ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: Dinivan em Junho 26, 2005, 10:14:52 am

Título: «Crise pode pôr em causa independência nacional»
Enviado por: Dinivan em Junho 26, 2005, 10:14:52 am
Citar
O ministro da Defesa Nacional, Luís Amado, admitiu hoje que a actual crise orçamental e financeira, se não for atacada, pode pôr em causa, a prazo, "a governabilidade do País e a própria independência nacional".

A declaração foi feita pelo ministro ao discursar nas cerimónias comemorativas do Dia das Forças Armadas Portuguesas, em Estremoz, marcadas também pelo período de contenção financeira que se vive no País, o que inviabilizou a realização do desfile aéreo que estava programado.

No final da cerimónia, em declarações aos jornalistas, Luís Amado esclareceu que as suas palavras, quanto à independência nacional, tinham subjacente apenas "um sentido figurado".

No seu discurso, o governante afirmou que, a curto e médio prazos, "a vida nacional será condicionada pela gravidade da crise orçamental e financeira, cujos contornos preocupantes são de todos conhecidos".

"Esta crise, que tem raízes profundas ao nível do Estado e da economia, põe em causa, a prazo, se não for atacada com determinação e coragem, o bem-estar futuro dos portugueses, a governabilidade do País e a própria independência nacional", afirmou, na intervenção.

Nas declarações aos jornalistas, o governante adiantou que "a linha de declínio em que o País vem caindo, nos últimos anos, se não for invertida a prazo, naturalmente que poderá pôr em causa valores essenciais da identidade e da personalidade política" portuguesas.

Questionado sobre a hipótese de essa inversão não se vir a verificar, o ministro afiançou que o que poderá acontecer é que Portugal possa "empobrecer irreversivelmente" e a economia nacional vir a "definhar".

"É preciso criar condições para que o País saia deste estado de coisas", argumentou.

Ainda quanto à contenção financeira, Luís Amado justificou o cancelamento do desfile aéreo que deveria ter integrado as comemorações com a necessidade de, também nas Forças Armadas, serem dados "alguns sinais no sentido de poupar".

No seu discurso, o ministro da Defesa considerou que o "sucesso, no médio e longo prazos, da estratégia de contenção adoptada pelo Governo, vai depender do sucesso das reformas de controlo da despesa pública", as quais exigem "o contributo de todos os sectores do Estado".

"Deste esforço, patriótico, não podem alhear-se a Defesa Nacional, as Forças Armadas e os elementos que nelas servem (...)", afirmou Luís Amado, garantindo que os sacrifícios pedidos a todos "não deixarão de respeitar o estatuto da condição militar".

As cerimónias comemorativas do Dia das Forças Armadas Portuguesas foram presididas pelo Chefe de Estado, Jorge Sampaio, e contaram também com a presença do primeiro- ministro José Sócrates, os quais não prestaram quaisquer declarações aos jornalistas.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=553549&div_id=291

Citar
Forças Armadas não estão «alheias ao clima de contenção»
2005/06/25 | 16:39
Já que «poderão ser também afectadas», considerou o Chefe do Estado Maior, almirante Mendes Cabeçadas
 
O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, almirante Mendes Cabeçadas, considerou hoje que as Forças Armadas "não podem eximir-se ao conjunto de medidas que visam o restabelecimento do equilíbrio das contas públicas".

"Não somos alheios ao clima geral de contenção que o país vive e sabemos que as Forças Armadas poderão ser também afectadas, no respeito pelos princípios da partilha de esforços e da equidade", declarou.

O almirante Mendes Cabeçadas falava, em Estremoz, durante as cerimónias comemorativas do Dia das Forças Armadas Portuguesas, presididas pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

Também o primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Defesa Nacional, Luís Amado, e outras autoridades militares, civis, religiosas e judiciais estiveram presentes na sessão.

"As Forças Armadas constituem uma instituição nacional, habituada a cumprir o seu dever em momentos difíceis e saberão fazê-lo na actual situação", realçou.

