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Economia => Mundo => Tópico iniciado por: tsumetomo em Fevereiro 01, 2008, 12:35:33 pm
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Microsoft Offers to Buy Yahoo for $31 a Share
Microsoft Corp. (MSFT: 32.60, +0.40, +1.24%) has offered to acquire Yahoo (YHOO: 19.18, +0.13, +0.68%) in a cash and stock deal valued at $44.6 billion.
The deal, which, at $31 a share represents a 62 percent premium on Yahoo shares, is an unsolicited offer, coming a year after Yahoo rejected a similar combination.
It would be one of the largest technology acquisitions ever, and certainly the largest for Microsoft, dwarfing the company's $6 billion deal for aQuantive last year.
The offer comes as older, more established tech giants like Microsoft and Yahoo struggle to the newer threats posed by Google (GOOG: 564.30, +16.03, +2.92%), which dominates the online-search landscape.
"Our lives, our businesses, and even our society have been progressively transformed by the Web, and Yahoo! has played a pioneering role by building compelling, high-scale services and infrastructure," said Ray Ozzie, chief software architect at Microsoft said in a press release announcing the offer. "The combination of these two great teams would enable us to jointly deliver a broad range of new experiences to our customers that neither of us would have achieved on our own."
Under terms of the offer, Yahoo shareholders would receive cash or a fixed number of shares of Microsoft common stock, with Yahoo shareholders getting one-half cash and one-half Microsoft common stock.
Yahoo officials weren't immediately available to comment.
http://www.foxbusiness.com/markets/industries/technology/article/microsoft-offers-buy-yahoo-31-share_461142_12.html
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Microsoft quer comprar Yahoo por 44,6 mil milhões de dólares
A Microsoft acaba de manifestar o seu interesse na aquisição da Yahoo, estando disposta a investir 44,6 mil milhões de dólares em dinheiro e acções.
A fabricante norte-americana pretende oferecer 31 dólares por acção da Yahoo, o que representa uma valorização de 62 por cento sobre o valor de mercado da empresa.
O objectivo da Microsoft é aumentar a sua competitividade no mercado online, nomeadamente no que se refere a serviços e quota de mercado no segmento de pesquisas na Internet, já que o motor de buscas Live não consegue angariar uma participação suficiente.
A Yahoo já reagiu à oferta referindo, em comunicado, que analisará cuidadosamente a proposta da Microsoft. Para já, a empresa refere apenas que as intenções da companhia de Bill Gates são atractivas para os accionistas.
Numa conference call realizada pela Microsoft, a empresa indicou que espera reduzir os custos em mil milhões e dólares por ano caso o negócio se concretize. Isto porque não só serão obtidas economias de escala à medida que a audiência aumente, como a inovação será mais rápida com a junção dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento - o que acaba por reduzir a redundância operacional, levando ao corte de custos -, nomeadamente no que se refere ao segmento de vídeos e conteúdos móveis.
O interesse da Microsoft no Yahoo já dura há alguns anos embora nunca tenha sido concretizado nenhum acordo. Contudo, em Maio de 2007 surgiram rumores referindo que as duas empresas norte-americanas estariam a retomar as negociações com vista à aquisição da Yahoo.
Na altura a notícia era avançada pelo New York Post, que referia o valor do negócio poderia fixar-se nos 50 mil milhões de dólares, algo como 37 mil milhões de euros.
TEK Sapo
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Yahoo pode optar pelo Google e não pela Microsoft
O portal Yahoo estará a equacionar fazer uma aliança com o Google para escapar à oferta de compra apresentada pela Microsoft na passada sexta-feira. A revelação foi feita por uma fonte ligada à estratégia do portal à Reuters
Oferta da Microsoft ainda vai dar muito que falar a ser verdade este é um volte face num dos negócios mais importantes ligados à Internet surgidos nos últimos tempos, no qual a Microsoft pretende comprar o Yahoo por 44.6 biliões de dólares com o objectivo de tentar travar o domínio da Rede por parte do Google.
Um dos cenários alternativos que se encontra em cima da mesa de acordo com esta fonte é voltar a falar com o Google, algo que já aconteceu há meses atrás.
A alternativa poderá ser ainda mais viável quando fontes citadas pela agência noticiosa referem que o Yahoo! considera que a oferta da Microsoft de 31 dólares por acção desvaloriza a empresa.
Apesar do que se tem passado nos últimos dias o Yahoo! apresentou um memorando interno para os seus funcionários, citado pela Reuters, onde assegura que «nenhuma decisão foi tomada».
O Google é actualmente das poucas empresas capazes de cobrir a oferta da multinacional de Bill Gates, mas alguns analistas defendem que nenhuma autoridade reguladora iria aprovar o negócio, com receio de se criar um monopólio na Internet.
Já no Sábado o Wall Street Journal tinha avançado que o Google teria oferecido ajuda ao Yahoo! para se defender da oferta da Microsoft, informação que ambas as empresas se recusaram a comentar.
Por outro lado um advogado do Google colocou num blogue da empresa um post onde acusa a Microsoft de tentar alargar o seu monopólio do software para a Internet.
David Drummond acredita que uma aliança entre a Microsoft e o Yahoo! poderia minar a competição na Internet e apelou aos decisores políticos para não aprovarem o negócio.
A Microsoft respondeu de imediato afirmando que este negócio iria «criar um rival forte para o mercado das buscas e publicidade on-line».
«Os cenários alternativos apenas levam a menos competitividade na Internet» sublinhou um dos advogados da multinacional em comunicado.
SOL / Lusa
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Microsoft desiste de comprar a Yahoo
A Microsoft retirou a oferta pública de compra da Yahoo, de acordo com uma carta assinada por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, endereçada a Jerry Yang, fundador e presidente executivo da empresa que gere o maior portal do mundo na Internet.
A desistência da Microsoft é justificada pela impossibilidade de satisfazer o valor exigido pela visada. A retirada do processo iniciado há cerca de três meses foi conhecido na noite de sábado, quando ainda se apontava para a hipótese de uma OPA hostil endurecer o processo.
Nos últimos dias, os jornais nova-iorquinos anteciparam a ideia de que a Microsoft estaria disposta a elevar a oferta, de 31 para 33 dólares por acção, mas mesmo assim o processo fracassou porque o board e alguns accionistas da Yahoo apenas aceitariam considerar uma oferta de 37 dólares/acção.
Neste contexto, a derradeira carta de Ballmer afirma que as exigências colocadas não fazem sentido e não podem ser satisfeitas, por isso a Microsoft abandona o processo decepcionada. Por seu lado, a Yahoo mantém a ideia de que a oferta (revista) é baixa e continua a subvalorizar a empresa, o seu potencial de crescimento e rentabilidade.
Todo o processo iniciou-se no último dia de Janeiro passado, quando foi anunciada a oferta global de 44,6 mil milhões de dólares ou 31 dólares por acção (cerca de 20,80 euros), para compra da Yahoo. Com o reforço de mais dois dólares, a Microsoft desembolsaria mais 5.000 milhões, mas a Yahoo! manteve-se irredutível.
Caso avançasse, esta operação de montante superior a 33,5 mil M€ colocaria a gigante do software no topo da indústria de publicidade e acessos à Internet.
Diário Digital / Lusa