KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1035 em: Novembro 25, 2020, 10:53:36 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1036 em: Novembro 25, 2020, 11:00:15 am »
Segundo este artigo, a certificação avança em 2021.

 :arrow: https://www.aeroin.net/forca-aerea-faz-reabastecimento-de-helicopteros-em-voo-com-aviao-hercules/

Cá estamos para ver essa certificação de AAR, a helis feita por KC390.

Abraços
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 11:24:55 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1037 em: Novembro 25, 2020, 11:38:46 am »
Se é certo que ainda não está certificado para aterrar em pistas não preparadas e para reabastecer helicópteros, também é certo que ambas as capacidades estão incluídas nas exigências do projecto... por isso, até falharem as certificações, há uma forte probabilidade de o conseguir.   ;)   

LM, deduzo que tenhas acesso às exigências do projecto, eu não, podes colocar aqui as ditas, eu gostava de as ler.
Obrigado
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 11:41:40 am por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1038 em: Novembro 25, 2020, 12:19:23 pm »
Se é certo que ainda não está certificado para aterrar em pistas não preparadas e para reabastecer helicópteros, também é certo que ambas as capacidades estão incluídas nas exigências do projecto... por isso, até falharem as certificações, há uma forte probabilidade de o conseguir.   ;)   

LM, deduzo que tenhas acesso às exigências do projecto, eu não, podes colocar aqui as ditas, eu gostava de as ler.
Obrigado

Lamento mas não tenho - estou a basear-me na informação "corrente" que encontro na internet; por exemplo na página da FAB: ""capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas," e "Além desses objetivos, a campanha também buscou obter dados de resistência estrutural, com o intuito de complementar a capacitação de engenheiros e pesquisadores do DCTA para a futura campanha de REVO entre o helicóptero H-36 e a aeronave KC-390 Millennium, prevista para o ano de 2021."
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Vitor Santos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1039 em: Novembro 25, 2020, 12:37:05 pm »
Segundo este artigo, a certificação avança em 2021.

 :arrow: https://www.aeroin.net/forca-aerea-faz-reabastecimento-de-helicopteros-em-voo-com-aviao-hercules/

Cá estamos para ver essa certificação de AAR, a helis feita por KC390.

Abraços

Sim, claro. Nós também aqui no Brasil estamos ansiosos para verificar como será a certificação.

Assim que concluída a campanha de reabastecimento em voo de helicópteros pelo KC, certamente, a mídia especializada (de caráter publicitário e crítico) dará ampla cobertura sobre o feito. 
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1040 em: Novembro 25, 2020, 01:10:59 pm »
Segundo este artigo, a certificação avança em 2021.

 :arrow: https://www.aeroin.net/forca-aerea-faz-reabastecimento-de-helicopteros-em-voo-com-aviao-hercules/

Cá estamos para ver essa certificação de AAR, a helis feita por KC390.

Abraços

Sim, claro. Nós também aqui no Brasil estamos ansiosos para verificar como será a certificação.

Assim que concluída a campanha de reabastecimento em voo de helicópteros pelo KC, certamente, a mídia especializada (de caráter publicitário e crítico) dará ampla cobertura sobre o feito.

A ver vamos, a ver vamos, se acontecer será inédito, a primeira aeronave a reacção efectuar AAR a Helis.


« Última modificação: Novembro 25, 2020, 01:16:16 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1041 em: Novembro 25, 2020, 01:18:12 pm »
Se é certo que ainda não está certificado para aterrar em pistas não preparadas e para reabastecer helicópteros, também é certo que ambas as capacidades estão incluídas nas exigências do projecto... por isso, até falharem as certificações, há uma forte probabilidade de o conseguir.   ;)   

LM, deduzo que tenhas acesso às exigências do projecto, eu não, podes colocar aqui as ditas, eu gostava de as ler.
Obrigado

Lamento mas não tenho - estou a basear-me na informação "corrente" que encontro na internet; por exemplo na página da FAB: ""capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas," e "Além desses objetivos, a campanha também buscou obter dados de resistência estrutural, com o intuito de complementar a capacitação de engenheiros e pesquisadores do DCTA para a futura campanha de REVO entre o helicóptero H-36 e a aeronave KC-390 Millennium, prevista para o ano de 2021."

 :conf:
Pois.

Abraços
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 01:18:38 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1042 em: Novembro 25, 2020, 01:50:34 pm »
Mas estamos de acordo que foi projectado para isso...? Pode falhar nesse requisito - até à certificação não temos certezas.

