Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #285 em: Julho 15, 2018, 12:58:05 pm »
Mas com JSS na ordem dos 120 milhões produzidos novos pela Damen, porque continua-se a falar de abastecedor e LPD?

https://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel





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CAPABILITIES
- Replenishment at sea with solids and liquids;
- Conduct vertical replenishment operations and helicopter in-flight refueling;
- Medical facilities for role 1 or 2 medical service.

MISSIONS
- Support of the Naval fleet;
- Search and rescue operations;
- Humanitarian operations.

FEATURES
- Helicopter deck and grid;
- Hangar for 2 medium sized helicopters;
- Panoramic enclosed bridge;
- Heavy duty crane and container stowage positions;
- Double hull protection, including ammo stores and engine rooms;
- Redundant and separate propulsion plant.





Saudações

Mais uns dados do Logistic Support Vessel Supporter 19000 da Damen:

GENERAL
Yard reference FP4220
Basic functions:
Logistics and support capabilities (RAS, RO-RO, Ship-to-Shore transfer and LO-LO), Search and rescue, Humanitarian Aid and disaster relief, oil pollution preparedness and protection of trade routes.
Classification :
DNV Naval Support

DIMENSIONS
Length o.a. 175.20 m
Beam mld. 24.80 m
Depth no.1 deck 17.20 m
Draught 7.80 m
Displacement full load 18.800 tonnes

PERFORMANCE
Speed 20 knots sustained
Range at 16 knots 10.000 nm
Endurance 30+ days at sea

PROPULSION SYSTEM
Propulsion system Diesel-Hybrid (Diesel direct + PTI/PTO)
Propulsion engines Diesel engines + Electrical motor
Propulsion power 18.000 kW
Propellers 2 x CPP
Bow thrusters 2 x 1000 kW
Stern thruster 1 x 1000 kW

AUXILIARY SYSTEMS
Diesel generator 4 x 1600 kW
Emergency diesel generator 1 x 750 kW

COMPLEMENT
Crew 86
Enlisted/conscripts 76
Injured (hospital) 44

MEDICAL FACILITIES
The medical complex consists of: triage room, trauma room, operating room, intensive care, high and low dependency ward, dentist, consulting room etc.

TRANSPORT CAPACITY
Flight deck 1 x spots medium size helicopter, Suitable for heavy helicopter landing
Hangar 2 x medium size helicopter
Ship-to-Shore transfer Sea state 3-4
Davits 2 x LCM in davit (option)
Flight deck 675 m²
RoRo space 500 lane meters
Container cap. 40 TEU
F76 (Cargo) 4500 t
F44 (Cargo) 425 t
Ship Stores 330 m2
Cargo Stores 520 m²
Ammo Stores 260 m2

EQUIPMENT
2 x Modular Unrep Mast for Replenishment at Sea
Stern ramp 35 t
Side ramp 35 t
Cargo/Ammo elevator 25 t
Deck crane 25 t
RO unit(s)

WEAPON & SENSOR SUITE
4 x Remote controlled .50 machine guns (Prepared for) 2 x Small missile launcher (Prepared for), Surveillance radar / Electro optical fire control, Combat management system, CIC, Integrated internal & external communication system.

NAUTICAL EQUIPMENT
Extensive navigational equipment, GMDSS, echo sounder, power- and ship’s management system with integrated ECDIS.

https://www.damen.com/en/markets/defence-and-security

Cumprimentos,

O Sonho comanda a vida !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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asalves

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #286 em: Julho 15, 2018, 01:17:33 pm »
Sinceramente para mim não me faz sentido numa marinha como a nossa ter 2 navios, quando se pode ter 1 a fazer as 2 funções alternadamente.

Contudo duvido que os políticos queiram meter-se em mais uma aventura de rever projectos e compras e afins.
 

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tenente

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #287 em: Julho 15, 2018, 01:35:02 pm »
Sinceramente para mim não me faz sentido numa marinha como a nossa ter 2 navios, quando se pode ter 1 a fazer as 2 funções alternadamente.

Contudo duvido que os políticos queiram meter-se em mais uma aventura de rever projectos e compras e afins.

Eu sou de opinião oposta acho que deveriamos ter dois navios dedicados em exclusivo ás suas missões, penso o mesmo sobre fragatas multipurpose, acabam por não ser dedicadas a nenhuma missão e a querer executar todas !

