Combate a fogos pela F.A.P.

  • 1905 Respostas
  • 417984 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3672 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1665 em: Agosto 21, 2023, 09:11:42 am »
Citar
Ace Aeronautics is proud to partner with Arista Aviation to provide the Portuguese Air Force with the Ace Deck VL-60 cockpit as a key component of their new Black Hawk fleet.
The state-of-the-art capabilities and safety improvements provided by the Garmin G5000H Integrated Flight Deck will enable crews to execute their firefighting and other missions with unparalleled situational awareness.

 https://www.facebook.com/aceaero.llc/videos/827432505768711




Se for como nos AW119 Koala o guincho é comprado à parte ...

Aquisição de Guinchos 109-0900-62-205 para os helicópteros AW119   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Agusta Westland Philadelphia   63.184,30 €   22-05-2021   

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7674998

Provavelmente acertaste na mouche. Pelo menos esta primeira célula não tinha o guincho instalado aquando do seu voo inaugural, como se pode ver na imagem.




Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1666 em: Agosto 21, 2023, 03:31:32 pm »
Tanto "Doom & Gloom" , depois admiram-se de ser-mos o "forum da má lingua".  ;D

Vamos lá ver:

1- Vamos receber UH60, que eu e outros tantos por aqui, sempre defendemos que era o mais indicado para as nossas FA.
2- Não vamos pagar por eles, sim não vamos, o dinheiro do PRR aprovado para estes meios e apenas pode ser usado para este fim, conversas do " deviam ser novos; 0 Km chave na mão, etc, não são mais que a nossa frustração com os restantes meios a vir ao de cima, este foi o negócio possível para termos o maior numero de aparelhos, queremos novos? Sim... mas vinham 2 unidades.
3- Como disse o Red Baron, vamos treinar tripulações, pessoal da manutenção, começar a ver como funciona a cadeia de peças, e "manhas" do aparelho, com o um valor muito abaixo do que fosse-mos adquirir, logo à partida, 5 uni. UH60/L/V de evacuação para a FAP, com os custos mencionados cair totalmente sobre esta.
4- A Arista não é um rookie nestas coisas de alterações profundas de células de idade avançada, tendo como cliente principal o DoD e o DoS, que usam a empresa para fazer o "Repair and Overhaul (MRO)" das suas frotas. Não será exagero dizer que estes "veteranos" devem ter ganho umas boas horas de voo.

Claro que não trazem o FLIR que era algo importante em SAR e Fogos Florestais, mas não essencial.

Será algo do género portanto:


Ficam sempre algumas questões:
1- Como serão feitas a manutenções e que tipo de contracto foi feito, este é o nosso calcanhar de Aquiles.
2- Qual a situação dos motores? Vamos receber alguns extra? Este é um ponto critico, espero que a FAP tenha acautelado algum tipo de redundância/extras.

Vamos iniciar a operação de uma meio que poderá abrir a porta para os 5 da FAP, os Seahawk quem sabe, e os Místicos do UALE  :mrgreen:
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1667 em: Agosto 22, 2023, 07:38:24 pm »
Vamos por partes o valor total desta compra engloba todo o processo desde a modernizacao dos sistemas de navegação ao monitoramento total a nivel estrutural assim como motorização das aeronaves que o estado vai adquirir, inclui obviamento manutencao e revisao dos motores e substituicao de qualquer peça, o reforco estrutural caso este seja identificado, a formacao dos pilotos, mecanicos, a manutencao esta incluida nos 3 anos apos a compra e aceitacao dos helis, isto é o que sei, se o mesmo vem com o guincho para a missao, SAR desconheço, quanto ao flir penso que é por demais evidente não ser equipado com, assim como o holofote,este heli é so para fazer o combate aos incendios penso que pontualmente fara busca e salvamento ou transporte de doentes...
Vamos ver para ja agradou me o sistema de navegação e Comunicação...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1668 em: Agosto 23, 2023, 12:13:07 pm »
Video dos Helis e do novo cockpit

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1669 em: Setembro 07, 2023, 02:23:33 pm »
Será que também vamos ter alguns assim?
Parace-me montagem



The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1670 em: Setembro 07, 2023, 02:56:54 pm »
Será que também vamos ter alguns assim?
Parace-me montagem

Não é montagem mas sim Photoshop do laranja, se isso não fosse evidente a matricula é a mesma.

Os nossos 6, à semelhança dos 119, vão ser todos Day Glo.




“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3672 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1671 em: Setembro 07, 2023, 02:59:10 pm »
É photoshop. Todos os seis aparelhos serão idênticos ao 29801/N669JH.

Não percebo qual a necessidade desta montagem parva, diga-se de passagem.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1672 em: Setembro 07, 2023, 06:02:55 pm »
É photoshop. Todos os seis aparelhos serão idênticos ao 29801/N669JH.