Já agora a Embraer disponibiliza esta informação, mais "técnica" e que não consigo explicar:

Citar
Aeródromos pequenos, austeros e semipreparados são o ambiente operacional típico para aeronaves militares de transporte aéreo. A capacidade operacional do KC- 390 em pistas semipreparadas e sem pavimento é assegurada devido à sua estrutura extremamente robusta, trem de pouso projetado para operar e reduzir danos em pistas macias e sem pavimento, executar um número significativo de passagens antes de ocorrer falhas no solo e motores instalados para ficarem livres de detritos da pista.

Citar
O KC-390 é capaz de operar na pista semipreparada mais severa definida pela norma MIL-A-008866B e, na operação em pistas macias, realizar 10 passagens em aeródromos CBR 4 (areia fina e solta ou argila mole). O KC-390 tem excelente manobrabilidade no solo, podendo operar em áreas com espaço limitado para manobras e sem suporte no solo.

Citar
O KC-390 pode operar normalmente em uma pista semipreparada com solo macio (CBR-6: solos de areia / argila compacto) de 4.000 pés de comprimento (CFL*) transportando 12 toneladas de carga a uma distância de 500 nm.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1043 em: Novembro 25, 2020, 02:26:22 pm »
Mas estamos de acordo que foi projectado para isso...? Pode falhar nesse requisito - até à certificação não temos certezas.

Já agora a Embraer disponibiliza esta informação, mais "técnica" e que não consigo explicar:

Citar
Aeródromos pequenos, austeros e semipreparados são o ambiente operacional típico para aeronaves militares de transporte aéreo. A capacidade operacional do KC- 390 em pistas semipreparadas e sem pavimento é assegurada devido à sua estrutura extremamente robusta, trem de pouso projetado para operar e reduzir danos em pistas macias e sem pavimento, executar um número significativo de passagens antes de ocorrer falhas no solo e motores instalados para ficarem livres de detritos da pista.

Citar
O KC-390 é capaz de operar na pista semipreparada mais severa definida pela norma MIL-A-008866B e, na operação em pistas macias, realizar 10 passagens em aeródromos CBR 4 (areia fina e solta ou argila mole). O KC-390 tem excelente manobrabilidade no solo, podendo operar em áreas com espaço limitado para manobras e sem suporte no solo.

Citar
O KC-390 pode operar normalmente em uma pista semipreparada com solo macio (CBR-6: solos de areia / argila compacto) de 4.000 pés de comprimento (CFL*) transportando 12 toneladas de carga a uma distância de 500 nm.

LM, desculpa lá mas a questão que eu levantei sobre o 390,  e continuo a colocar duvidas, é a capacidade de efectuar AAR, a helis. Porque é que estamos a falar da capacidade de operar em pistas semi preparadas ?

Abraços
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 02:40:58 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1044 em: Novembro 25, 2020, 02:27:20 pm »
Se é certo que ainda não está certificado para aterrar em pistas não preparadas e para reabastecer helicópteros, também é certo que ambas as capacidades estão incluídas nas exigências do projecto... por isso, até falharem as certificações, há uma forte probabilidade de o conseguir.   ;)   

LM, deduzo que tenhas acesso às exigências do projecto, eu não, podes colocar aqui as ditas, eu gostava de as ler.
Obrigado

Lamento mas não tenho - estou a basear-me na informação "corrente" que encontro na internet; por exemplo na página da FAB: ""capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas," e "Além desses objetivos, a campanha também buscou obter dados de resistência estrutural, com o intuito de complementar a capacitação de engenheiros e pesquisadores do DCTA para a futura campanha de REVO entre o helicóptero H-36 e a aeronave KC-390 Millennium, prevista para o ano de 2021."

Calculei isso, mas tive de perguntar....

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1045 em: Novembro 25, 2020, 02:51:57 pm »
Mas estamos de acordo que foi projectado para isso...? Pode falhar nesse requisito - até à certificação não temos certezas.

Já agora a Embraer disponibiliza esta informação, mais "técnica" e que não consigo explicar:

Citar
Aeródromos pequenos, austeros e semipreparados são o ambiente operacional típico para aeronaves militares de transporte aéreo. A capacidade operacional do KC- 390 em pistas semipreparadas e sem pavimento é assegurada devido à sua estrutura extremamente robusta, trem de pouso projetado para operar e reduzir danos em pistas macias e sem pavimento, executar um número significativo de passagens antes de ocorrer falhas no solo e motores instalados para ficarem livres de detritos da pista.

