Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 3768 Respostas
  • 465849 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #165 em: Junho 11, 2019, 02:41:05 pm »
Ai há uma diferença que salta á vista e é enorme. Um projecto antiquado e o qual se recusam a actualizar ou re-desenhar porque "já está feito assim".
Podem contar que pelo menos eu vou andar sempre com a da Traineira na boca, e não é por serem feitos cá ou não.
Se nós aqui vissemos um pais estrangeiro com este design de OPV a ser usado e vendido como "state of the art" nalgum lado, quantos de nós riam-se na cara deles!?
Basta ver o que anda no mercado de OPV´s em termos de design, funcionalidade e armamento que os nossos NPO´s são ridiculos em comparação!
É quase como ir ao mercado comprar salmão e a peixeira dizer "leve estes carapaus, são nacionais e sabem ao mesmo"!
Por amor da santa....

 >:(
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #166 em: Junho 11, 2019, 03:16:38 pm »
Citar
Citar
1 - Autorizar a Marinha a realizar a despesa relativa à aquisição de dois navios-patrulha oceânicos da classe «Viana do Castelo», até ao montante máximo de 77 000 000,00 EUR, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, com recurso ao procedimento por negociação sem publicação de anúncio, com consulta às sociedades comerciais WEST SEA S.A., e EDISOFT S.A., em regime de consórcio a constituir no momento da adjudicação.

2 - Estabelecer que os encargos orçamentais resultantes do contrato a celebrar na sequência do procedimento referido no número anterior, são suportados pelas verbas inscritas e a inscrever na Lei de Programação Militar, não podendo exceder, em cada ano económico, os seguintes montantes, aos quais acresce o IVA:

a) 2015 - 17 317 073,00 EUR;

b) 2016 - 37 195 122,00 EUR;

c) 2017 - 15 211 382,00 EUR;

d) 2018 - 7 276 423,00 EUR.

3 - Estabelecer que o montante fixado no número anterior para cada ano económico pode ser acrescido do saldo apurado na execução orçamental do ano anterior.

4 - Determinar que a execução do contrato de aquisição de dois navios-patrulha oceânicos é acompanhada e fiscalizada por uma equipa de acompanhamento e fiscalização, com caráter permanente, deslocada para o local da construção até ao cumprimento integral do contrato, que deve ter o envolvimento de um elemento do Arsenal do Alfeite, S.A.

5 - Delegar no Ministro da Defesa Nacional, com a faculdade de subdelegação, a competência para a prática de todos os atos a realizar no âmbito da presente resolução, designadamente a competência para aprovar as peças do procedimento, constituir a equipa de avaliação e negociação da proposta, praticar o ato de adjudicação, aprovar a minuta e para a outorga do contrato.

6 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Presidência do Conselho de Ministros, 28 de maio de 2015. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.


38.500 milhões de euros por navio. Encontrem algo de preço semelhante e melhor armado e equipado. Se era possível melhor? Sem dúvida e usando o mesmo projecto, mas como já disseram várias vezes responsáveis da Marinha, o navio é para ser barato.
« Última modificação: Junho 11, 2019, 03:17:56 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5315
  • Recebeu: 3950 vez(es)
  • Enviou: 9759 vez(es)
  • +8442/-245
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #167 em: Junho 11, 2019, 04:25:18 pm »
Oh CdM, tu parece que também foste afectado pelo 'bicho' e não prestaste atenção a nada do que foi discutido anteriormente. Os OPV80 chilenos ficaram por cerca de 45 milhões de euros e, ao contrário, dos dois NPO que mencionaste estão armados! Se acrescentares o preço das MARLIN que tardam a chegar é basicamente o mesmo. Ah, e foram construídos no Chile segundo projecto alemão alterado localmente.

