falcões e Jaguares no rigor da Islândia :)







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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2712 em: Março 03, 2022, 12:56:49 pm »
Citar
Inovação Operacional e Tecnológica
01/03/22

Decorreu, no mês de fevereiro, o Early Operational Assessment (EOA), uma campanha de voos de teste do próximo software “S2.3” para o F16 MLU. Sob direção belga, o exercício decorreu simultaneamente na Bélgica, Portugal, Holanda e Dinamarca. Além da equipa de técnicos e pilotos de teste da BA5, estiveram ainda presentes na BA5 uma equipa de engenheiros americanos da 309th Software Maintenance Group.

Durante uma semana foram executados 42 voos de treino de combate Ar-Ar e ataque Ar-Solo, totalizando 62 horas de voo, sendo mais de metade das quais realizadas em ambiente noturno, contribuindo também para a manutenção das qualificações operacionais dos pilotos das esquadras de voo 201 ‘Falcões’ e 301 ‘Jaguares’.

O “S2.3” vem otimizar capacidades de emprego tático, tanto em missões de luta aérea, como em missões de ataque ao solo, permitindo uma maior flexibilidade de uso dos sensores a bordo por parte do piloto. Este novo software "S2.3" deverá ter um teste final e implementação ainda este ano, garantindo desta forma uma capacidade operacional mais relevante nos teatros de operações modernos.

Alcança quem não cansa!


Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2713 em: Março 03, 2022, 04:41:40 pm »
A ver se entendo: a versão F-16 Block 70/72 é o falado "Viper"? Ou há uma distinção (de modelo) entre um "Viper" resultado de um upgrade de uma versão antiga e um de fábrica?

E existe um "mini-Viper", que é o caso deste "upgrade" previsto pela USAF?

Já agora - nós "vetustos" AIM-9L(I)-1? Equivalentes aos AIM-9M? Se, tendo em conta a situação agora existente, algum parceiro NATO nos fornecer / emprestar uns AIM-9X - operacionalmente (treino e plataforma) é fácil o seu uso?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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MATRA

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2714 em: Março 03, 2022, 05:09:24 pm »
A ver se entendo: a versão F-16 Block 70/72 é o falado "Viper"? Ou há uma distinção (de modelo) entre um "Viper" resultado de um upgrade de uma versão antiga e um de fábrica?

E existe um "mini-Viper", que é o caso deste "upgrade" previsto pela USAF?

Já agora - nós "vetustos" AIM-9L(I)-1? Equivalentes aos AIM-9M? Se, tendo em conta a situação agora existente, algum parceiro NATO nos fornecer / emprestar uns AIM-9X - operacionalmente (treino e plataforma) é fácil o seu uso?

O Block 70 é praticamente o V, há uns tempos era intenção da LM, estandardizar  as versões mais avançadas no Viper.


“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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