Citar
O KC-390 é capaz de operar na pista semipreparada mais severa definida pela norma MIL-A-008866B e, na operação em pistas macias, realizar 10 passagens em aeródromos CBR 4 (areia fina e solta ou argila mole). O KC-390 tem excelente manobrabilidade no solo, podendo operar em áreas com espaço limitado para manobras e sem suporte no solo.

Citar
O KC-390 pode operar normalmente em uma pista semipreparada com solo macio (CBR-6: solos de areia / argila compacto) de 4.000 pés de comprimento (CFL*) transportando 12 toneladas de carga a uma distância de 500 nm.

LM, desculpa lá mas a questão que eu levantei sobre o 390,  e continuo a colocar duvidas, é a capacidade de efectuar AAR, a helis. Porque é que estamos a falar da capacidade de operar em pistas semi preparadas ?

Esta escapatória à questão levantada faz me lembrar um certo forista especialista em lançar a confusao e baralhar os temas/topicos e as respostas.

Abraços

Escapatória...? Dei a impressão errada, eu não quero escapar a nada, porque não tenho razão para isso. Há (pelo menos) 2 duvidas que aguardam certificação e quando foi deduzido que eu tinha acesso às exigências do projecto expliquei que não e de onde tinha a informação... e a dedução incluía a certificação para aterrar em pistas não preparadas - que eu tinha colocado, paralela à AAR a helis; posteriormente, utilizando a expressão "já agora", coloquei informação adicional sobre as famosas pistas - é uma troca de impressões dinâmica, sobre o KC-390 - sem tentativas de fugas. 
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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1046 em: Novembro 26, 2020, 08:51:34 pm »
O KC-130 não completou sua campanha de REVO em helicópteros pura e simplesmente porque a FAB não havia ainda homologado o reabastecimento em voo dos H225M Caracal. A campanha de ensaios do caracal na FAB tardou, mas foi concluída no inicio desse mês. O próximo passo é Homologar o KC-390 para helis no Caracal.

A Velocidade de reabastecimento do KC-390 e do KC-130 para revo de helicópteros é praticamente a mesma.



Então se assim é, explique-me por favor, porque as aeronaves reabastecedoras, como as que referi, KC10, KC135, KC46 nunca efectuaram um AAR a aeronaves de asa rotativa ?

a sua resposta faz-me lembrar este post :


O KC-390 nunca poderá reabastecer outro KC.
E EH-101's para já não pode porque só está homologado para reabastecer aviões de pequeno porte como caças com o sistema probe and drogue.
Aviões reabastecedores a jacto com stall-speed's muito próximo da velocidade máxima dos helicópteros é muito complicado. O A400M e o KC-130J podem reabastecer helis. O KC tenho as as minhas dúvidas.

O A400 não pode reabastecer helicópteros por causa da turbulência criada pela contra-rotação das hélices, por isso é que vários utilizadores têm vindo a comprar outros aviões para o fazer.

O KC-390 pode abastecer qualquer avião da FAP, excepto o F-16, caso adquiram o equipamento em falta.

O KC-390 poderá reabastecer outro KC-390.

Deixa de dizer mal só porque sim ou porque tens outros interesses.

como podemos constatar não é verdade a contra rotação de um turbo helice, não tem o mesmo efeito que uma turbina a reação, uma foto vale por muitos milhares de palavras:



Cumprimentos


E por gentileza: Que  tenho eu a ver com esse post de outro forista?

E poque essas aeronaves que citou não reabastecem helicópteros? Você precisa mesmo me perguntar?

Elas não foram projetadas para isso, é simples demais a resposta para que seja requisitada;   :G-beer2:
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1047 em: Dezembro 01, 2020, 03:07:20 pm »
Citar
Lockheed Martin receives USD1.4 billion for FMS C-130J work

Lockheed Martin has been awarded USD1.4 billion to support future Foreign Military Sales (FMS) work on the C-130J Hercules through to 30 November 2030.

The indefinite delivery/indefinite quantity (IDIQ) contract, which was announced by the US Department of Defense (DoD) on 30 November, covers FMS sustainment and support work related to the four-engined airlifter built at the company’s Marietta facility in Georgia.

“Services include programme management support, spares, supply support services, support equipment, diminishing manufacturing sources, sustaining engineering services, sustaining engineering/technical services, field services representatives, logistics service representatives, technical order updates, technical order print and distribution, country standard time compliance technical orders and depot maintenance,” the DoD said.