Não percebo qual a necessidade desta montagem parva, diga-se de passagem.  ::)

Pois. è pena, até ficavam porreiros...

« Última modificação: Setembro 07, 2023, 06:03:22 pm por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1673 em: Setembro 07, 2023, 09:54:45 pm »
Quero ver é como é que vão por esses a fazer SAR se não podem ter flutuadores. Quero ver qual vai ser a desculpa...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1674 em: Setembro 08, 2023, 01:46:58 pm »
Quero ver é como é que vão por esses a fazer SAR se não podem ter flutuadores. Quero ver qual vai ser a desculpa...

O helicóptero pode fazer SAR, ele vai a voar não vai a navegar, mas é um ponto importante da segurança que não possui.
O Kamov tinha flutuadores? Eles também faziam SAR.

Mas sem problema, a tripulação veste uns coletes flutuadores e está feito.  :mrgreen:
 

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2259/-1253
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1675 em: Setembro 08, 2023, 02:03:51 pm »
O uso de flutuadores em helicópteros não é para "amarar" em operações de resgate de rotina.

Aliás, a esmagadora maioria dos helicópteros SAR nem sequer possui essa capacidade.  E mesmo os que tem flutuadores só são úteis se mar estiver muito "calminho" - o que geralmente não acontece em missões de resgate.  Mas o objectivo primário é para permitir á tripulação, em caso de emergência, amarar e ganhar uns minutos para evacuar do helicóptero.

 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1676 em: Setembro 08, 2023, 04:14:37 pm »
O uso de flutuadores em helicópteros não é para "amarar" em operações de resgate de rotina.

Aliás, a esmagadora maioria dos helicópteros SAR nem sequer possui essa capacidade.  E mesmo os que tem flutuadores só são úteis se mar estiver muito "calminho" - o que geralmente não acontece em missões de resgate.  Mas o objectivo primário é para permitir á tripulação, em caso de emergência, amarar e ganhar uns minutos para evacuar do helicóptero.


Pois mas os Koala só o podem fazer após terem flutuadores instalados (uma das condições para o puderem fazer).

Os MH-60 da Guarda Costeira Americana têm depósitos exteriores que ajudam a manter o heli a flutuar durante x tempo, aliás os NH-65 Dolphin têm flutuadores.

Uma das coisas porque o MH-60 não é aceitei em muitas marinhas mundiais é precisamente o facto de não poder montar os flutuadores.
« Última modificação: Setembro 08, 2023, 04:16:01 pm por oi661114 »
 

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2259/-1253
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1677 em: Setembro 08, 2023, 04:28:35 pm »
Pois mas os Koala só o podem fazer após terem flutuadores instalados (uma das condições para o puderem fazer).

Os MH-60 da Guarda Costeira Americana têm depósitos exteriores que ajudam a manter o heli a flutuar durante x tempo, aliás os NH-65 Dolphin têm flutuadores.

Uma das coisas porque o MH-60 não é aceitei em muitas marinhas mundiais é precisamente o facto de não poder montar os flutuadores.

Sim, mas não é para serem usados, por outras palavras, "operacionalmente".  Apenas em situações de absoluta emergência.

Mesmo helis com casco apropriado, como o Sea King, Pelikan (acho que também o Mi-14 Haze) só o fazem em situações muito especiais.
Até porque um helicóptero é particularmente susceptível a ventos e á ondulação; são estreitos (pouca base de apoio na água, ao contrário dos hidroaviões) e o centro de gravidade é muito alto devido á localização dos motores, transmissão e rotor.  Basta uma leve brisa ou onda e o bicho "vira o barco".  Depois o efeito de downwash é muito forte e dificulta as operações.  Mas é sempre uma solução para certas situações.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1678 em: Setembro 09, 2023, 12:33:50 pm »
Pois mas os Koala só o podem fazer após terem flutuadores instalados (uma das condições para o puderem fazer).

Os MH-60 da Guarda Costeira Americana têm depósitos exteriores que ajudam a manter o heli a flutuar durante x tempo, aliás os NH-65 Dolphin têm flutuadores.

Uma das coisas porque o MH-60 não é aceitei em muitas marinhas mundiais é precisamente o facto de não poder montar os flutuadores.

Sim, mas não é para serem usados, por outras palavras, "operacionalmente".  Apenas em situações de absoluta emergência.

Mesmo helis com casco apropriado, como o Sea King, Pelikan (acho que também o Mi-14 Haze) só o fazem em situações muito especiais.
Até porque um helicóptero é particularmente susceptível a ventos e á ondulação; são estreitos (pouca base de apoio na água, ao contrário dos hidroaviões) e o centro de gravidade é muito alto devido á localização dos motores, transmissão e rotor.  Basta uma leve brisa ou onda e o bicho "vira o barco".  Depois o efeito de downwash é muito forte e dificulta as operações.  Mas é sempre uma solução para certas situações.


