Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3405 em: Hoje às 12:29:23 pm »
Portanto não há dinheiro para os F16, mas há para uns quantos Tucanitos.
Faz sentido
Encher bolsos, contentar personagens, o resto de lixe
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3406 em: Hoje às 12:34:57 pm »
Segundo o Pássaro de Ferro, a participação de Portugal neste importante exercício da Aliança Atlântica ficará a cargo dos F-16M das Esquadras 201 e 301.

Citar
PORTUGAL NO EXERCÍCIO RAMSTEIN FLAG NA GRÉCIA EM SETEMBRO

http://www.passarodeferro.com/2024/04/portugal-no-exercicio-ramstein-flag-na.html

Isso quer dizer um mínimo dos mínimos de duas parelhas, uma de cada Esquadra, ou duas de cada?

Entretanto a ver se vão sendo apontadas necessidades dos F16. Em vez de andar com tretas a hélice a laia de África Corps ou combate a traficantes na américa do sul.
Realmente a noção e responsabilidade dos altos bonecos é demais evidente

Isto ao menos está actualizado?

Qual a razão de não ter o "pod Sniper"?


Sinceramente, há coisas que espantam nas decisões de gente que tem um Dever para com a Nação Portuguesa(não outra)
Já nem falo da garotada aculturada que se serve e por isso é o seu interesse que os guia
« Última modificação: Hoje às 12:50:11 pm por Pescador »
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3407 em: Hoje às 02:07:38 pm »
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Questão...
Alguma nação NATO vai investir em ST para CAS?
Resposta: Sim

....

Portugal ! Ao velho estilo colonial....
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3408 em: Hoje às 02:26:48 pm »
Prioridades...
Questão...
Alguma nação NATO vai investir em ST para CAS?
Resposta: Sim

....

Portugal ! Ao velho estilo colonial....

Porque cá conta é interesses pessoais e satisfazer amigues que orientam colocações e esquemas. A vassalagem patética dos jacarés que cá temos, ao serviço dos amigues deles e os jacarés que lá temos e que precisam que os de cá satisfação os amigues comuns.
Um bordel, onde figuras com mentalidade jacaré, a imagem como temos o PR e, seus afilhados aculturados, se colocam a jeito dos externos. Para mais externos que nos ofendem como Nação e que até nem sequer estão na mesma linha de aliança. Antes pelo contrário, mostram e têm mostrado quais são os seus mestres políticos  e interesses oportunistas
« Última modificação: Hoje às 02:31:17 pm por Pescador »
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3409 em: Hoje às 02:30:19 pm »
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Alguma nação NATO vai investir em ST para CAS?
Resposta: Sim

....

Portugal ! Ao velho estilo colonial....

E a campanha para a aquisição do ST já está a todo o vapor!

O novo argumento agora é que os Super Tucas poderão ser uma excelente plataforma caça-drones, sendo assim mais uma razão para a sua compra.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3410 em: Hoje às 02:36:22 pm »
Prioridades...
Questão...
Alguma nação NATO vai investir em ST para CAS?
Resposta: Sim

....

Portugal ! Ao velho estilo colonial....

E a campanha para a aquisição do ST já está a todo o vapor!

O novo argumento agora é que os Super Tucas poderão ser uma excelente plataforma caça-drones, sendo assim mais uma razão para a sua compra.


Tinham de arranjar outra treta. A de caçar traficantes que os imberbes aculturados aqui mencionaram não bateu certo. O CAS também nunca irá acontecer pela preparação e logística que obriga: Muito mais complexa que com helicópteros e um meio muito menos versátil, que não resolveria a falta dos helicópteros.
Então vem esta fantasia agora para justificar gastar dinheiro que dava para meter os F16 em condições até fim de vida. Mas na Marinha também só querem drones, meios de os combater nada. Já no exército está tudo dito, meia dúzia, se tantos, de sistemas AA
Palhaços. E dão as mulheres a eles também? Para o clube da outra
 
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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3411 em: Hoje às 04:26:43 pm »
Porque cá conta é interesses pessoais e satisfazer amigues que orientam colocações e esquemas. A vassalagem patética dos jacarés que cá temos, ao serviço dos amigues deles e os jacarés que lá temos e que precisam que os de cá satisfação os amigues comuns.
Um bordel, onde figuras com mentalidade jacaré, a imagem como temos o PR e, seus afilhados aculturados, se colocam a jeito dos externos. Para mais externos que nos ofendem como Nação e que até nem sequer estão na mesma linha de aliança. Antes pelo contrário, mostram e têm mostrado quais são os seus mestres políticos  e interesses oportunistas

É escusado ofender os Jacarés dessa forma, que não fizeram mal a ninguém.  :'(
Chamemos-lhes apenas de corruptos, que é o que aquela malta é!  :mrgreen:

E a campanha para a aquisição do ST já está a todo o vapor!