O almirante Mendes Cabeçadas sublinhou que as Forças Armadas sabem que "o principal problema não reside em si, uma vez que os recursos que o país lhes atribui representaram cerca de 1,40 por cento do PIB em 2004".

Adiantou que, nos últimos 15 anos, os recursos afectos à Defesa Nacional têm vindo tendencialmente a decrescer face às despesas públicas.

Por outro lado, o responsável pelas Forças Armadas considerou que o fim da obrigatoriedade do serviço militar constitui "uma realidade que marca inequivocamente a História Militar nacional".

"A passagem da conscrição à profissionalização foi gerida com sucesso, constituindo-se como um elemento significativo de transformação das Forças Armadas", argumentou.

"No Exército, ramo onde as consequências de mudança geravam alguma expectativa e apreensão, foram atingidos os efectivos considerados necessários para garantir a eficácia operacional", adiantou.

O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas indicou que Portugal mantém forças na região dos Balcãs e no Kosovo e que participa com uma equipa de instrutores e conselheiros na missão de treino assumida pela NATO no Iraque.

Acrescentou que Portugal contribui igualmente para as forças europeias - EUROFOR e EUROMARFOR - e integra as missões em curso no Congo e na região do Darfur, no Sudão, e está também envolvida em Missões de Apoio à Paz, sob a égide das Nações Unidas.

A presença nacional no Afeganistão, assegurada até ao momento por um avião C-130, aumentará no próximo semestre, adiantou o almirante Mendes Cabeçadas.

A cerimónia militar, no Rossio Marquês de Pombal, incluiu ainda um discurso do ministro da Defesa Nacional, Luís Amado, imposição de condecorações, homenagem aos militares, militarizados e civis das Forças Armadas já falecidos e um desfile das forças em parada (Marinha, Exército, GNR e Força Aérea).

O Dia das Forças Armadas Portuguesas evoca a batalha de S. Mamede e a figura do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, "um dos raros nomes que unanimemente é identificado com a própria existência nacional".
Citar
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=553554&div_id=291
Título:
Enviado por: papatango em Junho 27, 2005, 02:29:02 pm
Pelo que vejo, o ministro aprendeu cedo a cantar a canção da desgraçadinha.

Do mal o menos :D

= = = =

Um questão engraçada, neste texto e que levantou a minha curiosidade:

Citar
O Dia das Forças Armadas Portuguesas evoca a batalha de S. Mamede e a figura do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, "um dos raros nomes que unanimemente é identificado com a própria existência nacional".


Fiquei a saber que são raros os nomes que os portugueses identificam com a propria existência nacional.

Não deixa de ser interessante pensar, que livros de história andará o autor do texto a ler.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Nautilus em Junho 28, 2005, 07:27:31 pm
Citar
Medidas de contenção orçamental

Governo admite recuo no sistema de saúde militar

Helena Pereira

 

Associações reagem com cautela. Praças da Armada convocam para amanhã marcha silenciosa

