Praticar tiro com armas de fogo

  • 8 Respostas
  • 13144 Visualizações
*

Luís Dias

  • Membro
  • *
  • 1
  • +0/-0
Praticar tiro com armas de fogo
« em: Fevereiro 25, 2017, 01:23:04 pm »
Alguém sabe onde é possível fazer tiro com uma arma de fogo pessoal (pistola), legalmente?

Obrigado
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4452
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #1 em: Fevereiro 27, 2017, 11:47:51 am »
Arma de defesa? Licença B1?

Seja uma arma de defesa ou uma arma de precisão ou mesmo de recreio, só pode treinar em campos de tiro licenciados. Pode ver a lista de clubes no site da Federação:

http://fptiro.pt/

Terá de o fazer numa boxe de tiro prático (se for uma arma de defesa), uma vez que as linhas de tiro desportivo estão preparadas para 25 ou 50 metros, pelo menos e uma arma de defesa não é suficientemente precisa para disparar a essas distãncias (estou a referir-me aos calibres .25 e .32 de defesa).

Julgo que os clubes, mesmo não sendo federado, deixa-no praticar tiro (cobrando um valor simbólico, julgo eu), desde que tenha a licença e livrete da arma.

Ou melhor ainda, pode inscrever-se num clube e na federação e pode praticar com outras armas muito superiores (em termos de precisão) e sem estar sujeito ao limite de 100 munições por ano!!!!!!
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-255
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #2 em: Fevereiro 28, 2017, 04:29:54 pm »
Aproveito, em Portugal, quem quiser dar uns tiros como se faz nos EUA em que há locais próprios para esse efeito, onde pode ir?
Isto sem ter que andar a tirar licenças de arma, apenas ir a uma formação local e dar uns tiros com orientação num alvo fixo.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4452
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #3 em: Março 01, 2017, 09:46:54 am »
Aproveito, em Portugal, quem quiser dar uns tiros como se faz nos EUA em que há locais próprios para esse efeito, onde pode ir?
Isto sem ter que andar a tirar licenças de arma, apenas ir a uma formação local e dar uns tiros com orientação num alvo fixo.

Mesmo os militares ou forças de segurança que tenham arma de serviço atribuída, não podem praticar tiro sem estarem federados. O meu irmão é GNR e tem exactamente o mesmo problema. Podem praticar tiro apenas nas pistas dos serviços. A PSP e os militares têm pistas, mas condicionadas. Agora para praticar tiro quando pretendem, só mesmo num clube federado, inscrito na Federação Portuguesa de Tiro: http://fptiro.pt/

Neste site consegue ver os clubes perto de si: http://fptiro.pt/clubes-federados/

Atenção que nem todos têem pistas/boxes para todas as modalidades. Quem praticar tiro a mais de 50 metros, são raríssimos os campos de tiro disponíveis!

Apesar dos custos que implica anualmente (no mínimo conte com 150 a 200€, entre licença federativa, licença da PSP (válida por 5 anos), quotas do clube e seguro de responsabilidade civil obrigatório), e do controlo muito apertado que passa a estar sujeito, também tem a vantagem de poder comprar munições sem limite, assim como pode comprar as armas que pretender e que a sua licença e a PSP permitam.

É esta a realidade, mesmo que possua arma de serviço, não a pode utilizar fora do serviço! Só mesmo estando federado!

E para tal, é necessário cumprir com muitos requisitos:
- Inscrever-se num clube de tiro;
- Frequentar um curso e depois passar num exame para ter a licença federativa e passar no exame médico (não pode sofrer de epilépsia, por exemplo, entre outros)
- Obter a licença de tiro junto da PSP (nunca pode ter sido preso, ou conduzir sobe o efeito de álcool ou drogas;

Depois de passar por estes 3 grandes "testes", já pode praticar tiro desportivo ou de recreio. A licença da PSP julgo que é facilitada para os militares ou forças de segurança, mas tem de seguir na mesma estes passos todos.

Mesmo sendo um atirador federado, todos os anos tem de renovar a licença federativa, e para tal tem de participar no mínimo em 2 provas oficiais ou organizadas pelo clube, mas com presença de juíz inscrito na Federação (os treinos não contam), tem de fazer exames médicos anuais e pagar o seguro.