Em termos de guarnições pelo que tenho visto consegue-se ter um NPL com cerca de 80 elementos, e, AOR sensivelmente com guarnição igual se não menor.
Ora se o Bérrio tem cerca de 70 já está garantida uma guarnição, a do NPL, como já expus há umas centenas de posts atrás quando com contas de merceeiro demonstrei que a MdG com esses dois Navios, 05 Fragatas, 02 Subs, 06, NPO's, 05 LFC's, 09 lanchas, 03 hidrográficos e dois veleiros, O sagres e o Creoula, não excedia em guarnições os 1800, ou seja cerca de 50 mais do que agora necessita, mas como não sou eu que decido, apenas sirvo para pagar impostos e ser roubado, para mim é como eles quiserem, eu cá estarei para ajudar a pagar a factura.

Abraços 
« Última modificação: Julho 15, 2018, 01:41:25 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Ramos

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #288 em: Julho 15, 2018, 02:55:33 pm »
Tenente, é bem verdade que o “sonho comanda a vida”, E pelos vistos, neste particular, resta-nos continuar a sonhar, porque tudo o que se “escuta” por aí é apenas ruido. Mas enfim, estamos em Portugal, dizer o quê?
Sobre o que comenta a propósito de preferir ter navios dedicados em vez de navios polivalentes, em resposta ao que escreveu o asalves – a Armada anda a discutir há 15 anos a aquisição de um navio polivalente e a substituição do AOR. Em 15 anos já mudaram de diapasão para aí uma meia dúzia de vezes sobre as respectivas prioridades. E o que é factual é que, mais uns anos, e o Berrio nem a barra do Tejo sai, a não ser com mar chão.
Prefiro ter um navio polivalente, de preferência NOVO, que seja simultaneamente AOR e LSS, e que nos permita transportar uma companhia de fuzos, quando necessário, do que continuar nesta lengalenga em que nem os principais interessados parecem saber o que querem, e se revelam incapazes de definir prioridades. Existirão porventura outras opções melhores, mas do que vi até agora, em termos de capacidades, custo de construção, dimensões, tripulação, o Damen 19000 parece-me uma aposta bastante equilibrada.

 ;) E, já agora, 120 milhões são para aí umas 7 prestações de 20 milhões – as 6 normais mais uma a título de juros – 7 anitos a pagar um navio que não me parece, de todo, uma má opção para a nossa Marinha.

Mas isto sou eu a sonhar! :dormir:

Cumprimentos,
 

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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #289 em: Julho 16, 2018, 09:59:25 am »
Mesmo depois do abate da maior parte das corvetas e dos cacine continuamos com deficit de guarnições. Por isso a eventual desactivação do Bérrio não garante homens para um futuro AOR, ao qual teríamos que juntar  mais gente para um NAVPOL, caso se optasse por dois navios à parte. A não ser que com o tal PIB nos 2% em termos de defesa exista dinheiro para não só os navios mas um aumento de efectivos (novamente a Damen tb tem para todos os gostos)...  :P ;D









Cumprimentos

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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nelson38899

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #290 em: Julho 16, 2018, 10:17:02 am »
Mesmo depois do abate da maior parte das corvetas e dos cacine continuamos com deficit de guarnições. Por isso a eventual desactivação do Bérrio não garante homens para um futuro AOR, ao qual teríamos que juntar  mais gente para um NAVPOL, caso se optasse por dois navios à parte. A não ser que com o tal PIB nos 2% em termos de defesa exista dinheiro para não só os navios mas um aumento de efectivos (novamente a Damen tb tem para todos os gostos)...  :P ;D



Cumprimentos

Esqueçam os 2% do PIB, pois tal não vai acontecer, no máximo vamos atingir em 2024, 1,66% do PIB. Pelo que me venho a perceber, as despesas com os incendios, mais cedo ou mais tarde vão para o Ministério da defesa, por isso, não sobrará muito dinheiro para brinquedos novos. Só nos resta esperar pelo mercado de segunda mão.

Além de que o António Costa já veio dizer que só se iria comprar estes equipamentos que se fala se houver apoio europeu, caso contrário não se irão comprar.