O Ministério da Defesa admite recuar nas alterações previstas ao sistema de saúde militar, que já foram aprovadas em Conselho de Ministros. O sinal foi dado por Luís Amado, que anunciou a fusão dos três subsistemas de saúde dos ramos num só, mas as associações de militares estão a reagir com cautela a essa disponibilidade. Para amanhã, mantém-se a convocação de uma marcha silenciosa entre o Terreiro do Paço e a Assembleia da República, feita pela Associação de Praças da Armada.
O ministro da Defesa defendeu, no sábado, Dia das Forças Armadas, que a saúde militar deve ser encarada "como um sistema, articulando-o funcionalmente com o serviço nacional de saúde", e que os subsistemas de saúde dos três ramos vão passar a ser "integrados" num só. "Os esforços pedidos a todos não deixarão de respeitar o estatuto da condição militar, que queremos aliás dignificar", garantiu.
Um dos diplomas já aprovados com medidas de contenção orçamental previa a uniformização dos actuais sete subsistemas de saúde públicos: ADSE, a Assistência na Doença aos Militares do Exército, Armada e Força Aérea, ADMG (Assistência na Doença à Guarda Nacional Republicana), SAD PSP (Serviços de Assistência na Doença da Polícia de Segurança Pública) e ainda os SSMJ (Serviços Sociais do Ministério da Justiça). A partir de dia 1 de Outubro, os militares que entram ficam sujeitos já ao regime da ADSE.
Contudo, o Governo admite agora conservar um regime de excepção para os militares e não aplicar de forma cega este diploma, que seria extensível a toda a administração pública. Um membro do gabinete do ministro afirmou ontem ao PÚBLICO que "o princípio que orienta as alterações é o de convergência e harmonização" com a ADSE, mas sem já falar em "uniformização" da saúde militar nas regras daquele regime.
A obrigatoriedade de, a partir de dia 1 de Outubro, os militares que entrem ficarem sujeitos à ADSE também está a ser revisto. A aplicação aos militares das regras gerais da segurança social, que estão a criar igualmente muita contestação, também poderá vir a sofrer um recuo.
O porta-voz da Associação de Oficiais das Forças Armadas, coronel Tasso de Figueiredo, afirma que tem havido "algumas declarações públicas para tranquilizar os militares", mas que o que conta são os diplomas que foram aprovados e, esses, sublinham, "apontam inequivocamente para a convergência do sistema de saúde dos militares com a ADSE e da protecção social com o regime geral da segurança social".
"Se for como o ministro disse, vemos a racionalização do sistema de saúde como uma medida correcta e com esperança que contribua para melhorar essa mesma assistência. Mas, neste momento, não temos dados para saber como isso vai ser feito", acrescentou.
A convergência com o regime geral de segurança social significa, entre outras coisas, que os militares deixam de poder reformar-se com 36 anos de serviço e que o cálculo para a pensão de reforma será feito de acordo com os últimos dez anos em vez de, como actualmente, corresponder a 80 ou a 90 por cento do vencimento.
A Associação de Praças da Armada, uma das que estiveram reunidas com o ministro da Defesa há duas semanas para debater as medidas de contenção orçamental, entende que o Governo está a proceder a uma "expropriação de direitos, compensações e regalias" dos militares. Daí que se mantenha a convocação da marcha silenciosa. Os militares podem manifestar-se desde que estejam vestidos à civil, não exibam qualquer símbolo das Forças Armadas e desde que a manifestação não seja de natureza partidária ou sindical.

Helena Pereira Jornal Publico


Valentes praças á que lutar pelos direitos.
 :Soldado2:
Título:
Enviado por: Nautilus em Junho 29, 2005, 11:20:31 pm
Hoje pela primeira vez houve uma manifestação de militares pelas ruas de Lisboa a exigirem que o governo respeite os seus direitos e não somente que exiga que morram pela patria.
Foi uma manifestação organizada pela Associação de Praças da Armada e foi silenciosa e muito sinbolica.
Título:
Enviado por: papatango em Junho 30, 2005, 12:38:24 pm
Em primeiro lugar, temos que aceitar todos os protestos, porque estamos numa democracia.

No entanto:

Há décadas que a Pátria não pede que se morra por ela.
Há décadas que se criou nas Forças Armadas a ideia de que "arranha-se" um bocado no inicio, e depois é uma "peluda" até à reforma.

O que se passa é que "a Peluda" pode afinal não ser tão interessante como era suposto ser. O que mais ouvimos, é pessoas a dizer que "quando fiz o contrato, não era a isto que vinha".

Ou seja, o costume. Resolvam os problemas do país, mas deixem-me de fora.

O tradicional do funcionalismo público. Os "gajos dos privados", que trabalhem e que paguem impostos, que tenham poucas ou nenhumas regalias sociais. Afinal eles estão habituados a levar porrada, um aperto de cinto a mais não se vai sentir.

Agora EU? que consegui um empreguinho certinho e arrumadinho, para não ter que me chatear com essas coisas chatas como trabalhar e produzir senão vou para a rua....
Eu não!!!
Afinal, há que defender o estatuto de Funcionário Público.

