URO Vamtac ST5 no Exército

  • 727 Respostas
  • 179526 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #330 em: Fevereiro 19, 2020, 10:03:47 am »
Andam por aí a circular uma bocas que o número total de ST5 vai rondar os 200, com a NATO a financiar as viaturas em faltam, Cheira-me a treta, mas vale o que vale.

NVF, relembro  apenas que o primeiro numero total de viaturas que eram necessárias comprar era de 199, um ano depois passou para 167 e no final, acabamos por comprar apenas 139.
Se se concretizar o apoio para as 61 que faltam, que se adquiram ao menos umas quantas das versões PM/ACar/AAA que muita falta fazem ás forças nos TO's.
No entanto não deixa de ser ridículo termos de ter apoios para comprar mais umas dúzias destas viaturas, para conseguirmos ter 200, quando na realidade deveríamos ter no activo pelo menos, uns 400 ST5 !!





A NATO não estaria interessada também, em nos ajudar na compra de umas dúzias de Pandur PM e de engenharia ???? :mrgreen:

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 19, 2020, 10:17:19 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #331 em: Fevereiro 19, 2020, 01:32:24 pm »
Era porreiro de duas formas...as extra poderem servir os outros ramos...ou poderem contemplar mais versões no exército...

Porém a Nato financiar as viaturas em falta??? Em que formato? Serem viaturas para teatros no estrangeiro e beneficiarem terceiros? Já que no Afeganistão e Mali andamos com máquinas emprestadas...

Financiarem tantas viaturas (61) apenas para uso em missões como o RCA parece-me um número elevado. Penso que não seja habitual enviarmos tantos veículos de uma assentada, portanto a ser verdade este "financiamento" deve ser para fortalecer o nº base de veículos como "compensação" pelo bom trabalho que os nossos militares têm feito no RCA.

No Mali não sei, mas pelo menos os veículos emprestados no Afeganistão são americanos, dos quais há lá uma carrada deles e que de outra forma, se não fossem usados pelos nossos militares, estariam a apanhar pó (já que com a previsível retirada americana, a maioria destes veículos vai ficar lá, disponível para quem quiser ficar com eles).

NVF, relembro  apenas que o primeiro numero total de viaturas que eram necessárias comprar era de 199, um ano depois passou para 167 e no final, acabamos por comprar apenas 139.
Se se concretizar o apoio para as 61 que faltam, que se adquiram ao menos umas quantas das versões PM/ACar/AAA que muita falta fazem ás forças nos TO's.
No entanto não deixa de ser ridículo termos de ter apoios para comprar mais umas dúzias destas viaturas, para conseguirmos ter 200, quando na realidade deveríamos ter no activo pelo menos, uns 400 ST5 !!

A NATO não estaria interessada também, em nos ajudar na compra de umas dúzias de Pandur PM e de engenharia ???? :mrgreen:

Abraços

Para o Exército comprar 400 ST5 nem quero imaginar qual a vertente da LPM que teria de ser riscada. Ainda se livravam era das Pandur 30mm,dos Leopards e afins para arranjar verba.  ::)
O programa original VTLB, compreendia cerca de 200 viaturas se não me engano, de entre as quais 33 para os Fuzileiros e umas quantas para a FAP. Esse tal programa ficou, como se sabe, em águas de bacalhau, tendo prosseguido mais tarde com o concurso que trouxe o ST5, mas que claramente não inclui nada para os Fuzos ou FAP.

Quanto a financiamentos extra da NATO, com base nas necessidades do RCA em concreto, mais depressa financiavam os tais "hélis de evacuação", arredondando talvez o valor para os 70/80 milhões, ao invés dos habituais 53, do que qualquer outro blindado, ainda para mais versões de um blindado cujo contrato foi denunciado. A NATO não deve querer nada a ver com aquelas negociatas.  ::)
Aliás, não me admirava que houvesse algum país central da NATO que tivesse Tigers (helicóptero) em excesso e a NATO metesse alguma verba para nós ficarmos com eles.  :mrgreen:
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #332 em: Fevereiro 19, 2020, 01:50:27 pm »
O que é que a NATO tem a ver com RCA? A missão na RCA é da ONU...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning, jorgeshot1

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #333 em: Fevereiro 19, 2020, 02:09:18 pm »
O que é que a NATO tem a ver com RCA? A missão na RCA é da ONU...

Há quem goste de baralhar e dar de novo……. ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #334 em: Fevereiro 19, 2020, 02:16:52 pm »
Era porreiro de duas formas...as extra poderem servir os outros ramos...ou poderem contemplar mais versões no exército...

Porém a Nato financiar as viaturas em falta??? Em que formato? Serem viaturas para teatros no estrangeiro e beneficiarem terceiros? Já que no Afeganistão e Mali andamos com máquinas emprestadas...

