KC-390 na FAP

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Pescador

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2580 em: Março 31, 2023, 03:09:02 pm »
Já nem falei, só porque me esqueci, da promiscuidade de andar de rabo dado com gente com simpatias pro russos. Afinal este País é muito ausente de valores. Temos um gajo(de fora) que mata 2 a facada e fere mais 4 e têm compaixão dele, mas outro cá cheio de razão da uns borrachos num bandalho vem logo as manifestações da ordem.
País de portas escancaradas, sem filtros.
O mesmo nos negócios sejam militares ou outros.
Nos militares é mais grave, pois da a a matéria e estando inseridos na Europa, em alianças no ocidente, deveríamos estar mais sintonizados e empenhados.
Eles, os outros europeus sabem que não podem contar muito conosco, porque era o mesmo que confiar em p.....

Falamos que falham, mas não será de acordo com as condições negociadas? Não houve erro nas aquisições sem depois ter "pilares" onde a manutenção e tudo o mais esteja contemplado?
Pagamos a tempo?
Não parece.
Os Helicópteros Merlin estão como estão culpa da Leonardo?
O atraso no MLU dos C130 também culpa de outros?
E os Linx anos a fazer um MLU interminável também culpa dos outros?
E as Fragatas 4 anos a fazer o MLU também foi culpa dos Holandeses?
E as peças 30mm e EO que não vêm, também é culpa dos outros?

Deve ser uma cabala, decerto.
Coitadinhos que somos

Mas para os Kc não faltou
Nem vai faltar para as avionetas tucas. A panela já está ao lume

« Última modificação: Março 31, 2023, 03:11:47 pm por Pescador »
 
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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2581 em: Março 31, 2023, 03:28:17 pm »
https://files.dre.pt/1s/2019/07/14300/0001000012.pdf

Não, o IVA vem depois dos 827 milhões.
« Última modificação: Março 31, 2023, 03:28:30 pm por dc »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2582 em: Março 31, 2023, 04:50:57 pm »
Citar
O KC "limpinho limpinho" custa 100 a 110 milhões a unidade, sem sequer incluir o equipamento de autodefesa (feito à parte), já que no contrato aparecem 600 milhões (603 ou algo assim) para 5 aeronaves + 1 simulador. Se o simulador for avaliado em 100 milhões, então cada KC custa também 100 milhões. Por sua vez, se o simulador custar 50 milhões, o custo de cada aeronave sobe para os 110. Se, por alguma razão, o simulador custar ainda menos que isso, o custo unitário de cada aeronave continua a subir.

A única coisa que quis dizer foi que 6 KC mesmo a 100M€ pagam só 3 A400M e não "quatro, quase cinco" porque o preço do A400M tbm subiu recentemente. De resto e de momento não me quero envolver nesta discussão.
 
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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2583 em: Março 31, 2023, 04:58:09 pm »
Não me parece que seja assim tão simples. Até porque o custo dos 6 KC-390, pagava-te 4 A-400 sensivelmente (quase 5), e a capacidade de transporte seria aproximadamente a mesma, sem a necessidade de ter tantas tripulações (ou traduzindo para a realidade portuguesa, numa FAP com poucos pilotos, mais valia ter menos aeronaves, mas mais capazes).

Vi ontem os dados de Março 2023 e os A400M estão a custar €190M por unidade por isso as contas não batem certo porque o KC inclui manutenção e simulador no preço.

O KC "limpinho limpinho" custa 100 a 110 milhões a unidade, sem sequer incluir o equipamento de autodefesa (feito à parte), já que no contrato aparecem 600 milhões (603 ou algo assim) para 5 aeronaves + 1 simulador. Se o simulador for avaliado em 100 milhões, então cada KC custa também 100 milhões. Por sua vez, se o simulador custar 50 milhões, o custo de cada aeronave sobe para os 110. Se, por alguma razão, o simulador custar ainda menos que isso, o custo unitário de cada aeronave continua a subir.