Aqueles que mais têm, aqueles que mais protecções sociais têm, aqueles que mais capacidade organizativa possuem, são aqueles que estão em melhores condições de defender os seus interesses corporativos, e exigir receber salários que são pagos pelos impostos daqueles que não estão nas manifestações.

Estas pessoas deviam ter um pouco de vergonha e pensar:
Quase todos os dias ouvimos falar em empresas que fecham as portas, por causa das deslocalizações. Há pessoas que vivem tragédias porque podem não alimentar os filhos, o país perde parte do seu tecido produtivo, e perde postos de trabalhos que geravam impostos, e esta gente vem-se queixar porque lhe estão a lixar a reforma antecipada.

Deviam por a mão na consciência e entender que se continuamos assim NÃO VAI HAVER REFORMA PARA NINGUÉM, PORQUE NÃO VAI HAVER DINHEIRO PARA PAGAR NEM AOS FUNCIONARIOS PUBLICOS, QUANDO O PAÍS ENTRAR EM COLAPSO E ACABARMOS NUMA GUERRA CIVIL.

O país não está à beira de um precipício.
O PAÍS JÁ ESTÁ EM QUEDA LIVRE!!!

E AS CORPORAÇÕES RECUSAM-SE A PUXAR A ARGOLA DO PARA-QUEDAS, PORQUE ISSO NÃO ESTAVA NO CONTRATO.

O adjectivo que conheço que melhor define a situação é:

PREVERSO.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Luso em Junho 30, 2005, 01:50:37 pm
Eu partilho do péssimismo do PT, péssimismo que já é de longa data conforme os meus amigos podem observar no meu historial de "postagens". Alguém viu o Medina Carreira no "Prós e Contras"?
Antológico e de serviço público ímpar.
Mas poucos o viram. Incluindo gente que tinha obrigação de o ver...
Título:
Enviado por: alfsapt em Junho 30, 2005, 02:35:54 pm
Citação de: "papatango"
Em primeiro lugar, temos que aceitar todos os protestos, porque estamos numa democracia.

E opiniões, e o direito de lutar pelo que cada um acredita.
Naão vou comentar esta manifestação porque AINDA desconheço os motivos e a posição do MDN.

No entanto:

Citação de: "papatango"
Há décadas que a Pátria não pede que se morra por ela.


Isto não é razão para justificar nada ou argumento para o que quer que seja porque para muitos bastou ter-se-lhes pedido uma única vez.
Título:
Enviado por: Moi em Julho 08, 2005, 11:33:41 pm
Talvez não seja estranho o facto de serem praças... que cada vez há menos... em comparação com as altas patentes...

Para quando a discussão do «deviamos era ter menos Generais e afins...»

Ou isso não interessa a quem está «á frente» dos bares...

Cumprimentos...
Título:
Enviado por: Luso em Julho 08, 2005, 11:44:21 pm
Citar
Para quando a discussão do «deviamos era ter menos Generais e afins...


Isso é um aspecto importantíssimo que não deve ser esquecido. Além do facto da justiça não estar a funcionar como devia perante essa... classe.
Título: As reformas e a eterna inércia
Enviado por: C. E. Borges em Julho 19, 2005, 11:25:05 am
Um Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, competentemente assessorado por outros especialistas militares, não tem capacidade para propor ao Ministro as reformas necessárias no âmbito das velhas estruturas militares ? Parece que ficamos sempre a olhar uns para os outros e a dizer que são precisas reformas e que são precisas reformas ...
Mas já se percebe o problema, e este é que vivemos todos uma situação que os entendidos designam por «double bind», isto é, à inércia e aos interesses das corporações - quaisquer corporações - junta-se-lhes o muito elevado custo de qualquer reforma, exactamente numa altura em que o país vive uma tremenda crise financeira. Do que há-de concluir-se que o escrutínio das nossas elites políticas tem sido uma tragédia em falta de visão e em falta de competência. Vamos em deslizando ...
Título:
Enviado por: Luso em Julho 19, 2005, 12:25:42 pm
Os chefes militares são nomeados não pelas suas qualidades mas por fazerem o frete aos políticos senão lá se vai a reforma. Ficam caladinhos e no final da carreira lá recebem o pré de reforma e uma comendazita dada pelo "tachista em chefe"...

