NA 2ª G M navios houve que conseguiram absorver impactos tremendos, horas a fio, como o Bismark e o Yamato, antes de irem ao fundo, enquanto outros como o HMS Hood, não tiveram muito tempo para combater
Esse é um dos vectores a analisar.
O HMS Hood, não era de facto um Couraçado, mas sim um Cruzador de Batalha. O que caracterizava os Cruzadores de Batalha, era exactamente a pouca protecção superior (contra projecteis caídos na vertical).
Como aliás ficou provado na batalha de Jutlandia, os Cruzadores de Batalha britânicos levaram uma sova (vários afundados) por causa da distância a que se deu a batalha.
No estreito da Dinamarca, em 1941, aconteceu o mesmo, o Bismark atingiu o Hood a grande distância e o projectil embateu verticalmente, prefurando o navio até a um paiol, o que provocou uma explosão e o afundamento do navio em dois minutos.
A verdade, é que o couraçado, para ser vencido, até hoje, ou precisou de outro couraçado, ou então da capacidade de ataque de um avião.
Lembro que o Bismarck estava debilitado e sem manobrabilidade quando foi atacado pelos couraçados Britânicos, nomeadamente pelo Rodney, com nove canhões de 405mm.
O Yamato, foi afundado por aviões.
A esquadra italiana em Taranto foi imobilizada por aviões.
A esquadra francesa em Mers-El-Kebir, foi atacada no porto pelos couraçados da Royal Navy
O Tirpitz foi destruido por aviões.
O único caso que me lembro de navios mais pequenos terem afundado um com maior capacidade foi o afundamente do Graf Spee, mas aí, eram três cruzadores contra 1 cruzador pesado (couraçado de bolso).
Eram canhões de 155mm (creio que dezoito) e de 208mm (seis) contra seis canhões de 280mm. Embora, o Graf Spee, tenha sofrido "ferimentos" relativamente graves, (aberturas na proa que impediam o navio de atravessar o Atlântico norte sem se afundar) conseguiu sair pelos seus próprios meios para se afundar no rio da prata.
Tenho de facto dficuldade em ver um missil tipo Harpoon ou Exocet a fazer dano na lateral de um couraçado e um Harpoon, não pode (tanto quanto sei) ser guiado de forma a atingir o navio na vertical.
Cumprimentos