A sexta aeronave será à parte, portanto só aí são 110 milhões (valor médio), terá que incluir sobressalentes a contar com a sua compra, o kit Cobham, e uma extensão do contrato de manutenção. Podemos estar a falar de ter que pagar uns 150 milhões.

Quanto ao custo unitário, normalmente a pergunta que se faz a essas contas, é se estão a pegar no contrato inteiro ou se é apenas o valor da aeronave. Também podia pegar nos custos dos contratos do ST, e dizer que em alguns deles, cada aeronave custa 46 milhões.

Depois também convém comparar os preços na altura em que foram assinados os contratos. O preço do KC pré-inflação vs do A-400 pós-inflação, não é propriamente uma comparação igual, sendo que nós não sabemos quanto custará o KC a partir de agora (bom, ficaremos a saber, quando se souber o valor do 6º).

Entretanto, em 2015, foi proposta uma venda de 600 milhões de dólares (aprox. 550 milhões de euros) de 2 C-17 para a Nova Zelândia. Isto é o mesmo que dizer que, pelo preço dos 5 KC-390, teria dado para comprar 3 C-17 na altura. Dito isto, é meter o cérebro a funcionar, e começarem a questionar-se se na altura soubessem que comprar 5 KC-390, nos custaria o mesmo que 3 C-17, alguma vez entrávamos no programa.

De resto, é como o P44 disse. Já é mau entrar nestas negociatas, em que o custo unitário do que se vai comprar, subiu quase para o dobro, sem ninguém saber porquê. E mesmo depois disto, e mesmo depois de não se ter castigado o fabricante ao reduzir a encomenda (o Brasil pôde reduzir), ainda vamos ter o desplante de ir comprar mais um "só porque sim".

Em 2003 tivemos proposta de 2 C-17 mais 6 C-130HMLU.
Cps,

E era o caminho que devia ter sido feito. Mas com a desculpa do fabricado cá permitiu adiar gastar dinheiro quase 20 anos.
 
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alouette10

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2584 em: Março 31, 2023, 05:39:25 pm »
É adorável a forma como a rapaziada sabe fazer contas ao negócio do KC-390 e depois, ainda não contentes, começam a fazer comparações com outros sistemas de armas.   Vamos lá a um pequeno esforço e fico a aguardar que consigam comparar o que deve ser comparável.  O custo da aquisição dos KC-390 foi de (ou é) de 827 milhões de euros.  Neste valor, para além da aquisição de 5 aeronaves, está incluído um simulador, os 12 primeiros anos de manutenção de cada uma das aeronaves, os equipamentos complementares solicitados pela FAP para cada uma das aeronaves e ainda  a construção e adaptação de infraestruturas necessárias à sua operação.
Já agora, há dias alguém, "perfeito conhecedor" do PIB, perorava que Portugal tinha gasto 800 milhões e por isso era uma despesa. É verdade, La Palice não diria melhor.  Por isso era um péssimo negócio, bla, bla, bla.  Mas, acho eu, que pouco sei do PIB, que certamente se chamarão receitas as verbas oriundas da exportação de bens e serviços, em equipamentos de transporte, de cada uma das partes do KC-390 que é fabricada em Portugal, não somente para os aviões da FAP, mas para todos os já construídos e a construir pela Embraer.  Para além e não estou a quantificar isso para a riqueza do país, o investimento tecnológico feito, mais o emprego de cada um dos trabalhadores envolvidos  na parte do desenvolvimento e agora da produção.       
 
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Drecas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2585 em: Março 31, 2023, 08:53:04 pm »
Não me parece que seja assim tão simples. Até porque o custo dos 6 KC-390, pagava-te 4 A-400 sensivelmente (quase 5), e a capacidade de transporte seria aproximadamente a mesma, sem a necessidade de ter tantas tripulações (ou traduzindo para a realidade portuguesa, numa FAP com poucos pilotos, mais valia ter menos aeronaves, mas mais capazes).

Vi ontem os dados de Março 2023 e os A400M estão a custar €190M por unidade por isso as contas não batem certo porque o KC inclui manutenção e simulador no preço.