As chefias deste País um dia vão ter que responder pelo que não/fizeram e pagar por isso...
E ainda lhes dão tempo de antena na televisão: vitorinos, marcelos e outros que tal.
Título:
Enviado por: emarques em Julho 19, 2005, 03:47:22 pm
Alguém já leu o livro "Psicologia da Incompetência Militar?" Vi-o à venda, e fiquei curioso. Gostava de saber se alguém o leu, e se se recomenda. :)
Título: emarques
Enviado por: C. E. Borges em Julho 19, 2005, 05:34:33 pm
Não li, mas sei que está publicada a 2ª edição (2005) na Dom Quixote e que o «resumo» do livro está disponível na "Net" assim :

A velha ideia de que os desastres militares, e incompetência que revelam, se devem a simples estupidez é, neste livro, posta em causa pela primeira vez. Norma Dixon rebate completamente esta ideia, procurando mostrar que raramente se aplica, pois que as causas da incompetência militar são, em geral, de ordem emocional e não intelectual. Assim, este livro descreve as causas humanas dos desastres militares e revela o paradoxo intrigante de como as características mais desajustadas a posições de comando efectivo são, muitas vezes, exactamente as mesmas que tendem a favorecer as subidas de posto.(...).

Cherchez la femme (o paradoxo intrigante) ...
Título:
Enviado por: Luso em Julho 19, 2005, 05:48:51 pm
Eu pessoalmente faço triagem das minhas leituras rejeitando liminarmente TUDO o que é escrito por mulheres. Ainda não encontrei nada que valha a pena e o que li foi irrelavante. E então manuais científicos e escolares nem é bom falar (dava um bom estudo dissertar sobre o tema).
Para essa questão da incompetência das chefias militares e que se podem extrapolar para as outras recomendo

ABOUT FACE : THE ODYSSEY OF AN AMERICAN WARRIOR
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/de ... s&n=507846 (http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0671695347/qid=1121791604/sr=8-1/ref=pd_bbs_1/104-9531018-2761568?v=glance&s=books&n=507846)

É excelente!
Título:
Enviado por: Yosy em Julho 19, 2005, 09:04:45 pm
Citação de: "emarques"
Alguém já leu o livro "Psicologia da Incompetência Militar?" Vi-o à venda, e fiquei curioso. Gostava de saber se alguém o leu, e se se recomenda. :)


Também o vi á venda na FNAC. Como estava lá para outra coisa só dei uma vista de olhos. Lembro-me é de certas passagens: havia um capítulo sobre "a suposta incompetência intelectual dos oficiais" (estava lá escrito isto). Dizia que Douglas Haig era o filho estúpido da sua família e só entrou á segunda para a Academia Militar de Sanhurst, depois ter tido explicações com um professor que, devido ao seu conhecimento da academia, "garantiria a entrada até ao mais obtuso dos alunos".
Título:
Enviado por: typhonman em Agosto 04, 2005, 12:10:49 am
Aqui em Portugal vigora o sistema Cunhas :wink:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Agosto 09, 2005, 05:11:38 pm
Papatango:

Citar
Aqueles que mais têm, aqueles que mais protecções sociais têm, aqueles que mais capacidade organizativa possuem, são aqueles que estão em melhores condições de defender os seus interesses corporativos, e exigir receber salários que são pagos pelos impostos daqueles que não estão nas manifestações.


Só uma dúvida:

Os funcionários públicos (desde os varredores de rua até aos altos dirigentes da Administração Pública) não pagam também impostos e gastam o dinheiro que recebem em Portugal?