The DoD added that the sole-source acquisition involves 100% FMS funding, but that no funds have yet been obligated. This award follows an IDIQ agreement for USD15 billion signed earlier in 2020 to support all remaining domestic and FMS C-130J Hercules work through to 16 July 2030, which itself followed an earlier USD10 billion deal from 2016.
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1048 em: Dezembro 01, 2020, 06:16:24 pm »
O KC-130 não completou sua campanha de REVO em helicópteros pura e simplesmente porque a FAB não havia ainda homologado o reabastecimento em voo dos H225M Caracal. A campanha de ensaios do caracal na FAB tardou, mas foi concluída no inicio desse mês. O próximo passo é Homologar o KC-390 para helis no Caracal.

A Velocidade de reabastecimento do KC-390 e do KC-130 para revo de helicópteros é praticamente a mesma.



Então se assim é, explique-me por favor, porque as aeronaves reabastecedoras, como as que referi, KC10, KC135, KC46 nunca efectuaram um AAR a aeronaves de asa rotativa ?

a sua resposta faz-me lembrar este post :


O KC-390 nunca poderá reabastecer outro KC.
E EH-101's para já não pode porque só está homologado para reabastecer aviões de pequeno porte como caças com o sistema probe and drogue.
Aviões reabastecedores a jacto com stall-speed's muito próximo da velocidade máxima dos helicópteros é muito complicado. O A400M e o KC-130J podem reabastecer helis. O KC tenho as as minhas dúvidas.

O A400 não pode reabastecer helicópteros por causa da turbulência criada pela contra-rotação das hélices, por isso é que vários utilizadores têm vindo a comprar outros aviões para o fazer.

O KC-390 pode abastecer qualquer avião da FAP, excepto o F-16, caso adquiram o equipamento em falta.

O KC-390 poderá reabastecer outro KC-390.

Deixa de dizer mal só porque sim ou porque tens outros interesses.

como podemos constatar não é verdade a contra rotação de um turbo helice, não tem o mesmo efeito que uma turbina a reação, uma foto vale por muitos milhares de palavras:



Cumprimentos


E por gentileza: Que  tenho eu a ver com esse post de outro forista?

E poque essas aeronaves que citou não reabastecem helicópteros? Você precisa mesmo me perguntar?

Elas não foram projetadas para isso, é simples demais a resposta para que seja requisitada;   :G-beer2:

E os C's quando foram construidos, foram projectados para efectuarem AAR aos helis ??

Tikuna nenhuma aeronave, actual e em serviço, como reabastecedora, foi projectada para reabastecer helis.
Todos os REabastecedores foram convertidos a partir de aeronaves ou de pax ou cargueiros tão simples quanto isso e o mais importante neste caso é que abastecer uma aeronave de asa fixa é muito menos complicado e menos arriscado que abastecer um heli, se não o fosse as aeronaves a reacção já o tinham efectuado, e não o fazem porque será ??

Cumprimentos
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1049 em: Dezembro 04, 2020, 09:59:54 pm »
Citar
Beja: Lançado o concurso de 5,3M€ para construção da base para os 5 aviões comprados à Embraer

O Estado Maior da Força Aérea lançou, recentemente, um concurso público para uma importante obra na Base Aérea N.º11 de Beja.

O procedimento agora lançado refere-se à construção de um edifício para esquadra e para um simulador de voo para o SA KC-390, tendo um valor base de 5,3 milhões de euros (+IVA), prevendo um prazo de execução de 540 dias.

Este será o investimento de construção da “sede” dos cinco aviões KC-390, que Portugal acordou, em 2019, comprar à fabricante brasileira Embraer.

A empreitada visa a demolição de edifícios de pequena dimensão existentes, a modelação do terreno, a execução de fundações diretas, constituídas por sapatas e lajes de ensoleiramento geral, superestrutura em betão armado e em aço estrutural.

Serão ainda construídas infraestruturas de comunicações de sistemas de informação, de ramais de fibra ótica e de energia elétrica em média e baixa tensão, iluminação interior e exterior, instalações elétricas gerais, sistema automático de deteção e extinção de incêndios (SADI e SADEI), sistema automático de deteção de intrusão (SADIR), rede de terras, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sinalização luminosa de obstáculos, sistemas de climatização e ventilação, redes de tubagem e caixas de visita, redes de distribuição de água e redes de drenagem de águas residuais e pluviais, a execução de acesso rodoviário e arranjos exteriores.

 Fonte: :arrow: https://odigital.pt/beja-lancado-o-concurso-de-53me-para-construcao-da-base-para-os-5-avioes-comprados-a-embraer/
 
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