PS: Esqueci-me do IVA, que eleva o preço unitário para 47,355 milhões. Se adicionares a MARLIN com IVA são mais cerca de 5 milhões. E de repente já são 52 milhões. Mas o que interessa isso quando as novas traineiras dos anos 80 vão ficar a 60 milhões a unidade — que são quase 74 milhões com IVA — a que há que adicionar o armamento? 80 milhões por navio, o que é isso quando estamos a falar de tecnologia de ponta?  :mrgreen:
« Última modificação: Junho 11, 2019, 04:31:50 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, ocastilho

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #168 em: Junho 11, 2019, 05:48:24 pm »
Eu li, mas tenho duas coisas a dizer sobre esse preço:

- Gostava de ver um documento mais oficial a dizer exactamente quanto dinheiro é que o estado Chileno pagou, é que eu tenho dúvidas muito sérias em relação a esse preço;
- Comparem com qualquer outro navio do género e encontrem outro caso do género.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5315
  • Recebeu: 3950 vez(es)
  • Enviou: 9759 vez(es)
  • +8442/-245
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #169 em: Junho 11, 2019, 06:16:30 pm »
Então agora o pessoal já não pode construir opiniões baseadas em notícias? Temos que ir procurar o equivalente ao DR em cada país que adquira NPOs, tirar uns cursos de línguas (porque nem todos os países utilizam nos seus jornais oficiais as duas ou três línguas que a maior parte dos tugas entendem) e só depois podemos manifestar as nossas opiniões contra o 'inatacável' NPO Biana do Castelo?

Mas 'just in case' aqui fica mais um exemplo. Este diz respeito ao contrato para a construção na Malásia de 03 Damen 1800, por 738,9 milhões de Ringgit Malaios, ou 157,02 milhões de euros ao câmbio actual (o contrato ja foi assinado há dois anos e meio, mas dou isso de barato). Não sei se inclui armamento e sensores, nem se existe IVA na Malásia, mas isso são detalhes porque um gajo ainda consegue emitir juízos fundados, pelo menos no contexto de um fórum na internet, sem ter que recorrer a documentos notarizados, com imposto de selo e sei lá mais o quê.

http://www.malaysiandefence.com/thhe-destini-secures-mmea-opv-contract/
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #170 em: Junho 11, 2019, 06:41:32 pm »
Então agora o pessoal já não pode construir opiniões baseadas em notícias? Temos que ir procurar o equivalente ao DR em cada país que adquira NPOs, tirar uns cursos de línguas (porque nem todos os países utilizam nos seus jornais oficiais as duas ou três línguas que a maior parte dos tugas entendem) e só depois podemos manifestar as nossas opiniões contra o 'inatacável' NPO Biana do Castelo?

Mas 'just in case' aqui fica mais um exemplo. Este diz respeito ao contrato para a construção na Malásia de 03 Damen 1800, por 738,9 milhões de Ringgit Malaios, ou 157,02 milhões de euros ao câmbio actual (o contrato ja foi assinado há dois anos e meio, mas dou isso de barato). Não sei se inclui armamento e sensores, nem se existe IVA na Malásia, mas isso são detalhes porque um gajo ainda consegue emitir juízos fundados, pelo menos no contexto de um fórum na internet, sem ter que recorrer a documentos notarizados, com imposto de selo e sei lá mais o quê.

http://www.malaysiandefence.com/thhe-destini-secures-mmea-opv-contract/

E só por coicidencia o OPV 1800 é o mais perto dos nossos NPO´s. Mas vejam bem a diferença.









 :-P
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
« Última modificação: Junho 11, 2019, 07:33:49 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5315
  • Recebeu: 3950 vez(es)
  • Enviou: 9759 vez(es)
  • +8442/-245
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #172 em: Junho 11, 2019, 07:47:59 pm »
Outro artigo interessante. Os colombianos, com o seu já longo historial náutico e experiência secular em construção naval, ouviram quem utiliza os navios e equipamentos e vai daí fizeram alterações ao projecto dos 03 OPV80 originais e transformaram-no em OPV93 (tem mais 13 metros de comprimento) para a segunda leva de 03 navios. Vá-se lá saber porquê, saíram fora da sua zona de confiança, bateram punho, foram empreendedores e não acharam imprudente alterar "algo provado".  :mrgreen: Não contentes com isto tudo, ainda acharam por bem projectar logo uma versão de exportação do navio. Cambada de amadores pá!

https://www.edrmagazine.eu/cotecmar-details-opv93
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Stalker79

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8590
  • Recebeu: 3208 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4058/-6459
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #173 em: Junho 11, 2019, 08:50:31 pm »
Pessoalmente considero o L'Adroit dos OPV mais inovadores e interesssantes (e sem os canhões do Yamato  :G-bigun:  ), e no contrato assinado com os argentinos ficam a 79,5 milhões de euros cada. Vejam o navio.  :-P c56x1



https://www.infodefensa.com/latam/2018/11/29/noticia-argentina-aprueba-contrato-adquirir-cuatro-francia.html









Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #174 em: Junho 12, 2019, 07:23:13 am »
RAN frigate out of service for more than three years largely due to personnel issues

 Julian Kerr, Sydney - Jane's Defence Weekly  11 June 2019

 Personnel shortages have left one of the Royal Australian Navy’s (RAN’s) eight Anzac-class frigates on shipyard blocks for 21 months, with a further 16 months anticipated until HMAS Perth completes an impending mid-life upgrade and again becomes available for operations.