O KC "limpinho limpinho" custa 100 a 110 milhões a unidade, sem sequer incluir o equipamento de autodefesa (feito à parte), já que no contrato aparecem 600 milhões (603 ou algo assim) para 5 aeronaves + 1 simulador. Se o simulador for avaliado em 100 milhões, então cada KC custa também 100 milhões. Por sua vez, se o simulador custar 50 milhões, o custo de cada aeronave sobe para os 110. Se, por alguma razão, o simulador custar ainda menos que isso, o custo unitário de cada aeronave continua a subir.

A sexta aeronave será à parte, portanto só aí são 110 milhões (valor médio), terá que incluir sobressalentes a contar com a sua compra, o kit Cobham, e uma extensão do contrato de manutenção. Podemos estar a falar de ter que pagar uns 150 milhões.

Quanto ao custo unitário, normalmente a pergunta que se faz a essas contas, é se estão a pegar no contrato inteiro ou se é apenas o valor da aeronave. Também podia pegar nos custos dos contratos do ST, e dizer que em alguns deles, cada aeronave custa 46 milhões.

Depois também convém comparar os preços na altura em que foram assinados os contratos. O preço do KC pré-inflação vs do A-400 pós-inflação, não é propriamente uma comparação igual, sendo que nós não sabemos quanto custará o KC a partir de agora (bom, ficaremos a saber, quando se souber o valor do 6º).

Entretanto, em 2015, foi proposta uma venda de 600 milhões de dólares (aprox. 550 milhões de euros) de 2 C-17 para a Nova Zelândia. Isto é o mesmo que dizer que, pelo preço dos 5 KC-390, teria dado para comprar 3 C-17 na altura. Dito isto, é meter o cérebro a funcionar, e começarem a questionar-se se na altura soubessem que comprar 5 KC-390, nos custaria o mesmo que 3 C-17, alguma vez entrávamos no programa.

De resto, é como o P44 disse. Já é mau entrar nestas negociatas, em que o custo unitário do que se vai comprar, subiu quase para o dobro, sem ninguém saber porquê. E mesmo depois disto, e mesmo depois de não se ter castigado o fabricante ao reduzir a encomenda (o Brasil pôde reduzir), ainda vamos ter o desplante de ir comprar mais um "só porque sim".

Em 2003 tivemos proposta de 2 C-17 mais 6 C-130HMLU.
Cps,

A sério?? Hahah
Existe noticia disso?
 

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Pneucareca

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2586 em: Março 31, 2023, 10:03:03 pm »
Não me parece que seja assim tão simples. Até porque o custo dos 6 KC-390, pagava-te 4 A-400 sensivelmente (quase 5), e a capacidade de transporte seria aproximadamente a mesma, sem a necessidade de ter tantas tripulações (ou traduzindo para a realidade portuguesa, numa FAP com poucos pilotos, mais valia ter menos aeronaves, mas mais capazes).

Vi ontem os dados de Março 2023 e os A400M estão a custar €190M por unidade por isso as contas não batem certo porque o KC inclui manutenção e simulador no preço.

O KC "limpinho limpinho" custa 100 a 110 milhões a unidade, sem sequer incluir o equipamento de autodefesa (feito à parte), já que no contrato aparecem 600 milhões (603 ou algo assim) para 5 aeronaves + 1 simulador. Se o simulador for avaliado em 100 milhões, então cada KC custa também 100 milhões. Por sua vez, se o simulador custar 50 milhões, o custo de cada aeronave sobe para os 110. Se, por alguma razão, o simulador custar ainda menos que isso, o custo unitário de cada aeronave continua a subir.

A sexta aeronave será à parte, portanto só aí são 110 milhões (valor médio), terá que incluir sobressalentes a contar com a sua compra, o kit Cobham, e uma extensão do contrato de manutenção. Podemos estar a falar de ter que pagar uns 150 milhões.

Quanto ao custo unitário, normalmente a pergunta que se faz a essas contas, é se estão a pegar no contrato inteiro ou se é apenas o valor da aeronave. Também podia pegar nos custos dos contratos do ST, e dizer que em alguns deles, cada aeronave custa 46 milhões.