Outra dúvida:

O Medina Carreira não foi aquele que recebeu do Estado (que ele tanto diz ser gastador) a módica quantia de 18.000 euros para escrever uma série de patacoadas a que ele chamou "Livro Branco" no tempo do Guterres?
Título:
Enviado por: papatango em Agosto 10, 2005, 11:46:29 am
Citar
Só uma dúvida:
Os funcionários públicos (desde os varredores de rua até aos altos dirigentes da Administração Pública) não pagam também impostos e gastam o dinheiro que recebem em Portugal?

Não está em causa se o dinheiro é gasto em Portugal ou não.

O que está em causa, são as críticas e os protestos daqueles que estão mais protegidos, enquanto que as empresas privadas, que são o motor da economia enfrentam dificuldades e quase todos os dias há empresas que fecham as portas.

Os funcionários públicos, trabalham para um patrão incompetente, são pouco produtivos, e para cúmulo, podem fazer greve à vontade para defender os seus direitos, quando em termos comparativos são os mais beneficiados. Reformas antecipadas, horarios de trabalho de fazer qualquer cidadão ficar de cabelos em pé, e acima de tudo, um salário certo, quando no resto do país as pessoas pensam duas vezes se devem comprar um electrodomestico, porque não se sabe o que f«vai acontecer amanhã.

Num periodo de crise, em que os funcionários públicos são os mais protegidos, são indecentes e imorais os protestos.~

= = =

Quanto ao Medina Carreira, mesmo que em vez de receber os Euros, tivesse sido ele a paga-los, a análise efectuada, não sería diferente. Infelizmente o problema é a análise técnica estar certa e não a honorabilidade do analista.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: USB80 em Setembro 12, 2005, 06:19:33 pm
Citação de: "papatango"
Em primeiro lugar, temos que aceitar todos os protestos, porque estamos numa democracia.

No entanto:

Há décadas que a Pátria não pede que se morra por ela.
Há décadas que se criou nas Forças Armadas a ideia de que "arranha-se" um bocado no inicio, e depois é uma "peluda" até à reforma.

O que se passa é que "a Peluda" pode afinal não ser tão interessante como era suposto ser. O que mais ouvimos, é pessoas a dizer que "quando fiz o contrato, não era a isto que vinha".

Ou seja, o costume. Resolvam os problemas do país, mas deixem-me de fora.

O tradicional do funcionalismo público. Os "gajos dos privados", que trabalhem e que paguem impostos, que tenham poucas ou nenhumas regalias sociais. Afinal eles estão habituados a levar porrada, um aperto de cinto a mais não se vai sentir.

Agora EU? que consegui um empreguinho certinho e arrumadinho, para não ter que me chatear com essas coisas chatas como trabalhar e produzir senão vou para a rua....
Eu não!!!
Afinal, há que defender o estatuto de Funcionário Público.

Aqueles que mais têm, aqueles que mais protecções sociais têm, aqueles que mais capacidade organizativa possuem, são aqueles que estão em melhores condições de defender os seus interesses corporativos, e exigir receber salários que são pagos pelos impostos daqueles que não estão nas manifestações.

Estas pessoas deviam ter um pouco de vergonha e pensar:
Quase todos os dias ouvimos falar em empresas que fecham as portas, por causa das deslocalizações. Há pessoas que vivem tragédias porque podem não alimentar os filhos, o país perde parte do seu tecido produtivo, e perde postos de trabalhos que geravam impostos, e esta gente vem-se queixar porque lhe estão a lixar a reforma antecipada.

Deviam por a mão na consciência e entender que se continuamos assim NÃO VAI HAVER REFORMA PARA NINGUÉM, PORQUE NÃO VAI HAVER DINHEIRO PARA PAGAR NEM AOS FUNCIONARIOS PUBLICOS, QUANDO O PAÍS ENTRAR EM COLAPSO E ACABARMOS NUMA GUERRA CIVIL.

O país não está à beira de um precipício.
O PAÍS JÁ ESTÁ EM QUEDA LIVRE!!!

E AS CORPORAÇÕES RECUSAM-SE A PUXAR A ARGOLA DO PARA-QUEDAS, PORQUE ISSO NÃO ESTAVA NO CONTRATO.

