ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Livros-Revistas-Filmes-Documentários => Tópico iniciado por: Miguel Silva Machado em Setembro 12, 2010, 06:02:43 pm

Título: «AS GRANDES OPERAÇÕES DA GUERRA COLONIAL 1961-1974»
Enviado por: Miguel Silva Machado em Setembro 12, 2010, 06:02:43 pm
Anunciado com grande pompa, e dado à estampa com o apoio do jornal diário “CORREIO DA MANHÔ, no  dia 9 de Setembro p.p., o público português teve acesso ao último livro da obra intitulada «AS GRANDES OPERAÇÕES DA GUERRA COLONIAL 1961-1974». No Operacional perguntamos: INVESTIGAÇÃO OU PLÁGIO ?

http://www.operacional.pt/%C2%ABas-gran ... ou-plagio/ (http://www.operacional.pt/%C2%ABas-grandes-operacoes-da-guerra-colonial-1961-1974%C2%BB-investigacao-ou-plagio/)
Título: Re: «AS GRANDES OPERAÇÕES DA GUERRA COLONIAL 1961-1974»
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 12, 2010, 06:10:29 pm
Cabeça de Martelo versão CM?  :oops:  

Fora de brincadeiras, a mim parece plágio. Mas eu não sou perito na matéria, por isso deixo as conclusões para os especialistas.
Título: Re: «AS GRANDES OPERAÇÕES DA GUERRA COLONIAL 1961-1974»
Enviado por: papatango em Setembro 13, 2010, 04:04:50 pm
Não conheço a obra, mas parecem-me ser fascículos que depois se podem mandar encadernar.
Em muitos casos os créditos vêm no final, mas estou a falar sem conhecimento e apenas a aventar uma possibilidade.

A Internet, veio alterar o panorama no que respeita à publicação de obras de qualquer tipo. A divulgação de trabalhos online, a fácil duplicação de textos e a massificação da publicação, veio tornar muito fluídas essas regras.

Em muitos casos torna-se praticamente impossível verificar todos os dados, textos e fotografias.
É um problema que também afecta todo o panorama do audiovisual, as industrias discográfica e cinematográfica.
Título: Re: «AS GRANDES OPERAÇÕES DA GUERRA COLONIAL 1961-1974»
Enviado por: Miguel Silva Machado em Setembro 13, 2010, 05:59:50 pm
Pois também estava na esperança que assim fosse, no fim colocavam os créditos. Isso tem de facto acontecido com outras publicações. Mas não o fizeram e acresce que não são fascículos mas livros, já encadernados. O que forneceram foi uma caixa para os guardar (que por acaso não está bem feita e não cabem todos...).
Neste caso (dos livros do CM) é impressionante não só o número de fotografias copiadas de outros livros (o artigo no "Operacional" não está exaustivo) - quem anda nisto conhece-as bem - , e...inacreditável, os casos que apresentamos, que são páginas de livros e revistas inteiramente digitalizadas.
Além de incluir vários erros, alguns grosseiros, mas isso dava para outro artigo.
Sendo certo que a internet veio alterar muita coisa, só não verifica (e insere) as fontes quem não quer.Isto é uma obra impressa com Depósito Legal, ISBN, nome de autor e de editor. Isto não foi um publicação anónima nem um blog ou forum onde se usem pseudónimos.
É o que temos!