 The 3,900-tonne frigate was placed on the hardstand at BAE Systems Australia’s shipyard at Henderson near Perth in October 2017 after completing a deep maintenance cycle.
 Since then the ship has remained on blocks: a situation disclosed in a recent report by the Australian National Audit Office (ANAO) stating that the RAN has been unable to muster the normal 192-strong crew.

http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=263&page=27

PS : Nós a precisar de Fragatas modernas e os Aussies sem pessoal para as Guarnecer !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #175 em: Junho 12, 2019, 07:34:51 am »
Esta coisa do preço do NPO, também pode ser pagar o desenvolvimento do projeto, se quando compramos os submarinos em vez do projeto do NAVPOL, viesse de um patrulha talvez agora fosse mais barato a construção.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17943
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5674 vez(es)
  • +7034/-9362
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #176 em: Junho 12, 2019, 10:21:27 am »
Este caso dos NPOs e da comparação com projectos de outros países, é apenas mais uma constatação do quanto somos um estado falhado, gerido por incompetentes e/ou corruptos.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #177 em: Junho 12, 2019, 11:01:09 am »
Então agora o pessoal já não pode construir opiniões baseadas em notícias? Temos que ir procurar o equivalente ao DR em cada país que adquira NPOs, tirar uns cursos de línguas (porque nem todos os países utilizam nos seus jornais oficiais as duas ou três línguas que a maior parte dos tugas entendem) e só depois podemos manifestar as nossas opiniões contra o 'inatacável' NPO Biana do Castelo?

Sim... estou a brincar!

Mas vais ver que há algo que não bate certo. Então o dito navio está muito mais armado, tem hangar para helicóptero, provavelmente radares tácticos (e não equipamento civil) e só custou isso?

Citar
Mas 'just in case' aqui fica mais um exemplo. Este diz respeito ao contrato para a construção na Malásia de 03 Damen 1800, por 738,9 milhões de Ringgit Malaios, ou 157,02 milhões de euros ao câmbio actual (o contrato ja foi assinado há dois anos e meio, mas dou isso de barato). Não sei se inclui armamento e sensores, nem se existe IVA na Malásia, mas isso são detalhes porque um gajo ainda consegue emitir juízos fundados, pelo menos no contexto de um fórum na internet, sem ter que recorrer a documentos notarizados, com imposto de selo e sei lá mais o quê.

http://www.malaysiandefence.com/thhe-destini-secures-mmea-opv-contract/


Agora já estás a perceber o que eu escrevi acima. Nós andamos a debitar números que não sabemos exactamente o que são exactamente. Será que inclui IVA, será que inclui o armamento, o equipamento, a formação, o que é que inclui exactamente...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #178 em: Junho 12, 2019, 11:09:02 am »
Pessoalmente considero o L'Adroit dos OPV mais inovadores e interesssantes (e sem os canhões do Yamato  :G-bigun:  ), e no contrato assinado com os argentinos ficam a 79,5 milhões de euros cada. Vejam o navio.  :-P c56x1

https://www.infodefensa.com/latam/2018/11/29/noticia-argentina-aprueba-contrato-adquirir-cuatro-francia.html









Saudações

O design é fabuloso! :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #179 em: Junho 12, 2019, 11:12:54 am »
Declaro-me ditador desta treta toda, e digo desde já que a Marinha vai comprar 3 Fragatas aos Australianos e as nossas VG passaram a NPO (sem misseis para reduzir o número de tripulantes necessários à guarnição).

Vamos mandar fazer o substituto do Bérrio a partir do próximo ano e o mesmo vai ter capacidade de transportar cerca de 200 militares com respectivas viaturas, e lanchas.

E vamos aumentar o orçamento para a Def... opá, desculpem-me mas a Maria está a chamar-me para ir ajudá-la... eu nunca posso brincar pá! :'(
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.