Financiarem tantas viaturas (61) apenas para uso em missões como o RCA parece-me um número elevado. Penso que não seja habitual enviarmos tantos veículos de uma assentada, portanto a ser verdade este "financiamento" deve ser para fortalecer o nº base de veículos como "compensação" pelo bom trabalho que os nossos militares têm feito no RCA.

No Mali não sei, mas pelo menos os veículos emprestados no Afeganistão são americanos, dos quais há lá uma carrada deles e que de outra forma, se não fossem usados pelos nossos militares, estariam a apanhar pó (já que com a previsível retirada americana, a maioria destes veículos vai ficar lá, disponível para quem quiser ficar com eles).

NVF, relembro  apenas que o primeiro numero total de viaturas que eram necessárias comprar era de 199, um ano depois passou para 167 e no final, acabamos por comprar apenas 139.
Se se concretizar o apoio para as 61 que faltam, que se adquiram ao menos umas quantas das versões PM/ACar/AAA que muita falta fazem ás forças nos TO's.
No entanto não deixa de ser ridículo termos de ter apoios para comprar mais umas dúzias destas viaturas, para conseguirmos ter 200, quando na realidade deveríamos ter no activo pelo menos, uns 400 ST5 !!

A NATO não estaria interessada também, em nos ajudar na compra de umas dúzias de Pandur PM e de engenharia ???? :mrgreen:

Abraços

Para o Exército comprar 400 ST5 nem quero imaginar qual a vertente da LPM que teria de ser riscada. Ainda se livravam era das Pandur 30mm,dos Leopards e afins para arranjar verba.  ::)
O programa original VTLB, compreendia cerca de 200 viaturas se não me engano, de entre as quais 33 para os Fuzileiros e umas quantas para a FAP. Esse tal programa ficou, como se sabe, em águas de bacalhau, tendo prosseguido mais tarde com o concurso que trouxe o ST5, mas que claramente não inclui nada para os Fuzos ou FAP.

Quanto a financiamentos extra da NATO, com base nas necessidades do RCA em concreto, mais depressa financiavam os tais "hélis de evacuação", arredondando talvez o valor para os 70/80 milhões, ao invés dos habituais 53, do que qualquer outro blindado, ainda para mais versões de um blindado cujo contrato foi denunciado. A NATO não deve querer nada a ver com aquelas negociatas.  ::)
Aliás, não me admirava que houvesse algum país central da NATO que tivesse Tigers (helicóptero) em excesso e a NATO metesse alguma verba para nós ficarmos com eles.  :mrgreen:

dc não estou a entender primeiro como o Pereira Marques disse e muito bem o que tem a ver a NATO com a RCA ??
depois, se 139 viaturas nos ficaram em 60 milhões menos de metade ficariam ficariam as 61, muito perto dos 24 milhões, e, para terminar, os 37 Leos e os 188 Pandur valem assim tão pouco, que seria necessário aliená-los para termos mais 200 ST5 ??
Penso que não seria necessário, até porque, se umas dezenas de ST5 fossem equipados com SHORAD...…...

O Exercito de tão pequeno que é, se tivesse 400 ST5 poderia equipar toda uma brigada, a três batalhões a cerca de 90/95 VBL/batalhão e ainda sobravam cerca de 115/130 que davam para equipar os Fuzos e os Paras para as suas missões internacionais.
Pessoalmente não vejo nada demais em termos 400 Vamtacs, se temos um Exercito muito pequeno porque não equipar as poucas unidades de infantaria totalmente, com boas viaturas, e de preferência blindadas mesmo que ligeiras ??







Abraços
« Última modificação: Fevereiro 19, 2020, 02:33:41 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #335 em: Fevereiro 19, 2020, 02:22:23 pm »
Vou criar o panico :mrgreen:

As viaturas a mais devem ser para a nova missão da NATO na Argélia   ;D
« Última modificação: Fevereiro 19, 2020, 02:23:02 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #336 em: Fevereiro 19, 2020, 02:29:22 pm »
Vou criar o panico :mrgreen:

As viaturas a mais devem ser para a nova missão da NATO na Argélia   ;D

Argélia!? Eles tem mais equipamento que muitos paises europeus juntos pra que é que vai a NATO lá meter o bedelho!?
 ???
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #337 em: Fevereiro 19, 2020, 02:34:50 pm »
Vou criar o panico :mrgreen:

As viaturas a mais devem ser para a nova missão da NATO na Argélia   ;D

assim é que é, mas olha que não é só na Argélia, a segunda frente vai ser em Marrocos !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #338 em: Fevereiro 19, 2020, 02:37:41 pm »
Vou criar o panico :mrgreen:

As viaturas a mais devem ser para a nova missão da NATO na Argélia   ;D

Argélia!? Eles tem mais equipamento que muitos paises europeus juntos pra que é que vai a NATO lá meter o bedelho!?
 ???