Claro que não estava a falar desse tipo, mas sim flutuadores que deem tempo à evacuação do heli, coisa que o MH-60 não têm nem pode vir a ser equipado com. Aliás a perda de tripulações do mesmo após amaragens forçadas é bastante mais elevado do que qualquer outro equipamento equipado com os flutuadores de emergência.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3672 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1679 em: Setembro 09, 2023, 05:18:17 pm »
No Dothan Eagle, jornal diário do Estado do Alabama.

Citar
First Arista firefighting helicopter delivered to the Portuguese Air Force

Michelle Mann - Sep 8, 2023

ENTERPRISE - It's been a year in the works, but the first of six UH-60 Black Hawks ordered by the Portuguese Air Force is completed. It has been a true team effort, said Steve Soler, Arista Program Manager and liaison with the Portuguese government on the contract, as he welcomed pilots and support crew members from the Força Aérea Portuguesa to Enterprise Monday to accept the keys to the first of the six refurbished Black Hawks, now fully customized to provide firefighting service in Portugal.

The project is the first time the firm that specializes in modernizing surplus U.S. Army UH-60 Black Hawk helicopters has contracted with a foreign government. "This is a huge milestone for Arista", said Daryle Pilkinton, Arista Vice President of Business Development, as he watched finishing touches put on the helicopters. "Every inch of the aircraft is touched and refreshed, customized to meet the customer's needs."

Soler said Arista teamed with ACE Aeronautics from Guntersville to provide cockpits for the aircrafts and USATS from Titusville, Florida, for pilot training. Maintenance Training has been provided through Huntsville-based Pinnacle Solutions. "Through this partnership of companies we are satisfying the requirements of the Portuguese Air Force for an aircraft to use to help fight their fires, train their pilots, and then train their maintenance personnel," said Soler. "Every aircraft we produce is custom-made."

Portugal is a southern European country on the Iberian Peninsula. Bordered by Spain on the north and east, and the Atlantic Ocean on the west and south, Portugal is the 18th largest country in Europe. Unfortunately, fires are a common occurrence, and while other southern European countries also fall victim to them each summer, Portugal is by far the hardest-hit.

The Portuguese Air Force signed a contract with Arista in October last year for six Sikorsky-built UH-60 Black Hawk helicopters to boost its capability to fight wildfires. The contract includes the supply of material and tools, technical maintenance support until 2026, and training for six pilots and 21 mechanics. The UH-60 Black Hawk will allow transport of 12 firefighters and their equipment, and has the capacity to carry up to 780 gallons of water, Soler said.

"The helicopter is an extremely versatile aircraft, allowing it to be used in a variety of military, government and private sector operations," said Soler. "Arista has taken these aircraft to the next level with instrumentation advancements and accessory upgrades, allowing the expansion of usability, and providing these workhorses second lives in many industries in addition to the the firefighting mission of the six Black Hawks for Portugal, to include passenger and equipment transportation, police work, drug enforcement, air ambulance, traffic/weather reporting and high altitude observation."

Arista is an FAA Part 145 Repair Station and provider of MRO services regardless of the airframe, said Pilkinton. "Arista specializes in depot level repairs, custom painting, custom avionics upgrades, structural enhancements, and other repairs as needed. Arista also offers airframe modification and retrofit into different configurations for a variety of industries." Soler said the contract with the Portuguese Air Force includes the delivery of six aircraft over the next three years, training for six pilots and 21 mechanics, and five years of onsite maintenance and logistical support. With the addition of these helicopters, Portuguese Air Force aerial firefighting capabilities are greatly enhanced, as each Arista-modified Black Hawk will have the ability to quickly transport 12 firefighters and over 750 gallons of water to rural areas whe needed.

Arista Aviation was founded more than 10 years ago with the mission to provide a one-stop shop for our customers, said Soler."Our leadership team and employees have been performing rotary-wing maintenance for over 40 years. Every member of our workforce is highly skilled with a diverse arrary of backgrounds from FAA Airframe and Powerplant (A&P) licensing, to military trained professionals," he added."For maintenance, modifications or component overhauls, we are mission ready both here and internationally."


Flight Instructor Kenneth Czarnecki points to a display panel inside a simulator trainer at Arista, as Portuguese Air
Force Pilots Lt. Col. Gonçalo "Chip" Trindade (left) and Maj. João Inês look on.



Group picture


https://dothaneagle.com/news/local/business/arista-aviation-portuguese-firefighting-helicopters-contract/article_3c6eb56a-4d5c-11ee-9293-07628b26faa9.html
https://dothaneagle.com/news/first-arista-firefighting-helicopter-delivered-to-portuguese-air-force/video_121700e8-4e6e-11ee-a3bb-a7575f8faff5.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, nelson38899, Red Baron