De uma forma resumida é tudo o que é necessário para poderem praticar tiro livremente (num campo de tiro certificado). E vai poder constatar que a maioria dos atiradores profissionais do país ou são militares ou membros das forças de segurança :)
« Última modificação: Março 01, 2017, 09:50:34 am por Viajante »
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-255
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #4 em: Março 03, 2017, 08:41:13 pm »
Paga-se e ainda se tem que comprar a arma e não pode ser qualquer uma... é por estas coisas que muita gente opta pela ilegalidade.
Tanta aversão a armas que este Portugal tem.
Ps: na minha zona nem clube há, teria que me deslocar mais de 200km só para dar uns tiros com uma arma por uma hora e com extremas limitações...
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4452
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #5 em: Março 03, 2017, 11:07:06 pm »
Paga-se e ainda se tem que comprar a arma e não pode ser qualquer uma... é por estas coisas que muita gente opta pela ilegalidade.
Tanta aversão a armas que este Portugal tem.
Ps: na minha zona nem clube há, teria que me deslocar mais de 200km só para dar uns tiros com uma arma por uma hora e com extremas limitações...

Em Portugal é verdade que é quase impossível alguém ter uma arma de fogo, as restrições são tantas e os encargos associados.........

Mas olhe que essa situação (200km de distãncia) pode ser um ponto de partida para criarem um clube de raíz :)
O CTDS nasceu assim. Os sócios-fundadores julgo que eramos no máximo uma dúzia!

Tenho a ideia que em muitas situações, passamos do 8 ao 80 desde o 25 de Abril de 1974!!!!!!

Mas se está mesmo interessado, deixo-lhe a ideia de juntar-se a meia dúzia de pessoas com o mesmo gosto. Se precisar de ajuda, diga. Não sei os preços das armas ilegais, mas há armas legais muito baratas, uma Walther P22 ou a Sig Sauer mosquito .22LR custam uns 250€. Uma caixa de 50 munições .22LR (as mais fiáveis são as CCI), custam uns 4 a 8€. Mas se quer começar a praticar a sério com armas a sério e precisão suprema, tem de abrir os cordões à bolsa e apostar numa Pardini SP1 (é uma arma extremamente fiável, a minha semi-automática nunca falhou/encravou um tiro em mais de 5.000 disparos), Walther GSP, ou Hammerli SP20. Armas que custam entre 1.000€ a 2.000€ e fiabilidade à prova de bala, quanto à precisão são irrepreensíveis!

Depois vai subindo para o Escalão seguinte (Classe B, depois de iniciar na Classe A). No escalão B já pode competir com armas de precisão de calibre .32.

Por fim pode chegar à classe C onde pode utilizar armas com calibre mínimo de 9mm, onde pode utilizar os "Rolls-Royce" das armas: STI 2011, Tanfoglio GOLD CUSTOM ERIC 2010, Bull M5, e por aí a fora..... haja dinheiro para dar 5.000€ por uma destas :)

Mas se formos para as armas de defesa, então é quase impossível um cidadão obter licença de defesa.

Para dar uns tiritos, pode sempre considerar e se tiver terreno para isso, escavar uma vala de 30 metros para construír um túnel de 25 para praticar tiro :)
« Última modificação: Março 04, 2017, 12:25:48 am por Viajante »
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-255
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #6 em: Março 04, 2017, 07:13:10 pm »
Infelizmente o meio que me rodeia tem aversão a armas de fogo.

Obrigado pela informação.

Já agora como era no Estado Novo o acesso às armas?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2990 vez(es)
  • Enviou: 2242 vez(es)
  • +1339/-3463
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #7 em: Março 10, 2017, 11:13:32 am »
O meu avô sempre teve armas de caça e nunca teve problemas. As complicações e altos custos com licenças e coisas do género foi nos últimos 15 anos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4452
Re: Praticar tiro com armas de fogo
« Responder #8 em: Março 10, 2017, 01:06:58 pm »
Agora é uma forma de combater o déficite!

Quem tem armas, tinha até 31-12-2016 para trocar todos os livretes das armas, pelos novos livretes, para além de termos de apresentar todas as armas na PSP para inspecção. No meu caso são só 4 armas a 25€ por livrete, mas tenho colegas com dezenas de armas!!!!! Lá se vai o salário só para "trocar de livrete".

À 10 ou 11 anos fui renovar a licença de uso e porte de arma uns dias fora do prazo! Deram 2 alternativas, ou doava as armas ao estado e ficava o assunto resolvido (era o que faltava), ou pagava 300€ de multa + os custos de renovação! É sempre a abrir os cordões à bolsa!