O novo argumento agora é que os Super Tucas poderão ser uma excelente plataforma caça-drones, sendo assim mais uma razão para a sua compra.

Bem, hora de começar a contra-campanha. Alternativas aos ST enquanto meio caça-drones:

-F-16 para essa missão, incluindo um radar AESA que facilita a detecção dos ditos drones e criação de uma doutrina para este fim, configurando-os com 6 AIM-9, seja com os ditos nas estações 1, 2, 3, 7, 8 e 9, ou com a configuração da asa direita desta foto:


A modernização dos Litening, e eventualmente a inclusão do pod IRST, poderá ajudar

-UCAVs, como o MQ-9 (Reaper/SkyGuardian/SeaGuardian/STOL), que podem usar AIM-9, Stinger e teoricamente Hellfire para essa função e em grandes quantidades. Perdem em velocidade para o ST, mas duplicam o tempo em loitering, com vantagens óbvias.
-UCAV Mojave, que apresenta as vantagens dos MQ-9 acima, às quais acresce a capacidade de usar 2 pods de metralhadora (Minigun), que até agora não vi noutros drones, e sobretudo a capacidade de operar em pistas semi-preparadas.

-helicópteros multifunções ou de ataque, como o UH-60 ou AH-1Z, respectivamente, que possam utilizar mísseis Stinger nessa função, aliados a metralhadoras/canhões, e teoricamente os Hellfire. Possuem como vantagem não precisarem de qualquer pista, podendo fazer C-UAS (ou qualquer uma das outras missões) a partir de qualquer descampado e de navios.

-qualquer um destes meios acima, que possa usar foguetes guiados APKWS, talvez consiga usá-los para abater drones aéreos
https://theaviationgeekclub.com/f-16-downs-drone-with-apkws-providing-proof-of-concept-for-using-laser-guided-rockets-to-perform-cruise-missile-defense/

Alternativas para CAS:
-F-16, com o devido armamento, é o meio mais credível que podemos ter a curto prazo para cenários de média e alta intensidade.

-MQ-9 em qualquer uma das versões, com acesso a armamento suficientemente variado, solução de baixo risco, que pode ficar no ar durante muito mais tempo a apoiar tropas no terreno.

-Mojave, apresenta todas as vantagens do MQ-9, mais a capacidade de operar em pistas semi-preparadas

-C-295 ISR/AC-295, é uma plataforma já em uso, multifunções e facilmente adaptável para CAS em TOs de baixa intensidade. Opção pouco ortodoxa.

-helicópteros multifunções ou de ataque, o primeiro com a vantagem de poder desempenhar N outras missões, o segundo é um meio especializado. Ambos com a vantagem tremenda de poderem fazê-lo a partir de navios, ou de bases no TO sem pista.

-existem outros meios complementares para esta função, como drones kamikaze, P-3 com bombas guiadas, etc. Mas aqui contam-se os meios principais.

Conclusão:
O ST não é o meio ideal para C-UAS, sendo que para nós faz muito mais sentido ter como caça-drones, meios aéreos que consigam desempenhar muitas outras missões, além de representarem diferentes soluções anti-drone para cenários diferentes (em meio naval: UH-60; numa FND: MQ-9 ou Mojave, consoante a infraestrutura; defesa nacional/cenário de alta intensidade: primariamente F-16).

Para CAS idem, o ST não é o ideal nem apresenta a versatilidade das alternativas.

De resto, a coisa resume-se a 3 meios: F-16, UCAVs e UH-60. A única razão real para se adquirir o ST, ou outra aeronave similar, é para treino. Que abram concurso, com o devido orçamento e especificamente para esse fim, e no fim que ganhe a proposta que nos proporciona mais, sem tentar fazer deles aviões de combate. Não precisamos de uma versão de combate de qualquer turboprop que haja no mercado, que pura e simplesmente não possuem versatilidade a nível militar que justifique.


PS: Um QRA com cada F-16 equipado com 4 AIM-9L + 14, 28 ou mesmo 42 APKWS-II (possível com pylon triplo), será uma solução muito mais lógica e não custa 180 milhões.
 