Estou a exagerar lol, é uma missão de formação, advisory, coisas dessas, em vários países do norte de África.
Aparece no artigo do EMGFA sobre as FND2020.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #339 em: Fevereiro 19, 2020, 02:44:45 pm »
Vou criar o panico :mrgreen:

As viaturas a mais devem ser para a nova missão da NATO na Argélia   ;D

Argélia!? Eles tem mais equipamento que muitos paises europeus juntos pra que é que vai a NATO lá meter o bedelho!?
 ???

Estou a exagerar lol, é uma missão de formação, advisory, coisas dessas, em vários países do norte de África.
Aparece no artigo do EMGFA sobre as FND2020.

que pena, e eu a pensar que estavas a falar a sério !!!! :mrgreen:

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 19, 2020, 05:01:38 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #340 em: Fevereiro 19, 2020, 04:25:06 pm »
O que é que a NATO tem a ver com RCA? A missão na RCA é da ONU...

Correcto, mas falei no RCA porque é a única missão onde vamos enviar de momento os Vamtac, e pelo questionado antes, sobre os termos do uso destes veículos serem usados apenas em missões internacionais, só cruzei a questão com a missão no RCA, já que segundo se sabe, não estão a contar com o envio de blindados 4x4 para mais nenhum cenário (julgo eu), logo não fazia sentido o financiamento para esta missão ou limitar o uso desses Vamtac extra para missões específicas.

dc não estou a entender primeiro como o Pereira Marques disse e muito bem o que tem a ver a NATO com a RCA ??
depois, se 139 viaturas nos ficaram em 60 milhões menos de metade ficariam ficariam as 61, muito perto dos 24 milhões, e, para terminar, os 37 Leos e os 188 Pandur valem assim tão pouco, que seria necessário aliená-los para termos mais 200 ST5 ??
Penso que não seria necessário, até porque, se umas dezenas de ST5 fossem equipados com SHORAD...…...

O Exercito de tão pequeno que é, se tivesse 400 ST5 poderia equipar toda uma brigada, a três batalhões a cerca de 90/95 VBL/batalhão e ainda sobravam cerca de 115/130 que davam para equipar os Fuzos e os Paras para as suas missões internacionais.
Pessoalmente não vejo nada demais em termos 400 Vamtacs, se temos um Exercito muito pequeno porque não equipar as poucas unidades de infantaria totalmente, com boas viaturas, e de preferência blindadas mesmo que ligeiras ??

Não estou a falar em adquirir as mais 61 viaturas, que essas sim não custariam muito mais, mas sim às 261 extra que sugeres (elevando o total para 400), cujo valor seria sim muito elevado para o que está orçamentado. Daí estar a dizer que, uma aquisição desse nível, implicava que o Exército cortasse algo como 120 milhões de outros programas da LPM para adquirir blindados 4x4, fora, claro está, os equipamentos específicos das versões AA, ACar, Porta-Morteiros... Seria completamente diferente de adquirir duas dúzias de veículos extra (ou mesmo os tais supostos 61) destas versões mencionadas.

Agora devemos esperar que, em primeiro lugar, o "boato" seja realidade e em segundo lugar o Exército tenha a ideia de pedir pelo menos 10/12 veículos de cada nas versões AA (+5 com radar), ACar (Mini-Sampson com Spike) e PM como dizes.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #341 em: Fevereiro 19, 2020, 05:54:40 pm »
A versão AA não está a ser objecto de concurso na NSPA? Espero que um dos requisitos seja a plataforma ser compatível com o que já temos...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #342 em: Fevereiro 19, 2020, 07:16:24 pm »
que pena, e eu a pensar que estavas a falar a sério !!!! :mrgreen:

Estou a falar a sério na existência da missão NATO no norte de África, incluindo Argélia, mas como não é uma força de combate, não deve ter viaturas muito pesadas, só as suficientes para protecção das equipas de formação, até podem ser Vamtac, isso desconheço.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #343 em: Fevereiro 19, 2020, 10:07:29 pm »
A versão AA não está a ser objecto de concurso na NSPA? Espero que um dos requisitos seja a plataforma ser compatível com o que já temos...

Sim, porém o orçamento é extremamente baixo, o que implica um reduzido número de sistemas ou sistemas de qualidade... "questionável"... Pouco ou nada se sabe, tenho ideia que era este mês que se ia saber novidades, e uma das questões é qual o veículo base a ser utilizado.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #344 em: Fevereiro 21, 2020, 06:18:40 am »
A versão AA não está a ser objecto de concurso na NSPA? Espero que um dos requisitos seja a plataforma ser compatível com o que já temos...

Sim, porém o orçamento é extremamente baixo, o que implica um reduzido número de sistemas ou sistemas de qualidade... "questionável"... Pouco ou nada se sabe, tenho ideia que era este mês que se ia saber novidades, e uma das questões é qual o veículo base a ser utilizado.

Se a viatura 4x4 for o st5 poupam-se alguns milhões que darão ou para mais uns sistemas/misseis AA ou para mais umas dezenas de ST5. Que alguém que mande pense nisso e use a massa cinzenta.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!