Neste momento o governo apenas tem um único objectivo, déficite 0%, com a correspondente ida do ministro das finanças para a UE. Sendo assim nos proximos anos a politica é se puder empurrar o investimento para a frente muito bem, se não deixa ver se conseguimos sacar dinheiro da UE.
« Última modificação: Julho 16, 2018, 11:44:51 am por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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P44

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #291 em: Julho 16, 2018, 10:21:29 am »
Curioso por saber onde foram buscar o valor de 80M para um AOR
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #292 em: Julho 26, 2018, 03:00:43 pm »
Curioso por saber onde foram buscar o valor de 80M para um AOR

Serão notas do Monopólio?  :jok: :nice:


Citar
Ponte do NRP Bérrio, único Reabastecedor de Esquadra da Marinha Portuguesa, lançado à água há 50 anos e com 25 feitos ao serviço de Portugal.

Citar
Casa das máquinas do NRP Bérrio, o único Reabastecedor de Esquadra da Marinha Portuguesa, lançado à água há 50 anos e com 25 feitos ao serviço de Portugal (foto www.operacional.pt Miguel Silva Machado @mglsmachado ).

https://www.picoku.net/tag/forcasarmadasportuguesas

Saudações 8) ;)
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Stalker79

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #293 em: Julho 26, 2018, 03:08:05 pm »
Se o Mr Magoo se decidir a comprar um dos Wave ingleses, ai sim . Mandem-me um fax....
 :P
 

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Francisco Ferreira

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #294 em: Julho 26, 2018, 03:25:03 pm »
Sinceramente para mim não me faz sentido numa marinha como a nossa ter 2 navios, quando se pode ter 1 a fazer as 2 funções alternadamente.

Contudo duvido que os políticos queiram meter-se em mais uma aventura de rever projectos e compras e afins.

São 2 navios diferentes com distintas capacidades e funções principais!

Precisamos de um AOR com urgência, se possível no mercado de 2ª mão.

Precisamos tb de um NPL para serviço militar e civil (em situações de emergência), para o qual até já temos projecto nacional...!

Cumprimentos

               Francisco Ferreira
 

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tenente

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #295 em: Julho 26, 2018, 04:57:27 pm »
Sinceramente para mim não me faz sentido numa marinha como a nossa ter 2 navios, quando se pode ter 1 a fazer as 2 funções alternadamente.

Contudo duvido que os políticos queiram meter-se em mais uma aventura de rever projectos e compras e afins.

São 2 navios diferentes com distintas capacidades e funções principais!

Precisamos de um AOR com urgência, se possível no mercado de 2ª mão.

Precisamos tb de um NPL para serviço militar e civil (em situações de emergência), para o qual até já temos projecto nacional...!

Cumprimentos

               Francisco Ferreira

Já somos dois !

Abraços
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #296 em: Julho 26, 2018, 05:28:36 pm »
Sinceramente para mim não me faz sentido numa marinha como a nossa ter 2 navios, quando se pode ter 1 a fazer as 2 funções alternadamente.

Contudo duvido que os políticos queiram meter-se em mais uma aventura de rever projectos e compras e afins.

São 2 navios diferentes com distintas capacidades e funções principais!

Precisamos de um AOR com urgência, se possível no mercado de 2ª mão.

Precisamos tb de um NPL para serviço militar e civil (em situações de emergência), para o qual até já temos projecto nacional...!

Cumprimentos

               Francisco Ferreira

Eu compreendo que 2 em 1 implica limitações ao nível das capacidades e especialização. E concordo que um AOR é estritamente necessário.

Tb sou da opinião NPL dá muito jeito em diversas situações tanto militares como e principalmente civis.

Contudo vamos pensar que estamos em Portugal, um País sem dinheiro e com umas forças armadas que principalmente servem para cumprir obrigações internacionais, e prestar auxilio a população em ultimo caso.

Ora um NLP na sua maioria das vezes em Portugal vai fazer o k? treinamento, transportar ajuda humanitária para costa Africana, algum patrulhamento e com sorte vai acabar por andar a consertar bóias. Ora o que eu acho é que não temo missões suficientes para um NLP cumprir a sua verdadeira função. Dai que acho que um 2em1 AOR/NLP (algo tipo https://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Support_Ship) seria o ideal, em que grande parte das vezes servia de AOR e quando fosse preciso tinha a função de NLP.

Com um navio deste de certeza que ia estar sempre em missão, a opinião publica ia facilmente aceitar, e o PM podia dar a desculpa que o navio servia para apagar fogos nas ilhas.  ;D ;D
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #297 em: Julho 26, 2018, 07:47:17 pm »
Que eu saiba. o projecto do NPL Lusitano, classe Adamastor, não tem valências como reabastecedor.