Depois também convém comparar os preços na altura em que foram assinados os contratos. O preço do KC pré-inflação vs do A-400 pós-inflação, não é propriamente uma comparação igual, sendo que nós não sabemos quanto custará o KC a partir de agora (bom, ficaremos a saber, quando se souber o valor do 6º).

Entretanto, em 2015, foi proposta uma venda de 600 milhões de dólares (aprox. 550 milhões de euros) de 2 C-17 para a Nova Zelândia. Isto é o mesmo que dizer que, pelo preço dos 5 KC-390, teria dado para comprar 3 C-17 na altura. Dito isto, é meter o cérebro a funcionar, e começarem a questionar-se se na altura soubessem que comprar 5 KC-390, nos custaria o mesmo que 3 C-17, alguma vez entrávamos no programa.

De resto, é como o P44 disse. Já é mau entrar nestas negociatas, em que o custo unitário do que se vai comprar, subiu quase para o dobro, sem ninguém saber porquê. E mesmo depois disto, e mesmo depois de não se ter castigado o fabricante ao reduzir a encomenda (o Brasil pôde reduzir), ainda vamos ter o desplante de ir comprar mais um "só porque sim".

Em 2003 tivemos proposta de 2 C-17 mais 6 C-130HMLU.
Cps,

A sério?? Hahah
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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2587 em: Março 31, 2023, 10:05:01 pm »
Ora o dc mesmo com a tabela de despesa a frente nao conseguiu ver 606milhoes para a compra dos kc,acresce 106milhoes de iva,mais 44milhoes para a construcao do simulador,mais alguns milhoes para o hangar,etc....mais alguns milhoes para a formacao de pilav,pessoal de terra,equipamentos transmissao padrao Nato,aquisicao de maffts,etc....mas ok....fico por aqui....obvio que o total do bolo chegara aos 827milhoes....mas DC obrigado pelo documento...aconselho te leres esse mesmo documento....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2588 em: Março 31, 2023, 11:11:25 pm »
Ora o dc mesmo com a tabela de despesa a frente nao conseguiu ver 606milhoes para a compra dos kc,acresce 106milhoes de iva,mais 44milhoes para a construcao do simulador,mais alguns milhoes para o hangar,etc....mais alguns milhoes para a formacao de pilav,pessoal de terra,equipamentos transmissao padrao Nato,aquisicao de maffts,etc....mas ok....fico por aqui....obvio que o total do bolo chegara aos 827milhoes....mas DC obrigado pelo documento...aconselho te leres esse mesmo documento....

É pegar nos valores apresentados no quadro, sem IVA, que perfazem os 827 milhões.  ::)

-606.1 milhões para as aeronaves + simulador
-109.8 milhões para a sustentação da frota e do simulador
-44.9 milhões para a suite EW
-66.3 milhões para os restantes serviços, nos quais se incluem o hangar e afins.

Não vejo nenhum valor de 106 milhões.
 
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nelson38899

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2589 em: Abril 01, 2023, 09:46:38 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2590 em: Abril 01, 2023, 10:38:54 pm »
Austria pondera possivelmente o kc 390,para ja estiveram presentes em Beja,e onde de perto trocaram impressoes,caso haja esse interesse Austria ira entrar no pequeno grupo de utilizadores, casos do  Brasil,Portugal,hungria,Holanda,e possibilidade da Índia,vamos aguardar.
Boas noticias...digo eu.
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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2591 em: Abril 03, 2023, 03:12:44 pm »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2592 em: Abril 03, 2023, 03:37:17 pm »

Com garantia:  https://ibb.co/5G3P7P6

 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2593 em: Abril 03, 2023, 03:49:07 pm »
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2594 em: Abril 04, 2023, 09:57:52 pm »
A #Embraer está honrada em receber a 1ª turma de treinamento do #KC390 #Millennium da
@fap_emfa . Os procedimentos serão realizados na Embraer Academy, no Brasil, com foco em pilotos, operadores de carga e técnicos de manutenção.









https://twitter.com/embraer/status/1643299470430568449