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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3412 em: Hoje às 05:04:16 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.
« Última modificação: Hoje às 05:06:33 pm por Pilotasso »
 

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Pescador

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3413 em: Hoje às 05:18:54 pm »
Conseguir justificar quase 200 milhões só por causa de drones, havendo tantas soluções com múltipla utilização é mesmo à rico. Mas daquele rico que mama conta dos outros como se faz com adegas boas e mordomias.
Vou denunciar isto no X as gajas do BE que me acarinham sempre que eu as desanco. Parece uma tara cena sexual virtual   ;D
Não é só o nosso turista das selfis a ser vassalo, há mais turistas assim e estão nas FA

Tem de haver maneira de denunciar este absurdo que coloca em causa aquilo que mais importa paras as FA e o País
 
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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3414 em: Hoje às 05:40:15 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.

A ideia, usada por Israel num cenário real, implicou precisamente o uso de mísseis mais antigos para abater drones. O objectivo é, primeiro gastar os mísseis mais antigos e em fim de vida, antes de esbanjar os muito mais modernos e muito mais caros (e completamente overkill) AIM-9X, em drones baratos.

Comprovando-se a utilidade do APKWS para abater mísseis de cruzeiro e também drones, a partir de caças, esta será uma arma de baixo custo a ter em conta, e que pode ser utilizada numa carrada de plataformas.
A juntar a isto, tens ainda a possibilidade de usar UCAVs, armados com ATAS (Stinger), AIM-9X, APKWS, metralhadoras em pods e até Hellfire (teoricamente), e helicópteros armados para situações específicas, recorrendo aos mesmos ATAS, APKWS, metralhadoras e Hellfire.

Estes sistemas complementam-se, não se substituem, mas negam por completo qualquer racional de usar o ST para C-UAS (e também para CAS).
 

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Subsea7

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3415 em: Hoje às 05:46:20 pm »
Conseguir justificar quase 200 milhões só por causa de drones, havendo tantas soluções com múltipla utilização é mesmo à rico. Mas daquele rico que mama conta dos outros como se faz com adegas boas e mordomias.
Vou denunciar isto no X as gajas do BE que me acarinham sempre que eu as desanco. Parece uma tara cena sexual virtual   ;D
Não é só o nosso turista das selfis a ser vassalo, há mais turistas assim e estão nas FA

Tem de haver maneira de denunciar este absurdo que coloca em causa aquilo que mais importa paras as FA e o País

Mandem mails para as RP dos ramos e MDN...
Cps
 

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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3416 em: Hoje às 05:51:55 pm »
Mandem é fotos, vídeos e artigos, com as alternativas aos ST tanto para CAS como caça-drones. Pode ser que ganhem juízo.
 

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CruzSilva

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3417 em: Hoje às 05:52:38 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.
Se o AIM-9L conseguir "cheirar" o calor do motor do drone sim facilmente consegue o abate!
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3418 em: Hoje às 05:55:57 pm »
Isso quer dizer um mínimo dos mínimos de duas parelhas, uma de cada Esquadra, ou duas de cada?

O normal é enviarem um destacamento de 4 F-16 com apoio de terra. O mínimo é menos que isso, 2 ou 3 e por vezes acordarem apoio de terra de outros países EPAF, mas como os EPAF já largaram os F-16 e isto até parece ser um exercicio importante, acredito que enviem os 4 F-16 com apoio dedicado. É que enviarem menos aviões e sem pessoal de terra dedicado, aumenta a probabilidade de em caso de alguma avaria, falhar a participação em alguma parte do exercicio, assim com 4 aviões e pessoal próprio, fica quase garantido a 100% que se faz o exercicio todo.

Só os pilotos é que tem esquadra atribuída, os F-16 não, um F-16 de manhã pode ser duma esquadra e à tarde de outra, uma parelha de alerta (QRA), hoje pode ter pilotos da 201 e amanhã pode ter pilotos da 301, mas os aviões podem ser sempre os mesmos uma semana inteira por exemplo.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3419 em: Hoje às 06:52:26 pm »
Só os pilotos é que tem esquadra atribuída, os F-16 não, um F-16 de manhã pode ser duma esquadra e à tarde de outra, uma parelha de alerta (QRA), hoje pode ter pilotos da 201 e amanhã pode ter pilotos da 301, mas os aviões podem ser sempre os mesmos uma semana inteira por exemplo.

Mas há algumas células 100% da 201 e outras da 301, não? Afinal de contas, estão pintadas com decorações das mesmas...