Para alterar o projecto vai ser necessário, tempo, mais tempo para as alterações a implementar na Embarcação, que irá atrasar ainda mais a construção/conclusão da mesma e, mais grave, encarecer os custos do NPL.

Para uma Nação de parcos recursos alocados ás FFAA, como a nossa não nos podemos dar ao luxo de atrasar a oportunidade que nos foi agora dada, a ser verdade a sua concretização, refiro-me ao comunicado do PM quanto á aquisição dos seis NPO's e do NPL,  querendo agora alterar as características do NavPol, para poder efectuar RAS, até porque, a substituição do NRP Bérrio está assegurada, fora deste lote de futuras construções, seja ela por um Navio a construir, o que não acredito, ou por um em 2ª Mão.

https://www.globalsecurity.org/military/world/europe/navpol.htm

https://barcoavista.blogspot.com/search?q=npl

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_Polivalente_Log%C3%ADstico



https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Galicia

Como foi anunciada a construção de mais seis NPO's, vamos ter Navios de Patrulha Oceânica de sobra, para todo o tipo de missões que podem abranger os combates aos incêndios, como os arranjos das Boias. ;) ;)

Abraços
« Última modificação: Julho 26, 2018, 08:05:45 pm por tenente »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #298 em: Julho 26, 2018, 08:48:24 pm »
Que eu saiba. o projecto do NPL Lusitano, classe Adamastor, não tem valências como reabastecedor.

Para alterar o projecto vai ser necessário, tempo, mais tempo para as alterações a implementar na Embarcação, que irá atrasar ainda mais a construção/conclusão da mesma e, mais grave, encarecer os custos do NPL.

Para uma Nação de parcos recursos alocados ás FFAA, como a nossa não nos podemos dar ao luxo de atrasar a oportunidade que nos foi agora dada, a ser verdade a sua concretização, refiro-me ao comunicado do PM quanto á aquisição dos seis NPO's e do NPL,  querendo agora alterar as características do NavPol, para poder efectuar RAS, até porque, a substituição do NRP Bérrio está assegurada, fora deste lote de futuras construções, seja ela por um Navio a construir, o que não acredito, ou por um em 2ª Mão.

https://www.globalsecurity.org/military/world/europe/navpol.htm

https://barcoavista.blogspot.com/search?q=npl

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_Polivalente_Log%C3%ADstico



https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Galicia

Como foi anunciada a construção de mais seis NPO's, vamos ter Navios de Patrulha Oceânica de sobra, para todo o tipo de missões que podem abranger os combates aos incêndios, como os arranjos das Boias. ;) ;)

Abraços

Sim sei disso é concordo consigo. E como estamos na tugalandia quanto menos complicação melhor.

Mas já vi por aqui uns projectos da Damen que parecem interessantes e acho que nem tem estaleiros, e andam dentro media €€ do navpol, com o talento do PM a negociar  ;D até davam para ser construídos nos estaleiros de Viana.

Mas até com o navpol ficava satisfeito   :G-beer2:
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #299 em: Julho 27, 2018, 12:28:36 am »
Mas com JSS na ordem dos 120 milhões produzidos novos pela Damen, porque continua-se a falar de abastecedor e LPD?

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- Humanitarian operations.

FEATURES
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- Heavy duty crane and container stowage positions;
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Classification :
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DIMENSIONS
Length o.a. 175.20 m
Beam mld. 24.80 m
Depth no.1 deck 17.20 m
Draught 7.80 m
Displacement full load 18.800 tonnes

PERFORMANCE
Speed 20 knots sustained
Range at 16 knots 10.000 nm
Endurance 30+ days at sea

PROPULSION SYSTEM
Propulsion system Diesel-Hybrid (Diesel direct + PTI/PTO)
Propulsion engines Diesel engines + Electrical motor
Propulsion power 18.000 kW
Propellers 2 x CPP
Bow thrusters 2 x 1000 kW
Stern thruster 1 x 1000 kW

AUXILIARY SYSTEMS
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F76 (Cargo) 4500 t
F44 (Cargo) 425 t
Ship Stores 330 m2
Cargo Stores 520 m²
Ammo Stores 260 m2

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Abraços


Pois ...   esse menino tem quase o dobro do deslocamento do NRP Bério

Em vez de 1 navio faz tudo de 19 000 tons eu preferia 2 especializados  e na ordem das 8/9 mil tons