O adjectivo que conheço que melhor define a situação é:

PREVERSO.

Cumprimentos


 :Palmas:  :G-Ok: :G-Ok:
Título:
Enviado por: USB80 em Setembro 12, 2005, 06:24:47 pm
Citação de: "Luso"
Alguém viu o Medina Carreira no "Prós e Contras"?
Antológico e de serviço público ímpar.
Mas poucos o viram. Incluindo gente que tinha obrigação de o ver...


 :G-Ok: :G-Ok: :G-Ok:
Título:
Enviado por: USB80 em Setembro 12, 2005, 06:40:07 pm
Citação de: "Rui Elias"
Outra dúvida:

O Medina Carreira não foi aquele que recebeu do Estado (que ele tanto diz ser gastador) a módica quantia de 18.000 euros para escrever uma série de patacoadas a que ele chamou "Livro Branco" no tempo do Guterres?

Mais uma falácia (argumentação inválida) "Ad Hominem Circunstancial". Como abundam em Portugal e neste fórum, dá jeito, não é?, quando não se tem outra coisa e quando os argumentos válidos dos outros incomodam!...

http://www.intelliwise.com/books/trecho5.htm (http://www.intelliwise.com/books/trecho5.htm)

Citar
Ad Hominem
Ataque Ao Homem
Ad Hominem Abusivo

Esta falácia consiste em referir-se ao oponente de forma pessoal e abusiva através de insultos e ataques verbais. Contudo, não é simplesmente "xingar" o oponente, mas usar isso como arma para desacreditar ou reduzir a força de sua argumentação. Essa falácia ocorre naquelas situações em que se confunde atacar o argumento com atacar a pessoa que o proferiu.

"Todos sabemos que o nobre Deputado é um mentiroso e trapaceiro e contumaz, portanto como podemos concordar com sua idéia de redução de impostos?"

"Ateismo é uma filosofia malévola, praticada por comunistas e assassinos"

"Foi só pôr aquela peruca, e passei quatro meses sem falar uma coisa inteligente"
Sigourney Weaver, que usou peruca loira para o filme Galaxy Quest

"Senhor, vi no balcão do açougueiro uns miolos parecidos com os seus"

Infelizmente, o Ad Hominem é uma das táticas mais comuns, mesmo em discussões educadas e formais. Afinal, é muito mais fácil atacar uma pessoa do que suas idéias. Para atacar estas últimas, é necessário achar contra-argumentos e evidências em contrário, tarefa frequentemente árdua. Contudo, para atacar uma pessoa basta dispor de um bom dicionário de palavrões.


 :no:
Título:
Enviado por: C. E. Borges em Setembro 13, 2005, 01:09:05 pm
Eu também concordo com o que «Papatango» escreveu, embora os FP paguem impostos como toda a gente e, em média, tenham um salário muito inferior ao sector privado.
Mas a grande questão que se coloca - sem prejuízo de se aceitarem os sacrifícios pedidos - é a questão da responsabilidade política deste estado de coisas. Então não há responsáveis ? Quem são ? Onde estão ? Não há sanções ? Não, não há.
Os oligarcas do regime, pedem desculpa por este «incómodo» e já se alcandroam à CGD, ao Tribunal de Contas, às negociatas com a TVI, etc, etc, etc. Todavia - e quem quiser que tome nota - os ganhos financeiros do Estado com o aumento da idade da reforma e os novos cálculos (leoninos) das aposentações, são quase irrelevantes e claramente insuficientes se os compararmos com a «bola de neve» das despesas do Estado que, e chamemos os bois pelos seus nomes, o PS e o PSD, ambos, não souberam prever em devido tempo como lhes competia no dever de governar com competência. São eles os responsáveis. Aliás, quem poderia ser, com um Estado que em menos de 30 anos já teve 17 (dezassete) Governos ?! De modo que, barbas de molho, não tarda muito e vão os 13º e 14º meses pró galheiro. Uma aposta ?